ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
eschimidt



Mensagens : 2826
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 54
Localização : Itirapina/SP

MensagemAssunto: Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?   Qua Jun 06, 2012 10:45 am

Parece contra-intuitivo que caçar uma espécie possa na verdade conservá-la, já que os esforços de conservação buscam aumentar e estabilizar as populações. Entretanto, a caça pode ser um negócio lucrativo, que alimenta esforços de administração e mantém a população local mais inclinada a tolerar a presença dos animais, no caso de eles serem economicamente úteis.
Talvez ainda mais importante seja o fato de que a terra deixada =para as presas humanas se mantenha sem invasão do “desenvolvimento”, tornando-se um lar para muitas espécies selvagens assim como aquelas que são caçadas.
Nesse ponto de vista, seria inteligente aplicar banimentos à caça de leões na África, como foi recentemente sugerido por ativistas europeus e americanos, ou isso seria pior do que melhor?
Essa foi a questão fundamental investigada recentemente por um grupo de colaboradores internacionais da África do Sul, Zimbábue e Estados Unidos. Eles usaram uma série de análises econômicas para entender as complexidades da indústria da caça. Eles coletaram informações de sites onde os caçadores comentam seus “troféus” e entrevistas com operadores de safáris. Esses dados foram submetidos a uma série de cálculos para descobrir o retorno de investimentos, ou RDI, da caça dos leões em três diferentes cenários: na permissão atual de caça, máximo de cinco leões por 1.000 quilômetros quadrados, ou completo banimento da caça.
Por causa das diferenças regionais nas práticas e preços, a análise foi conduzida em uma base nacional. Isso revelou que tanto os preços quando as “espécies chave” variam regionalmente. As caçadas mais caras foram as que envolvem leões na Tanzânia. A tendência de caçar leões e leopardos talvez seja explicada pelo desejo humano de caçar animais raros enquanto ainda estão disponíveis. Algumas vezes, os caçadores chegam a pagar cerca de R$ 300 mil por uma caçada.
Apesar dos pesquisadores terem que fazer algumas suposições enquanto coletavam os dados – por exemplo, se os caçadores não falsificaram os registros de caças e se os operadores de safáris realmente disseram seus ganhos reais – a análise parece sólida. Enquanto a importância dos leões depende da viabilidade e da presença de outras espécies, os padrões sugerem que o fim da caça dessa espécie teria repercussões econômicas catastróficas na África. Se os locais modificassem os habitats ou outras medidas para impedir a caça, as populações de leões – assim como outras espécies – sofreriam o mesmo tanto, ou até mais, do que se a caça continuasse.
Os pesquisadores concluíram que estabelecer restrições totais para a caça de leões, além de colocar as populações desses animais em risco, iria também punir injustamente países onde os safáris são conduzidos de uma maneira responsável. Como alternativa, eles sugerem cotas para melhorar a sustentabilidade da caça. Como as populações de leões se recuperam rapidamente quando a pressão excessiva é removida (como foi revelado após um banimento da caça entre 2005 e 2008, em Zimbábue), essa opção pode balancear tantos os interesses humanos quanto os animais. [Science2.0]

Fonte

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
--->TENPOINT Carbon Fusion CLS--->MicroShock Velox 160#--->AT44-10--->G25--->
Voltar ao Topo Ir em baixo
ENIO MONTARDO



Mensagens : 882
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 55
Localização : PELOTAS RS

MensagemAssunto: Re: Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?   Qua Jun 06, 2012 8:00 pm

É o que digo,a caça é legalizada em quase todos os paises europeus,paises minusculos com variedade de espécies muito inferiores as encontradas em nosso território,a diferença é que eles pesquisam,estudam,medem,avaliam e decidem se será benéfico ou não,se causará impacto negativo ou não nas espécies caçadas,aqui simplesmente isso não acontece é muito mais fácil colocar o carimbo de "indeferido" e adular eleitoralmente a grande maioria da população que é contra o tema.Seguiremos sem caça no Brasil.

_________________

"...Não basta para ser livre ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude,acaba por ser escravo..."
Voltar ao Topo Ir em baixo
scaramal



Mensagens : 529
Data de inscrição : 20/09/2010
Idade : 41
Localização : J. Bonifácio/SP

MensagemAssunto: Re: Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?   Dom Jun 10, 2012 5:44 pm

isso é o tipo de politico que colocamos lá.... infelizmente....

_________________
i love animals, they're delicious.
Voltar ao Topo Ir em baixo
giantorm



Mensagens : 1243
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 42
Localização : Brusque - SC

MensagemAssunto: Re: Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?   Seg Jun 11, 2012 1:23 am

Hoje, com as nossas leis, que protegem o bandido e o infrator, não acho viável legalizar a caça.

Com estas leis, onde se mata e rouba aos montes, e nunca ninguém é preso, ou quando são presos, não ficam nem 1/6 da pena na cadeia, não tem como legalizar, infelizmente.

Imaginem vcs, que a caça seja legalizada, vcs imaginam que brasileiro vai respeitar cota, tamanho mínimo ou época de caça? Tenho certeza que não. O problema é que os que seguem as leis, são punidos por causa dos que não seguem.

Gostaria muito de fazer uma caçada, mas não tenho grana para ir ao Uruguai, ou outro país. E tbm não quero me arriscar a ser ilegal no Brasil. Será que um dia vou conseguir caçar? Acho difícil.

E sem dúvida nenhuma, que nos países onde a caça é tratada com profissionalismo, animal é o que não falta, pq gera renda e empregos. O problema é que no Brasil nada funciona.

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://araujobrusque.com.br
ALAN VITOR ANDRADE



Mensagens : 1424
Data de inscrição : 30/05/2012

MensagemAssunto: Re: Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?   Qui Jul 26, 2012 6:49 pm

concordo plenamente com o gian...

por causa de uma laranja podre todos vão ser afetados...
realmente serão a minoria que iria respeitar. na verdade ela e proibida a caça aqui mas mesmo assim tem gente que ainda caça fazem armadilhas...
numa entrevista recente nao lembro quando... passou no globo reporter ate mesmo o pessoal do ibama falou que e dificil fiscalizar a caça...
imagina se liberar... vai ter neguim ai saindo qui nem em filme de velho oeste danu tiro p tudo quanto e lado...

brasileiro é igual mula de cigano se puxa impaca si sorta dispara....


Voltar ao Topo Ir em baixo
kyko



Mensagens : 117
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 29
Localização : joinville

MensagemAssunto: Re: Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?   Qui Jul 26, 2012 8:25 pm

Alan acho que liberando a caça haveria mais controle sim , pelos seguintes criterios pagando licença poderia se pagar policias fiscalizadores de caçadores e outra sendo a caça liberada as pessoas iriam denunciar aqueles "caçadores" que pegam pra vende arma canhão e tudo mais na real aqueles que distroem tudo
Voltar ao Topo Ir em baixo
CALIL
General
General


Mensagens : 5096
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 35
Localização : SP

MensagemAssunto: Re: Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?   Qui Jul 26, 2012 8:30 pm

Com certeza.

Quando a caça é regularizada o caçador (usando norte americanos como exemplo) caça no máximo 2 ou 3 animais por temporada.

Aqui quando um jeca vai caçar ele mata 50 animais e ilegalmente. Não tem natureza que aguente isso.

Lá nos EUA os white deers são praga, mesmo o pessoal caçando eles todo ano igual se joga futebol por aqui.

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.arcobrasil.com
ALAN VITOR ANDRADE



Mensagens : 1424
Data de inscrição : 30/05/2012

MensagemAssunto: Re: Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?   Qui Jul 26, 2012 8:46 pm

é kyko tbem concordo com você... só que vc tem que concordar comigo tbm...

se não for muito bem estudado, elaborado, feito um planejamento e por em prática todos estes quesitos... não adiantará em nada

para os que não cumprirem tim tim por tim tim as normas estipuladas, estabelecerem punições severas, mas estabelecer e ser cumprida mesmo, pois no brasil nossas leis não dão em nada...
a unica coisa que faz um cara ir preso hoje é a pensão e a maria da penha... pq do resto....

vc quer mais que a amazonia, todos sabem, os politicos estao conscientes que so restam 6,98% e o que eles fazem por isso... simplesmente nada...
é nessas horas que me da vergonha de ser brasileiro...

abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
kyko



Mensagens : 117
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 29
Localização : joinville

MensagemAssunto: Re: Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?   Qui Jul 26, 2012 9:09 pm

sim concordo com você que as leis deveriam ser bem severas e deviam começar liberando como estão fazendo só agilizar um pouco mais o processo exemplo o javali que só RG e SC já deveria expandir para o país todo, capivara que já esta virando praga tbm lebre ir fazendo de inicio a liberação da caça de animais porblema s como liberaram a "pesca " do jacaré, também concordo com você nas questões de estudo deveria se levantar muito bem esses estudos e em questão da preservação da amazônia e de outros lugares é uma vergonha não se faze nada
Voltar ao Topo Ir em baixo
ALAN VITOR ANDRADE



Mensagens : 1424
Data de inscrição : 30/05/2012

MensagemAssunto: Re: Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?   Qui Jul 26, 2012 9:19 pm

sabe o que me decepciona mais ainda kyko...
é que pelo jeito do andar da carroagem vai continuar do jeito que tá por um bom tempo...


abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
kyko



Mensagens : 117
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 29
Localização : joinville

MensagemAssunto: Re: Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?   Qui Jul 26, 2012 9:56 pm

isso é a pura verdade lamentável
Voltar ao Topo Ir em baixo
fontes



Mensagens : 571
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 43
Localização : SORRISO-MT

MensagemAssunto: Re: Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?   Qui Jul 26, 2012 10:18 pm

Por aqui tem fazendas que fazem absurdos! colocam venenos para Porcos do matos e morrem as centenas intoxicados! e a carne fica inviável para consumo! já teve IBAMA por aqui e não criaram caso porque não foi morto caçando e sim por veneno! dá para acreditar nisso?
Outra de caçadores fazerem caça de rodada, com barco e motor elétrico bem silencioso e silibim e numa rodada na beira de barranco as margens do rio de abater 10 a 15 pacas! o cara não contenta como foi dito em pasises de primeiro mundo , de abater 2 a 3 peças apenas e ir para casa! vai matando o que aparece na frente! é por estas e outras que num país onde se PROIBE a coisa é feita na moita e as espécies estão desaparecendo!


Fontes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
ALAN VITOR ANDRADE



Mensagens : 1424
Data de inscrição : 30/05/2012

MensagemAssunto: Re: Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?   Sex Jul 27, 2012 11:23 am

é fontes...
sabe o nome disso...

GANÂNCIA.

eu já assisti muito esse filme sabe qual é... "SALVE-SE QUEM PUDER"

tenho certeza absoluta se numa horas dessas apararece um anjo lindo, todo de branco, com asas enormes, os fidaeg@#@# vão fala assim
atira atira, que é pomba asa branca, i é das grande óia... srsrrsrssrsrsrsrrs
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?   Hoje à(s) 4:07 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Você pode salvar uma espécie ameaçada caçando-a?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Cientista brasileiro cria capacete que pode salvar vidas em acidentes
» VOCÊ PODE SER UM ENGENHEIRO SE...
» 7 razões pelas quais você pode NÃO querer possuir um E46 M3
» Socorro! Duvida sobre Fiat 500 pode salvar meu noivado,
» Um truque que todos os telemóveis têm e que te pode salvar a vida

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: