ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Ajuda - forja caseira - materiais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
thales

MensagemAssunto: Ajuda - forja caseira - materiais   Qua 30 Maio 2012, 19:55

Boa noite pessoal, estava pensando em mais uma das engenhocas e maracutaias pra fazer no meu período de férias.
Decidi que ia tentar fazer uma forja em casa, até já consegui com um amigo mecânico um pedaço de mola de Kombi que dizem ser um aço muito bom.

Pra começar preciso de uma forja, ja vi várias industrializadas sendo vendidas por ai, custando numa média de R$700 para cima, mas para uma brincadeira de férias pra mim é muito gasto. Ja vi vários tipos, de tijolinho, quadradas, de metal, mas teve uma que me chamou a atenção, uma lata de tinta que foi feito um furo por onde um secador de cabelo sopra o ar e ela era inteira revestida de cimento refratário, mas acho que ela num deve dar o ponto no aço já que a parte de cima é aberta.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o modelo de forja, uma que seja facilmente executada por um leigo e não muito cara, pra mim começar e forjar alguma "faca".

Muito obrigado.

Camuflagem RealTree
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Ajuda - forja caseira - materiais   Qua 30 Maio 2012, 20:14

Dá pra fazer com uma bacia de metal e uma ventoinha ou fole. Dá uma olhada nessa aqui [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Última edição por Lincoln em Qui 24 Abr 2014, 15:15, editado 2 vez(es)
thales

MensagemAssunto: Re: Ajuda - forja caseira - materiais   Qua 30 Maio 2012, 21:00

Que belezinha ! Onde será que eu arranjo uma ventoinha dessas de manivela ?

Camuflagem RealTree
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Ajuda - forja caseira - materiais   Qua 30 Maio 2012, 21:03

Dessas eu não sei de ainda se fabricam no Brasil. Talvez usadas, fabricadas na década de 60/70. Mas você pode botar um fole ou uma ventoinha elétrica, ou secador de cabelo.

MensagemAssunto: Re: Ajuda - forja caseira - materiais   Qua 11 Jul 2012, 22:14

ola caras isso ai não é uma ventoinha é o caracol de um turbo

http://www.flickr.com/photos/gui_reis
pedrolff

MensagemAssunto: Re: Ajuda - forja caseira - materiais   Seg 17 Dez 2012, 22:36

Tambem to afim de forjar uma faca nessas ferias, tava olhando uns forums aí e vi que da pra fazer uma forja basica a carvao com tijolos refratarios, só fazer uma bacia quadrada com abertura pra ventoinha, fole, sei lá. Mas acho que vou usar a churrasqueira mesmo Laughing
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro

MensagemAssunto: ventoinha   Sab 12 Jan 2013, 22:29

cara na churrasqueira é uma boa e tu pode facilmente adaptar um simples secado de cabelo.
José Aparecido Gonçalves

MensagemAssunto: Ajuda - forja caseira - materiais   Sex 18 Jan 2013, 13:34

Boa tarde colegas ,estou fazendo uma forja a gás igual a esta do tutorial que encontrei ,só que estou fazendo mais longa .
O tutorial esta aqui : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Espero ter ajudado
Morunga

MensagemAssunto: Re: Ajuda - forja caseira - materiais   Sab 15 Fev 2014, 20:40

fez a forja aparecido? funfou?
Josué Araújo

MensagemAssunto: Re: Ajuda - forja caseira - materiais   Sab 05 Abr 2014, 08:58

thales escreveu:
Boa noite pessoal, estava pensando em mais uma das engenhocas e maracutaias pra fazer no meu período de férias.
Decidi que ia tentar fazer uma forja em casa, até já consegui com um amigo mecânico um pedaço de mola de Kombi que dizem ser um aço muito bom.

Pra começar preciso de uma forja, ja vi várias industrializadas sendo vendidas por ai, custando numa média de R$700 para cima, mas para uma brincadeira de férias pra mim é muito gasto. Ja vi vários tipos, de tijolinho, quadradas, de metal, mas teve uma que me chamou a atenção, uma lata de tinta que foi feito um furo por onde um secador de cabelo sopra o ar e ela era inteira revestida de cimento refratário, mas acho que ela num deve dar o ponto no aço já que a parte de cima é aberta.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o modelo de forja, uma que seja facilmente executada por um leigo e não muito cara, pra mim começar e forjar alguma "faca".

Muito obrigado.

Amigo, o melhor material para se fazer uma forja é um extintor de incêndio médio. Abre-se furos nas extremidades e um furo na parte de cima, onde prende um secador de cabelo ligado por um tubo, para não derreter. Em outro ponto, coloca um maçarico, ajustável. Dentro do orifício, coloca-se manta refratária e um tijolo refratário na base. Não é muito difícil de se fazer... Olha o modelo que tenho... Carmen
alex costa
Cuteleiro
Cuteleiro

MensagemAssunto: Re: Ajuda - forja caseira - materiais   Sab 05 Abr 2014, 15:43

Eis o link, de como construí a minha.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abraço

Alex.
http://alexcostafacas.blogspot.com.br/
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda - forja caseira - materiais   Hoje à(s) 10:03