ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Gatilhada como corrigir?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Vicente

MensagemAssunto: Gatilhada como corrigir?   Dom Maio 20, 2012 7:55 am

Um problema que tenho é na hora de acionar o gatilho.Por vezes mexo com a mão de forma involuntaria e o tiro vai pra cima(já quebrei algumas flechas por causa disso)
Qual seria o ideal?..apertar o gatilho lentamente ou de uma só vez?
eschimidt

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Dom Maio 20, 2012 8:27 am

Vicente escreveu:
apertar o gatilho lentamente ou de uma só vez?

depois de mirar, eu coloco o dedo no gatilho e disparo de uma só vez..

Andrius Louis

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Dom Maio 20, 2012 8:47 am

eschimidt escreveu:
Vicente escreveu:
apertar o gatilho lentamente ou de uma só vez?

depois de mirar, eu coloco o dedo no gatilho e disparo de uma só vez..

Eu faço o seguinte , enquanto estou mirando coloco uma certa pressão no gatilho ( dificil de executar - quase no limite do disparo) ,quando chegar neste ponto eu paro de exercer pressão e ali permaneço até enquadrar a mira e depois disparo de uma só vez,tenho bons resultados com este sistema mas tem que conhecer o equipamento. Abraço. O meu gatilho é de pulso simples e um dos mais baratos marca cobra e não é nada sensível,o bicho é bruto,tem que exercer uma certa pressão para que ocorra o disparo; por isso que digo que tem que conhecer o seu equipamento. Se estiver utilizando daqueles gatilhos caros e sensiveis ao disparo ( qualquer toquezinho e ele tá disparando), a tecnica que relatei não serve para este equipamento.

Andrius Louis! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Última edição por Andrius Louis em Dom Maio 20, 2012 9:07 am, editado 1 vez(es)
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Dom Maio 20, 2012 8:59 am

depende o tipo de gatilho, mas se for esses normais para caça ou lazer eu deixo o dedo por trás do gatilho até estabilizar o tiro, só então coloco o dedo e disparo, meu gatilho é bem sensível, qualquer toque já o dispara, portanto não dá para ficar fazendo meia pressão ou coisa semelhante
Ulysses

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Sex Jun 08, 2012 12:06 am

Vicente escreveu:
Um problema que tenho é na hora de acionar o gatilho.Por vezes mexo com a mão de forma involuntaria e o tiro vai pra cima(já quebrei algumas flechas por causa disso)
Qual seria o ideal?..apertar o gatilho lentamente ou de uma só vez?

Vicente,
também vou dar meu pitaco... rss
a "gatilhada" é um problema de acionamento, quando vc consegue alinhar as miras e dá o comando para o dedo acionar o gatilho, vc já começou a dar a gatilhada. Porque o cerebro não consegue alinhar as miras com o alvo e ainda acionar o gatilho corretamente.
Como corrigir isso? aproxime-se a uns 3 metros do anteparo, SEM ALVO, apenas coloque a mira no centro do peep, e aumente a pressão do dedo lentamente até que o disparo "aconteça", o disparo deve surpreender o atirador. Como vc não tem alvo para acertar vc vai se concentrar em aprender o acionamento do gatilho. Quando vc dominar esse acionamento estas gatilhadas vão diminuir sensivelmente. E como o Mamute falou, por motivo de segurança sempre puxar com o dedo por trás do gatilho para evitar o disparo acidental, só passar o dedo para a posição de disparo quando vc já tiver alinhado com o alvo.
Espero ter ajudado. Abraços,
alexandre tavares

MensagemAssunto: Opa   Sex Jun 08, 2012 3:34 pm

E nunca se esqueça de sempre colocar a flecha mesmo que não esteja atirando em 1 Alvo e apenas treinando o acionamento do gatilho.
Para segurança sempre armar seu arco com 1 Flecha e nunca apontando para alguem com ou sem flecha.

E para evitar a Gatilhada faça a mira alinhando o peep com o pino desejado, coloque o dedo no gatilho sinta o gatilho mas sem fazer força, e aos poucos com muita calma va precionando o gatilho lentamente ate sentir que o tiro saiu, nunca com pressa, o basico e primeiro sentir o gatilho e aos poucos ir colocando pressão lentamente ate o disparo sair sozinho com suavidade e calma.

Faça isso umas 20 ou 30vezes seguidas depois volte aqui e nos conte o resultado.

Bons treinos

Forte abraço a todos
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Sex Jun 08, 2012 3:48 pm

Tem um vídeo muito legal ensinando a usar o disparador mecânico. Vejam em [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Sex Jun 08, 2012 4:24 pm

Olá, bem não sei se isto da certo com esse tipo de equipamento, mas eu ja fiz curso de tiro, e para que agente não cometa o erro da gatilhada é recomendado deixar o dedo no gatilho algum tempo enquanto vc ainda está mirando, qd chegar a hora vc n aperta o gatilho tão rapido, va um pouco lento, se vc começar a tirar assim, depois de um tempo vc está super rapido e preciso.
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Sex Jun 08, 2012 5:17 pm

Melhor usar os músculos das costas

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Dom Jun 10, 2012 10:19 pm

O mais interessante é que atiro de revolver a muitos anos.Já tive um Ruger 44 magnum de 7,5" de cano e inclusive ganhei algums campeonatos com ele.É um canhão!..Tenho CR de atirador a 8 anos e sempre atirei de revolver.Sei muito bem do principio basico que é fazer o enquadramento das miras e ir apertando o gatilho devavarinho até ser surpreendido pelo disparo.Sempre fiz isso com tranquilidade no caso do revolver,porem com o arco,vez por outro,dou um arranco involuntario com a mão do gatilho e o tiro sai pro alto.Deve ser uma questão de muito treino.
alexandre tavares

MensagemAssunto: Opa   Dom Jun 10, 2012 10:28 pm

Este fato de o tiro sair para cima e 1 fator muito preocupante, pois pode causar acidentes involuntarios.
O tamanho da sua puxada esta regulada certinho no arco? Voce não esta puxando ele mais que o necessario?
Uma puxada maior as vezes pode ocasionar isso.
Tente se lembrar que no momento do tiro a mão do gatilho tem que ficar parada, lembrece a unica coisa que deve acionar o gatilho e apenas o dedo indicador.
Uma boa dica e ao ancorar o arco a moa do gatilho deve permanecer encostada no rosto de preferencia usar a parte de traz da MAXILA para ancorar outra dica que vale comentar e manter a mão do gatilho abaixo do lobulo da Orelha acho que e esse o nome, pois assim da para perceber movimentos involuntarios.

Mas se tudo isso não resolver vai precisar de muito treino ate ter a memoria muscular e começar a fazer os movimentos altomaticos.
Arrume 1 elastico pode ser a chamada tripa de mico ou garrote vendidos em farmacias e treine com ele isso te ajudara muito, faça isto sempre que tiver 1 tempo vago.

Acho que vale apena tentar todas essas dicas ate achar o ponto correto e perder os movimentos involuntarios.

Abraço e bons treinos.
Vicente

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Seg Jun 11, 2012 12:03 am

Valeu Alexandre!..voce tem ideia de quantos garrotes desse de farmacia precisa pra umas 55 libras?
giantorm

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Seg Jun 11, 2012 1:35 am

Vicente, este movimento involuntário já me aconteceu, pode ser a puxada muito grande, mas pode ser outra coisa.

O arco no let off, fica leve, então a gente se descuida, e o braço vai voltando, derepente, ele quer sair do let off, e se o dedo estiver no gatilho, já era, a flecha sair por cima do alvo. Quando vc for treinar, pede para alguem fica do lado do arco, e ver se a flecha começa a se movimentar para a frente, ou filme, para vc mesmo ver.

Isso aconteceu comigo, e acontecia com um amigo, ele puxava, e aos poucos ia retornando a corda.

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Seg Jun 11, 2012 4:49 am

giantorm escreveu:
Vicente, este movimento involuntário já me aconteceu, pode ser a puxada muito grande, mas pode ser outra coisa.

O arco no let off, fica leve, então a gente se descuida, e o braço vai voltando, derepente, ele quer sair do let off, e se o dedo estiver no gatilho, já era, a flecha sair por cima do alvo. Quando vc for treinar, pede para alguem fica do lado do arco, e ver se a flecha começa a se movimentar para a frente, ou filme, para vc mesmo ver.

Isso aconteceu comigo, e acontecia com um amigo, ele puxava, e aos poucos ia retornando a corda.

Por isso é importante atirar com back tension. Esses compostos modernos com 70 libras dão somente 14 libras no let-off. Pra mim 14 e zero é a mesma coisa. Então o braço relaxa, o let-off é curto, e o arco leva seu braço embora ou o gatilho dispara involuntariamente. O ideal é acionar o gatilho enquanto tensiona os músculos das costas, como mostra o vídeo que postei acima.

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Seg Jun 11, 2012 7:00 am

Eu também tive esse problema da gatilhada mandar a flecha mais pra cima, e melhorou bastante fazendo o que o Lincoln disse. Apertando o gatilho com a musculatura das costas tensionada, pra ficar bem no final da puxada do arco mesmo.

Até o Gian falar sobre a volta da mão e o fim do let-off eu não tinha me tocado de que era isso...mas agora que ele falou fica bem claro que é isso que acontece...quando a mão vai voltando e acaba o let-off, você meio que assusta e dispara...
collaco

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Seg Jun 11, 2012 9:25 am

Vicente. Procura algo melhor. Faixas Thera-Band.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Já vi que a parede da minha sala vai ficar cheia de buracos...

Falei que minha esposa vai começar a atirar com o arco. O primeiro ficou para mim porque ela achou Hoyt Carbon Elements de 50# pesado. Apesar de puxar o recurvo de 40# rindo não conseguiu passar do pico da puxada do composto de 50#. Agora que chegou o de Spigarelli de 40# usado que comprei para ela treinar e um dia pegar outro melhor e talvez mais pesado.

O gatilho é um True-Fire Edge bem nervoso. Ela até pegou a manha de puxar com o dedo por trás do gatilho para não disparar durante a puxada. Mas no primeiro tiro com este arco Spiga se assustou igual criança quando estoura bola de festa pela primeira vez. Porque o arco vibra mais e faz mais barulho que o Hoyt. Bem, corrigindo, ele faz barulho e vibra. O Hoyt não faz barulho e muito menos vibra. Laughing
O primeiro tiro dela com composto foi com o Hoyt. Mas precisou de ajuda na puxada para atingir o let-off. A única coisa que fez barulho foi a flecha no alvo.

Acho que vou bolar umas cordinhas de treinamento antes de partir direto pro arco.

Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
Henrique Junqueira Campos

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Sex Jul 13, 2012 10:23 pm

Vicente
Te recomendo a mudar a forma de atirar , primeiro mude a tensão para disparar o gatilho , não pode ser leve demais que vc encoste o dedo e ele dispare e mem duro demais que precise fazer muita força, então use a tensão média ok, e faça assim coloque o dedo no gatilho com uma certa pressão e que não dispare o gatilho e se concentre em mirar , seu conciente vai ficar mirando , deixe a mira balançar e vá puxando utilizando os músculos das costas até o tiro sair , o ideal é vc não saber a hora que o tiro vai sair , o susto é o tiro perfeito , com um pouco de treino vc vai se acostumar com o susto e seus tiros vão agrupar mais , lembre-se que ninguém para a mira , o ponto sempre vai ficar mechendo , não se preocupe com isso e vai puxando ok.
Quando ao vídeo postado na verdade o GRIV nao usa o back tension ele na verdade transfere a tensão do dedo indicador para os outros dedos do gatilho( dedo médio e anelar) e isso faz com que o trigger seja pressionado no dedo indicador e o gatilho dispara , não é back tenion , funciona bem mas eu não gosto pois vc pode relaxar mais do que simplesmente o dedo , tem que treinar muito para atirar bem assim, comigo não funciona , quando saiu os dvds dele eu comprei e testei tanto com gaitlho com trigger como os de back tension.
Espero ter ajudado , qualquer dúvida que eu posso ajudar é só falar
Obrigado
Henrique
Vicente

MensagemAssunto: Sei disso!   Sab Jul 14, 2012 1:33 am

Henrique,sei muito bem o que é a gatilhada pois tenho 56 anos e atiro de revolver a muitos anos!
O que acontece é que no arco é diferente!....no revolver voce vai espremendo o gatilho até ser surpreendido pelo disparo.E se a arma for boa e o disparo ter sido bem feito,o tiro vai lá.
No arco eu,as vezes,dou um vacilão e a flecha sai pro alto!....
Não sei se puxada longa demais ou o que é!
TÔ começando a atirar de arco agora mas tenho muito conhecimento de tiro com revolver e fico imaginando que o principio é o mesmo
Henrique Junqueira Campos

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Sab Jul 14, 2012 8:01 am

Bom dia seria interessante você postar uma foto para agente olhar se a puxada está grande. Quando você fala de dar uma vacilada possivelmente está perdendo tensão na hora do tiro, a tensão é a grande diferença do tiro de arma de fogo com o arco, mais uma vez coloque o dedo no gatilho e vá puxando e outra dica muito boa é colocar um pouco de pressão no braço da frente , lembre-se que é somente um pouco de pressão , como que você estivesse empurrado o arco em direção ao alvo, com a empurradinha seus tiros agrupam mais, se a empurradinha e o back tension não funcionarem tente tambem verificar o estabilizador , peça alguem para filmar ou olhar seu tiro , se o estabilizador subir quando você atirar vai precisar aumentar o peso.
Outra dica importante sobre o back tension é que se não estiver entendendo como fazer pense no cotovelo ao colocar o dedo no gatilho e começar a puxar tente levar o cotovelo em direção as costas isso evita perda de tensão e lateralidade no tiro.
Espero ter ajudado e manda as fotos ok
Obrigado
Henrique
tallyst

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Dom Jul 29, 2012 8:48 pm

eu tenho um gatilho de pulso bem ruim e barato ^^
tenho q apoiar o dedo atras dele enquanto puxo para ñ escapar depois q esta a estabilizado tiro o dedo de tras dele coloco no gatinho apertando ele contra o corpo do gatilho e puxo para tras enquanto ele tiver preção sobre o corpo ele ñ solta a corda dai quando volto a mira no lugar solto o dedo dele e foise o tiro
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Gatilhada como corrigir?   Hoje à(s) 12:20 am

Gatilhada como corrigir?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [DÚVIDA] - Erro no documento do carro Novo KA Tecno. Como corrigir?
» Problemas ESP BAS ABS painel W203
» Correção em Repintura (excesso de casca de laranja PU) - Polimento + Selante + Cera
» XT660R/X cod error 46 ( HELP )
» Barulho porta do motorista irritante

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Tiro ao Alvo/Target-
Ir para: