ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

sobre falar em caçar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
danieljundiai

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Qui Maio 31, 2012 2:31 pm

Mamute, concordo plenamente... Infelizmente, a corrente preservacionista é muito mais forte que a conservacionista.

Eu penso no ecosistema como um todo, e se precisar abater uma espécie exótica (ou não) pra conservar o equilíbrio do todo, vou ser o primeiro a puxar o gatilho...

O pessoal não consegue visualizar o mal que uma espécie exótica como o Javali causa no meio-ambiente, e o quão difícil é controlar essas criaturas.

A três anos atrás, o IBAMA concedeu a licença de manejo de Javali para uma fazenda no sul do estado de RS, próxima a Herval, mas o abate deveria ser feito em local apropriado (frigorífico)... Logo, os javalis deveriam ser capturados vivos. Montaram armadilhas com acionamento MANUAL, que era basicamente: um cercado foi montado, com apenas uma porta de entrada (sempre aberta), e muitas frutas e raízes no interior. Durante 3 meses cevaram os javalis.
Após esse período, um funcionário ficou sobre uma árvore, pronto para soltar a corda que mantinha o portão sempre aberto, assim que um javali entrasse, o funcionário soltaria a corda.
Um mês depois não tinham conseguido pegar NENHUM javali, eles chegavam próximo ao cercado e davam meia volta. Chegaram a conclusão que a mudança no ambiente (o cheiro do funcionário) o deixava em alerta, e como tinha outros locais com comida (plantações), ele ia embora.
O IBAMA acabou liberando o manejo com abate para essa fazenda, que entrou em contato com a associação de caça do Rio Grande do Sul, que acabou conseguindo um grupo de caçadores, com cachorros já treinados, que conseguiram abater uma boa parte...
Isso porque é um estado com cultura e experiência em caça. Se fosse em São Paulo, aí estaria ferrado.

Aí, vem alguém criado em apartamento pela avó, que soltava capucheta no ventilador e diz:
-Coitados dos bichinhos, eles não tem culpa... Tem que ter outro jeito... A natureza se regula...

Concordo com o fato de punir os responsáveis pela introdução dessas espécies na nossa fauna/flora nativa, mas em muitos casos, essas pessoas nem vivas estão, e mesmo que estivessem, o fato de ser punidas não vai fazer os animais sumirem...
TRC

MensagemAssunto: ambiente   Qui Maio 31, 2012 5:08 pm

A ignorância do homem não tem limites, nem a sua ganância. Isso é o que eu acho.
Eu cresci no interior, em casa de quintal grande, andei pelo mato desde criança, em 1960 eu caçava ao vôo, com cartucheira e cachorro perdigueiro, modicamente.
Nessa época, pesquei dourados e jaús no Rio Tietê. Hoje, pesca-se corvina de 10 cm, no mesmo lugar dos exemplares nativos com 8 a 80Kg.
Aqui no Goiás, construíram-se recentemente 3 ou 4 hidrelétricas, o homem vai a esses rios e pesca pintados de 20 cm aos montes, e, onde há corredeiras, dourados, também aos montes.
Ninguém se contenta em pegar um pintado ou um dourado, pesca-se 50, 60, o quanto for possível.
No Rio Paranaíba, onde a água ainda corre, é impossível a pesca de “rodada”, o rio está totalmente atravessado por “espinhéis”.
Acima da hidrelétrica, redes de pesca esticam-se aos montes; outro dia achei um “biguá” morto, enrolado num pedaço de rede.
Aqui nas estradas do Goiás, tatu, ema, perdiz, tamanduás, atropelados, apodrecem nos acostamentos.
Agora, no inverno, mete-se fogo no cerrado! Será que é só para ver a bicharada morrer queimada?
É o progresso!
É o homem, minha gente!
Não vejo solução para qualquer questão ambiental que seja, mas faço minha parte; não mato animais; não queimo florestas; não jogo lixo na rua, nem latinha de cerveja nas estradas ou “bitucas” de cigarros no acostamento; não deixo água em vasilhas por causa da dengue e não peido perto do meu próximo.
No quintal da minha chácara, cantam os sabiás, os canarinhos e os pássaros pretos; as pombas carijós vêm comer o arroz que eu jogo, as juritis nidificam nos coqueiros e a rolinha na jabuticabeira, ao alcance da minha mão; tem “três potes”, tatu, siriema, tamanduá bandeira e, também, maritacas, nas folhas dos coqueiros.
Ora, o javali é exótico.
Se... o javali mata e come os outros animais... que fiquem espertos.
Se... o javali não matar e comer os outros animais... o homem mesmo, mata e come.
TRC
Fly
Hunter
Hunter

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Qui Maio 31, 2012 5:29 pm

O que as pessoas precisam é de bom senso.

nem 8 nem 80.......

abcs

Fly

Pracucci

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Sex Jun 01, 2012 12:27 am

Sinceramente, eu acho que vai chegar num ponto em que a caça do javali vai ser liberada. É uma situação insustentável .... Mas pra isso haverá toda a parte burocrática de registrar o caçador, equipamento, IMPOSTOS não irão faltar com certeza e tbm formas legais de abate (por exemplo proibindo o uso de venenos pois outros animais podem morrer com essa técnica). Não sei se alguém já leu a constituição que trata do javali. Lá cita as formas permitidas de abate e transporte qdo a caça deles eram permitida no Rio Gde do Sul.

Agora eu acho que na questão de animais não exóticos, como a capivara por ex. deveria haver um estudo populacional da espécie e ser iniciado um manejo sustentável de caça adequado pois esses animais tbm estão fóra de controle.

O que acontece é que há pouco interesse do governo nesse assunto, é um tema complicado, polêmico e pouco tradicional no Brasil. Muitos ecochatos como vcs dizem que só querem proteger a vida não entendem o tanto que esses animais detonam o ambiente como um todo e tbm a agricultura.

Essa é minha opnião pessoal, não sou a favor da caça ser liberada geral pra qqr espécie. Apenas como manejo de determinadas espécie e que pode se tornar um esporte como é em outros países.

Como disse, é complicado e difícil de entender .... causa certa indignação...mas a situação é essa por enquanto.
Furadan

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Sex Jun 01, 2012 4:52 am

Certamente é como alguns aqui do fórum já falaram, enquanto o governo não ver um mercado atrativo e forte nessa área, vamos fica remoendo a vontade de uma caça legalizada.

Acompanho vagamente o processo de mudança (ou não) que vem ocorrendo no Brasil referente a falta de "tradição".

O primeiro passo a ser dado é mudar a forma que o povo pensa, e eu digo o "povão" mesmo, os de baixa renda e escolaridade, pois são eles o alvo politico. Comprar votos de folgados (Bolsa Família) e mostrar serviço para os vagabundos (MST) de forma legal sempre foi a melhor forma de ganhar votos, e não fazendo a vontade de pessoas que trabalham duro e estudam, em um pais que se torna cada vez mais competitivo e exigente. Atos inconstitucionais que continuam a ser praticado entre os olhos dos ignorantes. De vez em quando me pergunto onde foi parar o Art. 5º da Constituição do Brasil.

Ai você imagina liberar coisas como a caça ou o porte de arma de um dia para o outro, com tanta falta de conhecimento hoje envolvida.

Mas quando não se trata de dinheiro, se trata de passar a responsabilidade, como a dos animais, quando uma super população de uma especie ou especies exóticas causa danos consideráveis e a forma atual de norma não mais sustenta a "normalidade", é mais cabível dar o direito a caça para certas pessoas, já que é mais barato e por incrível que pareça ainda conseguimos tirar um pouco de orgulho e diversão nisso. Ou ao Estatuto do Desarmamento que mesmo introduzindo tantas restrições a questão de adquirir armas fogo (chegando a diminuir 90% da comercialização interna de armas) com o objetivo diminuir o numero de crimes, se depara com as estáticas de um aumento alarmante da onda de atos criminosos envolvendo armas, ou seja, é questão de tempo ate o governo dar o direito (já garantido) de vez para a população se defender por conta propiá.

Eu pessoalmente entendo a posição do CALIL sobre talvez não alimentar esperanças nesse país, talvez pelo seu tempo já vivido. Mas da mesma forma com meus poucos anos de vida, ainda espero que nossa situação mude, logo que a corda no pescoço de nossos "representantes" aperta cada vez mais.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
TRC

MensagemAssunto: pra consumir   Sex Jun 01, 2012 8:33 am

Sábias palavras, aqui no fórum são colocadas. De muito bom senso!
Mostram que ainda existem bons pensamentos nesse Brzão de Dios!
Não há que se esperar bom senso de uma estrebaria, burros e vacas não pensam.
Tirar as armas dos cidadãos honestos, eu penso, não é uma atitude inteligente, não sei de onde veio.
Logo, tirarão o arco, flecha, e, também, as facas e canivetes.
Os animais são irracionais, sem cercas e predador natural sempre causarão prejuízos, tanto o javali como a capivara, no milharal, a pomba “margosa”, a pomba carijó e as maritacas, no arrozal, o tatu, no mandiocal, etc.
O boi não, porque está preso; soltem uma boiada no milharal, faz um estrago danado.
Será que o javali e a capivara atravessariam uma cerca elétrica de gado? A cerca elétrica é uma boa proteção no campo.
Minha visão é realista, logo, inexistirão tamanduás, tatus, veados, antas, cotias, pacas, lontras, pois são bichos que não convivem com o homem, sobrarão, talvez, as capivaras e os javalis.
As pombas já migram para a cidade, as maritacas nidificam nos desvãos dos telhados, os pássaros pretos, também. Dos peixes, sobrarão as tilápias?
A poluição e o desmatamento estão acabando com a nossa fauna, rios e matas.
Uma simples caixa de fósforos na mão do “bicho homem” causa mais prejuízo que uma vara de javalis.
Particularmente, não caço, mas não me coloco contra a liberação controlada da caça do javali - para consumo.
Seria a carne do javali apropriada para o consumo? Não teria os mesmos vermes que o porco?
TRC
Pracucci

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Sex Fev 01, 2013 5:01 pm

Olá, boa tarde

Notícia de hoje (01/02/2013) :

Brasil autoriza caça de javali-europeu para conter danos à biodiversidade .

De acordo com instrução normativa publicada no “Diário Oficial da União” pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), a decisão pelo abate para reduzir a população de javalis ocorreu após registro de ataques a humanos, a animais silvestres e domésticos, e danos a plantações e florestas.

Poderão capturar javalis apenas pessoas que tiverem inscrição junto ao órgão, já que receberão um documento que deverá ser apresentado toda vez que haver o questionamento da fiscalização. O uso de arma de fogo só poderá ser feito por quem receber autorização do Exército Brasileiro.

_________________________________________________________________________________

Agora já podemos falar tranquilamente sobre caça de javalis. Com certeza são milhares desses indivíduos espalhados por aí e acho que até podemos montar um tópico exclusivo para falar sobre locais de ocorrência e técnicas de caça para javalis.

FifeSniper

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Sex Fev 01, 2013 5:28 pm

.

Última edição por FifeSniper em Sab Fev 02, 2013 5:44 pm, editado 1 vez(es)
BlackEagleBR

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Sex Fev 01, 2013 7:50 pm

Pracucci escreveu:
Olá, boa tarde

Notícia de hoje (01/02/2013) :

Brasil autoriza caça de javali-europeu para conter danos à biodiversidade .

De acordo com instrução normativa publicada no “Diário Oficial da União” pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), a decisão pelo abate para reduzir a população de javalis ocorreu após registro de ataques a humanos, a animais silvestres e domésticos, e danos a plantações e florestas.

Poderão capturar javalis apenas pessoas que tiverem inscrição junto ao órgão, já que receberão um documento que deverá ser apresentado toda vez que haver o questionamento da fiscalização. O uso de arma de fogo só poderá ser feito por quem receber autorização do Exército Brasileiro.

_________________________________________________________________________________

Agora já podemos falar tranquilamente sobre caça de javalis. Com certeza são milhares desses indivíduos espalhados por aí e acho que até podemos montar um tópico exclusivo para falar sobre locais de ocorrência e técnicas de caça para javalis.

Só faltou a fonte da notícia.

Em tempo: não caço, sou a favor da caça de algumas espécias para poder mantê-las sob controle (ou seja, a minha opinião é a opinião de boa parte do fórum...). Mas eu não as caçaria..

Só para deixar claro: Desde que permitido por lei específica, de acordo com a legislação vigente e autorização do IBAMA...Sou contra caça ilegal de qualquer espécie.

Martin Jaguar Take-down 50lbs

PSE Viper Copperhead 150lbs
Barnett Panzer V 150lbs
Hoover Camel 50lbs

Webley Rebel .177 airgun + 4x20 scope

Última edição por BlackEagleBR em Sab Fev 02, 2013 1:31 am, editado 1 vez(es)
FifeSniper

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Sex Fev 01, 2013 8:10 pm

vejam esse tópico:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
o Jorge explica melhor
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Sex Fev 01, 2013 8:33 pm

Apologia à crime e incitação a crime são crimes previstos no CPB :
Art. 286 - Incitar, publicamente, a prática de crime;
Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa.
Art. 287 - Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime;
Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Sex Fev 01, 2013 8:41 pm

o Calil apenas se referiu ao assunto José Luiz, não à noticia vinculada sobre a liberação à caça do sus scofa em território nacional
TRC

MensagemAssunto: publicação   Sab Fev 02, 2013 10:38 am

Quer dizer que podemos nos inscrever no Ibama para caçar JAVALI-EUROPEU ?
E, onde é que se caça esse bicho? Lá na "ZOROPA"?
Aqui no Br tem JAVALÍ-BRASILEIRO, e mais alguns argentinos, paraguaios, sulamericanos, que passam pela fronteira.
Esses pode? rsrs
Pracucci

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Sab Fev 02, 2013 2:32 pm

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 31 DE JANEIRO DE 2013

O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS
NATURAIS RENOVÁVEIS, no uso das atribuições que lhe confere o item V, Art. 22 do Anexo I do
Decreto nº 6.099, de 26 de abril de 2007, que aprova a Estrutura Regimental do IBAMA, publicado no
Diário Oficial da União, de 27 de abril de 2007, e
Considerando que os javalis-europeus (Sus scrofa), em todas as suas formas, linhagens, raças e
diferentes graus de cruzamento com o porco doméstico, são animais exóticos invasores e nocivos às
espécies silvestres nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente, à agricultura, à pecuária e à saúde
pública;
Considerando os registros de ataques de javalis aos seres humanos no Brasil;
Considerando os registros de ataques de javalis aos animais silvestres nativos e animais domésticos;
Considerando, ainda, a variedade de doenças transmissíveis pelos javalis aos seres humanos,
animais domésticos e silvestres nativos;
Considerando o disposto no Art. 5º, Art. 6º e Art. 225, § 1º, Inciso I, da Constituição
Brasileira;
Considerando o disposto no Art. 7º, Incisos XVII e XVIII da Lei Complementar nº 140, de 8
de dezembro de 2011;
Considerando o disposto no Art. 1º, § 1º, Art. 3º, § 2º e no Art. 10 da Lei nº 5.197, de 03 de
janeiro de 1967;
Considerando o disposto no Art. 2º, Incisos I e II da Lei nº 7.735, de 22 de fevereiro de
1989;
Considerando o disposto no Art. 29 e Art. 37, Inciso II e IV, da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro
de 1998;
Considerando as punições previstas para o crime de difusão de doença ou praga que possa
causar dano a floresta, plantação ou animais de utilidade econômica, conforme disposto pelo Art. 259 do
Decreto-Lei Nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940;
Considerando o disposto no preâmbulo e no item "h" do Artigo 8 da Convenção sobre Diversidade Biológica, promulgada pelo Decreto nº 2.519, de 16 de março de 1998;
Considerando o objetivo específico 11.1.13 da Política Nacional de Biodiversidade cujos princípios e diretrizes foram instituídos pelo Decreto nº 4.339, de 22 de agosto de 2002;
Considerando o disposto no Art. 2º, Incisos VIII e XVIII do anexo I do Decreto nº 6.099, de
26 de abril de 2007;
Considerando o objetivo e as diretrizes gerais da Resolução CONABIO nº 05, de 21 de outubro
de 2009;
Considerando o disposto no Art. 20, § 1º e § 2º e Art. 21, parágrafo único, da Portaria IBAMA
nº 102/1998, de 15 de julho de 1998;
Considerando as definições de fauna exótica invasora e fauna sinantrópica nociva da Instrução
Normativa Ibama nº 141/2006;
Considerando os documentos existentes no processo nº 02059.000116/2008-64 e, em especial, o
Parecer/AGU/PGF/IBAMA/PROGE nº 69/2006 e o Despacho nº 107/2006-PROGE/COEPA do IBAMA
Sede; resolve:
Art. 1º. Declarar a nocividade da espécie exótica invasora javali-europeu, de nome científico
Sus scrofa, em todas as suas formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento com o porcodoméstico, doravante denominados "javalis".
Parágrafo único. Esta Instrução Normativa não se aplica à população de porcos ferais do
Pantanal (Sus scrofa) conhecidos como porco-monteiro ou porco-do-pantanal.
Art. 2º Autorizar o controle populacional do javali vivendo em liberdade em todo o território
nacional.
§ 1º - Para os fins previstos nesta Instrução Normativa, considera-se controle do javali a
perseguição, o abate, a captura e marcação de espécimes seguidas de soltura para rastreamento, a captura
seguida de eliminação e a eliminação direta de espécimes.
§ 2º - O controle do javali será realizado por meios físicos, observado o art. 10 da Lei nº 5.197,
de 03 de janeiro de 1967, e demais diplomas normativos que regulem a matéria.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Temujin

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Sab Fev 02, 2013 3:19 pm

Postando o restante da IN nº 3, de 31 de janeiro de 2013 para evitar qualquer mal entendido ao se debater a respeito deste documento e prestem atenção ao final desta IN do Ibama em negrito principalmente os Art. 10 e 11:

"... § 3º - O emprego de armadilhas, substâncias químicas (salvo
o uso de anestésicos) e a realização de soltura de animais para
rastreamento com finalidade de controle somente serão permitidos
mediante autorização de manejo de espécies exóticas invasoras que
deverá ser solicitada no sítio eletrônico do Ibama na seção "Serviços".
§ 4º - É vedado o uso de produtos cuja composição ou
método de aplicação sejam capazes de afetar animais que não sejam
alvo do controle.
§ 5º - Somente será permitido o uso de armadilhas que
capturem e mantenham o animal vivo, sendo proibidas aquelas capazes de matar ou ferir, como, por exemplo, laços e dispositivos que
envolvam o acionamento de armas de fogo.
§ 6º - A aquisição, transporte e uso de equipamentos e
produtos para o controle dos javalis serão de responsabilidade do
interessado, observadas as previsões da autoridade competente quanto
ao seu emprego e destinação de embalagens e resíduos.
§ 7º - A aquisição, o transporte e o uso de armas de fogo
para o controle de javalis deverão obedecer as normas que regulamentam o assunto.
§ 8º - O controle de javalis não será permitido nas propriedades particulares sem o consentimento dos titulares ou detentores
dos direitos de uso da propriedade.
§ 9º - O controle de javalis dentro de Unidades de Conservação Federais, Estaduais e Municipais deverá ser feito mediante
anuência do gestor da Unidade.
Art. 3º O controle dos javalis vivendo em liberdade poderá
ser realizado por pessoas físicas ou jurídicas, conforme previsto nesta
Instrução Normativa.
§ 1º - Todas as pessoas físicas e jurídicas que realizarem o
controle de javalis deverão estar previamente inscritas no Cadastro
Técnico Federal (CTF) de atividades potencialmente poluidoras e/ou
utilizadoras dos recursos ambientais do IBAMA no código 20-28, na
categoria "Uso de Recursos Naturais", descrição "manejo de fauna
exótica invasora".
§ 2° - Para fins de fiscalização, todas as pessoas físicas e
jurídicas que realizarem o controle de javalis deverão portar cópia do
Certificado de Regularidade no Cadastro Técnico Federal durante as
atividades.
§ 3° - As pessoas físicas e jurídicas que prestarem serviços
de controle de javalis para terceiros deverão informar as atividades
previamente por meio da Declaração de manejo de espécies exóticas
invasoras, disponível no sítio eletrônico do Ibama na seção "Serviços".
§ 4º - Para fins de fiscalização, os prestadores de serviço que
realizarem o controle de javalis deverão portar cópia da declaração de
atividades, prevista no parágrafo anterior, sob pena de responsabilização.
Art. 4º O controle de javalis vivendo em vida livre será
realizado sem limite de quantidade e em qualquer época do ano.
Art. 5º Todos os produtos e subprodutos obtidos por meio do
abate de javalis vivendo em liberdade não poderão ser distribuídos ou
comercializados.
Art. 6º Os javalis capturados durante as ações de controle
deverão ser abatidos no local da captura, sendo proibido o transporte
de animais vivos.
§ 1º - Os animais capturados somente poderão ser soltos para
uso de técnicas que visem aumento da eficiência do controle, como o
rastreamento por radiotelemetria, e mediante autorização solicitada no
sítio eletrônico do Ibama na seção "Serviços".
§ 2º - Em casos excepcionais, o transporte de animais vivos
será permitido mediante autorização da autoridade competente.
§ 3º - O transporte de animais abatidos deverá atender à
legislação vigente.
Art. 7º As pessoas físicas e jurídicas que realizarem o controle do javali deverão encaminhar relatórios trimestralmente por
meio do Relatório de manejo de espécies exóticas invasoras disponível no sítio eletrônico do Ibama na seção "Serviços".
Parágrafo único. O descumprimento do disposto no caput
deste artigo será impeditivo para emissão do Certificado de Regularidade no Cadastro Técnico Federal.
Art. 8º A instalação, registro e funcionamento de toda e
qualquer modalidade de novos criadouros de javalis no Brasil estão
suspensos por tempo indeterminado.
Parágrafo único. Em casos excepcionais, poderão ser autorizadas criações científicas exclusivamente com finalidades de pesquisas relacionadas às áreas de saúde e meio ambiente.
Art. 9º Enquanto não for implementado o sistema eletrônico
de informação para controle de espécies exóticas invasoras (SISEEI)
as solicitações de autorizações, as declarações e os relatórios devem
ser encaminhados às Unidades do IBAMA nos Estados.
Art. 10 O IBAMA constituirá, no prazo de 30 dias após a
publicação desta Instrução Normativa, um comitê permanente interinstitucional de manejo e monitoramento das populações de javalis
em território nacional, composto por representantes da Diretoria de
Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas - DBFLO e das Unidades descentralizadas do IBAMA, para o acompanhamento das
ações e revisão do plano de ação para o controle do javali no Brasil.
Parágrafo único. Serão convidados para compor o comitê
permanente representantes de instituições de pesquisa de notório saber e demais instituições pertinentes, em especial, o Ministério da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.
Art. 11 Os infratores à presente Instrução Normativa serão
responsabilizados de acordo com a legislação vigente.
Art. 12 Os casos omissos serão resolvidos pela Presidência
do Ibama.
Art. 13 Revogam-se a Instrução Normativa nº 08, de 17 de
outubro de 2010, e as demais disposições em contrário.
Art. 14 Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de
sua publicação.

VOLNEY ZANARDI JÚNIOR
"

+++Flechas quebrei quase todas  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] : BE Premium 100 e Easton GGXX75 2117+++
[ ] Vapor Trail Limb Driver pro

"A percepção é forte e a visão é fraca. Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo."

Shinmen Musashi
http://www.armasdear.com.br/forum/
TRC

MensagemAssunto: informação   Sab Fev 02, 2013 4:26 pm

Parabéns, Pracuci e Temujim.
"Mataram a cobra e mostraram o pau!'
Está tudo aí, tim-tim por tim-tim.
Particularmente, acho uma atitude prudente do Estado, permite o abate e estabelece os cuidados necessários.
Se o animal, além de exótico, causa prejuízos ao ser humano, há de ser controlado. Por que, não?
Abre brecha para os proprietários rurais diminuir um pouco os estragos causados pela população exótica.
Seria um absurdo se tal não se desse, se o controle não se permitisse.
Estamos infestados de "caramujos africanos", pensou se o Estado não permitisse o seu controle?
Ótima oportunidade para os aficcionados da caça com arco e flecha sair a campo, não?
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Sab Fev 02, 2013 8:02 pm

Exato TRC parabens pra eles e pros que tomaram a decisao finalmente!!

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
Pracucci

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Dom Fev 03, 2013 6:30 pm

Obrigado TRC, Calil ! Sempre que puder ajudar estou a disposição.

Esses dias fiquei estudando novamente sobre esse tema e pelo que entendi, o objetivo do IBAMA é eliminar o máximo possível desses animais. Digo isso pois não houve nenhum estudo polulacional dessa espécie e a distribuição no território brasileiro é conhecida apenas por relatos, estudos ambientais e notícias. Por tanto, não se trata de um plano de manejo de fauna ( ou uma atividade de caça sustentável ) e sim um processo de erradicação dessa espécie, através da caça, dentro de nosso território.

Provavelmente eles verão o reflexo dessa decisão em 1 ano, contabilizando quantos animais foram abatidos e decidir se a medida foi positiva, efetiva. No caso do Rio Grande do Sul, eles perceberam que a caça não atingiu a intensidade de abates necessários e ainda gerou um comércio ilegal de grupos de caça.

A burocracia nesse novo plano me parece estar mais acessível, fácil a qualquer cidadão interessado. Foi uma medida geral e inédita em nosso país.

O que eu não sei é como que será realizada a fiscalização no campo. Essa próxima semana irei na polícia ambiental da minha região e vou me informar corretamente.

Uma coisa que aprendi fazendo meus manejos de fauna é de sempre andar acompanhado das instruções normativas, leis, permissões de coleta e qqr coisa desse tipo. Já me aconteceu de ser cercado por vários policias armados no meio do mato devido as minhas armadilhas e o primeiro diálogo começa explicando e mostrando as leis que regem sua atividade. (depois de sair com as mãos pro alto, claro ! rsrs)

Caso alguém esteja interessado, tenho várias fotos que tirei desses animais dentro do estado de Minas Gerais. Alguns exemplares com mais de 100 Kg tranquilamente ..... por isso o negócio é sério e perigoso ! E não é só javali não, tem bastante porco grande de criação doméstica tbm solto no mato. Tenho certeza que há milhares de exemplares de javalis para o abate e esse assunto ainda será muito discutido no forum. Estamos apenas começando.

lucasrpmoraes

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Seg Fev 04, 2013 12:26 am

Twisted Evil

emanuel.moura

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Qua Fev 06, 2013 9:46 pm

Pracucci escreveu:
Caso alguém esteja interessado, tenho várias fotos que tirei desses animais dentro do estado de Minas Gerais. Alguns exemplares com mais de 100 Kg tranquilamente ....

Uai, Lavras tá desse jeito?
Temujin

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Qui Fev 07, 2013 9:23 pm

Temujin escreveu:
"....
...."
Para quem tem dúvidas sobre a diferença técnica entre CAÇA e ABATE:
- CAÇA, respeita-se regras como quantidade limite e épocas de procriação/defeso;
- ABATE, elimina-se TODOS da espécie em questão: filhotes, fêmeas, machos,ninhos,ovos,larvas,etc. E é durante o ANO TODO.

+++Flechas quebrei quase todas  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] : BE Premium 100 e Easton GGXX75 2117+++
[ ] Vapor Trail Limb Driver pro

"A percepção é forte e a visão é fraca. Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo."

Shinmen Musashi
http://www.armasdear.com.br/forum/
emanuel.moura

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Qui Fev 07, 2013 9:47 pm

Temujin escreveu:
Temujin escreveu:
"....
...."
- CAÇA, respeita-se regras como quantidade limite e épocas de procriação/defeso;
- ABATE, elimina-se TODOS da espécie em questão: filhotes, fêmeas, machos,ninhos,ovos,larvas,etc. E é durante o ANO TODO.

Abate = erradicação, extinção, eliminação, extermínio
Caça = controle populacional, equilíbrio ambiental

No caso dos javas, acho muito difícil que o abate exerça pressão diferente daquela que a caça pudesse exercer, em vista de sua adaptabilidade, número e fertilidade.
ENIO MONTARDO

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Sex Fev 08, 2013 10:35 am

Temujin escreveu:
Temujin escreveu:
"....
...."
- ABATE, elimina-se TODOS da espécie em questão: filhotes, fêmeas, machos,ninhos,ovos,larvas,etc. E é durante o ANO TODO
.

CAÇA é quando você sai á noite vagando por todos os pubs(cevadouros) barzinhos(espera) ou simplesmente dando uma volta de carro(encontro) no intuito de pegar uma gata.

ABATE é quando você já fez isso tudo em outro dia e já possui o numero do telefone ai é só ligar,chamar e... abater.

"...Não basta para ser livre ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude,acaba por ser escravo..."
rubensrw

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Sex Fev 08, 2013 10:43 am

ENIO MONTARDO escreveu:
....
CAÇA é quando você sai á noite vagando por todos os pubs(cevadouros) barzinhos(espera) ou simplesmente dando uma volta de carro(encontro) no intuito de pegar uma gata.

ABATE é quando você já fez isso tudo em outro dia e já possui o numero do telefone ai é só ligar,chamar e... abater.

Muito muito boa... hehehe

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
Pracucci

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Sex Fev 08, 2013 11:48 pm

emanuel.moura escreveu:
Uai, Lavras tá desse jeito?

As fotos que tirei não são exatamente em Lavras, pois as áreas de pesquisa onde trabalhei são em outro lugar ....

Caso alguém queira ver umas fotos de javali, vejam pelo meu facebook: econos.consultoria

Minha internet é muito lenta, não consigo postar fotos.

Abrç.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: sobre falar em caçar   Hoje à(s) 4:13 pm

sobre falar em caçar
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 5 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Duvidas Mitos e Verdades Sobre os Carros!
» Reportagem sobre o i30 no programa Autoesporte da Globo.
» Conhecendo um pouco sobre a Yamaha no Brasil
» [OPINIÃO] - PACTO: CHEGA DE FALAR EM CONSUMO!
» Entenda sobre o óleo do seu carro!!!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: