ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
mig_akira

MensagemAssunto: Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?   Qui Maio 10, 2012 1:30 pm

Olá pessoal.

Eu sou destro mas tenho o olho dominante esquerdo. Imediatamente ao puxar a corda, meu costume é ficar sempre com os dois olhos abertos - nem percebo, e preciso fazer um esforço consciente pra fechar o olho esquerdo pra mirar com o olho recessivo (direito).

Ainda não sou bom de mira então na verdade minhas flechas as vezes acertam e as vezes erram na mesma proporção se eu atirar com os 2 olhos ou apenas 1. Ainda fico mais concentrado na postura, etc.

O correto no meu caso é realmente forçar a deixar o olho dominante fechado pra poder mirar sempre com o olho direito, já que sou destro? Ou é possível "treinar" a vista pra passar a mirar com o olho recessivo (direito) mesmo com os 2 olhos abertos?

Meu arco é para destro e não pretendo trocá-lo pra atirar com a mão esquerda hehe...

Obrigado!
AlexandreL

MensagemAssunto: Re: Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?   Qui Maio 10, 2012 7:22 pm

Dizem que com os dois olhos abertos tem-se uma melhor noção de profundidade, com um fechado, melhor precisão, vê o que está faltando, se é precisão ou o problema é na postura e etc.

E acho que você pode até treinar o olho recessivo para ter uma melhora nele, mas acredito que ele não passa a ser o dominante através de treino... mas posso estar errado.

Vamos ver oque o pessoal que sabe mais tem a dizer.
Thiago Guerreiro

MensagemAssunto: Re: Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?   Qui Jun 09, 2016 3:42 pm

Tópico é antigo, mas encontro-me na mesma situação.
Para o tiro instintivo muitos falam que o melhor é atirar com os 2 olhos abertos. Mas e para mirar? Os dois abertos também?

Sempre atirei com espingarda mirando com o olho direito, mas fazendo o teste das duas mãos deixando um "buraco" para saber qual é o dominante descobri que meu olho dominante é o esquerdo. Meu arco é para destro (pois eu sou destro).

Gostaria de continuar assim (embora esteja no começo do começo da arquearia).

Você acham que pessoas como eu e o amigo que criou o tópico podem atirar tão bem quanto aqueles que são destros e tem o olho dominante direito?

Valeu Wink
TRC

MensagemAssunto: instintivo   Qui Jun 09, 2016 4:14 pm

No instintivo, acredito que seria melhor abrir os dois olhos.
Já me recomendaram fazer isso também no composto, mas ainda fecho o olho esquerdo.
Quem me recomendou é muito bom de tiro, caça bichos até lá na África.
Thiago Guerreiro

MensagemAssunto: Re: Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?   Qui Jun 09, 2016 5:57 pm

TRC
você acha que da para mirar com um olho só e dar um tiro preciso mesmo esse olho não sendo o dominante?
TRC

MensagemAssunto: olho   Qui Jun 09, 2016 9:05 pm

Na minha opinião, essa questão do olho é bobagem.
Talvez eu esteja errado, mas, no meu caso, o que importa é a puxada, não o olho.
O arco eu seguro com a mão esquerda, o estilingue, eu seguro a forquilha com a mão direita.
Duas posições diferentes para um mesmo atirador.
O arco, me facilita segurar com a esquerda e puxar a corda com a direita.
O estilingue, seguro a forquilha com a mão direita e puxo a malha com a esquerda.
Não faço isso no composto, mas os bons atiradores abrem os dois olhos para mirar.
Quem atira de instintivo abre os dois olhos, eu atiro assim com o recurvo.
Os dois olhos abertos, não tem olho dominante.
Quem segura o arco com a mão esquerda e tem mais força para puxar com a mão direita, faz assim; eu faço assim.
Canhoteiro, segura o arco com a mão direita; o destro, segura o arco com a mão esquerda.
Acho que vale isso, ou se é destro, ou se é canhoto.

Última edição por TRC em Qui Jun 09, 2016 9:06 pm, editado 1 vez(es)
Ruy

MensagemAssunto: Re: Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?   Qui Jun 09, 2016 9:05 pm

A questão de atirar com os dois olhos abertos é importante quando o tiro é instintivo (sem mira) pela necessidade de avaliar a profundidade (estereoscopia). Fechando um dos olhos, a imagem fica chapada e transforma-se em 2D.
Fechar ou não um dos olhos junto com uma mira é questão de gosto. Eu faço a puxada com os dois olhos abertos e na transferência costumo fechar o olho esquerdo (sou destro).
Quanto à questão de dar preferência ao olho dominante ou à lateralidade, existem várias discussões. Eu, particularmente, sou favorável a preservar a lateralidade e fechar o olho dominante (caso sejam invertidos) e a razão principal é que acredito que é mais fácil ajustar o olho do que ajustar o corpo. Muitos de nós não tem tempo para treinar bastante e fazer a mudança da lateralidade.
Outros já falam que para fazer uma boa mira é preciso ajustar o corpo ao olho dominante uma vez que o corpo pode se moldar sem causar grandes transtornos na visão.

Na dúvida, teste os dois modos.
Thiago Guerreiro

MensagemAssunto: Re: Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?   Sex Jun 10, 2016 10:15 am

Ainda vai demorar um pouco para por uma mira no arco, tenho muito que fixar antes disso (Postura correta, puxada, ancoragem, etc...)

Depois que comprar a mira vou tentar atirar com os olhos abertos, sou destro, com olho dominante esquerdo, mas sempre atirei fechando o olho esquerdo (atirando com carabinas).

Valeu Wink
Diego Cavichioli

MensagemAssunto: Re: Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?   Sex Jun 10, 2016 10:51 am

No meu caso sou como o TRC , para o arco mão esquerda segura o arco estilingue mão direita segura a forquilha
Meu olho dominante é o esquerdo mas uso o direito para fazer a mira, depois que o olho acostuma não vejo problema nenhum, meu tiros saem errados não por causa do meu olho ,mas sim por alguma coisa na postura ou larga que estou fazendo errado.
Já teve vezes em que eu atirei com os dois olhos abertos porem tem que cuidar para o dominante não sobressair se não a flecha vai para outro lugar.

TRC

MensagemAssunto: olho   Sex Jun 10, 2016 10:56 am

O pessoal se preocupa muito com essa coisa de olho dominante, mas o que vale é o instinto.
Se o cidadão não joga pedras com a mão esquerda, vai segurar o arco com ela.
Se joga pedra com a mão esquerda, seguraria o arco com a mão direita.
Ninguém joga pedra com o olho direito ou esquerdo.
Acho que seria isso!!
Thiago Guerreiro

MensagemAssunto: Re: Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?   Sex Jun 10, 2016 12:43 pm

kkkkkkkkkkk gostei dessa "atirar pedras"
e n ão é que é verdade... atiro pedras com a mão direita Very Happy Very Happy Very Happy cheers
TRC

MensagemAssunto: pedras   Sex Jun 10, 2016 1:09 pm

Então, segure o arco com a mão esquerda e puxe a corda com a direita.
O olho não vale.
Quem joga pedras com a mão direita, joga com a mão da força, com a mão da destreza e destra, logo puxaria a corda com a mão direita, da força e da destreza.
Ao contrário, quem joga com a canhota, é canhoteiro, inversamente ao destro.
Existem os ambidestros, tanto fazem com a esquerda como com a direita; não acredito que atirariam flechas com ambas as mãos.
Ambidestro, eu o sou, chutava bola com a canhota e com a direita; nos pés, portanto, nas mãos, não, jogo pedras com a direita.
Em tempo: nem jogo pedras com a direita, a minha idade não permite isso, o braço não obedece.  kkkk
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?   Dom Jun 12, 2016 6:16 pm

Depois que comprar a mira será tarde demais. Depois que adquiriu um hábito e manias.
Melhor e mais fácil ensinar uma criança inocente do que um adulto cheio de vícios e manias.
Aproveita que é uma coisa nova e começa do zero corretamente.

Por isso que não é recomendável iniciar no esporte com um arco pesado.
Vai ficar cheio de vícios e manias que serão bem complicado de corrigir depois.

Abre os dois olhos e atire assim por uns 6 meses.
Daqui 6 meses me diga o que aconteceu.

Provavelmente você vai perder essa coisa de olho dominante. Isso é do cérebro.
Portanto pode ser modificado de acordo com a sua vontade e prática diária.

Por exemplo. E se a pessoa for cega como ela atira?

e se ela não tem braços?

EVC

MensagemAssunto: Re: Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?   Dom Jun 12, 2016 9:18 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Daqui 6 meses me diga o que aconteceu.

Provavelmente você vai perder essa coisa de olho dominante. Isso é do cérebro.
Portanto pode ser modificado de acordo com a sua vontade e prática diária.

Concordo. Não tenho certeza sobre a base fisiológica da dominância visual (será que alguém fez algum estudo a respeito?) mas eu treinaria um tempo para ver se conseguiria me ajustar. Por outro lado conheço um arqueiro canhoto que atira como destro, o Décio Valente. Ele é recordista brasileiro dos masters.

Abs.

v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?   Dom Jun 12, 2016 10:10 pm

Eu não sou recordista mas sou canhoto.

E meu primeiro arco era um tradicional sem janela. Atira de qualquer forma.
Puxada 3 dedos, puxada de dedão, pegada destra, pegada canhota.
Flecha apoiada na mão, por dentro ou por fora.

Durante um tempo treinei as duas mãos. 12 destro, 12 canhota.
Puxei a corda de 3 dedos e também de dedão.
Depois de um tempo percebi que tinha mais estabilidade como destro.

Quando iniciei em uma arqueria com o arco com janela, pedi o arco destro.
Percebi que havia uma dificuldade com a mira, primeira vez que usava.
Talvez por essa questão de dominância de olho ou falta de treina.
Passou o tempo e isso não é problema.

A grande dificuldade é aprender a focar o olho lá atrás no alvo e não na frente.
Para ver a distância o olho se move para fora e dá foco a distância.
Para ver perto o olho se move para dentro e dá foco a poucos centímetros.

Mirando com o arco se tem ... a corda, a moldura da janela, o ponto da mira, o alvo.
Para cada um desses elementos o olho teria que se mover para dar foco.
O correto é tudo que está perto ficar desfocado e apenas o alvo a distância enquadrado.
Se dá foco no pino da mira, perde o alvo. Perdeu o alvo, perdeu playboy.

alien
TRC

MensagemAssunto: escrita   Seg Jun 13, 2016 7:58 am

O VB escreveu uma poesia!
Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?   Seg Jun 13, 2016 9:53 am

Eu sou destro de mão e canhoto de olho.
De tanto tempo atirando com armas longas (pólvora e pressão) fechando o olho esquerdo eu adquiri estabilidade pra atirar com o olho direito. Quando fui atirar de arco pra mim também foi mais estável atirar com arco destro.

A única coisa que não consigo fazer é quando atiro de pistola. Com pistola não acho posição confortável atirando com o o olho esquerdo fechado nem com os dois abertos. A solução foi atirar com os 2 abertos mas fazendo pontaria com o olho esquerdo.

Mas para o arco e carabinas eu vou com o olho direito mesmo e tá tudo certo.

Mathews No Cam HTR #50
PSE Stinger X #55
Martin Jaguar #35/62"
Bodnik Bows Brasil - RD Stick #35/58" (Em Jatobá - Edição Limitada 2015)
Bodnik Bows - Bearpaw Phantom #30/54"

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?   Hoje à(s) 10:30 am

Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» ESCOLHA DE ARMA PARA OLHO DIRECTO ESQUERDO E ATIRADOR DIREITO
» [Dúvida] Quais pneus devo usar no Karango
» Manicoto esquerdo
» Qual helice devo usar
» capa preta do retrovisor esquerdo W124

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: