ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Fly
Hunter
Hunter

MensagemAssunto: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Sab Maio 05, 2012 11:31 pm

Vou postar aqui poque acho que é assunto de interesse de todos.

Se o local for impróprio os moderadores podem mover pra seção que acharem conveniente.

abcs

Fly

Fonte:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Atraso na chegada dos produtos prejudica os negócios das empresas e a vida dos consumidores

SÃO PAULO - Produtos adquiridos por brasileiros em sites internacionais estão demorando cerca de quatro meses para serem entregues no País. A Operação Maré Vermelha, da Receita Federal, aumentou a fiscalização na entrada de itens importados e está prejudicando os negócios das empresas e a vida dos consumidores.

Indignados com o atraso na chegada dos produtos - que atinge não somente os comprados em sites, mas todos os tipos de mercadorias -, usuários de comércio eletrônico assinaram uma petição pública na internet contra "a ineficiência da Receita Federal do Brasil". Até o fechamento desta edição, a petição já contava com 969 assinaturas. Procurada pelo Estado, a Receita não se pronunciou.

Rayan Barizza, pós-graduando em direito administrativo residente em Ribeirão Preto (SP), é o autor do abaixo-assinado. Ele tem oito encomendas paradas na alfândega acima do prazo usual, que costumava ser de 30 dias. O estudante importou, por exemplo, uma antena para internet sem fio há mais de 80 dias e ainda não recebeu o produto. "A Maré Vermelha se transformou em uma grande barreira de contenção das importações", disse.

Deflagrada no dia 19 de março, a Operação Maré Vermelha intensificou a fiscalização na entrada de produtos importados, com o objetivo de reduzir o contrabando. Pelos parâmetros da Receita, os produtos deixam o "canal verde", onde a liberação é quase automática, e entram no "canal vermelho", que exige verificação física e documental. A operação não tem data para acabar e provoca congestionamento em portos e aeroportos, principalmente em São Paulo.

As cargas importadas por empresas também estão sendo afetadas, mas o consumidor que importa diretamente é o mais prejudicado. No ano passado, foram feitas 4,78 milhões de operações de importação entregues por via postal no País. Os consumidores trazem diversos itens de baixo valor, principalmente jogos e acessórios de computador. Como os valores envolvidos são pequenos, essas compras representaram US$ 3,2 milhões em 2011.

O maior motivador desse tipo de importação é o preço. Segundo os consumidores, os produtos importados custam, em média, 60% menos que os nacionais. Há itens em que a diferença é ainda maior e algumas mercadorias chegam a custar o triplo no Brasil do que no exterior. É o caso de baterias para aparelhos auditivos. No País, 10 baterias custam R$ 36, enquanto dá para importar 30 baterias da China pelo mesmo valor.

Taxação. Os consumidores também reclamam que a Receita Federal está taxando indevidamente os produtos. Pela legislação em vigor, produtos abaixo de US$ 50 importados por pessoas físicas para uso próprio não pagam taxas. Se comprar produtos para revenda ou acima desse valor, o importador é obrigado a pagar os tributos.

‘Vou parar de importar’

Importador diz que não quer dor de cabeça

SÃO PAULO - Murilo Destri Faccio é técnico em informática e mora em Jaboticabal (SP). Ele importa produtos eletrônicos pela internet e conta que foi taxado indevidamente. "As taxas são chutes. Comprei um produto de US$ 30. O fiscal da Receita simplesmente rabiscou esse valor e colocou US$ 100 e tive de pagar as taxas", disse. Ele tentou recorrer e acionou o Procon, mas não teve sucesso.

Quatro encomendas feitas por Faccio estão paradas na alfândega há mais de dois meses. Segundo ele, as entregas começaram a "travar" no início do ano. Ele fez uma encomenda em janeiro que só chegou 10 dias atrás. "A demanda é grande e falta pessoal para a Receita. É muito produto para ser despachado e conferido."

No abaixo-assinado na internet, os consumidores deixam comentários irados contra a Receita Federal. Carlos Henrique Vilela, técnico administrativo em Indaiatuba (SP), é um deles. "A operação é uma ditadura para inibir a importação. No governo do Lula, não era assim."

Ele importa pela internet há mais de cinco anos, mas agora pretende interromper as atividades. "Vou parar de importar. Não quero mais essa dor de cabeça."

Triplica tempo de espera por produto

Em vez dos usuais três a cinco dias, mercadorias importadas por tradings estão demorando de 10 a 15 dias para serem liberadas

mig_akira

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Dom Maio 06, 2012 2:57 am

Nao bastasse termos as taxas de imprtaçao mais caras do mundo, agora temos que lidar com esse atraso (que já era grande - tenho produtos que chegam no Brasil em uma semana mas levam 25 dias pra sair da receita. Agora vao levar 4 meses!).

Comprar no Brasil é pedir pra seer roubado com preços extorsivos e que nunca baixam (iphone 3gs a R$999? Em 2012? Lá fora sai de graça no contrato!)

Comprar fora de maneira LEGAL agora tambem esta ficando inviavel.

Depois que aumentar o tamanho de contrabando e muambeiros, eles vão ficar se perguntando porque!

E se mesmo com taxas de 60% e atraso dde 4 meses a galera continua comprando, não é o caso de entender que o buraco é mais embaixo?
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Dom Maio 06, 2012 7:23 am

Sad Sad Sad Estou há mais de 2 meses na espera. As encomendas nem foram colocadas no sistema, é como se não tivessem chegado ao Brasil ainda. Isso é o que dá botar um monte de gente incompetente, e muito bem paga com nossos impostos, no serviço público.

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Dom Maio 06, 2012 8:56 am

Rapaz, fikei com um certo cagacinho...
Espero q meu hoyt passe! Nao ligo de ser taxado, contanto q venha...
Agora fico sem dormir de vez!

Em tempo: produtos esportivos nao deveriam ser taxados, como os eletronicos sao. Li isso em alguka resolucao... Quem conhecer pode opinar?

jmlicio

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Dom Maio 06, 2012 9:07 am

Lincoln escreveu:
Sad Sad Sad Estou há mais de 2 meses na espera. As encomendas nem foram colocadas no sistema, é como se não tivessem chegado ao Brasil ainda. Isso é o que dá botar um monte de gente incompetente, e muito bem paga com nossos impostos, no serviço público.

Lincoln somos dois. Eu estou com uma encomenda parada a 3 meses e ainda não foram colocadas no sistema, se for mesmo só 4 meses, falta pouco para chegar nas minhas mãos.

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Dom Maio 06, 2012 10:26 am

então estou muito sortudo minhas encomendas chegaram numa boa
fiz uma compra dia 17/04 na alternative e esta em BH já, só ta faltando a gangue do chera pó acrescentar o ICMS

a única coisa ruim é que fui taxado em compra que totalizou menos de $50

EVC

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Dom Maio 06, 2012 11:12 am

O pior é que fazem muito barulho com quem importa as coisas corretamente e o contrabando continua correndo solto graças a subornos (ou pior).
Wilson

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Dom Maio 06, 2012 11:32 am

Tive sorte. Fiz uma encomenda nos States e chegou com 16 dias. Recebi em 02.05.
http://jwilsonleal.multiply.com/
JPauloBap

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Dom Maio 06, 2012 11:56 am

EVC escreveu:
O pior é que fazem muito barulho com quem importa as coisas corretamente e o contrabando continua correndo solto graças a subornos (ou pior).

Eles se preocupam mais com o que é legal do que o ilegal (contrabando) porque dá muito menos trabalho e dor de cabeça pra eles.

Correr atrás de contrabandista é perigoso na maioria das vezes e reduz o "rendimento"... suborno acho que não tem... Wink

Eita braZil.

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Dom Maio 06, 2012 5:20 pm

gentee.........vcs nao queriam mudança....tai a cagada que a maioria desse povo
colocou la...eu nao voto em FDP... nenhum desde do collor...e vo continua assim.
o unico remedio pro nosso pais e soltar uma bomba no congresso quando esses
FDP... tiverem votando pra aumenter seu salario...que assim temos a certeza de
que todos vao tar la..kkKKKKKK...
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Dom Maio 06, 2012 5:27 pm

manoel pedro farinha escreveu:
gentee.........vcs nao queriam mudança....tai a cagada que a maioria desse povo
colocou la...eu nao voto em FDP... nenhum desde do collor...e vo continua assim.
o unico remedio pro nosso pais e soltar uma bomba no congresso quando esses
FDP... tiverem votando pra aumenter seu salario...que assim temos a certeza de
que todos vao tar la..kkKKKKKK...

Lamento informar, mas no ultimo mandato do Sr Paulo Salim Maluf, nem nessa sessão ele compareceu.... clown clown clown clown clown clown clown

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!
danilomelgaco

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Dom Maio 06, 2012 7:12 pm

Infelizmente, isso é o Brasil. E o pior, tudo tende a piorar.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://Pode-se marcar dessa forma: tudo sobre apelação de uma co
AlexandreL

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Dom Maio 06, 2012 7:42 pm

Tomara que eu não tenha esse azar, semana que vem o Sandro vai estar me enviando o arco, e estou tão ansioso, tomara que por importador possa ser mais rápido Very Happy
Guibunger

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Dom Maio 06, 2012 10:24 pm

Gente, calma! E uma questao de paciencia... Essas operacoes sao historicamente passageiras e muitas vezes serve, desviar a atencao de alguma coisa ou chamar a atencao pra outra. Nao e uma obrigacao ter que durar 4 meses em retencao. Tenho encomendas frequentes, e agumas duram quase 30 dias paradas na aduana e outras chegam em15 dias. No caso mais grave que tive eles resolveram madar telegramas quase que ameacadores e decidiram devolver a embalagem ao remetente. Ok! Chega la e manda de novo! Gasta mais frete, mas fazer o que?
Lembrando que a taxacao e sobre valor de produto com frete (o que uma asneira e absurdo completo).

Abracos!

Gui

Fly
Hunter
Hunter

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Dom Maio 06, 2012 10:34 pm

Gui e aqui em SC ainda tem o ICMS, que o desgoverno estadual cobra em cima de tudo:

valor da mercadoria + frete + 60% impostos federais + ICMS = consumidor lesado

Pagar impostos sobres impostos é deprimente.

abcs

Fly

Guibunger

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Dom Maio 06, 2012 10:52 pm

Isso que voce diz, para mim significa mais oportunidades! Rsrsrs
Agora, pagar impostos sonre o frete e o fim da picada, ne!
Abracos!
Gui

mig_akira

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Seg Maio 07, 2012 1:12 am

Guibunger escreveu:
Gente, calma! E uma questao de paciencia... Essas operacoes sao historicamente passageiras e muitas vezes serve, desviar a atencao de alguma coisa ou chamar a atencao pra outra. Nao e uma obrigacao ter que durar 4 meses em retencao. Tenho encomendas frequentes, e agumas duram quase 30 dias paradas na aduana e outras chegam em15 dias. No caso mais grave que tive eles resolveram madar telegramas quase que ameacadores e decidiram devolver a embalagem ao remetente. Ok! Chega la e manda de novo! Gasta mais frete, mas fazer o que?
Lembrando que a taxacao e sobre valor de produto com frete (o que uma asneira e absurdo completo).

Abracos!

Gui

Isso é verdade, dificilmente aqui no Brasil temos leis desse tipo que durem. Eu encomendo produtos todo mês (revendo jogos de PS3 do UK, compro tranqueiras no Dealextreme na China e de vez em quando coisas do eBay geralmente dos EUA), e geralmente têm chegado entre 25 dias e 1 mês e meio. Um arco mongol de um amigo, que foi enviado da China, chegou em duas semanas em casa, mas as flechas, enviadas no mesmo dia, foram para a receita e estão lá ainda.

O arco foi pra receita, mas escreveram apenas "ARTIGO ESPORTIVO" na embalagem e passou direto, no dia seguinte de ter ido pra lá chegou em casa! O valor era maior do que U$50, estava na nota na embalagem... o meu amigo deu sorte heheh!

Vamos ver como serão com as próximas encomendas!
mig_akira

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Qua Maio 09, 2012 3:56 pm

Olha que engraçado, um arco mongol de um amigo, com valor (em nota!) de cerca de U$160 veio, foi pra receita, o fiscal escreveu ARTIGO ESPORTIVO e mandou sem taxas...

Já minhas flechas de bambu, em pacote significativamente menor do que o arco (claro), com valor em nota de U$20, foi pra receita, escreveram ARTIGO ESPORTIVO? (com interrogação no final) e taxaram como se custasse U$35.

Vai saber o critério...talvez por estar quase tudo escrito em chinês na nota, eles não entenderam no arco...

E gozado que o vendedor mandou o valor das flechas lá pra baixo (U$20), mas a receita chutou pra cima, e no final acertaram em cheio! As flechas custaram realmente U$35!
Guibunger

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Qua Maio 09, 2012 4:38 pm

Mig, é assim mesmo! Uma das várias autonomias que os fiscais possuem é de que, caso desconfiem do valor indicado no registro, eles podem buscar pelo produto no Google e tributar sobre o valor mais alto que eles encontrarem.

Provavelmente foi isso que ocorreu no caso relatado por você. Mas você ainda deu sorte!!! Porque na cabecinha do fiscal, ou você ou o remetente, ou até ambos, mentiu, e ele ainda poderia ter aplicado uma multa adicional de 100%!!!

Abraços!

Gui

orichau

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Ter Maio 15, 2012 9:32 pm

meu arco esta na CTCI RIO DE JANEIRO deis do dia 03/05 eu to ficando louco num sei mais oque fazer
mig_akira

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Ter Maio 15, 2012 9:39 pm

orichau escreveu:
meu arco esta na CTCI RIO DE JANEIRO deis do dia 03/05 eu to ficando louco num sei mais oque fazer

É normal, só resta esperar... está com a receita, o correio não pode fazer nada até a receita liberar...eu já tive produtos que chegaram em uma semana no Brasil mas ficaram mais de um mês parados na receita. O certo nesses casos é desencanar, que uma hora ele é liberado!
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Ter Maio 15, 2012 9:40 pm

orichau escreveu:

Dá uma olhada aqui, fera. [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Ter Maio 15, 2012 9:52 pm

pow eu entro no site dos correios ums 10 vezes por dia kkkk é meu 2 arco e mesmo assim a agonia toma conta quero brincar logo kkkkkkkkkkkk
orichau

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Ter Maio 15, 2012 9:56 pm

Lincoln voce tem produto parado la tambem ?
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Ter Maio 15, 2012 9:57 pm

Tenho duas encomendas. Só não tenho mais porque desisti de comprar depois que soube dos atrasos.

MensagemAssunto: Re: Operação Maré Vermelha mantém parados nos portos do País produtos importados    Hoje à(s) 8:17 am

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» [b]Bandit 1250 S - 2009 - Vermelha - é uma Boa Compra?[/b]
» Laser 2007 vermelha (Vendo para retirar peças)
» Nova apresentação, UP! - ATUALIZADO - 31 DE MARÇO
» Vendo PCX Vermelha Junho 2012
» HONDA CBR FIREBLADE (Vermelha) - Polimento [Menzerna Power Finish, Super Finish, Rupes LHR75]

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: