ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin
Compartilhe | 

como eu furo uma lamina de aço

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
erickmc

MensagemAssunto: como eu furo uma lamina de aço    Dom Abr 08, 2012 2:11 pm

ai galera como que eu faço pra furar um lamina de aço ? (ja tentei furar com broca de ferro so q nao deu ) desde ja grato
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: como eu furo uma lamina de aço    Dom Abr 08, 2012 2:17 pm

Bom, como regra geral, a broca tem que ser mais dura do que o objeto a ser perfurado.

Existem brocas específicas para várias finalidades.

Dependendo do tipo de aço, só equipamento industrial mesmo pra furar.

Rafael.

giantorm

MensagemAssunto: Re: como eu furo uma lamina de aço    Dom Abr 08, 2012 2:31 pm

Se vc está tentando furar uma mola de suspensão, Acredito que vc vai ter que usar uma Broca de Metal Duro (a conhecida Vídia) que geralmente é usada em concreto.

Tem que usar uma furadeira de bancada, com baixa velocidade, quando começar a furar, faça pressão, e não solte, se a broca ficar só deslizando sem cortar, acaba ficando mais duro ainda o material. Se for usar óleo de corte, não deixe faltar, coloque óleo antes e durante a furação. Se vc começar a furar e depois jogar óleo, o metal vai ficar ainda mais duro.

Com furadeira de mão, acho difícil vc conseguir furar.

Nem precisa dizer que broca para madeira não adianta usar né?

CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: como eu furo uma lamina de aço    Dom Abr 08, 2012 3:04 pm

Não, vídia não fura metal. Existem brocas especiais pra isso, não sou nenhum expert nessa área mas tem brocas de aço rápido e inclusive já tem brocas de tungstenio, irídio etc.

O que é Gian falou é a verdade, segredo é refrigeração e furadeira de bancada. Enquanto fura tem que ir derramando oleo ou água, constantemente. Do contrário destempera a broca e ela perde o corte rapidamente.

Se não tem como fazer isso leve para quem tem prática fazer. Provavelmente se forem poucos furos nem te cobrarão pra isso.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
giantorm

MensagemAssunto: Re: como eu furo uma lamina de aço    Dom Abr 08, 2012 3:20 pm

Calil, Uma broca com inserto de metal duro corta metal sim, só que tem que ser uma broca de qualidade, usar estas brocas que vem em kit de 1,99 não adianta.

Refrigeração abundante direto nela. Se fizer corretamente, pode furar. Já fiz isso várias vezes em materiais temperados, e inclusive em INOX 420, que é bem duro. O ângulo de corte deste tipo de broca é negativo, por isso ela não "arredonda" e cria rebarba na própria broca.

Fly
Hunter
Hunter

MensagemAssunto: Re: como eu furo uma lamina de aço    Dom Abr 08, 2012 3:29 pm

Para furar ferro ou aço, vc precisa de uma broca "de aço rápido", porém tem que ser de boa marca: Lenox ou melhores.
Tem que usar uma furadeira que te deixe furar em baixa rotação,bem baixa mesmo ( 280 rpm ou menos). Com pouca pressão na broca, melhor deixar ela fazer seu caminho.

Pra lubrificar e resfriar, aqui o importante é a broca não aquecer, se ela aquecer destempera e pode jogar fora, pode usar água ou óleo singer.( se ela perder o fio é só afiar com uma lima novamente, ou levar pra um torneiro afiar)
Não tem mistério nenhum, só a ferramenta certa e muita paciência e delicadeza.

Se o aço for de uma dureza muito alta, leve pra um torneiro fazer o serviço, vai sair mais barato que a broca de boa qualidade.

Nem perca tempo com brocas baratas, vc só vai se estressar.

abcs

Fly

MensagemAssunto: Re: como eu furo uma lamina de aço    Dom Abr 08, 2012 3:32 pm

Existem brocas de aço rápido com ponta de vídea (carboneto de tungstênio). Furar mola de kombi com broca para concreto é muito sofrimento. Tem que refrigerar pra não destruir a broca, que são um pouco caras.

Sem querer desmotivar ninguém, mas eu nunca vi vantagem em arcos feitos com lâminas de suspensão. É muito mais fácil trabalhar com madeira. Além de o arco ficar 1532 vezes mais eficiente.

RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: como eu furo uma lamina de aço    Dom Abr 08, 2012 3:36 pm

Lincoln escreveu:
Existem brocas de aço rápido com ponta de vídea (carboneto de tungstênio). Furar mola de kombi com broca para concreto é muito sofrimento. Tem que refrigerar pra não destruir a broca, que são um pouco caras.

Sem querer desmotivar ninguém, mas eu nunca vi vantagem em arcos feitos com lâminas de suspensão. É muito mais fácil trabalhar com madeira. Além de o arco ficar 1532 vezes mais eficiente.

Penso a mesma coisa. Fazer arcos com mala de fusca é perda de tempo. Não é o material adequado nem de longe.

giantorm

MensagemAssunto: Re: como eu furo uma lamina de aço    Dom Abr 08, 2012 3:37 pm

Eu tbm nunca vi vantagem em usar metal como lâmina de arco, mas p/ quem quer fazer um arco e não tem conhecimento, vai ser difícil fazer um usando madeira.

Pelo preço que tem alguns arcos para iniciante, não vejo vantagem mesmo. Mas "cada um é cada um".

Fly
Hunter
Hunter

MensagemAssunto: Re: como eu furo uma lamina de aço    Dom Abr 08, 2012 3:39 pm

Vai que agora ele resolve fazer uma faca...hehhehe

abcs

Fly
Lincoln

MensagemAssunto: Re: como eu furo uma lamina de aço    Dom Abr 08, 2012 3:46 pm

Tou vendo o video da construção dessa faca feita com mola de kombi

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A lâmina tem mais de 2 palmos de comprimento.Forjada a mão, numa forja de carvão feita com um balde. Não foi utilizado nenhuma ferramenta elétrica. Aço de mola é excelente para cutelaria, os resultados impressionam.

wpurgatto

MensagemAssunto: Re: como eu furo uma lamina de aço    Seg Abr 09, 2012 8:15 am

Lincoln passa o linck do video.
Quando se tem uma forja e no caso de uma faca, é só destemperar a mola (aço 5160) que se fura mais facilmente.

>>>----------------------> "- Seja a flecha - Byron Ferguson"

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Preencha o seu PERFIL isso ajuda na hora das respostas
Antes de perguntar use o botão BUSCA (ali no menu).
"No Pain No Gain"
luckian_es

MensagemAssunto: Re: como eu furo uma lamina de aço    Seg Abr 09, 2012 1:51 pm

Olha eu comprei em uma loja do ramo, uma broca de aço rápido banhada a titânio. Consegui furar, em rotação bem baixa, e quase toda hora eu tinha que dar um ponto na lamina( bater na área a ser furada com um objeto pontiagudo que meu pai tinha lá, ach que era ponta de diamante) pq chega uma hora que a broca para de furar. BEm, mas eu fiquei um pouco decepcionado com meu arco, encurvei a lamina e tudo, mas achei muito pesado para puxar e nao gostei da velocidade de saida da flecha... fica a seu critério aí a escolha... mas a broca é de aço rápido com banho de titânio!!
gugajahnel

MensagemAssunto: Re: como eu furo uma lamina de aço    Ter Abr 10, 2012 12:30 pm

acabei de furar minhas molas com broca de videá e furadeira de bancada coloquei graxa furava um pouco e limpava, colocava graxa de novo e furava e assim vai. obs: apertar bem o mandril uma trancada pode quebrar a videá de preferencia use uma broca menor 1° depois a do tam q quiser !
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: como eu furo uma lamina de aço    Ter Abr 10, 2012 12:33 pm

luckian_es escreveu:
Olha eu comprei em uma loja do ramo, uma broca de aço rápido banhada a titânio. Consegui furar, em rotação bem baixa, e quase toda hora eu tinha que dar um ponto na lamina( bater na área a ser furada com um objeto pontiagudo que meu pai tinha lá, ach que era ponta de diamante) pq chega uma hora que a broca para de furar. BEm, mas eu fiquei um pouco decepcionado com meu arco, encurvei a lamina e tudo, mas achei muito pesado para puxar e nao gostei da velocidade de saida da flecha... fica a seu critério aí a escolha... mas a broca é de aço rápido com banho de titânio!!

Pois é...Arcos de mola são isso mesmo. Pouca eficiência, ou seja, pesado pra puxar e velocidade e potência da flecha ruins.

O material das lâminas tem que ser leve para transferir a energia para a flecha de maneira eficiente.

Não valem a pena o trabalho.

Rafael.

como eu furo uma lamina de aço

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Tópicos similares

-
» Como se Apresentar!
» COMO TIRAR CR (CERTIFICADO DE REGISTRO)
» Recrutamento - Saiba como ser parte da LEET.
» [Novo] COMO CRIAR MICE 1.72 100% EXPLICADO
» Como faço pra ler capítulos anteriores no DPZINE?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL ::  :: -