ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Recurvo/Composto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Igor Darkenzi

MensagemAssunto: Recurvo/Composto   Dom Mar 18, 2012 11:58 am

Pessoal, bom dia!

Encontrei alguns tópicos a respeito, mas decidi fazer um novo pois algumas coisas não ficaram claras para mim. Sou de Vitória - ES e estou interessado em começar no esporte. Não conheço praticamente nada sobre, agradeço se poderem me tirar algumas duvidas. (Acho que estou postando no lugar certo Very Happy)

1- Para um iniciante, como eu, vale a pena comprar um arco olímpico? (custo beneficio)
2- Recurvo ou composto? Porque? (Imagino que essa seja uma duvida comum Razz)
3- Quantas libras? Como sei qual o ideal?
4- O arco composto exige mais manutenção do que o recurvo?

Tenho algumas outras duvidas, mas acho que não é legal ja encher de perguntas no primeiro post! Very Happy

Obrigado!
TwoLVR

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Dom Mar 18, 2012 12:40 pm

Bom um arco olimpico eh muito caro e deve ser meio comblicado de meche tem tudo q eh treco ,estabilizador, e sei lah o q mais

bom pelo q eu li o mais gratificante eh os arco recurvo
se vc for um cara meio forte da pra comesa com 35/40 libras , isso depente tbm da sua puchada e envergadura eu acho.

provavelmente os arcos compostos tenham maior gastos com manutecao (nao sei ao certo pq ainda n comprei meu arco Smile, to aki de entrometido e curioso msm) bom os cara da RD arqueria me diceram q se o cara cuida bem de seu recurvo ele eh "eterno"...
nao sei se eh msm mais me disserao
collaco

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Dom Mar 18, 2012 2:38 pm

1- Para um iniciante, como eu, vale a pena comprar um arco olímpico? (custo beneficio)

O arco olímpico é o arco recurvo moderno. Com riser de alumínio e lâminas de vários materiais. Há vários tópicos sobre marcas de arcos bons para começar e vários vendedores. A vantagem de comprar um desses, mesmo mais baratos, é poder trocar as lâminas, porque vc vai começar com um mais leve, e com o tempo vc vai querer um mais pesado.

2- Recurvo ou composto? Porque? (Imagino que essa seja uma duvida comum )

Depende do tipo de tiro você vai querer praticar. Um arco recurvo moderno, o olímpico, é mais usado para tiro ao alvo. Não que vc não possa usar para outros tipos de tiro, mas há as limitações inerentes de cada tipo de arco. Muito discutido em outros tópicos. Horas e horas de divertimento neste forum... =)
O composto pode ser usado tanto para target quanto para caça, mudando os acessórios claro.
Ha os arcos tradicionais também. O que limita as várias modalidades que cada arco pode oferecer são duas. Acessórios, e as regras da competição.

Depende da sua força. Se você for um cara mais forte já pode começar com um arco de 30 libras, mas se for um atleta de levantamento de garfo e 1500m na poltrona, recomendo um arco mais leve de 20-25 libras. Mas como você vai ler em outros tópicos ótimos escritos por quem sabe há vários critérios para se escolher um arco, em relação a sua altura, envergadura, etc... Isso determina a força que você vai fazer para puxar a corda. E o quanto você consegue segurar ela na posição. Ou seja, se você começar pesado, são menos tiros por treino até acostumar.

O composto. É mais complexo. Requer conhecimento e ferramentas especiais para manutenção. Quem não tem manda para quem entende quando precisa.

Minha opinião pessoal para um arco para iniciantes é juntar grana e esperar com paciência por um arco que vai lhe dar mais satisfação e que possa ser melhorado. Há empunhaduras boas e baratas que tem o encaixe universal de lâminas (ILF). Você começa com um arco barato com lâminas iniciantes baratas e leves. E depois você pode trocar as lâminas por uma melhor. Adicionar acessórios, etc.

Por exemplo. Eu comecei com um KAP Winstar II com lâminas KAP T-REX de 35 libras. Depois troquei por uma lâmina Hoyt Carbon 550 de 38 libras. O suficiente pra mim. Deu para começar com 35 direto. Foi pesado por um tempo, mas eu sabia que ia acostumar rápido, e achei melhor porque sabia que ia acostumar mais rápido do que conseguiria comprar outra lâmina. =)

A outra opção é comprar um arco iniciante mais barato, mas que no futuro você sabe que vai vender ou que vai ficar em segundo plano. Bom para atirar com um amigo, ou para ir atirar sem compromisso.

Lembrando que as flechas tem que ser adequadas ao arco. Então trocar de potência implica quase sempre em trocar de flechas. Leve isso em consideração.

Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
Igor Darkenzi

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Dom Mar 18, 2012 3:16 pm

collaco escreveu:

O arco olímpico é o arco recurvo moderno. Com riser de alumínio e lâminas de vários materiais. Há vários tópicos sobre marcas de arcos bons para começar e vários vendedores. A vantagem de comprar um desses, mesmo mais baratos, é poder trocar as lâminas, porque vc vai começar com um mais leve, e com o tempo vc vai querer um mais pesado.

2- Recurvo ou composto? Porque? (Imagino que essa seja uma duvida comum )

Depende do tipo de tiro você vai querer praticar. Um arco recurvo moderno, o olímpico, é mais usado para tiro ao alvo. Não que vc não possa usar para outros tipos de tiro, mas há as limitações inerentes de cada tipo de arco. Muito discutido em outros tópicos. Horas e horas de divertimento neste forum... =)
O composto pode ser usado tanto para target quanto para caça, mudando os acessórios claro.
Ha os arcos tradicionais também. O que limita as várias modalidades que cada arco pode oferecer são duas. Acessórios, e as regras da competição.

Depende da sua força. Se você for um cara mais forte já pode começar com um arco de 30 libras, mas se for um atleta de levantamento de garfo e 1500m na poltrona, recomendo um arco mais leve de 20-25 libras. Mas como você vai ler em outros tópicos ótimos escritos por quem sabe há vários critérios para se escolher um arco, em relação a sua altura, envergadura, etc... Isso determina a força que você vai fazer para puxar a corda. E o quanto você consegue segurar ela na posição. Ou seja, se você começar pesado, são menos tiros por treino até acostumar.

O composto. É mais complexo. Requer conhecimento e ferramentas especiais para manutenção. Quem não tem manda para quem entende quando precisa.

Minha opinião pessoal para um arco para iniciantes é juntar grana e esperar com paciência por um arco que vai lhe dar mais satisfação e que possa ser melhorado. Há empunhaduras boas e baratas que tem o encaixe universal de lâminas (ILF). Você começa com um arco barato com lâminas iniciantes baratas e leves. E depois você pode trocar as lâminas por uma melhor. Adicionar acessórios, etc.

Por exemplo. Eu comecei com um KAP Winstar II com lâminas KAP T-REX de 35 libras. Depois troquei por uma lâmina Hoyt Carbon 550 de 38 libras. O suficiente pra mim. Deu para começar com 35 direto. Foi pesado por um tempo, mas eu sabia que ia acostumar rápido, e achei melhor porque sabia que ia acostumar mais rápido do que conseguiria comprar outra lâmina. =)

A outra opção é comprar um arco iniciante mais barato, mas que no futuro você sabe que vai vender ou que vai ficar em segundo plano. Bom para atirar com um amigo, ou para ir atirar sem compromisso.

Lembrando que as flechas tem que ser adequadas ao arco. Então trocar de potência implica quase sempre em trocar de flechas. Leve isso em consideração.

Obrigadão cara, realmente algumas coisas que vc disse abriram minha mente para outras possibilidades, por exemplo eu não tinha pensado em troca de laminas .

Antes de ler sua resposta eu estava pesquisando e me deparei com esse modelo, e pensei em comprar:
Link: Hoover Alligator 21 Lbs

Ele parece ser bem simples, mas não sei até que ponto, vc conhece esse? A sua dica de comprar um que possa ser melhorado foi legal, vou pesquisar alguns fornecedores na internet e aqui no forum, por que particularmente não conheço nenhum.
Penso em um recurvo para começar porque imaginava realmente o que vc disse, o composto exige mais conhecimento, não só técnico, mas até de fornecedores, gente da área e etc... o que eu ainda não tenho/conheço.

Quero para praticar tiro ao alvo, e tenho 1,75m de altura, acho que me adapto fácil a umas 30 libras mesmo não tendo pratica. Vou pesquisar sobre a KAP Winstar II, tenho disponibilidade pra gastar até R$600 reais de inicio, sera que consigo?

collaco

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Dom Mar 18, 2012 4:30 pm

Uhmm. R$600,00 fica mais dificil comprar um importado. Esses que falei com encaixe universal saem mais caro. Mas pesquisando acho que dá por um pouco mais. E o Winstar foi uma empunhadura de custo intermediário. Tem outras mais baratas. Eu preferi investir mais na empunhadura do que na lâmina que sabia que ia ficar obsoleta logo.

Falco Trophy Vintage 40#
collaco

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Dom Mar 18, 2012 4:34 pm

Entre o Hoover e um Velox, fique no Velox. É um arco legal para iniciar. Tem garantia legal para as lâminas.
Mas cai na categoria que eu falei de que quando você for querer outro arco, vai ter que comprar outro.

Falco Trophy Vintage 40#
Igor Darkenzi

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Dom Mar 18, 2012 4:38 pm

Pois é, acho que de inicio, não vou conseguir comprar nada alem disso.

eu vi nesse topico: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e em outros aqui no forum algumas pessoas elogiando muito o velox, vi que o velox alpha "tem entrada" para acessórios.

Citação :
Alpha: arco indicado para quem deseja atirar com mira, possui o encaixe para o estabilizador/v-bar. Possui mira integrada, é possivel se colocar o buttom e o flip-rest. Considero um arco muito interessante para inicio de target, e mesmo field (recurvo com mira e mesmo sem).

Me interessei por ele, e o preço é bem acessível.
Daniel Crispim

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Dom Mar 18, 2012 4:40 pm

Dá uma olhada nesse link Mercado Livre
Depois pede opinião do pessoal que conhece... Obs: Ví e achei interessante, mas não sou nem conheço o vendedor e quanto a marca só sei que é um dos grandes fabricantes de flechas.
collaco

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Dom Mar 18, 2012 5:29 pm

Não posso opinar sobre o arco.
O único comentario q faço sobre o ML olhar srmpre a reputação do vendedor. Comprar arco usado pode ser um problema. As laminas podem estar danificadas. O resto é mais facil trocar.
Tem uns arcos no ML anunciados ha meses. Vendedor estranho, sem informação, etc. Estão lá. Um cara segurando o arco de pé.

Falco Trophy Vintage 40#
Igor Darkenzi

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Dom Mar 18, 2012 5:32 pm

Eu tenho receio em comprar no mercado livre, prefiro não arriscar, mas obrigado Daniel por mostrar, realmente é interessante, eu é que sou muito desconfiado.

Estou quase me decidindo pelo Velox Alpha, parece ser de bom custo beneficio e não achei ainda nenhuma reclamação sobre ele, alem de ter como utilizar alguns acessórios com ele.

Vc conhece esse modelo collaco? ja usou?
EVC

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Dom Mar 18, 2012 8:03 pm

Antes de comprar um arco, faça algumas aulas, se for possível. As escolas/clubes fornecem o equipamento para o curso básico.
Igor Darkenzi

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Seg Mar 19, 2012 8:46 am

Sim EVC, farei aulas antes, mas estou pesquisando sobre o arco, pq realmente pretendo praticar o esporte, aqui na minha cidade existe um curso que é mantido pela federação do meu estado (ES) (Site) Ja mandei um e-mail para eles perguntando sobre o curso e como faço para participar.

Ja gostaria de chegar na aula com algumas ideias de arcos até para pedir opnião la tambem.
Obrigado pela dica.

Vc conhece os arcos Velox?
EVC

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Seg Mar 19, 2012 9:37 pm

Como seu objetivo aparentemente é target, esqueça Velox. Se for recurvo, WinWin/Sebastien Flute e Hoyt são apostas segiras. Se composto, Bowtech e Hoyt estão entre os mais populares. Mas é melhor fazer algumas aulas e conversar com o pessoal no clube onde fizer o curso.

Abs.
collaco

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Seg Mar 19, 2012 10:54 pm

EVC, você esqueceu do valor do orçamento que o colega mencionou.
O arco que comprei na época, o Winstar, não é vendido mais. Procurei os emails da época e vi que o arco + flechas + rest + cordas + mira saiu por R$ 650,00. Com uma pessoa trazendo para mim cobrando comissão.
Dentre o WinWin e Hoyt. A combinação riser e lâmina ILF mais barata custa uns $180. Cru, sem nada além da corda. O dólar estando a 1.80. R$324,00. E mais as flechas. Coloque aí mais uns 200. Realmente dá para comprar até algo mais legal e alguns acessórios se tiver alguém para trazer lá de fora. Mas se adicionar o frete e talvez os 60% da Dilma, passa do orçamento.

Falco Trophy Vintage 40#
EVC

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Ter Mar 20, 2012 6:19 am

Há um velho deitado: "não tenho dinheiro sobrando para comprar coisas baratas". A moral é que você acaba comprando duas vezes a mesma coisa. Se o objetivo é target, não há escolha. É a dura realidade do esporte. O único arco da Velox tinha que tinha as características de target custava R$1200 e acho que o Jair tirou de linha.

Abs.
collaco

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Ter Mar 20, 2012 8:04 am

Sabio ditado.
Eu disse algo assim la em cima. Mas deixei a opção de no futuro ele ter um arco para os amigos esmelhirarem.
Eu passei por esta duvida. E preferi buscar um modo de trazer de fora.

Falco Trophy Vintage 40#
Igor Darkenzi

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Ter Mar 20, 2012 8:48 am

Eu teria muitas dificuldades em trazer de fora, não tenho ngm que possa trazer e estou sem cartão internacional caso decida comprar em algum site Sad

Por que vcs acham que o velox não seria adequado para target? (tenho algumas duvidas de como seria um arco ideal para target)

E obrigado, vcs estão me ajudando bastante.
collaco

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Ter Mar 20, 2012 11:26 am

Vamos fazer uma comparação.

O Velox é um Fiat Uno. Sem ar condicionado, sem direção hidráulica. Anda pra frente e leva você onde você quer. Mas não tente fazer um pega. =)
Um Hoyt ou WinWin são carros importados. Qualidade superior, difíceis de importar, peças caras e não vende no Brasil.

Falco Trophy Vintage 40#
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Ter Mar 20, 2012 11:35 am

Darkenzi escreveu:
Eu teria muitas dificuldades em trazer de fora, não tenho ngm que possa trazer e estou sem cartão internacional caso decida comprar em algum site Sad

Por que vcs acham que o velox não seria adequado para target? (tenho algumas duvidas de como seria um arco ideal para target)

E obrigado, vcs estão me ajudando bastante.

Não é nem questão de achar, é ter certeza mesmo.

Porém, existe target e target. Um é aquele que você atira em casa ou no sítio, sem compromisso com pontuação ou campeonatos. Para isso os velox servem muito bem. Dá pra se divertir bastante e acertar alvos com precisão relativa. Se você quer acertar um alvo do tamanho de um prato a trinta metros, o velox dá conta do recado.

O outro é aquele em que se compete, atira-se a grandes distâncias, buscando sempre a perfeição. Esse não adianta, tem que usar equipamento top mesmo.

Rafael.

collaco

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Ter Mar 20, 2012 11:37 am

É isso aí! =D

Falco Trophy Vintage 40#
Igor Darkenzi

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Ter Mar 20, 2012 11:42 am

Aaagora sim !

Com esse exemplo ai eu entendi muito bem como é! uaesuh Valeu collaco!

Rafael, obrigado tbm, acho então que pra começar o Velox vai atender a minha necessidade. Depois de acordo com o meu desenvolvimento vou conseguir escolher um equipamento legal, para target e até para uma modalidade diferente se for o caso
collaco

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Ter Mar 20, 2012 11:56 am

É uma cachaça. Depois do primeiro arco que você vai descobrir a sua "linhagem".
Se você gostar de target vai querer comprar um arco moderno para competir.
Se gostar de field vai querer comprar um arco tradicional.

Falco Trophy Vintage 40#
Igor Darkenzi

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Ter Mar 20, 2012 12:04 pm

Realmente, acho que eu vou mudar muito de opinião ainda, igual adolescente quando vai fazer vestibular kkk

eu particularmente, gosto muito das novidades tecnológicas, mas acho que pra chegar a esse nível de investimento vou ter que aprender muito antes.
Jhone

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Ter Mar 20, 2012 12:46 pm

Olá Darkenzi,
Eu sou daqui do ES tbm, tbm pratico lá na federação, e sou iniciante tbm.
mas quanto as aulas e como faze-las, basta vc aparecer aqui, no sabado ou domingo, entre 8:30 e 11:30. Te recomendo chegar aqui umas 8:00 que é o horario que num etm quase ninguem, e eles vão et dar mais atenção.
QUanto ao arco, é bom mesmo vc fazer umas aulas antes e poder praticar lá, pq realmente vc acaba mudando muito de idéia.
Eu mesmo começei pensando em comprar um recurvo, depois acabei comprando um composto.
Abraços
Igor Darkenzi

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Ter Mar 20, 2012 12:51 pm

Valeu pela dica Jhone, vou aparecer na ufes dia 01/04, e não é mentira haha.

Só vou poder frequentar aos domingo, e to animado! Tenho muitas perguntas pra fazer lá ahuehae
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Recurvo/Composto   Hoje à(s) 1:33 pm

Recurvo/Composto
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Do que é composto o preço de um carro importado?
» Pneus com mais de um composto. Tiro pela culatra???
» Fiat Brava Preto Vesúvio
» (W163): Problemas e soluções gerais - ML320 1998
» Qual o melhor pneu para você?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: