ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Algumas considerações sobre Arqueirismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
collaco

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Seg Abr 09, 2012 11:30 am

Isso mesmo! Quando usamos os músculos, que são compostos de múltiplas fibras, não usamos todas elas. O que acontece no exemplo dos marombeiros que o Gian deu é que daquele muque enorme que ele criou fazendo exercícios em máquinas que fazem movimentos quase perfeitamente biomecânicos não contempla todas as fibras daquele músculo, ou seja, há fibras que não são utilizadas dentro do músculo. Logo, elas são fracas. O pedreiro é magrelo mas os músculos dele fazem força de maneiras variadas, e tem fibras acostumadas ao esforço diário. Relevando o esforço estrutural da coluna e tendões pelas posturas muitas vezes erradas, ele é mais resistente que o marombeiro, não tem fibras fracas para doer rápido.

Sobre a postura do tiro, não podemos confundir técnica de tiro com postura. É a postura de tiro que é adequada ao arqueiro, e não a técnica. E dependendo do seu condicionamento físico se adaptar a uma nova postura leva tempo e adaptação do corpo. Eu já passei por isso, o pescoço doía e eu achava que tinha que ficar "um pouquinho mais de frente pro alvo" para ficar confortável, mas rapidamente eu via que o conforto prejudicava os tiros. Aos poucos me adaptei a postura correta e ficou tudo bem.

Como disse neste e outros tópicos. O super campeão olímpico da Bavária atira de um pé só puxando com o dedinho e ancorando a corda no lóbulo da orelha. Mas ele é campeão olímpico, ele comeu muito arroz e feijão para chegar a esse ponto, e aprendeu com a técnica clássica. Depois que chega a um determinado ponto você pode fazer o que quiser, mas até lá, fique no básico...

Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
Fly
Hunter
Hunter

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Seg Abr 09, 2012 11:32 am

Exatamente Gabs, você antes de tudo pra "dar um bom tiro" tem que estar confortável em sua posição, ou seja tem uqe ter postura mas também conseguir relaxar o corpo para que o tiro saia bem.

Atirar com tensão só vai prejudicar.

Existem as posturas corretas justamente porque facilitam o corpo a ficar relaxado para o tiro, então muitas vezes a postura correta vai ser aquela que te proporciona isto.
Só não podem ser posturas que prejudiquem o equilibrio, porque aí voltamos a ter tensão.

Se o organismo reclamou, tem que ver a causa, pois pode ser a postura ou não.

Ainda considero a "base" do corpo a parte mais importante no tiro.

abcs

Fly

Gabs escreveu:
Li tudo aqui e resolvi postar o que aconteceu comigo em certo treino, eu atiro com um grupo.E eles tinham acabado de fazer curso de capacitação pra ensinar tiro com arco. Deram uma olhada no meu arco, estava tudo ok. Então um deles me orientou sobre o que tinha aprendido e me deixou na postura "correta", resultado, depois de alguns tiros, como não sou homem, aquela postura terminantemente não me favoreceu, minha cabeça começou a doer, mal conseguia respirar e me dava tontura. Então disse pra ele o que estava acontecendo, eis que outro membro veio a dizer que mulheres não tem exatamente uma postura "correta" nós temos que acha-la, claro que tu tem que ver pra não ficar torta atirando,etc.

Mas depois desse dia notei que as vezes o que todos dizem que é certo nem sempre é o certo pra alguns, cada arqueiro é diferente do outro, o que serve pra alguém grande com certeza não vai servir pra alguém pequeno. Então acho muito relativo esse assunto, não acredito que exista "A postura correta".

collaco

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Seg Abr 09, 2012 11:45 am

Lembrei de outra história do meu início no arco.
Meu pescoço era tão duro e sem alongamento que a corda quase arrancava o meu queixo (que não é pequeno) nos primeiros treinos. E eu fazia aquilo que mencionei de virar os pés um pouco para ficar um pouco mais de frente pro alvo.

Fly, eu concordo que a postura tem que ser relaxada e sem tensão. Está certíssimo. Mas só podemos desistir da postura correta depois de um período de adaptação. E cabe ao instrutor de tiro orientar o aluno e observar essas limitações, para então adaptar a postura do aluno se for necessário, da maneira que se consiga o melhor aproveitamento associado ao conforto. E vícios adquiridos as vezes são muito difíceis de tirar.

Falco Trophy Vintage 40#
Gabs

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Seg Abr 09, 2012 2:04 pm

Eu tento atirar com a postura mais correta sabe, mas um deles mesmo me disse que mulheres geralmente tem uma postura diferente com os pés e ficam mais viradas para frente no alvo, é algo natural. Então sim, tem a base, mas depois da base você tem que encontrar a sua, já vi uma arqueira da FITA que meu Deus, nunca vi uma postura como aquela kkkkkk e ela atira muito bem! Very Happy

Gabs Grein

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
giantorm

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Seg Abr 09, 2012 2:48 pm

Talvez o fato de mulheres atirarem mais " de frente " para o alvo é por causa do peito, que naturalmente é maior que o dos homens, e acaba batendo a corda.

Gabs

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Seg Abr 09, 2012 2:49 pm

giantorm escreveu:
Talvez o fato de mulheres atirarem mais " de frente " para o alvo é por causa do peito, que naturalmente é maior que o dos homens, e acaba batendo a corda.

Sim,é um dos fatores kkkkkkk

Gabs Grein

collaco

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Seg Abr 09, 2012 3:03 pm

O mesmo vale para a barriga nos homens? lol!

Falco Trophy Vintage 40#
Felipe Ismerim

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Seg Abr 09, 2012 3:08 pm

collaco escreveu:

O mesmo vale para a barriga nos homens? lol!

Ai lascou...vou ter que atirar sentado uhauhahuauhahuhaua

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Seg Abr 09, 2012 7:39 pm

interessante a discussão

penso que exitem e já existiram muitas pessoas sérias buscando a "técnica perfeita" e simplesmente não podemos desacreditar anos de pesquisa por causa de algumas horas que passamos atirando, ainda mais quando a técnica foi passada por alguém que não tem TODO o conhecimento necessário

devemos lembrar que arqueiria é como qualquer outra modalidade de esporte, faça uma análise com futebol, temos tecnico brilhantes, que sabem montar uma equipe e temos tecnicos medíocres que nem com o melhor elenco consegue vencer uma partida, e existe uma regra para bater melhor na bola, agora se um jogador prefere bater falta com o peito do pé ou de 3 dedos, ái é questão de escolha, mas ele sempre vai colocar o pé de apoio o mais próximo da bola porque ele sabe que é isso que dará mais força ao chute, não sei se é uma boa comparação, mas é só para dizer que as tecnicas funcionam sim, basta encontrar o seu caminho

Gabs, a melhor tecnica que eu vi para mulheres (e até homens) com tamnho de peito que atrapalha o posicionamento da corda na ancoragem é a da Berengere Schul, já postei esse video aqui, mas vale a pena vê-lo novamente

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Gabs

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Seg Abr 09, 2012 10:20 pm

Sim, ela tem uma ancoragem parecida com a outra mulher que falei que tinha uma ancoragem esquisita kkkkkk
mas eu tenho tendencia a fazer justamente ao contrario do que ela faz(provavelmente por causa da barriga hehehe Laughing)
Mas ja notei que cada arco que atiro mudo alguma coisinha na postura do tiro!

Gabs Grein

EVC

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Ter Abr 10, 2012 9:04 pm

Mamute-sc escreveu:
Gabs, a melhor tecnica que eu vi para mulheres (e até homens) com tamnho de peito que atrapalha o posicionamento da corda na ancoragem é a da Berengere Schul, já postei esse video aqui, mas vale a pena vê-lo novamente

Há controvérsias. Pessoalmente eu discordo de você. Essa postura tende a destruir a lombar e é usada (em minha opinião) para cobrir uma deficiência de postura. A melhor postura, sem sombra de dúvidas é a das coreanas. Você vê que elas encaixam o quadril direitinho (não fica empinado para trás) e atiram com bastante conforto e equilíbrio (que é outra grande deficiência dessa postura inclinada para a frente - principalmente com vento em competições outdoor). Quanto à corda encostar no seio, se for levemente não há problema. Uma postura correta, com o comprimento de puxada apropriado, escápulas baixas, quadril encaixado etc. leva a pouca ou nenhuma interferência da corda com o peito.

A propósito, podem-se ter ótimos resultados com postura e técnica menos que perfeitas; basta que sejam consistentes.

Abs.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Ter Abr 10, 2012 9:10 pm

concordo contigo EVC, isso aqui pode ser chamado de "técnica perfeita", baseando-se nas experiências dos experts no assunto

mas você reparou no "tamanho" do sutiâ que a Sun Park usa (ou mesmo a Choy)? é por isso que acho que a Berengere "encontrou" aquela postura para se adaptar à condição física dela, opinião minha é claro, não sou expert no assunto
Gabs

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Ter Abr 10, 2012 10:49 pm

EVC eu conheço coreanos, muitos deles, mulheres também e posso dizer o corpo deles é bem diferente do nosso, coreanas não tem peito nem bunda, e até as curvas e o tamanho da envergadura delas sao diferentes. Então o que serve pra elas não vai servir pra nós não Razz

Gabs Grein

jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Qua Abr 11, 2012 7:47 am

Gabs escreveu:
EVC eu conheço coreanos, muitos deles, mulheres também e posso dizer o corpo deles é bem diferente do nosso, coreanas não tem peito nem bunda, e até as curvas e o tamanho da envergadura delas sao diferentes. Então o que serve pra elas não vai servir pra nós não Razz

huahauhauh!

A Gabs tem toda razão, uma coisa é uma oriental, principalmente pura, que mais parece uma tabua e outra é uma ocidental que tem mais "curvas". Very Happy Very Happy

Agora eu sempre fico me perguntando porque essa mania de "postura certa" e "postura errada"? Pombas, tanto faz se o cara fica todo torto, desde que fique sempre tordo da mesma maneira, se sinta confortavel e principalmente acerte o alvo. Ou alguem acredita que a musculatura, tamanho dos ossos etc é igual em todas as pessoas?

Postura correta é a que você está confortavel, repete-a sem esforço e ACERTA.

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Qua Abr 11, 2012 8:31 am

O primeiro do ranking da FITA atira com a postura errada, e o campeão olímpico nem se fala (nem sling ele usa). Sem falar que vários atletas top atiram de maneira completamente diferente um do outro. O Howard Hill tinha 32" de puxada, mas só puxava até 28". Foi o melhor arqueiro de sua época, mesmo atirando todo torto. Então eu fico na dúvida se existe esta tal de postura correta. E por que um ucraniano leva medalha de ouro nas olímpiadas fazendo o errado e nós não ganhamos nada fazendo o certo?

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Qua Abr 11, 2012 11:34 am

Bom, sou novo na área, mas só pela questão de "postura correta" eu já vejo no meu trabalho: existe um padrão pré-determinado de como é a postura correta. Por exemplo, quando estamos sentados, devemos manter um alinhamento horizontal do fêmur e com os pés apoiados de acordo com a altura da mesa, da cadeira, etc. Entretanto, se a pessoa se sente confortável por maiores períodos em uma determinada postura, muito provavelmente não terá nenhum problema de saúde nem tampouco atrapalhará na sua função, uma vez que o desconforto da postura sempre traz incômodos físicos ao corpo.

Portanto, acredito também que não deve-se seguir um padrão de postura em que seja imposta como correta. Deve-se tirar vícios, corrigir posicionamentos a fim de melhorar o tiro, mas não que haja uma maneira universal de se atirar.

Meu ponto de vista. =)

[Pesquisando primeiro arco]
Joinville - SC
CTAT - Centro de Treinamento com Arco Tradicional
https://www.facebook.com/peterLegna
giantorm

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Qua Abr 11, 2012 2:05 pm

O problema é que a maioria não sabe, ou nunca tentou fazer a postura correta.

Começou a atirar de um jeito todo errado, e acha que está confortável, que os tiros estão bons, que não melhora pq o gargalo é o arco que é ruim.

Aí vem alguém e fala que o correto é de tal forma, e ele tenta 1 vez e não gosta, pq acha incômodo, ou porque não consegue acertar como antes. E acaba desistindo sem nem tentar. Vejo isso direto no clube, do pessoal do tiro esportivo.

Com apenas alguns anos de prática, como alguém pode dizer que tal postura é melhor? Quem sabe se aquela postura toda errada que ele está fazendo agora, não vai trazer diversos problemas de saúde no futuro? Aquela puxada toda torta, que agora parece confortável, pode acarretar em um desvio de coluna daqui a alguns anos.

Como o EVC falou, os coreanos são os TOP por vários anos, todos usam a mesma técnica perfeita, será que eles não tem ninguém pesquisando para aperfeiçoar a técnica? Duvido que não.

Eu acredito que possa haver uma certa adaptação da postura correta, mas isso só pode ser avaliado depois de anos de prática. E é uma "PEQUENA" variação, não uma variação total.

Acho que não vai adiantar nada falar p/ quem está começando, para atirar do jeito que é confortável, pq ela não vai saber disso.

Tem um vídeo do Roberval dos Santos onde ele está sem camisa, mostrando o movimento da puxada correta. O que custa colocar uma câmera para se filmar, e depois analisar e comparar os vídeos, tenho certeza que todos aqui no fórum tem uma câmera ou um celular que filma.

Eu tinha muita dificuldade com o problema do quadril avançado, no início achei que ele ajudava, que dava mais estabilidade, mas depois de tentar e tentar e tentar novamente, estou conseguindo me posicionar corretamente, e os tiros estão melhorando.

Todos sabemos que existem pessoas que tem o Dom para determinado esporte, que mesmo fazendo errado, ainda consegue se manter entre os melhores, mas será que se ele se esforçar um pouco mais, aprimorando a técnica, ele talvez poderia ser absoluto, campeão por anos seguidos sem ter sua posição ameaçada?

Muitos se acomodam quando estão ganhando.

jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Qua Abr 11, 2012 2:55 pm

Olha, na boa, não ia levar a discussão para esse nivel, mas se os moderadores considerarem ofensivo que apaguem esse post.

O problema de ter uma monte restrições para ser considerada a posição correta é que se pode cobrar mais aulas.

Simples assim.

Existem um ideal? Claro, mas tenta atirar com um recurvo de caça e um long pra ver como a banda toca!

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!
Tiago Louzada

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Qua Abr 11, 2012 2:57 pm

Belo debate!

Gostaria de acrescentar alguns pontos que considero importante e reforçar outros levantados.

Primeira consideração- existem diferentes escolas de arco e flecha. Cada uma com sua teoria, tendo muitos estudos e justificativas. Acredito que as principais são a escola francessa, russa e koreana. Hoje, a escola koreana é a mais utilizada pelos arqueiros que atiram em competições da FITA. Muitas paises ocidentais tem técnicos koreanos, inclusive o Brasil. Assim, o primeiro do ranking FITA e o campeão olímpico citado, atiram com a postura correta de acordo com a escola que seguem.

Segunda consideração- toda técnica pode sofrer pequenas variações, com o intuito de facilitar e ajudar na hora do tiro. O técnico tem como função orientar e não determinar. No desenvolvimento de seu trabalho ele deve falar o que pode ser modificado sem prejudicar a linha de raciocíneo da técnica que ele segue.

Terceira consideração- esse grande debate ocorre pelo fato de não termos muitas escolas espalhadas pelo país e, com isso, muitas pessoas começarem a praticar o esporte sem nenhum tipo de ajuda. A dica de ver vídeos pode sim ser uma boa alternativa para começar.

Consideração final- para enriquecer o debate e comprovar que não existe somente uma maneira de atirar, dentro da Korea existem duas linhas de raciocíneo diferentes. Ambas possuem representantes com bons resultados nas competições organizadas pela FITA.

Espero ter colaborado.

Bons tiros a todos!
thiagottjv

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Qua Abr 11, 2012 3:00 pm

giantorm escreveu:
Tem um vídeo do Roberval dos Santos onde ele está sem camisa, mostrando o movimento da puxada correta. O que custa colocar uma câmera para se filmar, e depois analisar e comparar os vídeos, tenho certeza que todos aqui no fórum tem uma câmera ou um celular que filma.

Giantorm, não sabia desse vídeo.
Não que eu seja um tarado Laughing , mas eu tava procurando e nunca encontrei um vídeo de alguém sem camisa mostrando a puxada.
Acho que é muito importante ver como o músculo das costas se comporta na hora da puxada. Esse vídeo foi mto esclarecedor.
Pra quem, como eu, não havia visto, aqui está o vídeo:

http://thiagottjv.com
thiagottjv

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Qua Abr 11, 2012 3:13 pm

Ah, e pra quem sabe inglês eu achei esse outro vídeo que eu achei ainda mais interessante, já que ele explica muito bem a postura.
Mostra o antes e o depois das posturas.

giantorm

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Qua Abr 11, 2012 3:15 pm

jwiendl escreveu:
Olha, na boa, não ia levar a discussão para esse nivel, mas se os moderadores considerarem ofensivo que apaguem esse post.

O problema de ter uma monte restrições para ser considerada a posição correta é que se pode cobrar mais aulas.

Simples assim.

Existem um ideal? Claro, mas tenta atirar com um recurvo de caça e um long pra ver como a banda toca!

Não levei para o lado da ofensa, pode ficar tranquilo.

Só acho que estamos pensando em coisas distintas, eu falo somente para tiro ao alvo.

Para caça, é outra história, até pq geralmente se atira em ângulos diversos, e com arcos que na maioria das vezes são mais potentes do que a pessoa consegue atirar normalmente.

Não vou opinar sobre caça, pois é algo que não me interessa.

thiagottjv

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Qua Abr 11, 2012 3:28 pm

Eu também não acho que existe "a técnica"... acho que existe uma técnica base e a diferença que cada uma bota em cima dela.
Mas o que eu aprendi no começo foi que a potencia do arco precisa ser relacionada a sua força e a sua técnica.

Dou um exemplo. Meu arco veio pra mim com 53#. Eu só conseguia puxar ele (e muito mal) algumas vezes. Até me inclinava, me contorcia todo, pra poder puxar.
Tive que baixar a potência pra 45# pra poder aprender como puxa.
Hoje, apenas algumas semanas depois, já voltei pra 50# e estou aumentando de pouquinho em pouquinho, isso porque já consigo fazer uma postura boa na hora de puxar.

Acho apenas que sua puxada precisa ser de tal forma que mesmo com uma potencia alta você consiga puxar e ancorar sem machucar as costas.

EVC

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Qua Abr 11, 2012 8:22 pm

jwiendl escreveu:
Agora eu sempre fico me perguntando porque essa mania de "postura certa" e "postura errada"? Pombas, tanto faz se o cara fica todo torto, desde que fique sempre tordo da mesma maneira, se sinta confortavel e principalmente acerte o alvo. Ou alguem acredita que a musculatura, tamanho dos ossos etc é igual em todas as pessoas?

Postura correta é a que você está confortavel, repete-a sem esforço e ACERTA.

Jorge, aí é que está o problema. Concordo que não há A postura correta que funcione para todo mundo mas há certas posturas biomecanicamente melhores do que outras. E a pessoa pode sim ACERTAR com uma postura biomecanicamente errada, como ela mesma demonstra.
Essa garota muito provavelmente vai desenvolver um problema grave na lombar com o tempo e encurtar sua carreira esportiva. Ela tem os seios maiores do que uma coreana típica mas para o biotipo dela, certamente há uma forma correta (ou "melhor", se o "correta" incomoda tanto) de alinhar a estrutura óssea, tal que ela não agrida o próprio corpo e ainda assim o seio não interfira com a corda. Mencionei o fato de ela arrebitar a bunda, o que é outro indício de má postura.

Só de encaixar o quadril e tensionar os músculos do abdomem levemente para fechar um pouco o peito você já reduz a interferência com a corda. Alinhe melhor o braço do arco, use a musculatura das costas apropriadamente, relaxe tudo que não precisa ficar tenso, e você consegue uma melhor postura, que inclusive pode ter impacto positivo no desempenho, sem agredir seu corpo. Por experiência pessoal posso dizer que funciona. OK, não tenho seios e estou em boa forma, mas a corda pega no peito quando faço besteira e, pela simples aplicação de alguns dos princípios mencionados, consigo afastar a corda do peito e acerto no centro do alvo. Só falta fazer isso de forma consistente. Sad

Finalmente, é claro que não vai funcionar para todas as mulheres. Mulheres com o físico mais avantajado podem não conseguir reduzir a interferência com a corda, atirando com recurvo. É um caso em que a mudança para o arco composto pode ser uma boa idéia.

Abs.

EVC

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Qua Abr 11, 2012 8:25 pm

A propósito, o que escrevi se aplica a target, que foi o exemplo usado pelo Mamute. Field, caça e outros estilos são outra conversa e várias técnicas do target não se aplicam.

Abs.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Algumas considerações sobre Arqueirismo   Hoje à(s) 12:18 pm

Algumas considerações sobre Arqueirismo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Considerações sobre transmissão automática ou manual
» Considerações sobre a mercedes 190
» Sua consideração sobre a palheta do limpador feita de silicone
» Me apresentando e considerações sobre o QQ
» Algumas observações sobre rodas e pneus do 500

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-