ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
kwe´Si

MensagemAssunto: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 10:45 am

Já atirei com quase todos os tipos de arco, mas mesmo feito algumas matérias de engenharia, não consigo explicar porque existe let off... é algum tipo de momento da força? por exemplo vc girar uma porta, quanto mais longe do eixo mais fácil é de empurrar a porta? Mas essa força do arco vai para onde ? para as cams ?
ENIO MONTARDO

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 11:04 am

quer fazer um teste rápido pra entender????
ata uma camara de pneu de bicicleta em algum lugar e fica puxando com a mão direita.....se aguentar 10 segundos eu pago a cerveja.

"...Não basta para ser livre ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude,acaba por ser escravo..."
kwe´Si

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 11:13 am

?????????
rfarj

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 11:34 am

Ciro, não entendo de engenharia, porem o letof, me parece que pelos formatos das cams elas travam a limb, não sei se isso seria um exemplo porem e o q eu consigo imaginar.

imagine vc com uma corda segurando alguém num despenhadeiro na outra ponta, a forca que fara e a do peso da pessoa, agora se vc de uma volta na arvore vc ja divide o peso com a arvore, eu tenho a impressão que o letof vem justamente dai as cams fazem um papel de arvore, este e meu entendimento, logico que tem uma explicação mais coerente e física, porem este e um exemplo básico que me veio na cabeça.

Arco Composto: Hoover XingLing Mother F***ker LH PL001LCB
Arco Recurvo: Samick Polaris 70"
Flechas: Easton Jazz

Raphael Di Mambro
Crie&Ative - Bordados e Estamparia
http://www.crieeative.com.br
kwe´Si

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 11:48 am

kara mas aí vc ta considerando o atrito com a arvore por isso menos força que vc faz, agora se puxar o kara vc vai fazer a força (peso) dele + o atrito com a árvore...
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 11:52 am

É isso mesmo que você falou. Igual o lance da porta.

As roldanas dos arcos compostos não são roldanas, na verdade. São "cams" ou cames, ou seja, são excêntricas; então, ao lango do perímetro da came, a corda passa em distâncias mais próximas e mais distantes do eixo. Quando passa na parte mais distante, a força pivotante de alavanca é bem maior, causando o let-off.

Essa é a finalidade das cames, que são usadas largamente em quase todo tipo de equipamento mecânico.

Mas não é só isso. Existem também os cabos do arco, que tem um papel fundamental. Eles são fixados nas cames de modo que, ao atingirem o pico de força, quase toda a força fica armazenada nos cabos, aliviando mais ainda a tensão da corda.

Repare que ao atingir o let-off, os cabos ficam muitíssimo tensionados.

É isso aí. Pesquise por "cams" no google e verá milhares de explicações sobre como elas funcionam.

Rafael.

DJALMA

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 11:55 am

Ciro escreveu:
Já atirei com quase todos os tipos de arco, mas mesmo feito algumas matérias de engenharia, não consigo explicar porque existe let off... é algum tipo de momento da força? por exemplo vc girar uma porta, quanto mais longe do eixo mais fácil é de empurrar a porta? Mas essa força do arco vai para onde ? para as cams ?
Agora em letras minusculas : se vc estudar um pouquinho mais do que ja sabe sobre o efeito alavanca vc vai entender . simplificando ,é um ganho mecânico . é esse ganho mecanico que faz muitas vsz um arco composto de 30 lb ser muito mais rapido que um recurco de 50 lb.
vai para as cams ? pra mim toda energia dum arco vai primeiro para as lâminas ,que pelo sistema de ''cabos'' é transferido para as cams que tbm por sua vez é transferido pra corda .
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 12:02 pm

Isso. 95% (mais ou menos) da energia fica armazenada nas lâminas do arco. Os cabos e cames somente servem como elementos controladores da liberação desta energia.

Na verdade, dependendo da eficiência do modelo do arco, uma parte da energia é perdida no processo de giro das cams, de esticamento dos cabos, de vibrações, de atrito dos rolamentos das cams, etc...

kwe´Si

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 12:05 pm

Gostei... é massa esses esquemas do arco, pq ter um nas mão e não saber como funciona é fodz.. huahauh

mas ainda nao entendi o pq de os cabos ficarem na tensão maxima depois de puxado a corda, mas darei uma pesquisada
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 12:10 pm

Os cabos ficam na tensão máxima pq eles são fixados na cam para esta finalidade. Quando a cam chega no final de seu curso, os cabos estão totalmente esticados, enquanto a corda está sobre menos tensão.

Observe seu arco. Observe onde os cabos estão fixados. Observe o trajeto da corda. Tente entender o pq de cada coisa.

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 12:30 pm

Tem um monte de tutoriais na internet explicando como funciona o let-off. O sistema de cabos e cordas de um arco composto é basicamente um sistema multiplicador de forças. Quando as CAMs giram, mudam os braços de alavanca da corda e dos cabos nas lâminas, deixando mais força para os cabos e menos para a corda na posição do let-off. Como o sistema multiplica a força da sua puxada, um arco composto pode ter lâminas bem mais duras que um arco recurvo. Lâminas mais duras podem armazenar mais energia. O desenho das CAMs também controla a curva de força da puxada. Assim um arco com CAMs ultra-hard pode ter lâminas ultra-duras, e ter um pico de força de apenas 60# por exemplo. Esse pico de força pode ser mantido por mais polegadas da puxada, armazenando mais energia. Um arco de 60# com CAMs menos agressivas tem lâminas mais moles, e armazena menos energia. Vejam a curva de força de 3 tipos de arcos, todos com 60#

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A energia armazenada é a área abaixo da curva de força. O hard-CAM acumula mais energia.

Não existe nada de místico em arcos compostos. Não precisa jogar água benta nas flechas. Twisted Evil

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 3:29 pm

massa! então cheguei a conclusão que o que faz tensão nas lâminas são os cabos e não a corda?
certo ?
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 3:43 pm

Ciro escreveu:
massa! então cheguei a conclusão que o que faz tensão nas lâminas são os cabos e não a corda?
certo ?

Não. Tanto a corda quanto os 2 cabos tensionam as lâminas, dai vem a multiplicação da força da sua puxada. Faça a puxada olhando para uma das CAM. Veja que, enquanto a corda gira a CAM, o cabo puxa a outra lâmina. O let-off ocorre porque no final da puxada as CAM distribuem a tensão das lâminas de maneira desigual entre a corda e os cabos. Fica mais força pros cabos e menos para a corda, o que é útil pois o arqueiro precisa suportar a força que a corda faz. Existem arcos onde as polias são concêntricas, e distribuem a tensão igualmente entre os cabos e cordas (eg. Mathews Genesis), logo esse tipo de arco tem let-off igual a zero.

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 4:25 pm

Lincoln escreveu:
Ciro escreveu:
certo ?

Não. Tanto a corda quanto os 2 cabos tensionam as lâminas, dai vem a multiplicação da força da sua puxada. Faça a puxada olhando para uma das CAM. Veja que, enquanto a corda gira a CAM, o cabo puxa a outra lâmina. O let-off ocorre porque no final da puxada as CAM distribuem a tensão das lâminas de maneira desigual entre a corda e os cabos. Fica mais força pros cabos e menos para a corda, o que é útil pois o arqueiro precisa suportar a força que a corda faz. Existem arcos onde as polias são concêntricas, e distribuem a tensão igualmente entre os cabos e cordas (eg. Mathews Genesis), logo esse tipo de arco tem let-off igual a zero.

certo mas discordo na parte em vermelho, o let off ocorre porque muda o momento da força, é como vc empurrar a porta no meio, e depois ir deslizando o dedo para a ponta onde faz menos força para empurra-la, o mesmo ocorre na cam, pode ver que quando ela gira a parte de maior "raio" vai para cima aumentando o momento da força
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 4:59 pm

Ciro escreveu:
Lincoln escreveu:
Ciro escreveu:
certo ?

certo mas discordo na parte em vermelho, o let off ocorre porque muda o momento da força, é como vc empurrar a porta no meio, e depois ir deslizando o dedo para a ponta onde faz menos força para empurra-la, o mesmo ocorre na cam, pode ver que quando ela gira a parte de maior "raio" vai para cima aumentando o momento da força

Isso não refuta a parte em vermelho. Você esqueceu de olhar os cabos. Muda o torque na ponta da corda, assim como dos cabos também. O formato das CAMs distribui a tensão das lâmina mudando o braço de alavanca. Se fosse assim como você diz, poderia retirar os cabos, pois só importa o "momento da força" com relação a corda. E as CAM estão conectadas num ponto fixo da lâmina, logo o exemplo da porta não serve. Pois a dificuldade é flexionar as lâminas e não girar as CAM.

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 7:05 pm

MEOL TEUS TO CÉU!!!!! Shocked
Eu fiquei confuso pakas scratch

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Qui Fev 16, 2012 9:00 pm

Acrescenta pouco ao que já foi escrito mas acho que vale a pena postar:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
kwe´Si

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Sex Fev 17, 2012 1:01 pm

entendi o que vc quis dizer Lincoln

mas acho que é possivel fazer um arco sem cabos, mas teria que ser tipo um recurvo, com laminas grandes, e a cam nas extremidades, e a corda enrolada nela, acho q até dava um let off de uns 20%
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Sex Fev 17, 2012 1:31 pm

Não dá não. As cames precisam dos cabos para voltar para a posição inicial. Sem os cabos, elas girariam para trás na puxada e não voltariam.

TRC

MensagemAssunto: let off   Sex Fev 17, 2012 9:21 pm

Amigo Ciro

O "let-off" está aí par nosso alívio. É o "deixa-estar", que os americanos inventaram.

Quando puxamos a corda do composto a veia do pescoço estufa e a corda vem na direção do ombro do braço que puxa e assim alavancam-se as cams.

Não tivesse o tal do "let-off" a corda puxava nossa mão de volta. No "deixa-estar", a corda amolece e não puxa mais a mão. Graças a Deus!

Se não tivesse o "deixa-estar" a corda do composto que eu tenho arrancava minha mão, de tanta força que faço na corda pra alavancar as cams.

Abração
TRC
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?   Hoje à(s) 8:33 am

Porque existe "let-off" nos arcos compostos ?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Correta utilização dos faróis
» motos a gasoleo...porque nao?
» 205 o piorio dos arcos
» Kit Trail fica legal? Existe mais barato?
» Existe tanque de 35 litros?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: