Olá pessoal,
A cada dia que passa admiro mais os antigos Horn Bows. São arcos feitos de chifre (barriga), madeira (núcleo) e tendões (costas). Alguns eram feitos apenas com chifre e tendões, sem madeira no núcleo.
O chifre aguenta uma compressão tremenda, enquanto os tendões aguentam uma tração tremenda. Somando os dois, temos um arco extremamente eficiente. Essa tecnologia era geralmente associada a arcos com níveis extremos de reflex, que conferia o melhor aproveitamento de eficiência da combinação dos materiais. Acho que os mais famosos deste tipo são os arcos turcos e coreanos.
Chamados de arco compósitos, estes arcos são os arcos tradicionais mais eficientes de todos.
Muitos ainda usavam pontas estáticas, que funcionavam como alavancas, fazendo com que um arco de 100lbs fosse puxado como se fosse um de 70lbs.
Falando de arcos tradicionais, em termos de eficiência, em um extremo temos os English Longbows (menos eficientes) e no outro, temos os horn bows orientais (mais eficientes).
Segue uma série completa de vídeos, demonstrando passo-a-passo toda a técnica e perícia envolvida para construir tais arcos, que em alguns casos, demoravam mais de 5 anos para serem terminados, devido a processos de secagem de madeiras e cura de colas e dos tendões. Com a madeira já seca e todas as ferramentas e técnicas já conhecidas, um bowyer experiente pode levar de 5 meses a 2 anos para fazer um arco desses, usando somente materiais originais e naturais, incluindo as colas.
É conhecido unanimemente como o arco mais difícil de se construir de todos os tempos.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]Infelizmente, somente quem entende muito bem a língua Inglesa entenderá bem esses vídeos.
Um abraço,
Rafael.
_________________
"Existem duas coisas infinitas: O universo e a burrice humana, no entanto, não tenho certeza sobre o universo" Albert Einstein.