ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Arco natural de Guaritá

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Roberto de Souza

MensagemAssunto: Arco natural de Guaritá   Sab Fev 04, 2012 3:29 pm

Depois de ver o Jorge fazendo belos arcos naturais, resolvi me aventurar nessa área.
Fui para a Ilha Grande no final do ano e o pessoal lá me arrumou um tronco com cerca de 12 centímetros de diâmetro de uma madeira que eles dizem chamar Guaritã e que usavam antigamente pra fazer "bodoque". Pesquisando o mais próximo que encontrei foi Guaritá, cujas características batem com a madeira que usei para fazer o arco (o tronco já estava caído no mato e só o usei por isso).
A madeira estava bem alinhada e resolvi arriscar. Foi um trampo muito grande pra conseguir rachá-la no meio. Fiz um corte guia com a serra circular, mas rachei a madeira com o machado, marreta e cunhas de madeira dura. Incrível como é difícil fazer isso.
Com as duas metades, escolhi a que me pareceu melhor e continuei o trabalho. Como estava na praia sempre tinha alguém por perto matando a curiosidade, olhando desconfiado, tirando sarro e por aí afora. Ajudar mesmo, ninguém!
Usei um pequeno machado, enchó, grosa, plaina surform e plaina ratinho (surpreendente como esta plaina ratinho funciona bem quando a gente não tem bancada pra trabalhar).
Alguns dias mesclando trabalho, cerveja, apreciar a paisagem, cerveja, conversar, cerveja, mais um pouco de trabalho e muita cerveja. No final consegui deixar o arco bem adiantado com essas ferramentas mais "brutas". Em casa ajeitei tudo, enverguei o arco pela primeira vez e fiz o que pude no tilering. Apesar da madeira apresentar ligeiras curvas e defeitos, acabou ficando bem decente. Errei na empunhadura, que deixei muito longa, mas isso não afetou o conjunto. Também ficou um pouco desalinhado, mais por culpa do tronco que já apresentava essa linha que minha, mas num próximo já estou ciente disso (a outra metade da madeira me aguarda no carnaval na Ilha Grande).
Em síntese, ficou um arco com 64 polegadas e 38 libras de força a 28" com a madeira ainda verde e de coloração muito branca, lembrando o marfim. Segundo o Jorge, vai ficar mais forte quando a madeira secar. Sem backing.
Tá com um tiro muito gostoso, apesar de um pouco lento (deixei as pontas largas demais, mas agora não vou mais mexer nisso). Falta só acabar a empunhadura e lixar, o que estou esperando pra fazer com a madeira bem seca.
Em resumo, achei uma experiência super interessante e pretendo fazer outros arcos naturais aproveitando a experiência que adquiri e os conselhos do pessoal do Fórum (talvez tomando menos cerveja pro arco ficar mais alinhado Rolling Eyes .
Valeu.

arco armado
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

encordoado

Ferramentas que usei

Trabalhando a madeira com um visual bem atraente

Com o enxó: dá trabalho pra caramba com madeira verde

Como eu disse sempre tem gente pra olhar, mas ajudar...

Detalhe das costas do arco sem backing
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Arco natural de Guaritá   Sab Fev 04, 2012 4:29 pm

Ficou bem legal, Roberto. Fazer um arco bebendo cerveja de frente pro mar deve ser dureza. Parabéns!

MensagemAssunto: Re: Arco natural de Guaritá   Sab Fev 04, 2012 6:09 pm

Ficou Bão! Gostei! cheers cheers cheers

Essa madeira me parece ser a que aqui no interior é chamada Guarantã! Se for ocê num pudia ter achado madeira melhor!

Parabens pelo trabalho e sobretudo pelo local orriver de trabalhar! rs rs rs

Mais um fisgado! rs rs rs rs

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!
Roberto de Souza

MensagemAssunto: Re: Arco natural de Guaritá   Dom Fev 05, 2012 8:48 am

Valeu Lincoln e Jorge.
De fato curti demais fazer esse arco e pretendo continuar sim. E Jorge, acho que deve ser guarantã mesmo.
Seguem mais algumas fotos que estavam no celular. Do tronco que usei e do tilering (não vale tirar onda com meu equipamento de tilering pq reconheço que é feio mas funciona).

EVC

MensagemAssunto: Re: Arco natural de Guaritá   Dom Fev 05, 2012 8:53 am

Sugestão: reduza o tamanho das fotos. O texto ficou muito largo e é ruim de ler.
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Arco natural de Guaritá   Seg Fev 06, 2012 7:30 am

Modo Sacana ON

Se precisar de umas aulas sobre tillering, pode avisar que não tem problema nenhum, tá?
Pagando a cerveja e uns peixinhos na brasa, tô indo..rs rs rs

Modo Sacana OFF

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!
Roberto de Souza

MensagemAssunto: Re: Arco natural de Guaritá   Seg Fev 06, 2012 9:55 am

EVC você tem razão, mas não sabia como reduzir o tamanho das fotos. Desculpe.
Fala Jorge. Quando quiser é só aparecer. Cerveja sempre tem e peixe a gente providencia fácil.
Abraço.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Arco natural de Guaritá   Hoje à(s) 8:48 am

Arco natural de Guaritá
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Mercedes-Benz Classe B ganha motor a gás natural
» Parque Natural de Somiedo, com passagem pelos Picos
» Pela Serra Amarela
» [FOTOS] - Garagem do KAZINHO VERMELHO (Evolução) - Danilo
» BMW Z4 interior Meguiars Ultimate Protectant

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: