ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Dúvida sobre alvo de EVA.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
gcrisostomo

MensagemAssunto: Dúvida sobre alvo de EVA.   Qua Jan 25, 2012 4:03 pm

Pessoal, blz?
Estive lendo por aqui sobre alvos. Hoje estou usando dois colchonetes velhos como anteparo para o alvo. E leio muito sobre alvo de EVA por aqui, se estragar logo e talz. Mas meu alvo e colchonete (vou postar a foto embaixo) ainda está segurando bem as flechas. Meu arco é um recurvo de 40lbs @28. Minhas dúvidas são:

1- Que material me recomendam para essa configuração de arco?
2- No caso do EVA, duas placas de 40mm resolveriam o problema? Duraria o suficiente?
3- Quem tem recurvo aí, podem dizer que tipo de alvo usam?

Obrigado a todos.

Alvo atual:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ovidiopena

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Qua Jan 25, 2012 5:34 pm

Olá colega, boa tarde.
Pelas minhas experiências indoor (18 metros de distância)
arco recurvo 22 libras de potência = E.V.A. com 8 centimetros de espessura é suficiente.
arco recurvo 36 a 40 libras de potência = E.V.A. com 12 cms.
arco composto com 40 libras = E.V.A. com 12 cms.
arco composto com 60 libras = E.V.A. com 16 cms.
Balestra com até 150 libras = E.V.A. com 16 cms.
Balestra com mais de 150 libras = saco com colchão edredon,etc. com 50 cms espessura.

Para ter durabilidade na E.V.A. utilize alvos de papel revesando as posições (centro e cantos) ou impressão de 90X90 com 5 alvos ocupando todo o espaço.
Com isso terás 5 posições de colocação dos alvos. Nestas condições cada posição suporta uns 100 tiros. Ao todo uns 500 tiros usando E.V.A. de média densidade.

O saco com panos, há necessidade de também alterar a posição e remexer os panos no interior deles para que suportem uma boa quantidade de tiros.
O que tenho aqui já dei mais de 100 tiros com balestra de 185 libras e energia cinética perto de 100 ft/lb e está inteiro. Na frente pelo menos há necessidade de se colocar um papelão mais duro ou uma placa fina de E.V.A. para segurar as flechas no lugar, caso contrário as flechas caem e vc perde a referência.
Esta é minha experiência com estes materiais em 18 metros.
Podem ser diferentes de outros colegas e também com outras distâncias.

arcos usados:
recurvo Innitec 22 libras
recurvo PSE Optima 36 libras
composto Hoyt ultratec 40 libras
composto Hoyt deviator 60 libras
balestra Microshock Velox 150 libras
balestra TenPoint 185 libras
Abraços.

Última edição por ovidiopena em Qua Jan 25, 2012 5:38 pm, editado 1 vez(es)
gcrisostomo

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Qua Jan 25, 2012 5:38 pm

Valeu MacGyver Ovidio Smile

Acho que vou precisar de mais um pouquinho de EVA, pois pretendo atirar à 12mt por hora. Ainda não tenho espaço para 18mt e e como comecei agora, creio que vou errar uns tantos.

Obrigado pela ajuda.

Tiago.Pacheco

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Qua Jan 25, 2012 5:54 pm

O EVA tem densidades muito diferentes, eu uso duas placas de 40mm que seguram minhas flechas atirando com quase 70 libras, no caso do recurvo eu acredito que a sugestão do Ovidio sobre o saco de panos é a mais acertada, fica fácil de repor o material e não precisa de mão de obra específica para fazer o alvo. E tabém tem o fato de as flechas não ficarem presas no pano como ficam no EVA, economiza força para os tiros.
Fabiano.Barrio

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Sab Jan 28, 2012 5:58 pm

Tiago.Pacheco escreveu:
O EVA tem densidades muito diferentes, eu uso duas placas de 40mm que seguram minhas flechas atirando com quase 70 libras, no caso do recurvo eu acredito que a sugestão do Ovidio sobre o saco de panos é a mais acertada, fica fácil de repor o material e não precisa de mão de obra específica para fazer o alvo. E tabém tem o fato de as flechas não ficarem presas no pano como ficam no EVA, economiza força para os tiros.

Tiaguinho... Usava EVA seria o tempo verbal correto...

Graças a novidade q trouxeste direto de Turvo SC para o nosso grupo hoje a gente usa saco com lã de ovelha dentro, por fora a gente costura borracha de câmera de pneu de caminhão. O saco é estes de "saca de feichao" ou de farinha (atacado)

A lã de ovelha tá segurando flecha de arco composto com quase 70 libras a 20 metros frouxo frouxo... E para tirar a flecha do saco é barbadinha...

Fica a dica para a galera....

Tres detalhes
1) a lã tem q ser bem prensada, qto mais melhor
1) a pontaria tem q ser boa pois o alvo não fica grande, mas com um pouco de treino fica barbadinha
2) a lã de ovelha nao cheira perfume francês, então a patroa vai reclamar se deixares dentro do carro ou na sala da casa...hehehehehehe...
Tiago.Pacheco

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Seg Jan 30, 2012 8:31 am

Fabiano.Barrio escreveu:

Tiaguinho... Usava EVA seria o tempo verbal correto...

Graças a novidade q trouxeste direto de Turvo SC para o nosso grupo hoje a gente usa saco com lã de ovelha dentro, por fora a gente costura borracha de câmera de pneu de caminhão. O saco é estes de "saca de feichao" ou de farinha (atacado)

A lã de ovelha tá segurando flecha de arco composto com quase 70 libras a 20 metros frouxo frouxo... E para tirar a flecha do saco é barbadinha...

Fica a dica para a galera....

Tres detalhes
1) a lã tem q ser bem prensada, qto mais melhor
1) a pontaria tem q ser boa pois o alvo não fica grande, mas com um pouco de treino fica barbadinha
2) a lã de ovelha nao cheira perfume francês, então a patroa vai reclamar se deixares dentro do carro ou na sala da casa...hehehehehehe...

Agora tu ferrou com tudo, a idéia eu "roubei" de SC, mas o dono da patente é o Ênio aqui do fórum, agora vamos ter que pagar os direitos de uso.

Observações importantes:
- A borracha fica melhor por dentro do saco. Dessa forma não precisa ter a pericia de um cirurgião para costurar a borracha por fora.
- Eu continuo usando o alvo de EVA, sempre acerto uma flecha fora do alvo.
ovidiopena

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Seg Jan 30, 2012 9:15 am

Realmente, o primeiro que deu a ideia do saco com lã crua foi e Enio.
Até pedi a ele o telefone de quem fornece porque aqui pelo interior de S.Paulo não se acha isso. O máximo que criam por aqui são cabritos, e cabritos não fornecem lã.
Devido a esta dificuldade, acabamos por optar em colocar cobertores velhos de lã que no fim fica a mesma coisa e "fede" menos. he he he
Abraços.
Fabiano.Barrio

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Seg Jan 30, 2012 9:25 am

]
Tiaguinho...

Ainda bem que temos um advogado na nossa arqueiria!!!
Hehehehehehe...
tucorj

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Seg Jan 30, 2012 6:58 pm

Cês são sinistro!! hehehe

Tô juntando uns trapos pro alvo de tecido, perna q nao tenho nenhum edredon velho.
e aqui no Rio, lã nem pensar. nem no inverno tem isso. então....

Por enquanto vai de EVA tb, fiz um com EVA de 10mm e espuma. até q tá dando certo, mas a espuma tá querendo fugir pelos fundilhos.....(!)

em breve, quando conseguir o alvo de tecido, digo como foi.

Outra do EVA: é dificil pacas tirar a flecha, acertei de quina outro dia e entrou uns 10cm. putz, foi um parto sair.

Antes de imprimir, pense em seu papel com o meio ambiente. [/size]
Dingao

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Qui Fev 02, 2012 9:39 am

so por curiosidade, qto vcs tao pagando numa placa de EVA??

pro meu Velox alpha tou usando placas de EVA e entre elas coloquei catalogos e umas apostilas q iam pro lixo
ate q ta funcionando bem, melhor do que eu esperava
Tiago.Pacheco

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Qui Fev 02, 2012 9:51 am

Dingao escreveu:

pro meu Velox alpha tou usando placas de EVA e entre elas coloquei catalogos e umas apostilas q iam pro lixo

Eu tenho um Mathews MR7, atirando com aproximadamente 64 libras, duas placas de 40mm seguram bem, mas o diâmetro não conta muito, o importante densidade, isso eu não sei te informar, é mais macio que o de sola de calçado.

O preço é por kg, então depende da densidade, eu paguei R$100 por alguns pedaços, preferi pedaços por facilitar a troca na hora que uma área está mais furada, vou achar a foto das chapas e já posto aqui.
Dingao

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Qui Fev 02, 2012 10:00 am

Tiago.Pacheco escreveu:
Dingao escreveu:

Eu tenho um Mathews MR7, atirando com aproximadamente 64 libras, duas placas de 40mm seguram bem, mas o diâmetro não conta muito, o importante densidade, isso eu não sei te informar, é mais macio que o de sola de calçado.

O preço é por kg, então depende da densidade, eu paguei R$100 por alguns pedaços, preferi pedaços por facilitar a troca na hora que uma área está mais furada, vou achar a foto das chapas e já posto aqui.

hmm to usando uns 20mm de EVA e como falei catalogo entre as placas
e to atirando a uns 12 metros ainda hehe

comprei essa placa aki
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
nao sei qto a densidade mas ta servindo bem por enquanto

vlw pela ajuda
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Qui Fev 02, 2012 10:10 am

Aqui eu pago 10 reais o kilo. Sempre compro 5 kilos.

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Qui Fev 02, 2012 10:13 am

Dingao escreveu:
Tiago.Pacheco escreveu:
Dingao escreveu:

hmm to usando uns 20mm de EVA e como falei catalogo entre as placas
e to atirando a uns 12 metros ainda hehe

comprei essa placa aki
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
nao sei qto a densidade mas ta servindo bem por enquanto

vlw pela ajuda

Essas são as placas que estou usando
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Com a descoberta do alvo com Lã crua realmente facilitou minha vida, mas o anteparo ficou com 1,3m, então a questão da segurança está garantida, é quase impossível errar uma flecha no anteparo.
Hoje mesmo sabendo da praticidade do alvo de lã compraria o EVA da mesma forma.
lourenço

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Qui Fev 02, 2012 1:34 pm

Acabamos de vir de Franca eu e o Ronaldo Nacaxe.
Fomos lá buscar placas de EVA para ele fazer os alvos da AABB.
O fabricante que já é nosso conhecido fez a 5,50 reais o quilo da placa.
Cada placa de mais ou menos 2 x 1 custou em torno de 27,50 reais.
É praticamente igual a placa da foto publicada pelo Tiago.
Abraços.

Acrescentando: O valor do quilo a 5,50 foi negociado pois compramos mais de 200 quilos de E.V.A.

Dingao

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Qui Fev 02, 2012 1:58 pm

hmm vcs compram em distribuidores/fabricante???

tenho q achar isso aki em BH, essas de tatami tao meio caras entao
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Qui Fev 02, 2012 2:17 pm

Dingao escreveu:

Vai na Rua dos Guaranis, lá no centro que você acha nas casas de materiais de sapataria. Só que é caro.

Como já disse milhares de vezes, alvos de EVA não são muito duráveis e são péssimos para retirar as flechas, pois elas agarram muito.

Ouça a voz da experiência. Vá no Mercado Central, compre uma dessas sacolas de "sacolão" coloridas, de tamanho grande, encha de retalhos de tecido e pronto. O melhor e mais barato alvo que existe na face do planeta Terra. Pode comprar uma placa de EVA 10mm só para colocar por dentro da sacola, na face do alvo, para firmar melhor a flecha.

Rafael.

Dingao

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Qui Fev 02, 2012 2:22 pm

RafaelMorgan escreveu:
Dingao escreveu:

Vai na Rua dos Guaranis, lá no centro que você acha nas casas de materiais de sapataria. Só que é caro.

Como já disse milhares de vezes, alvos de EVA não são muito duráveis e são péssimos para retirar as flechas, pois elas agarram muito.

Ouça a voz da experiência. Vá no Mercado Central, compre uma dessas sacolas de "sacolão" coloridas, de tamanho grande, encha de retalhos de tecido e pronto. O melhor e mais barato alvo que existe na face do planeta Terra. Pode comprar uma placa de EVA 10mm só para colocar por dentro da sacola, na face do alvo, para firmar melhor a flecha.

Rafael.

nossa acabei de logar e tu respondeu minha duvida hauhauha

mas eu to juntando uns tecidos aki o problema q nao arrumei muito e nesse meio tempo to quebrando o galho com esse alvo de EVA
fui nessas reformadores de roupa e sofa do bairro e ja deixei avisado pra guardar sobras q iriam pro lixo hehe

realmente é complicado restirar as flechas do EVA, mas por enquanto é oq tenho

uma coisa meio off, vc compra flechas importadas neh?? se fizessemos um pedido junto sera q amenizaria muito o frete??

vlw rafael
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Qui Fev 02, 2012 2:29 pm

Dingao escreveu:
RafaelMorgan escreveu:
Dingao escreveu:

Rafael.

nossa acabei de logar e tu respondeu minha duvida hauhauha

mas eu to juntando uns tecidos aki o problema q nao arrumei muito e nesse meio tempo to quebrando o galho com esse alvo de EVA
fui nessas reformadores de roupa e sofa do bairro e ja deixei avisado pra guardar sobras q iriam pro lixo hehe

realmente é complicado restirar as flechas do EVA, mas por enquanto é oq tenho

uma coisa meio off, vc compra flechas importadas neh?? se fizessemos um pedido junto sera q amenizaria muito o frete??

vlw rafael

Sempre importo flechas. Saem pela metade do preço das importadas compradas aqui. Infelizmente, acabei de fazer um pedido e não vou comprar outras tão cedo, então não posso rachar o frete.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre alvo de EVA.   Hoje à(s) 12:23 am

Dúvida sobre alvo de EVA.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dúvida sobre rodas???
» [DÚVIDAS] Alguma dúvida sobre som automotivo!??
» Dúvida sobre "Lifit" no Coyote.
» Dúvida sobre chave
» dúvida sobre aeroquip

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Tiro ao Alvo/Target-
Ir para: