ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Maneiras de puxar a corda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 4:43 pm

Olá pessoal,

Bom, tem gente que atira usando três dedos abaixo da flecha, tem gente que atira usando um dedo acima da flecha e dois abaixo.

Como acabei de entrar no mundo do arco tradicional, estava atirando com um dedo acima e dois abaixo. Hoje, decidi atirar com três dedos abaixo e fiquei impressionado.

Atirando com três dedos abaixo, pode-se alinhar a flecha, no momento da ancoragem, bem mais próximo do olho, tornando a mira instintiva bem mais intuitiva. Dizem também que dessa maneira evita-se o pinçamento da flecha pelos dedos.

No entando, parece uma questão de gosto pessoal. Existem ótimos arqueiros instintivos atirando das duas maneiras. Eu ainda estou definindo a minha.

Um vídeo demonstrando posições diferentes:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Segue abaixo uma série de vídeos onde pode-se observar várias técnicas de tiro na prática:

E aí, qual a sua técnica preferida?

Um abraço,

Rafael.

PS: Os vídeos acima são propagandas de uma série de DVDs que parece ser bem interessante.

Hallaor

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 5:21 pm

Pow muito legal os videos... to a cada dia mais fissurado no esporte... espero não demorar muito pra começar a praticar

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 5:45 pm

Eu gosto mais de atirar com a puxada mediterrânea, 1 dedo acima e dois abaixo da flecha. Se o arco for curto demais tem o problema do pinçamento. Há quem prefira a puxada apache, com 3 dedos abaixo. Porém a maioria dos arcos tradicionais são tillerados para puxada mediterrânea. Mas se o arco for ILF dá pra ajustar o tiller, tanto para puxada apache quanto para o string walking. Quem mandar fazer um arco custom, pode pedir para fazerem o tiller para puxada apache, ou "3-under" como dizem os fabricantes. Caso contrário vem para puxada mediterrânea que é o padrão.

As maneiras de atirar com arco são muitas, e tendemos a imitar os famosos e bem sucedidos. Iniciamos uma discussão, mas nunca terminamos [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Eu penso que a maneira mais usada não necessariamente é a melhor. Geralmente é mais usada porque arqueiros famosos criaram uma escola. Mas se prestar atenção, o campeão olímpico atira completamente diferente da maioria.

A puxada com 3 dedos abaixo é a usada pelos índios norte americanos, é muito tradicional. Os europeus ocidentais usam a puxada clássica e os orientais puxam com o polegar e apoiam a flecha no lado contrário do riser.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Existem também outras forma menos conhecidas de puxar um arco. Como puxar apertando a flecha, e não pela corda; ou variações como pinçar a flecha com o polegar, o indicador e o dedo médio, e puxar a corda com o anular.

Há quem puxe com apenas 2 dedos também

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Ou puxe com a mão invertida

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 6:01 pm

Pois é Lincoln,

Estava vendo aqui, e cada um mira de um jeito mesmo. Acho que vai de cada um.

Quanto aos métodos de mira, estava lendo sobre isso lá o Archery Talk, e tem muita gente que atira com take downs comuns, sem precisar mexer nas lâminas, usando três dedos abaixo. Mudando somente o nocking point, dá pra ajustar o arco para ambos os métodos.

Outra coisa que estava viajando muito aqui é o "string walking". Achei muito doida essa técnica e estou fazendo uns testes bem legais aqui.

Para quem não sabe, "string walking" é uma técnica na qual o arqueiro muda a posição onde segura a corda, para continuar usando a flecha como referência de mira, em várias distâncias. Nessa lógica, num espaço de umas 2" abaixo do nock, o arqueiro varia a posição. A mão fica mais acima para maiores distâncias, e mais abaixo para menores distâncias.

Esse negócio todo é muito legal. Essa mudança para tiro instintivo deu uma revigorada no meu amor pelo esporte. De qualquer forma, daqui a um tempo, vou estar bem adaptado tanto ao tiro com composto, quanto ao tiro instintivo com recurvo, o que me dará uma visão mais holística sobre o assunto.

Um abraço,

Rafael.

Jose Americo Dantas Bahia

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 6:35 pm

Que mudanças e qual tipo de ajuste tem de ser feitos no nock point para se utilizar a apache?
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 6:44 pm

Jose *** Dantas Bahia escreveu:
Que mudanças e qual tipo de ajuste tem de ser feitos no nock point para se utilizar a apache?

De acordo com minhas pesquisas, tem que subir o nock um pouco, consequentemente, subindo a pega de três dedos para o centro da corda, evitando assim o esforço desigual na lâmina inferior.

Para quem sabe inglês, tem uma discussão monstra sobre isso neste tópico:

Um abraço,

Rafael.

Última edição por RafaelMorgan em Qui Jan 05, 2012 6:48 pm, editado 1 vez(es)
http://www.rafaelmorgan.com
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 6:48 pm

Deve-se subir um pouco o nocking point. Com a puxada apache a lâmina superior verga menos do que deveria, então eleva-se o nocking point para corrigir. Deve-se corrigir o tiller também para reduzir o barulho. Para atirar com a puxada apache a lâmina inferior deve ser um pouco mais mole que o normal. Mas é bem pouco mesmo, coisa de 1/8"; praticamente não interfere no tiro, somente no barulho.

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 6:56 pm

Faz todo sentido!
Eu uso a tradicional e quando fui tentar a puchada apache sem alterar o nocking ,quebrei a flecha,errei o alvo feio...E também o ruído realmente foi mais alto.

Última edição por Jose Americo Dantas Bahia em Qui Jan 05, 2012 7:03 pm, editado 1 vez(es)
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 6:59 pm

Quanto ao pinçamento dos dedos. Dizem que o tamanho mínimo de um arco, para uma puxada de 28", é 62" para não haver o pinçamento. Eu tenho um recurvo de 62", minha puxada nele é 29", e sinto um leve pinçamento. Depois de uma seção de tiros termino com os dedos doloridos e começam a formar calosidades. Coisa leve, nada pra se preocupar. Porém tenho um longbow de 54", nele minha puxada cai pra 28" (longbows reduzem no mínimo 1" da sua puxada), e não sinto o menor pinçamento. Talvez isso esteja relacionado a geometria do arco. Provavelmente no recurvo as pontas se aproximem e reduzam o ângulo que a corda faz no ponto de puxada.

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 7:09 pm

Desculpe a ignorancia,mas porque atirando com um longbow a puxada diminui 1 pol em relaçao aos recurvos?
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 7:12 pm

Jose *** Dantas Bahia escreveu:
Desculpe a ignorancia,mas porque atirando com um longbow a puxada diminui 1 pol em relaçao aos recurvos?

Isso eu também gostaria de saber. Mas suspeito que seja por causa do formato do riser, e da posição das lâminas. Acontece com todo mundo, a puxada diminui de 1" a 1,5" dependendo do arco. Em compensação o brace height dos longbows é bem menor que nos recurvos.

General
General

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 8:28 pm

a escolha de um estilo é bem pessoal mesmo, mas nas experiências q fiz, o string walking era bom para tiros mais próximos, quando a distância do alvo aumentava ficava ruim atirar, mas isso não se se era por causa do tamanho do arco, da minha puxada, do estilo de puxar, só sei q isso fez com q eu me decidisse pela puxada européia e ffizesse apenas ela

Lincoln, o peso da puxada de ambos os arcos é a mesma? meu Cub tem 62" e não me dá muito problema, aliás, meu Hoyt de 72" dá a mesma sensação de pinçamento, sempre no dedo anelar, mas já está tão calejado q nem sinto mais
ovidiopena

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 8:53 pm

Mamute, o Ronaldo no inicio de Academia ensinava com a puxada string walking a curtas distâncias.

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 9:01 pm

mas é isso mesmo, isso serve para o pessoal passar a ter noção da flecha, fazendo essa puxada vc usa a flecha como mira, mas quando aumenta as distâncias vai complicando, na minha opinião se é para usar a flecha de mira já coloca uma mira e resolve logo o problema
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 9:20 pm

Mamute, o pinçamento ocorre quando os dedos comprimem a flecha. Então a parte inferior do dedo indicador, e a superior do dedo médio, que são lesionadas. No meu caso, o recurvo no qual ocorre o pinçamento tem 35#, e longbow tem 55# e não ocorre pinçamento algum. Você passa quanto tempo ancorado em full draw antes do tiro no Bear Cub? Eu sempre ancoro por mais de 5 segundos, então sinto bem os efeitos o pinçamento.

General
General

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Qui Jan 05, 2012 9:36 pm

no Cub eu fico 3 seg aproximadamente, mas no Hoyt eu fico entre 10 e 20 s, depende da mira

o hoyt está com 42# e o Cub com 55# na minha puxada, em ambos não sinto nada nos dedos indicador e medio, devido a compressão da flecha, sinto mais mesmo é no dedo anelar, independente da proteção, fica sempre ralado
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Seg Jan 16, 2012 11:06 am

Um toquezinho importante pra quem atira de long bow e pretende competir: Não é permitido o uso de puxada apache (3 under) nem do string walking, nem do face-sei-lá-oque nessa categoria!

Apenas puxada e ancoragem mediterranea!

Mas os textos estão muito bons...

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!
Guaraci Fiorini F. Neto

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Seg Jan 16, 2012 12:47 pm

Eu uso a puxada mediterrânea e já tenho calo no dedo anular. Nada grave, mas quando atiro muito tempo com recurvos de 60", com 60 libras ou mais, começa a incomodar.
collaco

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Dom Fev 19, 2012 10:54 pm

Wiendl.

Vendo o seu avatar gostaria de saber se na puxada mediterrânea para longbow que vc menciona deve-se elevar o ponto de ancoragem para aproximar a flecha da linha de visão.
Da para fazer o mesmo com recurvo nas regras do instintivo?

Falco Trophy Vintage 40#
Brasilbows Salomão Slim 40#
Bearpaw Recurve Grizzly Hunter 40#
Bearpaw Viper Longbow 40#
Hoyt Helix Recurve + Carbon 550 Limbs 38#
trollider

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Seg Jun 30, 2014 1:11 am

Olá, gostaria de saber se vocês poderiam listar os tipos de puxada que existem e colocar os prós e contras das mesmas?

Ainda pretendo iniciar no esporte e já quero ter uma noção dos aspectos técnicos.

Obrigado.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Seg Jun 30, 2014 1:38 am

trollider escreveu:
Olá, gostaria de saber se vocês poderiam listar os tipos de puxada que existem e colocar os prós e contras das mesmas?

Ainda pretendo iniciar no esporte e já quero ter uma noção dos aspectos técnicos.

Obrigado.

Essa mesma pergunta foi feita aqui:
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Maneiras de puxar a corda   Hoje à(s) 2:05 am

Maneiras de puxar a corda
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» carreta para puxar o buggy
» YBR Factor - Azul - De Várias Maneiras !!!!
» Largadas á corda Açores.( só rir)
» COMO PUXAR UMA PLACA PARA CONSULTA DE DOK SEM RENAVAM.
» Arrumar corda da tampa do porta malas !!!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: