ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Dúvida sobre rests

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 5:37 pm

não entendi scratch Shocked
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 5:43 pm

Flechas com o mesmo spine estático, 0.400" de vários fabricantes por exemplo, apresentam spine dinâmico diferente. A base de dados do programa cobre um bom número de flechas do mercado.

Eu também não entendi muito bem a tua pergunta. Mas vejamos. É um programa de entrada e saída de dados. Você coloca os dados do equipamento, o programa joga numa fórmula e dá uma resposta. Então pros mesmos dados vem sempre a mesma resposta.

General
General

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 5:47 pm

o q eu perguntei foi, se vc pegar o mesmo arco (tradicional) e a mesma flecha e colocar os dados no programa do Stu e no On target 2 se o resultado de ajuste dinamico é o mesmo?
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 5:52 pm

Ah sim, eu fiz isso apenas uma vez. E deu bem perto. Bem melhor que usar a tabela da Easton. O problema é que no On target 2 não tem uma entrada para o tamanho do corte da janela, nem pra espessura do side plate. Como os arcos tradicionais não são center shot, esses dados são essenciais para medir o spine dinâmico.

General
General

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 5:54 pm

legal, bom saber
gcrisostomo

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 6:02 pm

Esse foi o parecer do programa:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 6:07 pm

como havia escrito, q dureza heim affraid affraid affraid

agora procure uma flecha q seja adequada ao seu arco e calcule pelo On Target 2 e pelo programa do Stu e coloque as conclusões aqui
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 6:14 pm

O spine ideal que o programa indica é 0.600".

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 6:22 pm

Amanhã, que terei mais tempo, vou fazer umas simulações com arcos diferentes, de maior potência, outros tipos de flechas e manter uma planilha para quando eu for comprar um novo arco (bem provavel que no final do ano).

Valeu ai pela ajuda, pessoal. Smile

EVC

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 7:06 pm

Mamute-sc escreveu:
sim, mas atirar instintivo com button eu acho desnecessário, ele serve para a regulagem da regulagem vc não acha? no caso de por button penso q deveria por mira e um rest melhor também, pois uma coisa não condiz com a outra, pelo menos no meu ponto de vista

Aí vai de cada um. Se você é tão purista, então deveria atirar com um arco feito de um galho de árvore e cipós, flechas idem. Wink

A partir do momento que você atira com um arco laminado, ainda mais reforçado com fibra de vidro ou carbono, mesmo que de madeira, você já está basicamente atirando com um arco moderno. O button vai acrescentar apenas um item de modernidade a mais, muito simples por sinal. Não sei se há alguma coisa similar mas rígida para ajustar o center shot mas eu realmente acho que vale a pena colocar um, principalmente porque o investimento é baixo (considerando um Cartel Triple).

Abs.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 8:25 pm

Elder, com certeza vai de cada um, mas na minha humilde opinião e para o meu gosto, ou se atira instintivo sem mira, sem rest, sem buton e sem clicker (independente do arco ser um pedaço de pau com corda de sisal ou Hoyt HPX) ou se atira com tudo isso instalado e ai não classifico mais o tiro como instintivo
giantorm

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 10:18 pm

A meu ver, Tiro instintivo é um tiro sem mira mecânica, e não com um arco desregulado.

O button, rest, nock point, só servem p/ regular o arco.

mateusw

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Seg Jan 09, 2012 11:36 am

eu nunca tinha reparado que o ontarget calcula o spine de arcos recurvos
eu estava utilizando a tabela do exel que o lincoln postou, e semana passada cortei minhas flechas que estavam com 31'' e deixei elas com 30,25''

aqui o spine da flecha com 31"

e aqui com 30,25"

Esse pequeno erro que fico foi em função de eu não saber minha puchada exata, mas ela é um pouco maior que 28, e também da pra ajustar o brace height

mas agora fui fazer o teste com o on-target e o efeito foi o contrario, de acordo com ele seria melhor a flecha ter ficado com 31"

aqui a flecha com 30,25"

e aqui com 31"

ou seja
- pela tabela do exel minha flecha com 31" estaria muito mole, e com 30,25" ela estaria bem perto do ideal
- pelo ontarget minha flecha com 31" ainda estaria um pouco dura, e com 30,25" mais dura ainda

mas eu ainda estou confiando mais na tabela do exel

aguardo a opinião dos entendidos
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Seg Jan 09, 2012 11:49 am

Que valor você colocou para espessura do strike plate no Stu Miller? O arco está mesmo com uma corda FF de 14 fios? Ou está com a original em dacron? Estou achando esse teu nock muito pesado e o insert muito leve.

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Seg Jan 09, 2012 11:58 am

sobre a espessura do strike plate não alterei ela eu deixei com os 0.06 que já estavam no software por não saber exatamente o que significava.

a corda é uma FF 14 fios sim, comprei ela na rd arqueria, pois quando comprei o arco na lancaster eles esqueceram de me enviar a corda, e agora ela foi encaminhada para "Avaliação na ANVISA", nem sabe o quanto to feliz com isso.

o peso do nock e do insert eu pesei com uma balança de precisão, o nock pesa 14 grains e o insert 10, mas eu considerei 15 por causa do peso da cola
gcrisostomo

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Seg Jan 09, 2012 12:02 pm

Uma dúvida que me veio na mente, depois de ler esse tópico: É muito difícil montar uma flecha? Tipo, penso principalmente na hora da colagem das flechas, é muito complicado? Acredito que a melhor forma de termos uma flecha com o spine correto para o arco, é nós mesmos montando nossas flechas.

PS: Existe aqui algum tópico ou tutorial sobre montagem de flechas de carbono?

valeu =)

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Seg Jan 09, 2012 12:06 pm

A espessura do strike plate é fundamental. Mexe um pouco para ver o quanto varia no spine. Esses programas são GIGO (garbage in, garbage out). Se não colocar os dados direito não vai ter bons resultados.

gcrisostomo, não é difícil não. Só tem que tomar cuidado na hora de cortar. Precisa de uma ferramenta de alta rotação, no mínimo 5000 rpm. O resto é colar as penas e os inserts.

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Seg Jan 09, 2012 12:25 pm

Lincoln escreveu:
A espessura do strike plate é fundamental. Mexe um pouco para ver o quanto varia no spine. Esses programas são GIGO (garbage in, garbage out). Se não colocar os dados direito não vai ter bons resultados.

eu uso um bear hair rest no meu arco
medi a espessura do strike plate e deu algo bem proximo a 1,5mm convertendo da 0,059'' , ou seja, dei sorte e esta correto.
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Seg Jan 09, 2012 12:30 pm

O tamanho real da puxada, e a técnica de largada, também influenciam no spine dinâmico. Sugiro cortar a flecha um pouco maior do que os programas indicam, e dar uns tiros pra testar. Depois vai cortando 1/4" de cada vez até elas voarem direitinho. Os programas ajudam bastante, principalmente para não comprar flechas erradas. Mas a melhor maneira de regular o arco ainda é atirando.

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Seg Jan 09, 2012 12:45 pm

Lincoln escreveu:
O tamanho real da puxada, e a técnica de largada, também influenciam no spine dinâmico. Sugiro cortar a flecha um pouco maior do que os programas indicam, e dar uns tiros pra testar. Depois vai cortando 1/4" de cada vez até elas voarem direitinho. Os programas ajudam bastante, principalmente para não comprar flechas erradas. Mas a melhor maneira de regular o arco ainda é atirando.

Quanto a puxada correta e largada eu tenho que melhorar muito ainda, pois meu tiros estão péssimos.
Na verdade eu só cortei elas pq eu errei um tiro e uma das flechas lascou a pontinha dela, então aproveitei que teria que cortar ela e usei o spine dinâmico para determinar o quanto deveria cortar.

A minha duvida fica na diferença dos resultados entre o STU Miller e o On Target
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Seg Jan 09, 2012 12:54 pm

Mateus,

É melhor não ficar obcecado com esses programas não, pq o resultado é sempre um pouco diferente entre um programa e outro.

O ideal é usar os programas para achar um caminho geral, e depois vc vai ajustando o arco e executando os diversos tipos de testes e tunings (bare shaft, walk away, paper tuning) para afinar seu arco.

Cada programa tem uma particularidade. O OnTarget 2 tende a mostrar resultados um pouco overspined, por medida de segurança. Já o Archer´s Advantage, faz justamente o contrário.

A verdade é que existem milhares de variáveis dificílimas de calcular, e o programa não pode prever todas elas, como o tipo de corda, material da corda, quantos fios tem a corda, tillering, etc...

O que importa é ter sua flecha voando reta no final, igual um dardo.

Um abraço e bons tiros,

Rafael.

gcrisostomo

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Seg Jan 09, 2012 1:01 pm

Lincoln escreveu:

gcrisostomo, não é difícil não. Só tem que tomar cuidado na hora de cortar. Precisa de uma ferramenta de alta rotação, no mínimo 5000 rpm. O resto é colar as penas e os inserts.

Lincoln, eu tava vendo em sites como 3rivers e Lancaster, eles ja mandam o shaft cortado no tamanho que você quer (normalmente acrescenta entre U$0,46 a U$0,52 no valor do shaft).

Sendo assim, vou ler mais sobre flechas e minhas próximas serão "assinadas" por mim. E eu pensando que era difícil escolher um arco, difícil é "escolher" uma flecha ideal Razz

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Seg Jan 09, 2012 6:39 pm

fara isso alguns itens q constam catalogado variam de peso, por exemplo, fui verificar minhas fatboy, da Easton q é uma empresa muito conceituada e o peso por polegada aumentou de 7,1 para 7,2, parece pouco (e é) mas muda completamente o resultado do programa, portanto, é o q o Rafael já escreveu, os calculos teoricos servem apenas como pontapé inicial, depois os ajustes finos são necessários caso vc queira perfeição
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Hoje à(s) 12:04 pm

Dúvida sobre rests
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Dúvida sobre rodas???
» [DÚVIDAS] Alguma dúvida sobre som automotivo!??
» Dúvida sobre "Lifit" no Coyote.
» Dúvida sobre chave
» dúvida sobre aeroquip

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: