ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Dúvida sobre rests

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
gcrisostomo

MensagemAssunto: Dúvida sobre rests   Sex Dez 30, 2011 11:48 pm

Ola arqueiros. estou com uma dúvida. Compre flechas novas recentemente mas estou meio que com pena de usá-las, porque em algumas de minhas flechas antigas, as vanes estão danificadas. Daí estou na dúvida se o problema sou eu atirando ou se é o rest que estou utilizando que causa isso.
Esse é o modelo: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Se o problema for o rest, alguém tem uma sugestão que eu possa utilizar para não danificar mais minhas flechas? Ah, meu arco é um recurvo tradicional (um Greatree Firefox)

Valeu.

Henrique Junqueira Campos

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 1:19 am

Boa noite
Eu recomendaria vc a utilizar um pluger ( botão de pressão) eu uso este rest nos meus arcos escola e não estraga as penas , porem estou usando o plunger.
Esse da cartel tem um preço muito bom e já resolve seu problema
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Outra coisa que pode olhar é a posição das suas penas veja se em suas flechas estão colocadas da forma correta para o seu tipo de rest -< ok
Henrique
gcrisostomo

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 1:51 am

Opa Henrique, valeu pela força. Mas diga-me, como utilizo esse plunger? Procurei na web, mas eu só vejo imagens do plunger e não ele no arco. Outra coisa, existe assim um rest que seja mais adequado à cada arco? Penso ainda, não seria mais interessante, descansar a flecha na janela do arco, colocando as tiras de couro?

Esse é o meu:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Obrigado pela ajuda.

EVC

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 7:44 am

O furo deve estar bem no meio do rest. Você insere o button naquele furo.
SujoO

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 9:46 am

Agora eu que fiquei em dúvida: O "Button" serve para afastar a haste do riser? Será isso?

Quanto a usar direto na janela do arco o meu greatree começou a morder as penas, instalei um rest tipo clip (cavalier 3000) se não me engano, procedimento que resolveu o problema.

Hatsan AT 44 - 10 5.5mm
Cometa 220 5.5 mm

LEMBRE-SE: "Segurança em primeiro lugar, evite acidentes."

"Acidentes não acontecem, eles são causados"
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 10:15 am

Olá amigo,

Olha, esse tipo de rest é o mais barato e um dos que mais detona a flecha.

Recomendo comprar um rest "flipper" ou "magnetic", que também são baratos e funcionam muito melhor, pois saem do caminho na hora que a flecha passa, evitando contato com as vanes.

Tem que prestar atenção na posição do nock também. Em recurvos, geralmente o nock tem que estar girado de modo que a pena "diferente" esteja virada para fora (no caso de destro, virada para a esquerda.).

De qualquer modo, cada rest pede um jeito diferente de alinhar o nock com as penas. Estude isso e veja se consegue posicionar suas penas de maneira menos destrutiva.

O "button" serve para estabilizar e ajustar a flecha, ajustando-se a pressão lateral que o mesmo faz sobre a flecha, ajusta-se o spine dinâmico da flecha, dando mais possibilidades de ajuste fino de tiro.

No seu caso, não precisa de button, só de um rest novo. Dá uma olhada na Lancaster que lá tem vários modelos rests flipper e magnéticos por ótimo preços.

Se quiser atirar direto da janela, o melhor é usar penas naturais, pois as vanes podem tanto se deformar tanto alterar a trajetória da flecha de maneira incontrolável.

Rafael.

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 10:38 am

Outra opção é usar penas naturais, colocar um rest de couro, e atirar of the shelf.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 11:31 am

Pessoal, muito obrigado pela ajuda.

Vou dar uma olhada na Lancaster para comprar um rest novo. Quanto à posição das penas, eu já tinha lido isso também e estava alinhada de forma correta, como o Henrique mostrou: -<

EVC

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 12:34 pm

Olha, eu discordo dos colegas. O rest pode até estar fazendo algum estrago mas a causa mais provável é a flecha fora do spine correto, sua largada (na verdade, sua técnica como um todo - a largada é consequência) ou ambas. Você pode ver em vídeos de alta velocidade que a flecha passa longe do rest. Mas para isso ela tem de estar correta para o arco e a técnica do arqueiro razoavelmente apurada.

Esse tipo de rest que o seu arco tem me parece ser bem comum em arcos desse tipo. Se for Hoyt (eles têm um modelo parecido com esse) deve durar bastante. O button poderia ajudar um pouco mas flechas corretas e um aprimoramento da técnica podem ter melhor efeito. Senão, nem o rest magnético vai resolver.

Usar penas naturais é uma boa idéia. Elas são mais resilientes.

Abs.
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 12:44 pm

EVC escreveu:
Olha, eu discordo dos colegas. O rest pode até estar fazendo algum estrago mas a causa mais provável é a flecha fora do spine correto, sua largada (na verdade, sua técnica como um todo - a largada é consequência) ou ambas. Você pode ver em vídeos de alta velocidade que a flecha passa longe do rest. Mas para isso ela tem de estar correta para o arco e a técnica do arqueiro razoavelmente apurada.

Esse tipo de rest que o seu arco tem me parece ser bem comum em arcos desse tipo. Se for Hoyt (eles têm um modelo parecido com esse) deve durar bastante. O button poderia ajudar um pouco mas flechas corretas e um aprimoramento da técnica podem ter melhor efeito. Senão, nem o rest magnético vai resolver.

Usar penas naturais é uma boa idéia. Elas são mais resilientes.

Abs.

Claro. A flecha correta "serpenteia" e contorna o riser e o rest, de modo que as penas não se danificam. De qualquer modo, esse rest é um dos mais antigos que existem. A tecnologia evoluiu muito e, na minha opinião, um rest flipper é bem mais avançado do que este, apesar de ser tão simples quanto, pois mesmo que as vanes façam contato com ele, se não for algo muito drástico, elas sofrem pouco atrito e não são danificadas.

Um rest desses, para que está começando, com certeza é dor de cabeça e dor de bolso, pois pode acabar com as vanes, enquanto um simples flipper é bem mais gentil.

De qualquer forma, é bom partir do ponto que o spine da flecha está no mínimo bem próximo do correto. Flechas muito acima ou muito abaixo do spine acabam com a diversão.

EVC

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 12:50 pm

Eu recomendaria o button (plunger) de qualquer modo mas, no caso do rest magnético, será praticamente obrigatório ter um. Permitiria ajustar o center shot mais facilmente e tornaria o arco um pouco mais tolerante a erros do arqueiro. Eu apenas recomendo NÃO comprar o Cartel mais barato (com ponta de plástico).

Abs.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 8:37 pm

por pior q seja o rest, nunca vi ser esse o motivo de danos em vanes, claro q quanto melhor o equipamento melhor fica para o arqueiro (depende do ponto de vista, com equipamento ruim o cara sempre pode dizer q o erro do tiro foi o equipamento Twisted Evil ) mas para mim essas flechas estão com spine ruim, e tentando dar uma de mãe diná chuto q estão muito duras

o arco aí tá com a maior cara de ser usado para tiro instintivo, portanto não acho q um plunger se encaixe nesse "sistema" e ele só ajudará se a flecha não estiver com spine dinâmico muito fora

mas isso não é regra, é apenas a minha opinião, e pode ter certeza q estou constrangido de colocá-la aqui no meio de tantas feras em arqueiria

não é todo tópico q leio postagens do Henrique, do Rafael e do Elder discutindo e ajudando a um iniciante, eu falo, isso aqui logo vai ser melhor q Archery Talk
gcrisostomo

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 9:10 pm

Vou colocar as informações sobre as flechas e o arco.

##Flechas##
Marca: Gold Tip
Modelo: Expedition Hunter
Shaft: 5575 Black
Spine: .400"

##Arcos##
Marca: Greatree
Modelo: Firefox (Recurve)
Potência: 40# @28
Tamanho: 62"

Pois bem, essas flechas são as primeiras que utilizei, quando ainda estava beem no início dos tiros. Então acredito que eu não estava posicionando as flechas de forma correta, com 1 vane para fora e 2 para dentro da janela do arco "-<".
Estou com flechas novas, essas de madeira. Dessa vez tenho certeza que as vanes estão posicionadas de forma correta. Já estou com elas há 2 semanas e tenho atirado todo dia. Nessas novas, não notei desgaste das vanes.

Após ler essa discussão no tópico, vejo que arqueria é realmente um mundo enorme e que vou ter que estudar um bocado para poder aproveitar o hobby de forma correta e mais prazerosa.

Obrigado à todos.

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 9:21 pm

bota dureza nisso heim, mas pode ficar tranquilo, ou vc acha q nunca fiz isso na vida Rolling Eyes Rolling Eyes

vivendo e aprendendo
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 9:25 pm

Realmente as flechas estão duras pra cacete. Serviriam muito bem num arco de 60 libras.

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 9:27 pm

Qual seria o spine ideal?
Vou aproveitar e dar uma lidinha no tópico sobre flechas do amigo Mamute, pra aprender a calcular direitinho o spine e não errar da próxima vez. E apurar minha técnica de tiro também =)

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 9:32 pm

leia esse tópico [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e poste os dados q o programa pede q eu te ajudo
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 9:32 pm

Baixa esse programa aqui [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 10:28 pm

Mamute-sc escreveu:
o arco aí tá com a maior cara de ser usado para tiro instintivo, portanto não acho q um plunger se encaixe nesse "sistema"

Não sei se entendi esta parte mas em umas fotos na internet você vai ver que há um furo para button. Várias modalidades de field permitem o uso do button (vide site da Field Brasil - regras IFAA - acho que a FITA também permite em várias modalidades).

Abs.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sex Jan 06, 2012 10:33 pm

sim, mas atirar instintivo com button eu acho desnecessário, ele serve para a regulagem da regulagem vc não acha? no caso de por button penso q deveria por mira e um rest melhor também, pois uma coisa não condiz com a outra, pelo menos no meu ponto de vista
gcrisostomo

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 4:41 pm

Esses dois programas que foram postados ai, tem alguma diferença? Tipo, um melhor que o outro e talz?

Edit: Opa, já vi. O que o Lincoln postou, é uma planilha do Excel =)

Última edição por gcrisostomo em Sab Jan 07, 2012 4:45 pm, editado 1 vez(es)
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 4:43 pm

O que eu postei serve somente para arcos tradicionais. Tem uma boa base de dados dos arcos e flechas dessa categoria.

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 4:46 pm

Valeu Lincoln =)

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 5:30 pm

Lincoln vc já fez algum teste para verificar se com os mesmos dados se o resultado é diferente?
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Sab Jan 07, 2012 5:36 pm

Com os mesmos dados sempre dá o mesmo resultado. O que muda é que para flechas de fabricantes diferentes, o spine dinâmico é diferente, mesmo para o mesmo spine estático. Esse é um ponto bem legal desse programa.

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre rests   Hoje à(s) 6:03 pm

Dúvida sobre rests
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Dúvida sobre rodas???
» [DÚVIDAS] Alguma dúvida sobre som automotivo!??
» Dúvida sobre "Lifit" no Coyote.
» Dúvida sobre chave
» dúvida sobre aeroquip

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: