ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Ajuda com arco de bambu

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
cleituu



Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 28
Localização : Joinville - SC

MensagemAssunto: Ajuda com arco de bambu   Seg Dez 19, 2011 1:21 pm

Boa tarde a todos, consegui ontem um pedaço de bambu-rei de 1,60 m de comprimento e uns 10 cm de diametro, com paredes bastante espessas, aproximadamente 15mm de parede, estou querendo fazer um longbow com ele, e imagino que com essa grossura não precisarei colar outras lâminas à ele, tenho ainda algumas duvidas antes de começar o trabalho.

1 - assim como a espessura, a largura da lâmina deve ser afinada conforme se chega às pontas dos limbs, correto?
2 - a empunhadura deve ser reforçada com madeira e colada com araldite ou alguma cola parecida?
3 - o bambu precisa de algum backing?

assim que possivel posto fotos do bambu.

valeu
Voltar ao Topo Ir em baixo
jorge_wiendl



Mensagens : 2381
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco de bambu   Seg Dez 19, 2011 1:30 pm

cleituu escreveu:
Boa tarde a todos, consegui ontem um pedaço de bambu-rei de 1,60 m de comprimento e uns 10 cm de diametro, com paredes bastante espessas, aproximadamente 15mm de parede, estou querendo fazer um longbow com ele, e imagino que com essa grossura não precisarei colar outras lâminas à ele, tenho ainda algumas duvidas antes de começar o trabalho.

1 - assim como a espessura, a largura da lâmina deve ser afinada conforme se chega às pontas dos limbs, correto?

Sim.


2 - a empunhadura deve ser reforçada com madeira e colada com araldite ou alguma cola parecida?

Depende, existem modelos de arco que tem a empunhadura rigida e outros não, vai muito do que o bowyer quiser.


3 - o bambu precisa de algum backing?

Não, só lembre de deixar a casca para fora (e mante-la intacta).


assim que possivel posto fotos do bambu.

Acho bão, nem que ele quebre, pois dai dá pra fazer uma autopsia. Twisted Evil Twisted Evil

valeu

_________________
Nunca tive um hoyt por causa do som de violão desafinado na chuva sendo tocado por um gato manco no cio!

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!
Voltar ao Topo Ir em baixo
FKN



Mensagens : 32
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 42
Localização : São Carlos

MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco de bambu   Ter Jun 10, 2014 5:59 pm

Sei que faz tempo mas, você conseguiu terminar o arco? Se sim, envia as fotos. Abraço!
 bounce 

cleituu escreveu:
Boa tarde a todos, consegui ontem um pedaço de bambu-rei de 1,60 m de comprimento e uns 10 cm de diametro, com paredes bastante espessas, aproximadamente 15mm de parede, estou querendo fazer um longbow com ele, e imagino que com essa grossura não precisarei colar outras lâminas à ele, tenho ainda algumas duvidas antes de começar o trabalho.

1 - assim como a espessura, a largura da lâmina deve ser afinada conforme se chega às pontas dos limbs, correto?
2 - a empunhadura deve ser reforçada com madeira e colada com araldite ou alguma cola parecida?
3 - o bambu precisa de algum backing?

assim que possivel posto fotos do bambu.

valeu
Voltar ao Topo Ir em baixo
elisonj



Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 33
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco de bambu   Ter Jun 10, 2014 7:34 pm

kkkkkk... mais um...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

_________________
--- Elison ---

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
FKN



Mensagens : 32
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 42
Localização : São Carlos

MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco de bambu   Ter Jun 10, 2014 7:55 pm

elisonj escreveu:
kkkkkk...  mais um...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Elison, Boa Noite! Faz tempo pra caramba mas tenho o bambú, nas mesmas características do que ele descreveu, e quero fazer um arco apenas com bambú sem outro tipo de madeira. Fiz alguns arcos (PVC, feixe de mola de fusca) e agora quero fazer um de bambú. Você, que é um cara experiente, pode dar agumas dicas? Abraço!
Voltar ao Topo Ir em baixo
elisonj



Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 33
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco de bambu   Ter Jun 10, 2014 8:36 pm

Daê! blz?

Então cara...
Se você olhar com carinho aqui na área "Faça Você Mesmo", vai reparar que logo aqui na primeira página de tópicos tem um tópico chamado: "Arcos laminados com bambu+bambu".

Geralmente a galera fala: "Use a busca!"
O que é uma coisa bastante inteligente, pois geralmente em foruns tem bastante conteúdo de épocas remotas que servem exatamente pra galera aprender com a experiência dos outros.
Gente que já sofreu o que você tá sofrendo hoje.
Mas nesse caso, nem isso seria necessário... (usar a busca) Neutral 

Lá dentro (na primeira postagem), caso você não tenha visto, tem 2 tutoriais super bacanas em francês com um monte de foto... tá certo que o baguio é em francês, e acho que a maioria de nós nasceu aqui no Brasil e tal, mas só olhando as fotos dá pra entender bem fácil o que tá sendo feito...

Além dessa primeira postagem, tem uma discussão supimpa sobre idéias de como fazer arcos apenas de bambú, como tratar bambú, como colher bambú, como usar bambú, etc, etc...

Várias dicas ( que é o que você quer), e no final de tudo de brinde ainda tem umas fotos de uns modelos de arcos bem legais que postei, e que um deles foi feito até por um usuário aqui do forum... Olha que bacana!

Então acho que o que não era necessário é reabrir um tópico ancestral, sendo que já tem um praticamente gritando aqui na página: " Olhe pra mim! Olhe pra mim! "
ehoaehiauhe....

Se a gente for começar a discutir sempre as mesmas coisas, vamos acabar ficando sempre na mesma... num é não?

Agora se a gente pegar o que já tem, ter idéias em cima disso, e tentar extrair algo novo, aí todo mundo vai sair ganhando...

Da uma olhada lá... Wink

Abraço

_________________
--- Elison ---

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
FKN



Mensagens : 32
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 42
Localização : São Carlos

MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco de bambu   Ter Jun 10, 2014 10:21 pm

elisonj escreveu:
Daê! blz?

Então cara...  
Se você olhar com carinho aqui na área "Faça Você Mesmo", vai reparar que logo aqui na primeira página de tópicos tem um tópico chamado: "Arcos laminados com bambu+bambu".

Geralmente a galera fala: "Use a busca!"
O que é uma coisa bastante inteligente, pois geralmente em foruns tem bastante conteúdo de épocas remotas que servem exatamente pra galera aprender com a experiência dos outros.
Gente que já sofreu o que você tá sofrendo hoje.
Mas nesse caso, nem isso seria necessário...  (usar a busca) Neutral 

Lá dentro (na primeira postagem), caso você não tenha visto, tem 2 tutoriais super bacanas em francês com um monte de foto...  tá certo que o baguio é em francês, e acho que a maioria de nós nasceu aqui no Brasil e tal, mas só olhando as fotos dá pra entender bem fácil o que tá sendo feito...

Além dessa primeira postagem, tem uma discussão supimpa sobre idéias de como fazer arcos apenas de bambú, como tratar bambú, como colher bambú, como usar bambú, etc, etc...

Várias dicas ( que é o que você quer), e no final de tudo de brinde ainda tem umas fotos de uns modelos de arcos bem legais que postei, e que um deles foi feito até por um usuário aqui do forum... Olha que bacana!

Então acho que o que não era necessário é reabrir um tópico ancestral, sendo que já tem um praticamente gritando aqui na página: " Olhe pra mim! Olhe pra mim! "
ehoaehiauhe....

Se a gente for começar a discutir sempre as mesmas coisas, vamos acabar ficando sempre na mesma...  num é não?

Agora se a gente pegar o que já tem, ter idéias em cima disso, e tentar extrair algo novo, aí todo mundo vai sair ganhando...  

Da uma olhada lá...  Wink

Abraço

Elison, Obrigado!

Abraço.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Ajuda com arco de bambu   Hoje à(s) 6:14 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Ajuda com arco de bambu
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» AJUDA!!!! ESCAPAMENTO
» GPS IGO - AJUDA
» Preciso de ajuda - Graber rastreamento Picaretas !
» vou trocar oleo da gsxr, militec ajuda ou patina embreagem
» AJUDA - MANUAL DO "PROPRIETÁRIO" SRAD 1000 2003/2004

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: