ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Arco da balestra de taquara?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Fábio Wood

MensagemAssunto: Arco da balestra de taquara?   Seg Nov 28, 2011 7:53 pm

Pessoal to fazendo uma balestra caseira, tá bem chinelo, mas funciona. Tá faltando só o arco, e como pra mim é complicado arranjar metal, eu queria fazer de taquara, o que acham? Talvez fazer o arco de lâminas sobrepostas, ainda verdes, pra poder moldar e ficar flexível.

Se não acharem legal fazer assim, podem me explicar por favor como fazer um arco de lataria de kombi, que foi o que eu mais vi aqui pelo fórum?

Desde já agradeço Wink
HugoCaffe

MensagemAssunto: Re: Arco da balestra de taquara?   Seg Nov 28, 2011 10:12 pm

Olá Fabio, sou meio novo no fórum, mas já vi algo parecido aqui, inclusive com fotos.
Primeiramente deve entender que quanto mais camadas de taquara(ou bambú por aqui)mais dura será para armar, assim como mais curta fica mais dura. Outra coisa, corte as camadas de bambú em comprimentos diferentes sendo que a maior fica ma frente e vai diminuindo em direção à coronha e por ultimo por enquanto, é (me parece)não fazer coladas e sim amarradas com corda meia fina ou braçadeiras plasticas(enforca-gato).
Ainda sou inexperiente no assunto mas acho que os entendidos daqui irão aconselhá-lo melhor.
Boa empreitada e poste as fotos pra gente.
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Arco da balestra de taquara?   Ter Nov 29, 2011 9:08 am

Taquara ou bambu???

Taquara é aquele bambu fininho que usam para fazer vara de pesca, se for usar ele voce vai ter um trabalhão....

Se for bambu, o colega ai de cima explicou certo, lembre-se que a parte mais resistente do bambu é proxima da casca!

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!
Fábio Wood

MensagemAssunto: Re: Arco da balestra de taquara?   Ter Nov 29, 2011 2:54 pm

Muito obrigado pelas respostas!

HugoCaffe muito obrigado pelas dicas Smile pode deixar que assim que ficar pronto eu vejo se consigo postar umas fotos

jwiendl, eu conheço taquara como sinônimo de bambu, pelo menos é assim aqui no RS. A fininha usada em vara de pesca é da mesma espécie que a grossa, pois ela vai engrossando conforme cresce.

Pessoal valeu pelas dicas, preciso também saber se a taquara (ou bambu Rolling Eyes ) constantemente envergada na balestra não perderia flexibilidade depois de bem seca?

Obrigado
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Arco da balestra de taquara?   Ter Nov 29, 2011 3:00 pm

Fabio, aqui no interior são dois nomes diferentes, inclusive tem o bambu-gigante e o bambulim que é meio crescido...

Inclusive não engrossa não, que senão eu tava feito faz tempo!!!

Sobre o manuseio, o ideal é cortar rachar, deixar secar (+-20 dias), dai fazer o arco. E lembrar de sempre desencordar depois do uso.

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!
Fábio Wood

MensagemAssunto: Re: Arco da balestra de taquara?   Ter Nov 29, 2011 9:42 pm

Bom, então a nomenclatura é questão de regionalismo mesmo, hehe. Mas não se preocupe, estou falando do bambu graúdo mesmo.
Quanto tempo tu acha que duraria a longo prazo um arco desse material, visto que ele não seria excessivamente usado pra tiros?
Agradeço pelas dicas, valeu Wink
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Arco da balestra de taquara?   Qua Nov 30, 2011 8:54 am

Durabilidade depende basicamente do tratamento e condições de armazenagem, teoricamente teria duração ilimitada se bem tratado e bem armazenado, mas sabendo como são as coisas, chuto uns 5 a 7 anos.

Fábio Wood

MensagemAssunto: Re: Arco da balestra de taquara?   Qua Nov 30, 2011 3:07 pm

Certo, muito obrigado a vcs dois! Tive todas as minhas duvidas quitadas, gracias!
wpurgatto

MensagemAssunto: Re: Arco da balestra de taquara?   Qua Nov 30, 2011 5:27 pm

Fabio dá uma olhada neste topico aqui:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

>>>----------------------> "- Seja a flecha - Byron Ferguson"

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Preencha o seu PERFIL isso ajuda na hora das respostas
Antes de perguntar use o botão BUSCA (ali no menu).
"No Pain No Gain"
Fábio Wood

MensagemAssunto: Re: Arco da balestra de taquara?   Qui Dez 01, 2011 4:22 pm

Barbaridade, a quantidade de material bom que eu encontrei nesse fórum é impressionante! Very Happy

wpurgatto, obrigado pelo link, a partir dele eu consegui encontrar vários outros e melhorar o meu gatilho.

Depois eu posto fotos

Obrigado!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Arco da balestra de taquara?   Hoje à(s) 5:45 pm

Arco da balestra de taquara?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» oleo redutor de atrito
» Parabrisa arranhando!
» Buggy BIRD Vermelho
» aro do para brisa
» Rollbar - santoantonio

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: