ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Construindo um Arco Composto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... , 10, 11, 12  Seguinte
AutorMensagem
quark

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Qui Out 17, 2013 12:48 pm

Esse composto de madeira ficou lindo.. melhor que os industrializados.. até me deu vontade de ter um tipo esse..
Smile

Riser Cartel Fantom 25" Limbs Cartel Fantom Medium 30#
Corda Cartel FastFlight 16 fios
Button Cartel Triple
Flechas Easton Jazz 1916
Mira SF Axiom II

Arco Recurvo Caseiro Laminas de fibra de vidro (Em Processo de Fabricação)
cyberjo

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Sex Out 25, 2013 12:01 pm

ficou show de bola , quanto saiu esta empreitada
fabiomic

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Sex Out 25, 2013 2:20 pm

cyberjo escreveu:
ficou show de bola , quanto saiu esta empreitada
Obrigado, em questão de valores sem a mira e sem o rest uns R$ 250,00 até agora, a notícia ruim é que as lâminas não estão se comportando como eu pensava, estão fracas... quando monto e afiro a puxada dá uns 43 libras, no dia seguinte quando puxo a corda sinto mais leve abaixo das 40 lbs.

Fiz de tudo pra mudar, cortei as lâminas que estavam com 34cm pra 32cm e depois pra 30cm, deixei o brace com 6`` e ATA 31 1/2`` mais sem bons resultados, outro ponto negativo dessa configuração é a puxada que ficou com 27 1/2``, o problema são as lâminas não aguentam a tensão, elas pegam memória acredito que pela espessura (6mm) vou ter que achar uma solução e a mais provável é colar duas de 6mm pra ter uma lâmina de 12mm e testar/tentar tudo denovo, com lâminas mais duras vou fazer a configuração de brace com 6 3/4`` e ATA 32 1/2`` e tentar uma puxada de 28 1/2``... por enquanto projeto parado novamente!!!! Mad
Jefferson Lima

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Sex Out 25, 2013 5:34 pm

Massa cara, o roller guard com roldanas de guitarra, bem pensado.
kulik

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Qui Dez 12, 2013 11:40 pm

Se não for pedir de mais poderia postar fotos detalhadas das cams do primeiro arco, para nos iniciantes termos mais noção do funcionamento das mesmas.
Max Parreira

MensagemAssunto: LAMINAS   Sex Dez 13, 2013 1:15 pm

Fabio, o meu tambem ta no forno, mas eu ia fazer um post só com inicio meio e fim, eu so cortei as laminas na largura no comprimento ainda não, mas tomei um susto agora com essa informação sua, tava todo animado, sera que fizermos igual o pessoal faz com o recurvo de mola, colocar um pedaço unido embaixo, sem sem no comprimento total não resolveria esse problema, pois se essa laminas vão criar memoria ai Fud;;;;;;;, vamos pensar juntos ja que estamos no mesmo barco, vou dar andamento no meu ate ficar no ponto de lamina e ai a gente conversa mais...vlw
fabiomic

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Sex Dez 13, 2013 2:26 pm

kulik escreveu:
Se não for pedir de mais poderia postar fotos detalhadas das cams do primeiro arco, para nos iniciantes termos mais noção do funcionamento das mesmas.

Kulik, não quero ser ``chato`` mas se eu fosse postar outras fotos não iriam ficar diferentes das que já tem, por isso não vejo a necessidade de se fazer mais fotos, verifique as páginas 04 e 05 do tópico já está bem detalhado...
fabiomic

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Sex Dez 13, 2013 2:48 pm

Max Parreira escreveu:
Fabio, o meu tambem ta no forno, mas eu ia fazer um post só com inicio meio e fim, eu so cortei as laminas na largura no comprimento ainda não, mas tomei um susto agora com essa informação sua, tava todo animado, sera que fizermos igual o pessoal faz com o recurvo de mola, colocar um pedaço unido embaixo, sem sem no comprimento total não resolveria esse problema, pois se essa laminas vão criar memoria ai Fud;;;;;;;, vamos pensar juntos ja que estamos no mesmo barco, vou dar andamento no meu ate ficar no ponto de lamina e ai a gente conversa mais...vlw

Max, cria o tópico do novo arco pra gente ver, acho que é viável isso, assim dá pra dar uns pitacos durante o processo de construção e isso pode ajudar bastante a não errar...

Solução que eu encontrei para essas lâminas de FV: fazer mais 04 lâminas de madeira (a melhor possível) o pessoal indica muito o ipê, de mesmo tamanho e espessura que as de fibra de vidro e colar madeira com FV com a cola mais ``super power`` que tiver, eu estou usando resina poliester que tem em casa de tintas, já fiz um teste aqui e ficou bem forte, a parte da lâmina de FV que for colar vc terá que lixar bem pra tirar aquela parte meio brilhosa que ela tem senão a cola não fica eficiente, quando for montar o arco deixar a lâmina de FV pro lado externo, como um backing para as lâminas de madeira, até o momento não vejo outra solução e pode ser tbm que ao fazer isso não fique bom, mas vou tentar...

Se essas lâminas que vc tem são iguais as minhas você pode tentar isso tbm, ou então contente-se com um arco de 35 libras.... eu estou meio sem tempo, tá tudo parado mas retomo meu projeto em alguns dias...
Max Parreira

MensagemAssunto: ok   Sex Dez 13, 2013 3:54 pm

BLZ, vou tirar as fotos do que ja esta pronto crio otopico e posto pra gente ir discutindo....
Max Parreira

MensagemAssunto: de novo   Sex Dez 13, 2013 3:57 pm

A proposito, vc traiu o movimento PUNK, comprando mira e rest fabricado,,,,,,eheheheheheheh cade o espirito hand made....eheheheh abraços.
tomazsp

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Sex Dez 13, 2013 4:37 pm

Parabéns pelo projeto Fabiomic, espero que você solucione os problemas das lâminas. E essas novas cams ficaram lindas!

Max Parreira

MensagemAssunto: laminas   Dom Dez 15, 2013 10:18 am

Fabio, esse problema seu com as laminas me deixou muito incomodado pois estava indo no mesmo caminho, pergunta: Eu comprei 04 laminas com 750 x 40 x 6 mm, será que ao invés de reduzire a largura de 40 para 25mm eu mater os 40, apesar que vai ficar muito largo mas vai aumentar consideravelmente a resistencia o que vc acha, da uma analisada e me fala, porque eu cortei duas com 25mm de largura mas ainda tenho duas com 40mm que dão as 4 laminas que preciso...
fabiomic

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Dom Dez 15, 2013 1:23 pm

Max Parreira escreveu:
Fabio, esse problema seu com as laminas me deixou muito incomodado pois estava indo no mesmo caminho, pergunta: Eu comprei 04 laminas com 750 x 40 x 6 mm, será que ao invés de reduzire a largura de 40 para 25mm eu mater os 40, apesar que vai ficar muito largo mas vai aumentar consideravelmente a resistencia o que vc acha, da uma analisada e me fala, porque eu cortei duas com 25mm de largura mas ainda tenho duas com 40mm que dão as 4 laminas que preciso...

Acho que fica bem estranho, mas isso no meu ponto de vista, olha nem mexa nas lâminas agora, faz o todas as partes do arco e monta ele e testa o peso da puxada e mostra pra nóis como tá ficando, depois se vc achar que ficou muito fraco vc vai buscando as alternativas (no meu caso achei bem fraquinho), se precipitar pode fazer vc perder as peças que já tem, então muita calma nessa hora...
CLEONIR FORTES

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Ter Dez 31, 2013 2:08 pm

fabiomic escreveu:
kronosklaus escreveu:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Agora só falta tinta e cordas para o garotinho ficar pronto.

E ai kronos, tá pronto o bicho, quero ver um vídeo, parabéns pelo trabalho!
Ola Kronos tem como vc me enviar em detalhes as especificações do seu arco(medida e desenho do ryser, das polias, etc), gostaria de fazer um parecido, achei muito irado, perfeito sou iniciante ainda, não tenho nenhum arco, mas gostaria que meu primeiro fosse feito por mim mesmo, desde ja agradeço, manda no email [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] se puder.
CLEONIR FORTES

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Ter Dez 31, 2013 2:22 pm

fabiomic escreveu:
Max Parreira escreveu:

Acho que fica bem estranho, mas isso no meu ponto de vista, olha nem mexa nas lâminas agora, faz o todas as partes do arco e monta ele e testa o peso da puxada e mostra pra nóis como tá ficando, depois se vc achar que ficou muito fraco vc vai buscando as alternativas (no meu caso achei bem fraquinho), se precipitar pode fazer vc perder as peças que já tem, então muita calma nessa hora...
Ola Fabio, primeiro queria te parabenizar pelo arco, ficou lindo, vc mora em Rolândia não? Cara to sempre indo a Londrina sou de Maringá e gostaria de marcar um dia pra eu dar um pulo ai pra ver essa obra de arte de perto. Manda seu endereço no meu email: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] que com certeza eu vou passar ai pra ver de perto, pois pretendo fazer um também, sou iniciante na arqueria ainda não domino nada, mas to aprendendo.
fabiomic

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Ter Dez 31, 2013 5:55 pm

CLEONIR FORTES escreveu:
fabiomic escreveu:
Max Parreira escreveu:

Ola Fabio, primeiro queria te parabenizar pelo arco, ficou lindo, vc mora em Rolândia  não? Cara to sempre indo a Londrina sou de Maringá e gostaria de marcar um dia pra eu dar um pulo ai pra ver essa obra de arte de perto. Manda seu endereço no meu email: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] que com certeza eu vou passar ai pra ver de perto, pois pretendo fazer um também, sou iniciante na arqueria ainda não domino nada, mas to aprendendo.

Acho que já tem mandei um e-mail esses dias né?? Não se iluda, esse composto com mola de fusca está anos-luz de uma obra de arte, é pesado e rústico e o cara tem quer ser bruto pra atirar com ele...hehehe, na verdade depois que um outro riser de madeira quebrou na montagem de um outro arco eu estou receoso de atirar com ele, além disso tenho que refazer os servings que já gastaram e o rest que também desgastou, o que valeu foi a experiência disso tudo, o melhor mesmo é comprar um equipamento/acessórios bons e atirar com segurança.
CLEONIR FORTES

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Qui Jan 02, 2014 10:47 am

fabiomic escreveu:
CLEONIR FORTES escreveu:
fabiomic escreveu:
Max Parreira escreveu:

Ola Fabio, primeiro queria te parabenizar pelo arco, ficou lindo, vc mora em Rolândia  não? Cara to sempre indo a Londrina sou de Maringá e gostaria de marcar um dia pra eu dar um pulo ai pra ver essa obra de arte de perto. Manda seu endereço no meu email: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] que com certeza eu vou passar ai pra ver de perto, pois pretendo fazer um também, sou iniciante na arqueria ainda não domino nada, mas to aprendendo.

Acho que já tem mandei um e-mail esses dias né?? Não se iluda, esse composto com mola de fusca está anos-luz de uma obra de arte, é pesado e rústico e o cara tem quer ser bruto pra atirar com ele...hehehe, na verdade depois que um outro riser de madeira quebrou na montagem de um outro arco eu estou receoso de atirar com ele, além disso tenho que refazer os servings que já gastaram e o rest que também desgastou, o que valeu foi a experiência disso tudo, o melhor mesmo é comprar um equipamento/acessórios bons e atirar com segurança.

Ola vc não me mandou email Fabio mas agradeço pelo esclarecimento, comprei um arco composto da hoover de 35 libras pra iniciar, (comprei dia 31 a tarde, de ultima hora, rsrs) mas gostaria de fazer um no modelo desse que vc fez apenas pra coloca-lo na minha sala, obrigdo...

fabiomic

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Ter Mar 11, 2014 4:35 pm

Tive que fazer um novo riser já que o outro deu um empenada, consegui novas peças em fibra de vidro pultruadas, peguei numa empresa em que fiz uma fiscalização, estavam montando umas estruturas de FV e tinham esses pedaços lá que seriam descartados, colando esses pedaços deu pra fazer as 04 lâminas com 320 x 20 x 12 mm, que por sinal ficaram duras, tão duras que flexionaram bem pouco, ao forçar na prensa o riser quebrou!!!

O negócio agora é tentar um riser com uma madeira mais forte e diminuir a espessura dessas lâminas para uns 8mm, o bom é que essas lâminas darão uma boa potência no arco!!!

HugoCaffe

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Sex Mar 14, 2014 11:29 am

Poxa cara que chato, o trabalho tava ficando excelente com as cams da hoyt, acho que foi por causas das laminas duras demais mesmo. E quebrou em um dos lugares que considero mais frágeis.
Será que se tivesse feito dois furos e travasse com pinos de aço não teria resistido, tanto onde quebrou como na parte de cima da janela?
Ah, e na minha opinião eu deixaria na cor natural de madeira, dá uma aparencia mais rustica.

Abçs
Hugo Caffé
Ipolos

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Dom Mar 30, 2014 11:38 am

Fabiomc,
Parabéns pelo excelente trabalho e ao meu ver, falta muito pouco para você ter um excelente arco.
Faz mais de 4 meses que estudo sobre arcos compostos e tenho grande experiência com compositos e plásticos de engenharia e vou fazer um riser de plastico.
Gostaria de dar uma sugestão. Estas lâminas pultrudadas não vâo servir. Por cima, nesta espessura cada uma está passando de 90 libras, por isto que seu riser fadigou. Além deste tipo de composito não vai dar a elasticidade e resiliência eficaz para esta aplicação.
Seguem minhas opiniões:
Lâminas
Você pode fazer as lâminas de fibra de vidro ou fibra de carbono.
O Melhor estudo acadêmico sobre este assunto é "Kinematic analysis of cam profiles used in compound bow"
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Neste fantástico estudo Andrew J. Hanson além de explicar todos os cálculos para fazer cams, ele faz laminas de fibra de carbono na composição 2 tecidos bidirecionais, 16 tecidos unidirecionais e 2 tecidos bidirecionais. O resultado são lâminas mais finas que as da PSE e praticamente a mesma libragem.
Se quiser fazer em fibra de vidro, pode seguir a mesma idéia. Neste vídeo Milton Honorato explica como fazer e qual resina usar (lá ele usa lâ de vidro, que não aconselho para seu caso e resina polyester - que no seu caso tem que ser epoxy)

Esta patente pode inspirar o projeto de lãminas

Muito cuidado com a quantidade de resina Não pode ser muito nem pouco. tem que ficar molhado, não enxarcado, paciência é o segredo. Para obter resultados melhores, vaccuum bag. Melhores ainda, Vaccuum bag, molde prensado e estufa (esta estufa pode ser feita de caixa de madeira com revestimento de folhas de alumínio e lãmpadas de 60W controladas por controle de chocadeira para manter o calor e desligar automaticamente).
Os tecidos de fibra de vidro e carbono que você vai usar são os vendidos no Brasil mesmo.
Mas se quizer obter resultados mais promissores, você pode utilizar a combinação de fibra S2 para as duas camadas externas e fibra E-glass para as internas Se conseguir E-glass unidirecionais melhor ainda. No caso de fibra de carbono, as unidirecionais tem que ser unidirecionais mesmo que vendem no Ebay.
A Maxepoxi pode te ajudar nos dois casos, fale com o Severino, ele sabe tudo de fibra de vidro e carbono e resinas para estas aplicações.
Mas lembre-se que a medidas de espessura de uma lâmina de arco composto não são iguais em sua longitude. Sugiro que faça um molde de madeira vazado em duas partes top/down com as mesmas profundidades de um hoyt ou bowtech, se baseie em fotos laterais destes arcos. Nas pontas, onde é mais grosso, você pode incluir na laminação uma chapa de alumínio 2mm na parte externa, abaixo de 4 camadas de tecido.
Com o molde separado em top e down, você vai laminando até a espessura correta e depois pode prensar usando por exemplo furos através das extremidades do molde e use barras roscadas, arruelas e porcas (ou prenda em uma morça). Ficará um trabalho excelente e compacto que você poderá colocar em um vacuum-bag e estufa sem problemas
Detalhe importante! Todas as laminas devem ser feitas de uma vez só! Ou seja, faça uma só bem larga (molde largo também lógico) e depois corte para obter as 4.

Riser
Não aconselho fazer um riser com seções parafusadas. Pense em refazer aquele lindo riser anterior com uma madeira bem resistente e depois de pronto, você faz uma laminação de fibra de vidro - 5 camadas colocando os tecidos nos sentidos da sarja: primeira para cima, segunda 45 graus, 90 graus, 45 graus, para baixo com resina epoxy. Se fizer em fibra de carbono pode ser em 4 camadas (não colocar a terceira). Duvido que fadige depois disto e o peso não vai aumentar muito (desde que não enxargue de resina, o ideal é fazer vaccuum bag). Desta forma, você pode fazer um riser mais vazado de furos.
Nos locais onde acha que vai ficar menos resistente (área do rest por exemplo, onde fadigou) você pode enrolar carbon tow 12K como se fosse fazer a armação de um pipa. Carbon Tow é um filamento de fibra de carbono que compra no ebay por um preço razoável diante a quanto você vai usar. Esta técnica de enrolar carbon tow é utilizada em quadros de bicicleta de fibra de carbono e bambu. O site abaixo pode ser inspirador para você entender como laminar o riser.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]  (este mostra o uso do carbon tow em pontos que necessitam aumento de resistência mecânica.
Garanto que depois disto com bastante dedicação e carinho, seu arco vai dar baile em muito Hoyt e PSE por aí, rs
Boa sorte e estou a disposição.
Kamykaze

MensagemAssunto: Construindo um Arco Composto   Qua Maio 14, 2014 7:41 pm

Muito show o post,muito em breve,quero fabricar um,ou 2 arcos,, este forum está sendo de otima fonte de informaçoes!!
laudir

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Sex Jun 06, 2014 11:16 am

Gostei muito do esquema das cams!

Estou tentando fazer alguma coisa aqui.... nada profissional... bem iniciante mesmo...

vamos ver se vai ficar legal no fim.... se pelo menos eu conseguir dar uns 5 tiros já me dou por satisfeito!
magrão arqueiro

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Sab Jun 28, 2014 7:07 pm

cara era isso mesmo que eu estava procurando ,essas cams ficaram bem bacanas . funcionaram certinho ?
sera que tem como você enviar as medidas certas e como montalas para mim ?
tive algumas tentativas aqui mas não deram muito certo.
magrão arqueiro

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Dom Jun 29, 2014 12:54 pm

fabiomic escreveu:
Hoje tive tempo para montar, as cames agora estão prontas, foi legal puxar a corda e sentir o let-off, funcionou perfeitamente..., próximo passo cable guard e string stop!!!
Obs.: Os cabos e a corda não serão deste material, só coloquei essas pra montar e ver como ficou, e me desculpem pelas gambiarras, mas está sendo muito divertido e instrutivo fazer esse arco!!!

ola amigo . desculpe incomodar novamente
é que procurei em tudo mas não encontrei como fazer as cam´s
subzero2015

MensagemAssunto: angulos   Seg Jul 14, 2014 5:00 pm

fabiomic escreveu:
Pessoal, agora que aprendi a postar as fotos (obrigado wpurgatto e Lincoln) quero compartilhar de minha empreitada com vocês,  realmente está sendo um desafio na elaboração do projeto em alguns itens como tamanho do riser, diâmetro das polias, e outras peças como limb pocket, as peças de metal estou desenhando e mandando fazer no torneiro mecânico, para o riser precisei da ajuda de um marceneiro,  as lâminas são de aço (mola), como é o primeiro projeto vou fazer desta forma mesmo..., está valendo a pena a título de conhecimento e funcionamento sobre arcos compostos, espero poder concluir o projeto do arco ainda este ano...
Agradecimentos:
- Frideberto (marceneiro)
- Pessoal da Billets do Paraná (aluminio e torno)
- Márcio SteelMaq (torno)

Materia prima:

Disco de aluminio para fazer as polias:

Desenho do Riser:

Riser cortado:

Primeira demão de massa plástica para tirar as deformidades:

Polias quase prontas:

pode me dizer quais angulos a sua riser foi cortada tanto onde vai as laminas quanto na curvatura perto da empunhadura?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Construindo um Arco Composto   Hoje à(s) 1:28 pm

Construindo um Arco Composto
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 11 de 12Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... , 10, 11, 12  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Do que é composto o preço de um carro importado?
» Pneus com mais de um composto. Tiro pela culatra???
» construindo um buggy
» Som Automotivo Ka 2004
» Aumento de RPM!!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: