ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4

VOCÊ É A FAVOR DE QUE A CAÇA SEJA LIBERADA NO BRASIL
SIM
92%
 92% [ 93 ]
NÃO
8%
 8% [ 8 ]
Total dos votos : 101

AutorMensagem
Temujin

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Sex Mar 09, 2012 3:04 pm

Lendo este tópico, reparei que há muitas críticas e reclamações inclusive as minhas mas não há muitos motivos ou algo que se faça pensar na importância da CAÇA para o desenvolvimento socio-ECOnômico nos âmbito federal, estadual e municipal. Explico melhor, não há nada "convincente" ou "números" que explicitem quanto é rentável esta atividade para o País. Que tal começarmos a pensar em uma mudança a começar de nós mesmos e pararmos de esperar que nossos "doutos" representantes da CÂMARA e do SENADO legislem ou revejam o nosso interesse particular?

Já existe uma Legislação APROVADA de 1967 que foi transcrita pelo Sancho sendo que precisa de revisão e adequação para as leis e condições atuais. Pode ser debatida aqui ou no tópico dela.

Noção e valore$$ do:

- desenvolvimento quantitativo com a atividade prestadora de SERVIÇOS (donos de fazenda, guias, hotelaria, áreas de camping, restaurantes, fiscais, comércio, transporte,lazer da família, ...);
- limite permitido de peças por espécie e o seu manejo nos habitats;
- EQUIPO PERMITIDO e suas licenças quando necessários;
- Proibir o uso de ARMADILHAS;
- uso do dinheiro LÍCITO arrecadado com a atividade;
- valor da LICENÇA DE CAÇA;
- FISCALIZAÇÃO;
- demarcação das regiões de caça no país bem como suas temporadas;
- limite de licenças suportadas sem causar desequilíbrio populacional a cada região de caça;
- criação de associações de caçadores para auxiliar a fiscalização e denunciar a ILEGALIDADE seja ela pública ou particular além de ter acesso e direito de negociação com os orgãos regulamentadores;
- etecetera.

Se calcularmos por baixo um número de pessoas interessadas na CAÇA LEGALIZADA em torno de uns 2 milhões no BraZil e outros tantos 100 mil turistas estrangeiros pagando só de licença...considerando que CADA UM cace UMA ÚNICA VEZ NO ANO e o valor da licença de uma temporada seja de R$50,00(pago o dobro disso aqui no RJ para renovar a CNH) esta quantidade de caçadores basta para resultar em uma arrecadação anual de R$ 105.000.000,00...um fiscal com um salário TOTAL(incluso o 13º) de R$ 65.000,00/ANO creio que dê para contratar uns 1.000 fiscais a mais aos já existentes e ainda sobra R$ 40.000.000,00 para o "resto".
Já pensaram se for uns 10 ou 15 milhões de caçadores? Só multiplicar....pouca coisa, não é mesmo? Isso sem contar com os empregos indiretos na área de serviços.

O que acham de se iniciar este levantamento?
Creio que é interessante para todos que admiram a Natureza seja com os olhos ou com o estômago. Twisted Evil

Abraços
Vergilio

+++Flechas quebrei quase todas  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] : BE Premium 100 e Easton GGXX75 2117+++
[ ] Vapor Trail Limb Driver pro

"A percepção é forte e a visão é fraca. Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo."

Shinmen Musashi
http://www.armasdear.com.br/forum/
Bandzenho

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Sab Mar 10, 2012 8:02 pm

Meu voto é sim...

vlw jorge nunca mais como mortadela....
manoel pedro farinha

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Sab Mar 10, 2012 8:44 pm

rapaziada, nao faiz essa conta naoooooooooo....se esse governantes FDP, descobrirem
a fartura,,,vcs ja imaginaram a briga que vai ser.entre eles,pra abocanhar essa
fabulosa fortuna....veneno nessa cambada...hahah.
Temujin

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Qui Mar 15, 2012 4:10 pm

Achei estas referências sobre Caça em livros mais antigos...Fotografei pois não dá para scanear por aqui em casa.

ENCICLOPÉDIAS: DELTA LAROUSSE de 1964, VOL.9 e 14;

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

e MIRADOR de 1979, VOL.5.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Nessas páginas possuem até as cotas e animais que eram permitidos na época [1964] e até algumas dicas sobre como se proceder para se iniciar na caça....treinar primeiro em alguma escola de caça!

+++Flechas quebrei quase todas  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] : BE Premium 100 e Easton GGXX75 2117+++

"A percepção é forte e a visão é fraca. Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo."

Shinmen Musashi
Guibunger

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Sex Mar 16, 2012 12:56 am

Pessoal, antes de ter decidido responder a esse topico refleti muito, li tudo, e acho que TODOS tem argumentos plausiveis e pontos de vista defensaveis. Sim, eu respondi SIM à pesquisa, mas confesso que se fosse a uns anos atras a resposta teria sido outra por pura falta de conhecimento, e confesso que ate mesmo por puro preconceito. Por mais que sejamos praticos em nossas respostas acho que devemos entender e encarar o assunto como polemico perante a realidade de nossa sociedade.

Fiz mentalmente um apanhado de palavras e termos de todos os posts que li a respeito do assunto e me chamou a atencao: cultura, hipocrisia, fiscalizacao e desleixo pelas leis (respeito). Sei de estorias de cacadores que saíam matando veados indiscriminadamente e ate largavam a carcaça no campo sem nada aproveitar, mesmo que para isso invadissem terras alheias. Na minha modesta opiniao ai esta a diferenca entre cacador e assassino covarde. No Brasil muitas vezes nao se denuncia por medo de represalia. Por outro lado sei de caçadores aqui do Brasil que pela atividade viajam a outros paises onde a pratica e liberada para curtirem o que gostam de fazer. E la, TUDO dos animais e aproveitado, chifres, peles, pelos, penas, carnes, ossos, etc,... A caca e liberada, controlada e assistida, pois ha uma pessoa que acompanha o cacador que orienta sobre qual animal pode ou nao ser abatido, afinal ha treinamento adequado e trata-se de um negocio serio. A carne quando nao consumida, e congelada e segue para instituicoes de caridade.

A caca pode movimentar uma industria poderosissima, fomentar empregos, gerar impostos, criar esporte, controlar e equilibrar a populacao das especies, e ate mesmo saciar a fome e atender aos anseios instintivos da raça humana, mais presentes em uns individuos do que em outros, afinal nao ha como esquecer de nossas origens ancestrais. Sem a pratica da caca acho que dificilmente teriamos chegado aos dias de hoje como especie.

Vou lancar algumas palavras que me ocorrem quando penso na liberacao da caca: turismo, taxidermia, guias, hoteis, pousadas, estradas, novas cidades, reservas, industrias, empregos, impostos, esporte, licencas, fiscalizacao, doacoes, diversao e mais algumas outras.

E aqui talvez eu tambem seja bem polemico para alguns... DIVERSÃO??? Sim!!! Nao digo que a caca seja diversao para mim, mas em respeito a alguns colegas sei que para eles suas experiencias trouxeram prazer e diversao. Vi seus olhos brilharem ao contarem suas historias... Ou voces acham que so tem (ou pode ter) adrenalina quem salta de bumg jump e para-quedas??? Eu nao me imagino tendo prazer ou me divertindo em uma corrida de 10Km, mas sei que tem quem goste e nao recrimino ninguem por isso. Talvez eu escute: "ah!, mas correndo voce nao esta matando nenhum animal..." Quem disse que nao???!!! Essas mesmas pessoas vao me dizer que matar as formigas ou aranhas pisoteadas nao conta??? "Ah! Mas mas sao insetos e dá dó em matar um urso com uma flechada, ele com aqueles olhos lacrimejando sabendo que sera abatido, que vai morrer..." E se o urso te pegar, ele tera dó tambem, mesmo que voce tambem chore e borre as calcas? E quem me garante que uma formiga nao chora ao ver um pezao 42 desabando sobre sua cabeca com 115Kg em cima??? Tudo bem entao, que nao seja um urso, que tambem pode te pegar de tocaia, mas que fosse uma cobra venenosa, ou quem sabe esses animais que devoram as plantacoes como javalis, pacas e capivaras quando em explosao populacional???

Mas o assunto e delicado sim, pois a sociedade de hoje, ate mesmo pela cultura de massas que prega o "politicamente correto" sem nem mesmo dar chances aos outros lados de se manifestar, e isso fica muito claro para mim na TV e nas praticas religiosas. Gente, absolutamente nada contra, mas eu nao consigo visualizar um cacador sendo chamado para uma entrevista sobre suas aventuras com a Hebe, Ana Maria Braga, Luciano Huck ou Faustao, por exemplo. Eles sempre chamarao o Lawrence Wabba que cuida dos golfinhos e vida marinha. Nao estou de forma alguma desmerecendo o nobre trabalho dele, mas e assim que funciona. Nao consigo visualizar uma igreja convocando um de seus fieis para prestar um depoimento perante os demais se ele for um cacador, a nao ser se for para dizer sobre o tamanho de seu arrependimento.

Por isso tudo acho que a questao cultural torna o tema tao complicado. Ja fui convidado a cacar em dois outros paises, mas ainda nao fiz isso. Talvez um dia eu faca ate para saber como e, e vou fazer questao de comer o que cacei junto com os companheiros, e se sobrar, enviar para a caridade pra saciar a fome de outro alguem. Outro dia vi uma reportagem que apreenderam 300 Kg de carne de javali, no RJ se nao me engano, e cozinharam pros moradores de rua. Excelente! Ai me vem aquele outro argumento que ja ouvi tantas vezes... Comer carne bovina, suina, de frango ou peixe, seja de acougue ou processada, tudo bem, mas de javali, capivara, paca, jacare, faisao, nao... Desculpe mas nao consigo ver diferenca alguma. Ja tentaram me contra-argumentar (sem sucesso) assim... Ah, mas matar na flechada o boi ou frango vai sofrer demais... Alguem sabe como os animais sao mortos na Sadia ou Perdigao, ou nos demais abatedouros. Um amigo meu viu e foi impressionante o relato que ele me deu. Muito melhor levar uma flechada! Eu nao entendo tambem quando ouco, principalmente das mulheres, sobre matar um frango com uma flechada, mas elas propria pegam a "coitada" da galinha pelos pes (que ainda bota ovos), vira ela de cabeca pra baixo, e passa o facao na goela da danada!!! E isso nao e cruel? Entao qual e o problema? O problema e se EU matar??? Mas eu nao mereco mais confianca do que os funcionarios do abatedouro??? Longaaaaaa discussao.... Rsrsrs

Li nos posts analogias sobre caca e pesca, muito validas por sinal. O peixe morre como um boi, como um javali ou como um elk. E seu destino deve ser o prato como alimento. Isso na minha opiniao nao deveria ser encarado como crime ou como pecado se feito da maneira correta, e com a condicao de que todos respeitassem isso. A forma como se encara a caca no Brasil e cultural, mas a falta de conhecimento e de respeito do brasileiro tambem e.

Gostaria ainda de deixar bem claro que nao faco aqui nenhum tipo de apologia a caca, apenas defendo um ponto de vista parametrizado sob alguns argumentos. Quem sabe esse texto possa ter alguma serventia ao Congresso Nacional um dia? Laughing

Espero ter contribuido com o grupo compartilhando minha linha de raciocinio.

Abracos a todos, boa noite e desculpem-me pela falta de acentuacao, mas colocar acento no iPad e um porre! Cool

Gui

Gilnei Avila

MensagemAssunto: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERÃÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUÊ?   Sex Mar 16, 2012 9:19 pm

Gostaria de dizer SIM! mas nosso BRASIL e com os nossos politicos... O Brasil seriam mais um com a FAUNA estintas com escurções de SAFARAIS !
Temujin

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Sex Mar 16, 2012 10:19 pm

Eu também considero como "caça": matar ratos, baratas, mosquitos, formigas e cupins...por aí vai.

Não se mata por prazer ou diversão apenas por quê tem que ser "feito". Cada vida é uma vida mesmo as de seres tão pequenos.

Shinmen Musashi
Andy.'

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Sab Mar 17, 2012 3:09 pm

N Ã O
imagina dois gringos conversando:
-ei eu vou caçar o big game do Brasil!!
-Sério? e qual é o nome do bicho??
-ANTA.

FAIL

Acho que fico com os ursos...

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Seg Mar 19, 2012 9:50 am

Sou a favor.

Porquê? porque é bom e é o correto!

A liberação da caça não irá resultar em "explosão de caça descontrolada e irregular", porque? Lógica, isso ja está acontecendo hoje. Agora. Tem alguém caçando sem licença, não gerando divisas e só Deus sabe o impacto que esse indivíduo está causando.

Sendo regulamentada, quem hoje não caça pois é ilegal, irá caçar. Gerar divisas, equipar policiais, gerar empregos, renda para quem precisa, turismo, mais $$$$$, monitoramento da fauna.

O Brasil tem capacidade sim! Olha só a quantidade de profissionais que saem das universidades todos os anos!

O brasileiro tinha que deixar para trás a mentalidade de escravo inútil.

Leonardo Kovalhuk

Decathlon Geologic Startech - 30# 30''
Flechas Easton Power Flight 340

"It is better to be violent, if there is violence in our hearts, than to put on the cloak of nonviolence to cover impotence." - Mahatma Gandhi.
Em outras palavras: Não seja bundão![Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Temujin

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Ter Mar 20, 2012 2:37 pm

Andy.' escreveu:
N Ã O
imagina dois gringos conversando:
-ei eu vou caçar o big game do Brasil!!
-Sério? e qual é o nome do bicho??
-ANTA.

FAIL

Acho que fico com os ursos...
Andy,

Só constar a ANTA já era protegida desde 1964 conforme escrito na Edição da DELTA LAROUSSE daquele ano.

Abraços
Vergilio

Shinmen Musashi
frederico mattis

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Ter Mar 20, 2012 5:24 pm

Amigo Guibunger

parabens pelo texto.

Faço minhas as tuas palavras.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Ter Mar 20, 2012 6:15 pm

frederico mattis escreveu:
Amigo Guibunger

parabens pelo texto.

Faço minhas as tuas palavras.

2
Andy.'

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Ter Mar 20, 2012 10:41 pm

aah,sei lá então mas é Brasil né isso só pode dar cagadinha...

General
General

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Qua Mar 21, 2012 6:13 am

como os politicos pensam exatamente assim é que temos leis que proibem tudo, porque o pavo brasileiro NÃO tem capacidade de fazer nada certo, sempre vai fazer errado, portanto, vamos proibir tudo
Lincoln

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Qua Mar 21, 2012 6:49 am

Mamute-sc escreveu:
como os politicos pensam exatamente assim é que temos leis que proibem tudo, porque o pavo brasileiro NÃO tem capacidade de fazer nada certo, sempre vai fazer errado, portanto, vamos proibir tudo

Não são só os políticos não. Isso está enraizado na nossa cultura. Temos um complexo de vira-latas, de que nada pode funcionar aqui por culpa do nosso vizinho desonesto. Sempre o vizinho, nunca nós. Até porque os políticos não nascem de chocadeira, eles saem de famílias iguais as nossas.

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Qua Mar 21, 2012 9:10 am

O problema todo está no sistema de ensino.
Substituìram educação ambiental por filminho do Bambi e patriotismo pela Malhação...
Ensina-se tudo para o indivíduo na escola, menos a ser uma pessoa um cidadão. Aliás se hoje você pega um "jovem" e fala em cidadania ele ri da tua cara... coisa brega.. limites, honra, patriotismo, respeito, família.... tudo isso foi sendo perdido a partir de 85 (propositalmente obrigado comunistas safados). Ninguém sabe o Hino Nacional nem os Direitos Garantidos em Constituição. Ninguém sabe e vejo que também nem se importam. E acaba sendo como vi na assinatura de alguém aqui.. povo sem virtudes acaba se tornando escravo... Sabe, tenho saudades de um tempo que não vivi, mas meus pais viveram, ser cidadão, saber que as autoridades o reconheciam como plenamente capaz. Por exemplo, meu pai fez 18, estava no tiro de guerra, foi ate uma loja, comprou uma espingarda 20 para caça e ninguém se descabelou falando "Oh mygóde! ele vai matar o irmãozinho, ele vai matar alguém com isso, affff". Ele foi reconhecido como homem cidadão e que sabia das responsabilidades do que estava fazendo, e adivinha, ele nunca atirou em ninguém, nem fez "cagadinha"...

Leonardo Kovalhuk

Decathlon Geologic Startech - 30# 30''
Flechas Easton Power Flight 340

"It is better to be violent, if there is violence in our hearts, than to put on the cloak of nonviolence to cover impotence." - Mahatma Gandhi.
Em outras palavras: Não seja bundão![Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Sex Mar 23, 2012 8:31 pm

Se alguém aqui realmente acredita que vivemos em uma democracia...eu sugiro que esse pobre infeliz deixe de ver novela e bigbrother e passe a olhar a sua volta e se questionar um pouquinho mais.
Infelizmente 99% do povo é acéfalo...prova cabal disso é o resultado das eleições.
prochera

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Dom Jun 03, 2012 9:29 pm

Sim, totalmente a favor Pois como disse um amigo em post anterior neste momento existe milhares de caçador em atividade sem nenhum controle e devastando a fauna sem piedade, se fosse legal teriamos fazendas criando para este fim e com certeza estes caçadores teriam onde caçar mantendo o equilibrio das populações de animais. Recentemente mostrou-se um reportagem que em minas gerais produtores rurais estão tendo grandes prejuisos com porcos selvagem será que com uma caça aprovada e controlada este problema não seria minimisado!!!!
VLADE

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Ter Jul 03, 2012 9:33 pm

A FAVOR!
isso acabaria com a covardia que alguns fazem...caçando sem limite ou controle!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?   Hoje à(s) 8:22 pm

VOCÊ É A FAVOR DA LIBERAÇÃO DA CAÇA NO BRASIL - PORQUE?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
 Tópicos similares
-
» Por favor, avisem os proprietários de carros 2.0 que esse Ka não é mil!!!
» Por quanto tempo você já esperou o seu NOVO FORD KA?
» O Que Você Acha da Liberação do Diesel?
» Alguém me faz um favor?
» Você se acha o melhor piloto de moto do mundo? Então veja...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: