ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 Armadilha para apanhar aves

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Sandro



Mensagens: 350
Data de inscrição: 14/11/2010
Idade: 48
Localização: Naviraí - MS

MensagemAssunto: Armadilha para apanhar aves   Sab Out 15, 2011 9:14 pm

No Brasil, as duas fontes mais fáceis de alimentos são as aves e os peixes. Animais de matas são ariscos e desconfiados, exigindo uma boa perícia e muita técnica para apanhá-los sem armas de fogo, então vou começar a postar algumas das formas que conheço para apanhar estas duas classes de seres que são abundantes e menos desconfiados.
Esse tipo de armadilhas serve para apanhar aves de médio porte com peso igual ou maior a 100 g, tais como jacús, jacús ciganas, macucos e mutuns, além de algumas aves de banhado como garças marrons, saracuras e frangos dágua, entre outras. Para aves de menor porte falaremos de outras armadilhas.
Para fazer o gatilho desta armadilha é necessário, além da lâmina de corte, um fino formão e nesta em questão eu usei o formão do meu victorinox que serviu muitíssimo bem para a função a que se destina. Aliaz, diga-se de passagem que este instrumento é o meu companheiro mais fiel mesmo no meu dia a dia pois sempre julguei que se deve ter sempre à mão algum instrumento de corte para qualquer emergência.
A parte de base da armadilha é feita a partir de uma fina tora de madeira, cuja qual deve ter aproximadamente 1" (uma polegada) de diâmetro e aproximadamente 1 m de comprimento e fazer-se uma ponta em uma das extremidades, além de um corte reto na outra extremidade para possibilitar dar pancadas prara cravar esta base no local a ser instalada a armadilha.

Esta foto mostra a vara de base cortada e apontada

A cerca de 1" abaixo da extremidade reta, faz-se um entalhe retangular que atravesse a base da armadilha. Este entalhe deve ter a largura do formão que for usado e mais ou menos tres veses essa largura no comprimento.

Esta foto mostra o formão começando a ser usado.


Aqui vemos o entalhe já confeccionado.

O entalhe em destaque. Notem que parte da casca foi retirada para não causar enroscos.

Um lembrete, esse entalhe pode ter a larggura e o comprimento que você conseguir fazer nele, mas é importante que seja o menor
s possível (mas não menor do que indicado), pois disso dependerá a sensibilidade do disparo. Dê um bom ababamento ao furo de modo que o gatilho possa deslizar dentro deste sem enroscar em farpas ou fiapos de madeira.

O segundo passo é a confecção do gatilho propriamente dito. Trata-se de um pedaço de madeira com diâmetro igual ou menor que o de base em que você irá fazer um entalhe de formato igual ao furo que foi executado na vara de base para que estes encaixem-se de forma solta (sem pressão). As pontas desse gatilho devem ser arredondadas para que possa, quando pressionado, cair sem enroscar no furo. O tamanho desse entalhe você irá definir conforme a necessidade de ajuste que considerar necessária para este desarmar com o peso pretendido.

Aqui vemos o formato que ficou o entalhe.

Nesta foto vemos o entalhe em outro ângulo. Notem que tive que fazer pequenas ranhuras na parte de cima do entalhe, isso é devido ao fato que utilisei cordas naturais, feitas de casca de bananeira (em outro tópico eu mostro como se faz) e estas são muito lisas, o que causou alguns deslises e desarmes involuntários. Depois da confecção das ranhuras isso não mais ocorreu.

Depois disso tudo feito, deve-se amarrar um peso a uma corda (as naturais são melhores pois o nilon escorrega muito) e passarmos a ponta livre por dentro do entalhe da vara de base. Na ponta livre, que foi passda pelo furo da vara de base, faz-se um laço de tal forma que quando este estiver aberto, não sobre muito espaço entre a ponta do laço e o peso amarrado na outra extremidade.

Para fazer o laço, basta abrir a trama da corda e passar a outra ponta por dentro dela.

O próximo passo é colocar o entalhe do gatilho dentro do buraco de forma que este prenda a corda apenas com força suficiente para sustentar o peso na outra extremidade, assim, quando alguma ave pousar no gatilho, este cairá, desarmando o peso e puxando o laço, prendendo a ave que você quer apanhar.

Aqui podemos ver o laço passado e o peso na extremidade oposta.

Agora, uma visão do sistema armado numa visão lateral.

Aqui o sistema em uma visão superior.


Nesta foto, eu armei o sistema com uma corda de nilon, mas seria necessário uma corda mais grossa pois esta aqui, com cerca de 3 mm de diâmetro, o laço não fica aberto corretmente e não se fecha nas pernas da ave.

Para que a corda não corresse também foi necessário fazer um nó no ponto de engate pois ela é muito lisa e deslisava sozinha, fechando o laço.

Dá pra usar este mesmo sistema para fazer um pescador automático também, bastando fazer a vara de base mais alta ou usar uma árvore para amarrá-la e amarrar uma linha na extremidade da corda com a isca e quando o peixe puxar, aliviará a tensão no gatilho e este cairá, derrubando o peso na extremidade oposta e arrastando o peixe para fora d'água. É necessário também fazer um pequeno entalhe na ponta do gatilho e, algo que eu não fiz, colocar um anel para prender a corda e não permitir que o vento a faça escapar do entalhe. Peço desculpas mas vou ver se faço isso outra hora e posto fotos depois. Para o anel, pode ser uma argola de chaveiro ou mesmo uma amarração desde que a corda fique livre para correr por dentro dela e do entalhe.

Aqui o entalhe na ponta do gatilho para transformar um pegador de aves em pegador de peixes.
A sujestão de fazer a armadilha com uma ponta na extremidade da vara de base é para que você não a faça no local onde pretende apanhá-las, mas faça-a longe dali e passe pelo local onde as aves e peixes costumam ser vistos gastando o manor tempo possível para a sua armação pois a simples passagem nestes locais pode espantá-los e tornar todo o trabalho infrutífero.
Também se deve observar que tipo de aves ou peixes costumam ser vistos por estes locais e colocar a "ceva" (alimento para atrair os ditos cujos e fazê-los cairem na sua armadilhas), deve se pesquizar o que a espécie pretendida costuma comer e deixar uma boa quantia desse alimento para o bicho sentir-se à vontade para ir vizitar a armadilha.
No caso das aves, como jacús e mutuns em especial, pode-se fazer a vara de base com cerca de 1 a 1,5 m de altura pois estas aves sempre muito ariscas costumam ir de poleiro e poleiro até chegar ao chão para alcançar a isca e é ai que elas sentam no gatilho da armadilha e são pegas.
Espero que tenham gostado e se acharem alguma crítica, é só postarem que estarei aberto a aprender, tanto quanto a ensinar, qualquer dúvida de algo que não ficou bem esclarecido também é só perguntar.
Tenho realmente muita informação pra colocar aqui e espero que o meu tempo permita passar alguma coisa que um dia possa ser de utilidade para alguem em uma situação de aperto.
Abraços a todos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
JPauloBap



Mensagens: 378
Data de inscrição: 06/07/2010
Idade: 31
Localização: Itápolis / SP

MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Dom Out 16, 2011 10:46 am

Grande Sandro!

Isso que eu chamo de um tutorial!... Very Happy

Muito bom! Parabéns!

Abc

_________________
JPAULOBAP |) >--> O
Voltar ao Topo Ir em baixo
josercasimiro



Mensagens: 17
Data de inscrição: 16/06/2011
Idade: 43
Localização: Itirapina

MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Dom Out 16, 2011 9:50 pm

Se não me engano tem uma igual em caça e conservação. Vou procurar melhor e conferir
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens: 6734
Data de inscrição: 24/08/2010
Idade: 46
Localização: São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Dom Out 16, 2011 10:08 pm

JPauloBap escreveu:
Grande Sandro!

Isso que eu chamo de um tutorial!... Very Happy

Muito bom! Parabéns!

Abc

melhor q isso só ele fazendo uma pra gente né Twisted Evil , parabéns, fantástico o tutorial
Voltar ao Topo Ir em baixo
Drakenzi



Mensagens: 252
Data de inscrição: 21/02/2012
Idade: 101
Localização: MS

MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Seg Fev 27, 2012 4:06 pm

pessoal desculpem minha ignorancia mas nao entendi direito como faz a armadilha alguem pode me ajudar? Question Question
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://nawakum.blogspot.com
CALIL
General
General


Mensagens: 4840
Data de inscrição: 15/08/2009
Idade: 33
Localização: SP

MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Seg Fev 27, 2012 5:19 pm

só lembrando que esse tópico é apenas educacional e é proibido usar armadilhas para captura de aves do brasil!

mas ótimo tópico!

_________________


“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.arcobrasil.com conectado
Skill



Mensagens: 430
Data de inscrição: 29/07/2011
Idade: 40
Localização: São José dos Campos

MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Seg Fev 27, 2012 7:09 pm

Sandro,
Você já ministrou este tipo de treinamento para o Exército?
Tive um instrutor de caça há muito tempo (sobrevivência) nos tempos que passei no EB e lembre-me do treinamento (só não memorizei o instrutor).

abraço

_________________
Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Sandro



Mensagens: 350
Data de inscrição: 14/11/2010
Idade: 48
Localização: Naviraí - MS

MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Seg Fev 27, 2012 10:44 pm

Como diria "Jack - o estripador", vamos por parte.
Primeiro para o Drakenzi.
Esta armadilha funciona por contrapeso, primeiro se coloca o laço amarrado ao contrapeso que ficará pendurado.
Depois se faz um nó na corda para que ela não passe pelo encaixe enquanto o gatilho ainda estiver ali.
Terceiro passo, abre-se o laço sobre o gatilho para que quando a ave pisar sobre ele o gatilho caia e libere o peso que ao cair pucha o laço que se fecha nas pernas do incauto passarinho que ficará amarrado.

Agora para o Slill.
Não Skill Nunca dei instrução de sobrevivência para o exército. Só o fiz para amigos, para um grupo do interact na minha cidade natal, Campo Mourão (que foi um fiasco pois uma enchente varreu do mapa tudo o que eu havia preparado no dia anterior para facilitar e tive que improvisar e não ficou legal) e para um grupo de evangélicos aqui de Naviraí, esse já foi mais bem elaborado e deu pra mostrar mais coisas.
Tenho um livro escrito e esperando o momento de ser publicado. Atualmente já passa de 700 pgs em formato A5 só de informações, fotos e desenhos, mas algumas fotos não são minhas e, portanto terei que re-fazê-las para poder publicar e depois ainda correr atras de editoras. Gostaria muito de fazê-lo ainda este ano mas na velocidade que estou conseguindo trabalhar nele, vai demorar pois trabalho todos os dias da semana e o tempo que me sobra eu dou uma entradinha aqui pra conversar com os amigos pois ninguem é de ferro né.

Agora, por último, mas de forma alguma menos importante, ao Calil.
Claro que o objetivo é somente instruir e não fomentar algo ilegal pois assim, estaria colocando o forum em evidência negativa. O objetivo é simplesmente levar aos membros uma forma de se conseguir alimento em caso de sobrevivência pois perseguir, aprisionar ou matar animais silvestres no Brasil é crime grave, exceto em três situações: Caso de silvícolas (indios), caso de isolamento (população que mora isolada em localidades de difícil acesso na zona rural) ou em caso de sobrevivência, o qual espero que nenhum de nós se veja obrigado, mas se for, que saiba das maneiras corretas de fazê-lo.

As armadilhas são as formas mais eficazes de se conseguir alimento de origem animal pois não requerem a presença do ser humano no local em tempo integral e, desta forma, pode-se armar várias e somente fazer a verificação nos horários da manhã e ao cair da tarde.

Valeu???
Voltar ao Topo Ir em baixo
Skill



Mensagens: 430
Data de inscrição: 29/07/2011
Idade: 40
Localização: São José dos Campos

MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Ter Fev 28, 2012 9:56 am

"Tenho um livro escrito e esperando o momento de ser publicado. Atualmente já passa de 700 pgs em formato A5 só de informações, fotos e desenhos..."

Opsss...quando ficar pronto um é meu! Aqui por estas bandas "mateiro" é contratado até para ensinar alunos de biologia e outras disciplinas a arte do campo.
Tive contato com um grupo cujo objetivo era encontrar na nascente de um rio...se não fosse o mateiro nós estávamos na roça rssss.

Abraço e sucesso no projeto do livro, nosso país carece de obras desta natureza. Geralmente temos que consultar os apêndices norte americanos.

_________________
Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Lincoln



Mensagens: 5939
Data de inscrição: 24/03/2011
Idade: 34
Localização: Campina Grande - PB

MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Ter Fev 28, 2012 10:05 am

Sandro, quero o meu exemplar autografado.

_________________
``Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better.'' [S. Beckett]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Drakenzi



Mensagens: 252
Data de inscrição: 21/02/2012
Idade: 101
Localização: MS

MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Qua Fev 29, 2012 12:20 pm

o sandrao vlw...
eu tbm quero um livro autografado heim
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://nawakum.blogspot.com
paulonofx



Mensagens: 116
Data de inscrição: 18/02/2012
Idade: 34
Localização: DF/Taguatinga

MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Qua Fev 29, 2012 12:59 pm

muito baca a armadilha, coisa de artesão.

_________________

O arqueiro que ultrapassa o alvo falha tanto como aquele que não o alcança. -- Michel de Montaigne--
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jhone



Mensagens: 77
Data de inscrição: 30/10/2011
Idade: 25
Localização: Vila Velha, Espirito Santo

MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Qua Fev 29, 2012 3:44 pm

Um dia queria tirar um tempo pra fazer umas coisas dessas, muito bacana mesmo
Voltar ao Topo Ir em baixo
weiss



Mensagens: 28
Data de inscrição: 21/10/2009
Idade: 42
Localização: cuiabá

MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Sex Mar 02, 2012 3:30 pm

Meio trabalhoso mas deve funcionar.
Gosto muito do laço com linha de pesca.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ricardo Jabara



Mensagens: 67
Data de inscrição: 09/01/2012
Idade: 57
Localização: Campos-RJ

MensagemAssunto: Re: Armadilha para apanhar aves   Sab Mar 10, 2012 5:31 pm

Ola, Sandro.
Pode colocar meu nome na lista pra adquirir o seu livro quando estiver pronto.
Vou querer o meu autografado tambem, claro.
Pode ter certeza de que todos nos estamos esperando ansiosos por esse livro.
Boa sorte.

_________________
Ricardo Jabara

Continuo sendo criança, só troquei os brinquedos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Armadilha para apanhar aves

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos similares

-
» Treino para ombros
» Abra Espaço para o Seu Clã
» Chespirito - Episódios para download
» Hankaro [Inscrição para Reymond]
» Alimentação saudável para um desportista

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL ::  :: -