ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

10.000 AC, o filme

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
brasilbows

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Sex Set 30, 2011 4:13 pm

Lincoln, no filme Apocalipto tem uma cena com atlatl. O Mel Gibson tbém não sabia que existia, descobriu e pediu que bolassem uma cena; que por sinal ficou muito boa e real.
Pra gente ter uma ideia da eficácia de um atlatl, na pré história eles faziam uma ponta pra ele usando Obsidiana(vidro vulcânico). Essa Obsidiana é tão afiada que hoje em dia existem algumas cirurgias( li na internet) aonde são utilizados bisturis de Obsidiana porque cortam mais que os de aço. Me parece que cirurgias de córnea.
Pra fazer a ponta do atlatl eram utilizados uma ponta de madeira com entalhes laterais, aonde eram fixadas micro-lâminas de obsidiana com um tipo de mástique feito de ceras de abelhas, argila e resinas, e a ponta de madeira era fixada no dardo com um encaixe amarrados com fios apenas o suficiente para penetrar.

Depois que o animal se movimentava, o dardo, pelo seu peso se desprendia da ponta, e esta continuava no interior do corpo do animal fazendo seu trabalho de provocar hemorragias para um abate mais rápido. Com o tempo passando e na temperatura do corpo do animal, o mástique de cera se derretia e as lâminas ficavam soltas também.

Conclusão: High Tech Neanderthal, isto é, o homem sempre foi inteligente, apenas dispõe de mais possibilidades hoje.

abs,

Fernando

wpurgatto

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Sex Set 30, 2011 6:06 pm

Dem uma olhada neste site aqui, tem varios modelos e no final tem um cara atirando uma flecha com o ATLATL:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Já fiquei com vontade de fazer um pra mim.

>>>----------------------> "- Seja a flecha - Byron Ferguson"

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Preencha o seu PERFIL isso ajuda na hora das respostas
Antes de perguntar use o botão BUSCA (ali no menu).
"No Pain No Gain"
brasilbows

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Sex Set 30, 2011 7:34 pm

noossa que riqueza de modelos, um mais bonito que o outro. O dia que vocês experimentarem um atlatl vocês vão gostar muito porque é muito fácil acertar.
A velocidade de um dardo de atlatl lançado por uma pessoa normal é de aproximadamente 160KM/h e caça efetivamente animais até uma distância de 30 metros ou mais. Esse cara do link é a maior autoridade no assunto da física da coisa em si. E é um cara muito divertido.

O comportamento do dardo do atlatl no ar é igual ao de uma flecha dispersando energia. Ele tem aproximadamente 2,0 metros de comprimento e 12 mm de diâmetro quando feito de madeira e uns 15 mm quando feito de river cane, que é um bambu do sul dos EUA. Pode ser feito se emendando 2 flechas de alumínio de 34". No youtube tem vídeos que ensinam a fazer tanto o dardo como o atlatl.

Caso algum de vocês tenha alguma ideia de alguma boa madeira que pode servir ou bambu linheiro, me avise. Estou procurando faz tempo.
abs,
Fernando

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
manoel pedro farinha

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Sex Set 30, 2011 11:24 pm

boa noite pessoal, voces esqueceram de um filme que tenho aqui na locadora, que mostra
tambem o ATLATL,o que o fernando falou., o filme e A GUERRA DO FOGO,autor jean-jacques annaud,1981 o filme e uma perfeita reconstituição da pré-historia. tendo como eixo a descoberta do fogo. a principio nao e como o 10.000 AC, e o ATLATL se faz presente.
assintam e uma verdadeira aula de historia.
pedro farinha juara mt
eschimidt

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Sab Out 01, 2011 7:07 am

A guerra do fogo para quem quiser assistir...

-----------------

legal o filme... tb tem várias tribos com diferentes evoluções. Só que deveria ser dublado... rsrsrs

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Sab Out 01, 2011 6:08 pm

Forum Arco Brasil Forumeiros também é cultura Very Happy

eu vi esse ATLATL numa das Discovery, num programa sobre a dominação espanhola na América, essa era uma das armas dos Maias, junto com uma espécie de facão com obsidiana nas 2 laterais, cortava como navalha mesmo

vi vários programas depois desse, um em q 2 malucos na atulaidade tentam melhorar as armas antigas, um busca todos os recursos de alguém q saiba utilizar a arma verdadeira, e ele pegou esse cara q manja tudo para umas explicações e uns tiros, o outro tentou melhorar o projeto e usou materiais modernos e uma ponta q dava um disparo quando batia no alvo, na tentativa de furar o escudo ou armadura de um espanhol hipotético

a umas 2 semanas assitia a outro programa hipotético q seria a disputa de 2 guerreiros (1 maia e outro de uma tribo africanaq não recordo o nome) e o maia foi com essas armas já citadas

mas pq estou escrevendo tudo isso, pq até ontem achava q esse ATLATL era uma invenção Maia, hj sei q ele remonta a pré-história e está presente no mundo todo

viva a cultura

PS ainda bem q desvirtuamos esse tópico, caso contrário não aprenderia muita coisa aqui. Será q nossa educação não vai pra frente pq é muito engessada?
kwe´Si

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Seg Out 03, 2011 8:46 pm

hehehehe vocês não entenderam a moral do filme, o egipcio gostou da camilla belle (evolet) e com o arco e flecha roubou a alma dela ? (li em algum lugar que uma flechada rouba a alma uahuahua)
mamutes viviam na América do Norte e não na África, e foram extintos antes, as pirâmides datam de 2500 ac como foi dito

e outra curiosidade... a constelação que o egipcio "tatuou" na mao de evolet quando a puniu com chicotadas (constelaçao de orion - a marca do caçador no filme), aparece para nós (hemisfério sul) no verão olhando la pelas 8 - 9 da noite em direçao a leste, é onde estão as três marias (centro) : se puderem deem uma conferida mas é só la por dezembro.

________

marovasco

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Dom Out 16, 2011 1:12 am

hoje fui para o mato com a família passar o dia nestas ocasiões sempre levava meu arco para dar uns tiros, mas como estou sem arco tive que inventar algo para me divertir, então peguei o facão e saí par procurar um galho para fazer um arco e como não achei nenhum que me agradasse resolvi fazer um atlatl que foi bem rápido de fazer foi bem divertido coloquei até penas que achei na flecha deu pra me divertir bastante. Quase gravei um video para postar aqui.
brasilbows

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Seg Out 17, 2011 12:27 pm

Marovasco, o atlatl a gente arremessa com o mesmo movimento que os jogadores de baseball fazem ao arremessar uma bola...é tiro e queda.
abs,
Fernando
wpurgatto

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Seg Out 17, 2011 2:58 pm

Eu fiz um também no fim de semana, o meu eu fiz de bambu de pesca, a "flecha" fez um voo esquesito, mas também estava sem ponta (peso na frente) e sem as penas, também o espaço que tenho em casa é pouco para o tamanho do equipamento e o seu alcance.

>>>----------------------> "- Seja a flecha - Byron Ferguson"

Preencha o seu PERFIL isso ajuda na hora das respostas
Antes de perguntar use o botão BUSCA (ali no menu).
"No Pain No Gain"
marovasco

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Seg Out 17, 2011 10:40 pm

wpurgatto escreveu:
Eu fiz um também no fim de semana, o meu eu fiz de bambu de pesca, a "flecha" fez um voo esquesito, mas também estava sem ponta (peso na frente) e sem as penas, também o espaço que tenho em casa é pouco para o tamanho do equipamento e o seu alcance.
o que eu fiz ficou bom, também fiz com bambu de pesca, mas como a ponta era mais grossa deu pra estabilizar o vôo só que fiz a flecha curta não como a do video, e como a flecha era dura e pesada não foi tão longe mas deu uns 50 metros, mas como vi no video a envergada da flecha é importante para ela ir mais longe.
urbano1980

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Dom Maio 20, 2012 4:08 am

Lincoln escreveu:
Se voltarmos ao tema, será que eu levo uma bronca docês? O Jorge e o Schimidt, que são da época, podem confirmar os erros históricos do filme.

Equívocos históricos

O site Yahoo! colocou 10,000 B.C. no topo da lista de "Os 10 Filmes Mais Historicamente Imprecisos". [1] Eis uma lista de falhas históricas e arquelógicas que podem ser vistas no filme:

- Um dos principais erros do filme, apontados por Yahoo!, é o uso de mamutes na construção das pirâmides do Egito. Os mamutes viviam na América do Norte e norte da Ásia e não poderiam ser encontrados no deserto.

- D'Leh e seus aliados vão ao Egito resgatar seu povo, os quais foram tomados como escravos para a construção da pirâmide e da esfinge. Entretanto, tais construções só seriam criadas quase oito mil anos depois, por volta de 2500 a.C.

- Um telescópio e um mapa da África Ocidental e da Europa aparecem no filme.

- As aves carnívoras da família Phorusrhacidae viveram na América do Sul e haviam sido extintas 1,8 milhões antes.

- O mais antigo uso da navegação se deu por volta de 3500 a.C.

- O filme mostra humanos montando em cavalos, os quais não foram domesticados até aproximadamente 3500 a.C.

- O uso de espadas e outras armas com lâminas só ocorreu a partir do terceiro milénio a.C.

- Não há evidências que comprovem que o homem tenha caçado mamutes com o uso de redes.

- A tribo Naku alimenta D'Leh com pimentas-vermelhas e o presenteiam com milho. Ambos vegetais são originários da América.

- O mamute-lanoso e o Smilodon possuíam tamanho desproporcional no filme.

Fonte: [1] [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

A verdade de hoje é a mentira de amanhã e vice-versa. Portanto toda teoria é válida até que se questione ou seja completamente provada ou derrubada. Esse vídeo foi inspirado no livro e documentário "Eram os Deuses Astronautas?", onde o autor apresenta com fatos, fotos e objetos a tese científica de que nossa cultura foi influenciada por seres inteligentes de outros planetas. (Urbano1980)
eschimidt

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Dom Maio 20, 2012 7:19 am

Legal seu comentário, urbano1980 !!!

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Dom Maio 20, 2012 9:02 am

é o primeiro post dele, portanto deve estar se familiarizando com os comandos
jsati

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Dom Maio 20, 2012 1:46 pm

Urbano...quando for usar a citação...voce deve escrever seu comentario fora dos "[quote]"`s

Senão o seu comentario fica dentro da citação.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: 10.000 AC, o filme   Hoje à(s) 8:44 am

10.000 AC, o filme
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos similares
-
» Filme de segurança, VE, AC, Pedaleira e manopla
» Alguem sabe que filme é este.??
» Mercedes antigos e recentes participam no filme Night "Train to Lisbon"
» Filme a última FAMEL
» W140 W124 - A Hora Marcada (filme brasileiro)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: