ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Recondicionando corda para besta recurva

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Dracull

MensagemAssunto: Recondicionando corda para besta recurva   Qua Ago 10, 2011 5:03 am

Ae pessoas.

Após apenas 50 tiros a corda original da minha recém adquirida Man Kung 120 lbs pediu arrego. Na verdade o que gastou foi aquele reforço central (não sei o nome) enrrolado na corda propriamente dita, a parte que efetivamente entra em atrito com o cano.

Já havia até aberto a embalagem da minha corda reserva, quando me ocorreu que a corda original em sí estava em bom estado. Se tivesse à mão a linha correta, bastava refazer o enrrolamento e a corda original estaria como nova. Alguém poderia indicar qual linha seria adequada para fazer este enrrolamento, bem como onde encontrar a dita?

Em tempo, aproveitando os dois pedaços sadios da linha original resolvi experimentar algumas idéias. A amarra dos dois pedaços ficou exatamente no centro da corda, ou seja, no centro do cano. Felizmente o comprimento deu certo, sobrando uma pequena folga dos dois lados.

Fiquei matutando em como reforçar a região para que dure mais. Aí apliquei cola a base de cianoacrilato e esperei secar. A região ficou dura e lisa, o que me levou a experimentar tiros sem qualquer lubrificante, seja na corda ou no cano. Funcionou bem, durou 20 tiros até começar a desfiar levemente. Uma nova aplicação da cola e mais 20 tiros, firme e forte. Agora já está na terceira aplicação, e perto dos 100 tiros (somando os 50 originais).

Uhm... olha pessoal, esse truque da super cola está me parecendo mais interessante que aplicar lubrificante, e é absurdamente mais barato. E ao contrário do que se pode imaginar, a região não perde a flexibilidade necessária para se armar. Porém, inevitavelmente irá gastar, e aí será necessário refazer o enrrolamento com linha nova, isso se o estado da corda permitir.

Ja,

D.

jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Qua Ago 10, 2011 8:01 am

Dracull, o nome daquele "reforço" é serving, voce pode refaze-lo tranquilamente com cordão de poliester, desses que se vende em lojas de artesenato. Ou cordão encerado de sapateiro.

Corda de arco/besta é isso mesmo, gasta! Mas 50 tiros é muito pouco, a mesa (onde fica a flecha) de sua besta está lisa? as vezes o desgaste prematuro é causado por pequenas imperfeições nela, e vale a pena uma boa lixada com lixas 220, 400, 600!

Dracull

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Qua Ago 10, 2011 8:41 am

Jorge,

Agradeço as preciosas informações! Assim que possível vou comprar um destes cordões, e refazer o serving da forma correta.

Pois é, durou apenas 50 tiros. Também achei bem pouco, visto que a primeira besta deste modelo que comprei apresenta um desgaste bem menor. E a bestinha de 80 lbs que tive deu bem mais de 200 tiros com a corda original - por sinal quem começou a estragar ela nem foi o atrito, e sim rebarbas no armador.

Imaginei também que fosse culpa da mesa mal polida, mas tanto com o tato quanto testando com algodão não se percebe nenhuma imperfeição. De qualquer forma melhorar o polimento é algo que estava querendo fazer mesmo, quanto menos atrito melhor!

Ja,

D.

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Qua Ago 10, 2011 10:13 am

É fácil fazer uma corda, ainda mais se for endless loop. [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Man Kung, Kantas, Buffalo River, etc. são a mesma coisa. Mesma fábrica em Taiwan. Todas as peças de reposição, inclusive cordas, são encontradas no Brasil. No caso da corda, sai bem mais barato fazer por conta própria.

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Qua Ago 10, 2011 11:18 pm

Lincoln,

Valeu a dica! Já salvei os videos e daqui a pouco vou assistir e aprender esta técnica.

Ja,

D.

ovidiopena

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Dom Ago 14, 2011 2:24 am

Eu costumo conforme o Jorge mencionou, reforçar o serving com uma linha de sapateiro encerada e lubrifico corda e trilhos constantemente com cera de silicone.
Pelo menos cada 5 tiros tem-se que lubrificar.
abs.
Dracull

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Ter Ago 23, 2011 12:33 am

Pessoal,

Há pouco mais de uma semana comprei o cordão encerado indicado pelo Jorge. Só ontem é que tive tempo de mexer com isso, entretanto. Modéstia bem à parte, ficou excelente! A corda está como nova. E com o volume de cordão que comprei, "apenas" 50 metros, possivelmente não precisarei adquirir outra corda por alguns anos, hehehe... Cool

Aproveitando o embalo, fui ver como estava o estado da corda da besta que comprei para o meu velho, há cerca de um ano atrás. Esta foi a primeira besta com que tive contato, e ela só viu lubrificante uma única vez: na fábrica. Imaginei que a corda estivesse perto do imprestável, devido à ausência de lubrificação, mas para minha surpresa estava como nova! Tá certo que no total foram só uns 60 tiros neste ano de vida, mas não deixa de ser surpreendente. Surprised

O próximo projeto é fazer a minha própria corda. Ou melhor, vencer a pregui, pois apesar de simples o procedimento, dá um trabaaaaalho... Shocked

Ja,

D.

jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Ter Ago 23, 2011 8:33 am

Dracull: o ideal é que voce tenha a mesa para fazer a corda, facilita muito!

Vou fotografar a minha depois posto!
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Ter Ago 23, 2011 9:01 am

Jorge, tem alguma ferramenta que você não tenha?

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Ter Ago 23, 2011 9:05 am

Lincoln escreveu:
Jorge, tem alguma ferramenta que você não tenha?

Bão, para falar a verdade, tem algumas que estão faltando, mas pretendo arrumar elas até o meio do ano que vem: Solda oxi-acetileno, solda de eletrodos, policorte de 8", torno mecanico (é foda pedir emprestado), varilador (estou com o saco cheio de fazer as hastes uma a uma), e mais algumas coisinhas....

Agora se for ferramentas especificas para arco, acho que tenho todas.. Very Happy
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Ter Ago 23, 2011 9:12 am

Agora entendi porque você não mora mais com a mulher... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Ter Ago 23, 2011 12:09 pm

O Jorge me fez lembrar das antigas máquinas de solda do tempo que se colocava carbureto e tampinhas de leite de aluminio para reagir.
Fedia muito aquilo.
Era bom para encher balões e o vizinho que tinha a máquina, fazia a festa da criançada.
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Ter Ago 23, 2011 12:31 pm

ovidiopena escreveu:
O Jorge me fez lembrar das antigas máquinas de solda do tempo que se colocava carbureto e tampinhas de leite de aluminio para reagir.
Fedia muito aquilo.
Era bom para encher balões e o vizinho que tinha a máquina, fazia a festa da criançada.

Aqui a gente fazia com papel alumínio e soda cáustica. É bastante inflamável. Enchia uma garrafa PET com o gás, e fazia um estopim com lã de aço e uma bateria 9V. A garrafa subia uns 40-50 metros

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Sab Ago 27, 2011 2:46 am

Pessoal,

Perdi a "virgindade": acabei de fazer a minha primeira corda! E quem diria, ela funciona! Very Happy

Usei o prórpio cordão encerado que adquiri para refazer o serving central da corda original. Devido à diferença de espessura, só consegui fazer 7 loops, totalizando 14 fios na corda pronta. Tá quase no limite do sistema de gatilho, não tem como arriscar fazer uma de 8 loops/16 fios.

Confesso que morri de medo da corda não aguentar... suei frio para armar pela primeira vez. Mas aparentemente está superdimensionada para este arco de 120 lbs, aguentou bem os tiros experimentais. Uhm... será que arrsico usar normalmente, para ver até onde aguenta? Question

Bão, a idéia nem era chegar em algo usável, e sim testar a técnica na prática para ver se aprendi direito. Apesar de meio feinha e sem muito cuidado estético, quem diria, saiu algo funcional logo na primeira vez. Agora sei onde melhorar o acabamento, e depois de testar na prática este gabarito improvisado no mais puro nível de qualidade Tabajara, posso fazer o definitivo.

Ja,

D.

jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Seg Ago 29, 2011 10:52 am

Senta o dedo Dracull!!!!

Só não esquece de fazer a inspeção visual antes de cada serie.

Bem vindo ao Tabajara's World!!! Twisted Evil Twisted Evil

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!
Dracull

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Ter Ago 30, 2011 1:18 am

Jorge,

Pódexá, cuidado aqui é norma prioritária. Por sinal, aproveitando a deixa, qual seria a tolerância aceitável para o tamanho da corda? No caso a original tem 26,5", será que ± 0,5" está dentro do tolerável?

Quanto ao Tabajara... óia, acho que o universo conspirou para que eu tenha nascido pobre. Pois se eu tivesse recursos, sairia cada coisa daqui! lol!

Ainda lembro de quando comprei minha primeira furadeira. Como é que eu pude viver tanto tempo sem isso??? Antes eu furava cimento com prego e martelo, e para segurar a bucha completava o buraco com massa epóxi. Totalmente Tabajara! Mas é um Tabajara High Quality, visto que o parafuso fixado na bucha acima citada está fazendo seu trabalho há pelo menos uma década, segurando o meu varal. Cool

Ja,

D.

jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Ter Ago 30, 2011 8:42 am

Dracull: pode fazer a corda um pouco maior, que voce vai torcendo ela até dar a distancia certa (brace length). Eu normalmente faço pelo menos 1/2" maior para balestras e 1 a ' 1/2" maior para arcos.

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!
iganem

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Qua Nov 30, 2011 2:43 pm

Dracull escreveu:
Jorge,

Pódexá, cuidado aqui é norma prioritária. Por sinal, aproveitando a deixa, qual seria a tolerância aceitável para o tamanho da corda? No caso a original tem 26,5", será que ± 0,5" está dentro do tolerável?

Quanto ao Tabajara... óia, acho que o universo conspirou para que eu tenha nascido pobre. Pois se eu tivesse recursos, sairia cada coisa daqui! lol!

Ainda lembro de quando comprei minha primeira furadeira. Como é que eu pude viver tanto tempo sem isso??? Antes eu furava cimento com prego e martelo, e para segurar a bucha completava o buraco com massa epóxi. Totalmente Tabajara! Mas é um Tabajara High Quality, visto que o parafuso fixado na bucha acima citada está fazendo seu trabalho há pelo menos uma década, segurando o meu varal. Cool

Ja,

D.

Dracull, poste foto da sua corda, e os tamanhos e tudo mais, to com uma balestra de 150lbs e to querendo fazer uma corda também, as induztrializadas me parecem bem frágeis..... vlw!
Skill

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Qua Nov 30, 2011 3:15 pm

Aconteceu a mesma situação comigo.
O serving não aguentou 50 tiros e pelo que percebo é sempre o central. Peguei a dica aqui também e refiz com linha de sapateiro.

E sempre passo antes de 5 disparos silicone spray no local de contato com a corda ajuda e muito conserva-la. A cera uso a cada 100 disparos por ae.

sabendo que vai ocorrer outra vez: fiz um kit com linha multifilamento, linha de sapateiro, serving tool, silicone spray e gel, esticadores de cabo de aço e luvas de couro.

abraço
Dracull

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Qui Dez 01, 2011 3:25 am

iganem escreveu:
Dracull, poste foto da sua corda, e os tamanhos e tudo mais, to com uma balestra de 150lbs e to querendo fazer uma corda também, as induztrializadas me parecem bem frágeis..... vlw!

Bão, taí duas das ditas:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A mais próxima à trena é a original, possui 13 loops de um fio único.

Aquela no topo foi a primeira que fiz, superdimensionada. Foram 8 loops, porém com fio triplo - seria o equivalente a uma corda com 24 loops do fio original. Esta ficou no limite, um pouquinho mais grossa e não passaria pelo vão para o sistema de gatilho. E também acabou ficando cerca de meia polegada menor, devido à grossura. A guardo apenas como lembrança da primeira experiência - se bem que, se for necessário, ela funciona.

A segunda que fiz foram 7 loops, mas ficou tão ruim que desmanchei e guardei esta linha tripla para servings apenas. Na terceira usei um fio duplo, o Linhanyl poliéster encerado número 4. É a corda do meio, na foto. Foram 8 loops, que equivaleriam a 16 loops com o fio original. Esta ficou bem boa, no tamanho de 26,5" que é o certo para o meu arco.

Esta terceira corda já passou tranquilo dos 200 tiros, e está indo para a terceira recondicionada do serving central. Tenho revesado ela com a original, que também já teve seu serving central refeito algumas vezes.

Um detalhe é que como aprendi a técnica para confeccionar os servings, nem me preocupo mais em lubrificar. Simplesmente deixo que desgaste, tomando o cuidado de parar com o uso (ou trocar a corda) quando está perto de romper. Aí basta refazer.

Enfim, cuidando do serving central, que é o mais crítico, qualquer corda feita corretamente dura bastante. Agora se deixar de inspecionar e permitir que os fios dos loops sejam danificados, a corda já era.

Ja,

D.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Recondicionando corda para besta recurva   Hoje à(s) 5:44 pm

Recondicionando corda para besta recurva
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» PEÇAS PARA A ECO 4WD????
» PIADAS PARA DESCONTRAIR
» Largadas á corda Açores.( só rir)
» ADESIVO PARA COPA DO MUNDO NO BUGGY...
» UBERLÂNDIA (MG) para CALDAS NOVAS (GO)...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: