ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Tiro Instintivo [dúvida]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Temujin

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Ter Set 06, 2011 7:01 pm

Tiro instintivo é igual a aprender a atravessar a rodovia mais movimentada...você "intui" a velocidade do carro e sua velocidade mais a distância em fração de segundos...e se errar vai ser igual a piada dos tomatinhos deficientes...rsrsrs.

Bom,

Vou descrever o que tenho feito nestes últimos dias nos treinos com o recurvo. Deixei o brace heigth em 8".1/4 e estou fazendo um teste usando uns tubinhos de latex (atiradeira velha) como afastadores da corda perto dos tips...por enquanto tem funcionado bem e o arco ficou mais silencioso.

Nos treinos de agora, sempre procuro fazer os mesmos movimentos:

- a passar a flecha entre o arco e a corda;

- encaixe do nock e verificar se está preso;

- fazer a pegada SPLIT; fazer a base;

- posicionar o arco abaixo e a frente do corpo;

- aprumar o corpo ajustando a empunhadura;

- levantando o arco e fazendo a puxada lentamente e observando o movimento do béqui tenxion;

- ancoragem raspando a mão na lateral do rosto e verificando a inclinação do arco;

- a largada com a mão direita e a esquerda (empunhadura) acompanhando e deixando o arco "vibrar" livremente.

PS1: A inclinação do arco como o Lincoln postou influencia muito na lateralidade e altura onde a flecha acerta no alvo...no meu caso que sou destro, forma uma linha descendente da esquerda para a direita.

PS2: Tive que melhorar minha postura pois vi nos vídeos anteriores que estava ficando "corcunda" ao abaixar a cabeça. Ainda não decidi se é melhor um pé mais a frente do outro ou os dois em paralelo.

PS3: Coloquei o quiver para fazer alguns tiros e saiu tudo errado e tive que readequar o posicionamento e a inclinação do arco...estou refazendo tudo de novo...pelo menos, só tenho acertado na almofada...kkkk

PS4: desisti do quiver por enquanto atiro melhor sem ele.

Abraços
Vergilio

+++Flechas quebrei quase todas  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] : BE Premium 100 e Easton GGXX75 2117+++
[ ] Vapor Trail Limb Driver pro

"A percepção é forte e a visão é fraca. Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo."

Shinmen Musashi
http://www.armasdear.com.br/forum/
Renenq

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Ter Set 06, 2011 7:34 pm

Temujin escreveu:
Tiro instintivo é igual a aprender a atravessar a rodovia mais movimentada...você "intui" a velocidade do carro e sua velocidade mais a distância em fração de segundos...e se errar vai ser igual a piada dos tomatinhos deficientes...rsrsrs.

Bom,

Vou descrever o que tenho feito nestes últimos dias nos treinos com o recurvo. Deixei o brace heigth em 8".1/4 e estou fazendo um teste usando uns tubinhos de latex (atiradeira velha) como afastadores da corda perto dos tips...por enquanto tem funcionado bem e o arco ficou mais silencioso.

- levantando o arco e fazendo a puxada lentamente e observando o movimento do béqui tenxion;

- ancoragem raspando a mão na lateral do rosto e verificando a inclinação do arco;

- a largada com a mão direita e a esquerda (empunhadura) acompanhando e deixando o arco "vibrar" livremente.

PS1: A inclinação do arco como o Lincoln postou influencia muito na lateralidade e altura onde a flecha acerta no alvo...no meu caso que sou destro, forma uma linha descendente da esquerda para a direita.

PS2: Tive que melhorar minha postura pois vi nos vídeos anteriores que estava ficando "corcunda" ao abaixar a cabeça. Ainda não decidi se é melhor um pé mais a frente do outro ou os dois em paralelo.

PS3: Coloquei o quiver para fazer alguns tiros e saiu tudo errado e tive que readequar o posicionamento e a inclinação do arco...estou refazendo tudo de novo...pelo menos, só tenho acertado na almofada...kkkk

Abraços
Vergilio

Parabens e bons treinos rsrs ( nao posso dar dicas pq sou ruim hehehe )

obs: tbm parei de errar o alvo , mas as mesas , cadeiras e piso da laje sofreram um polco no começo mas acho que faz parte , pelomenos pra min e pro sancho faz hahahaha

abrraço
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Ter Set 06, 2011 8:26 pm

Vergilio, você é mais metódico que eu, rsrsrsrs Desse jeito é bem mais divertido, né não?

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Qua Set 07, 2011 10:07 am

Renenq escreveu:
Temujin escreveu:

Bom,

Abraços
Vergilio

Parabens e bons treinos rsrs ( nao posso dar dicas pq sou ruim hehehe )

obs: tbm parei de errar o alvo , mas as mesas , cadeiras e piso da laje sofreram um polco no começo mas acho que faz parte , pelomenos pra min e pro sancho faz hahahaha

abrraço

Os muros da minha casa também sofreram bastante no início!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://Pode-se marcar dessa forma: tudo sobre apelação de uma co
Roberto de Souza

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Qua Set 07, 2011 12:38 pm

Eu atirei recurvo olímpico por mais de um ano e agora estou mudando para os arcos mais tradicionais, recurvo e longbow sem mira. Estou tentanto mudar para o string walk ou face walk e tenho sofrido muito pra chegar a uma conclusão.
Apesar da maioria aqui se manifestar contrária ao string walk confesso que consigo melhores resultados dessa forma. Assim é possível fazer uma mira usando a flecha como referencia em relação ao alvo. Só não coloco os dedos muito abaixo da corda. Na verdade, gosto de ficar com o indicador abaixo e encostado na corda pq, na minha humilde opinião, a flecha sai de forma mais regular. E dos vídeos que vejo no youtube falando de barebow a grande maioria usa o string walk, até em campeonatos,com excelentes resultados.
Prefiriria segurar a flecha entre o indicador e o dedo médio, tentando o GAP ou o split vision, mas aí não tenho referência de mira e os tiros saem sem qq agrupamento.
Ainda não cheguei a uma conclusão final. Estou treinando todos os dias, comprei um dvd Mestres do BArebow 3 (que ainda não chegou) e espero melhorar. E torço para o Lincoln passar as principais informações que obter sobre o split vision... Iria ajudar muito a mim e muitos aqui (desculpe a pressão Lincoln rsrs).
Abraço.
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Qua Set 07, 2011 12:59 pm

Acho que a maioria apoia o string walking, só eu que abomino, rsrsrs. Embora seja uma técnica horrível, é uma das mais usadas nos torneios onde é permitido. Muitos torneios não permitem.

O split vision não tem mistério, e pra quem atira com recurvo olímpico fica mais fácil ainda. Claro que a ancoragem é bem diferente, e o arco fica inclinado pra direita (pra quem é destro), a cabeça também inclina. Focaliza-se o alvo, e percebe-se a ponta da flecha na visão periférica. Obviamente não se vê claramente a ponta da flecha, essa servira somente como ponto de referência. Deve-se encontrar a altura, que a ponta da flecha deve estar em relação ao ponto que se deseja acertar, para cada distância. Treinando bastante na mesma distância isso acaba virando automático. O que vai fazer diferença será a sua capacidade de repetir os tiros da mesma forma, assim como é no recurvo olímpico.

Nos DVD os Mestres do Barebow você vai encontrar todas as técnicas possíveis, apresentadas por arqueiros que obtiveram sucesso com elas. É só descobrir a que melhor serve pra você, ou a que você mais gosta.

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Qua Set 07, 2011 3:22 pm

Valeu Lincoln.
Creio que esse detalhe de inclinar um pouco o arco e o corpo é que estava me faltando. Estava tentando manter o arco e o corpo retos e por isso não conseguia a mira. Agora há pouco armei um longbow, coloquei a flecha e me posicionei dessa forma. Nem atirei, mas ficou claro que a referência de mira ficou muito boa. Vou experimentar e depois falo. De qq jeito, obrigado pela informação.
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Qua Set 07, 2011 4:05 pm

Não é inclinar o corpo, é a cabeça, pra alinhar a flecha com a visada. Primeiro, com a puxada tradicional (1 dedo acima e 2 abaixo da flecha), estabeleça um ponto de ancoragem; pode ser o dedo médio no canto da boca tocando algum dente ou osso da face. Em full draw, você inclina a cabeça e corre o olho por toda flecha, se você vê a flecha por cima (não de lado nem em ângulo) a inclinação da cabeça está boa. É só uma referência para que a postura seja a mesma em todos os tiros, com o tempo isso entra no automático.

A inclinação do arco pra direita (para os destros), apenas para a flecha apoiada diretamente no shelf, serve pra duas coisas. A primeira é bem óbvia, serve para retirar a lâmina superior da frente do alvo. A segunda é ajustar horizontalmente o ponto de impacto da flecha. Pra encontrar a inclinação correta, faça uma linha vertical na almofada e tente acertar essa linha de uma distância curta (de 8 a 10 metros). Comece com o arco na vertical, a flecha deve acertar bem à esquerda da linha. Incline um pouquinho o arco para direita, atire e verá que a flecha acerta mais para direita, mais perto da linha. Vá inclinando o arco até que os tiros atinjam a linha vertical na qual você está mirando. Treine para fazer sempre essa inclinação.

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Qua Set 07, 2011 4:22 pm

Rene,Lincoln e Danilo,

Apesar de todo o cuidado e repetição ainda assim meto umas flechas na parede...acho que tem um "imã" de flechas na parede....rsrsrsrs.

+++Flechas quebrei quase todas  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] : BE Premium 100 e Easton GGXX75 2117+++

"A percepção é forte e a visão é fraca. Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo."

Shinmen Musashi
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Qua Set 07, 2011 4:26 pm

Temujin escreveu:
Rene,Lincoln e Danilo,

Apesar de todo o cuidado e repetição ainda assim meto umas flechas na parede...acho que tem um "imã" de flechas na parede....rsrsrsrs.

Isso deve ter sido uma praga que o Sancho te botou. Dá uma olhada se não tem lá no Piauí um boneco teu, com um espeto nas costas, enterrado junto com uma caveira de bode embaixo de uma bananeira.

Uma solução para não perder flechas é usar uma almofada bem grande. A minha tem 70cm X 90 cm, só o Sancho pra errar uma dessas.

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Qua Set 07, 2011 4:43 pm

Eu errei foi um saco de farinha, treinando a 6m com o arco na vertical...a flecha "desencostou" do rest...parede!!! Evil or Very Mad Evil or Very Mad

No meu "stand" eu não perdi mais nenhuma flecha mas só atiro de dia...lá tem como anteparo, um colchão ortopédico de solteiro envolto num carpetão dobrado de 1,90 x 1,5m ....impossível errar mesmo a 15m.

Shinmen Musashi
Renenq

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Qua Set 07, 2011 6:01 pm

Temujin escreveu:
Eu errei foi um saco de farinha, treinando a 6m com o arco na vertical...a flecha "desencostou" do rest...parede!!! Evil or Very Mad Evil or Very Mad

No meu "stand" eu não perdi mais nenhuma flecha mas só atiro de dia...lá tem como anteparo, um colchão ortopédico de solteiro envolto num carpetão dobrado de 1,90 x 1,5m ....impossível errar mesmo a 15m.

hahaha a mais acontece , treina bastante que corrige td isso sem perceber , eu estou um polco melhor andei tendo um tempinho pra treino agora nao to errando o alvo mais nao rsrsrs
Temujin

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Qua Set 07, 2011 6:16 pm

Lincoln escreveu:
Temujin escreveu:
Rene,Lincoln e Danilo,

Isso deve ter sido uma praga que o Sancho te botou. Dá uma olhada se não tem lá no Piauí um boneco teu, com um espeto nas costas, enterrado junto com uma caveira de bode embaixo de uma bananeira.

Uma solução para não perder flechas é usar uma almofada bem grande. A minha tem 70cm X 90 cm, só o Sancho pra errar uma dessas.
Cruzeeeesssssss...agora que vi isto aí....ele tá trabaiando com um peto veio fromosu....ele tá faizeno uns dispacho parmodinóis se ferrá i quebá tudo cantué féxa nas paredi...Pai Sancho tá aceitano trabáios pela net....rsrsrsrs

Mas sem brincadeiras, ele tá tentando o desafio do anel? O cabra umiu mesmo... geek

Shinmen Musashi
Roberto de Souza

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Qua Set 07, 2011 6:26 pm

Segui as dicas que vc sugeriu Lincoln, inclinando a cabeça e ancorando com o dedo médio no canto da boca.
Dentro de casa, a mais ou menos 9 metros, já senti uma melhora significativa, atirando com a puxada tradicional de um dedo acima e dois abaixo. Creio que dá pra melhorar quando criar memória muscular. Vou investir mais nesse estilo. Valeu!

O agrupamento começou a aparecer. Legal!
danilomelgaco

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Sab Set 10, 2011 9:00 pm

Lincoln escreveu:
Não é inclinar o corpo, é a cabeça, pra alinhar a flecha com a visada. Primeiro, com a puxada tradicional (1 dedo acima e 2 abaixo da flecha), estabeleça um ponto de ancoragem; pode ser o dedo médio no canto da boca tocando algum dente ou osso da face. Em full draw, você inclina a cabeça e corre o olho por toda flecha, se você vê a flecha por cima (não de lado nem em ângulo) a inclinação da cabeça está boa. É só uma referência para que a postura seja a mesma em todos os tiros, com o tempo isso entra no automático.

A inclinação do arco pra direita (para os destros), apenas para a flecha apoiada diretamente no shelf, serve pra duas coisas. A primeira é bem óbvia, serve para retirar a lâmina superior da frente do alvo. A segunda é ajustar horizontalmente o ponto de impacto da flecha. Pra encontrar a inclinação correta, faça uma linha vertical na almofada e tente acertar essa linha de uma distância curta (de 8 a 10 metros). Comece com o arco na vertical, a flecha deve acertar bem à esquerda da linha. Incline um pouquinho o arco para direita, atire e verá que a flecha acerta mais para direita, mais perto da linha. Vá inclinando o arco até que os tiros atinjam a linha vertical na qual você está mirando. Treine para fazer sempre essa inclinação.

Belas informações Lincoln! Você poderia criar um vídeo explicando esse conhecimentos! seria de grande proveito, não só para o pessoal do fórum, mas também, para todos do Brasil que precisarem de boas dicas e instruções e hoje não encontram videos em portugues no youtube!

Abraço.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

http://Pode-se marcar dessa forma: tudo sobre apelação de uma co
Temujin

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Sab Set 17, 2011 7:57 pm

Qual a maior distância que praticaram o tiro instintivo? scratch

Até agora o máximo que consegui foram 03 flechas em um círculo de uns 10cm@ 25m pale
A 30m ou mais....nada que possa ser considerado como aceitável.

Shinmen Musashi
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Sab Set 17, 2011 8:50 pm

como o próprio nome diz, é instintivo e vai até onde seus instintos permitirem Twisted Evil

não teve muito a ver com instinto, foi mais como brincadeira, mas eu o dr. Aluisio ficamos atirando a quase 170m, com o meu Bear Cub e 3 felchas de madeira, como eram só as 3 flechas demos 2 séries de 3 tiros cada um, era bem longinho para ficar trazendo as flechas, era um campo de polo e tinhamos espaço sem perder as flechas

como estava ventando ficava difícil até acertar o alvo, mas foi muito legal, quem puder um dia faça pois vale a pena

já estou agrupando as flechas a 50m, que eu acho q seria o limite razoável para uma necessidade, mas já vi no You Tube (acho q inclusive já postei o video aqui) um sujeito acertando na pinta a uns 70m (se não me engano) mas como era filmagem dessas q vc atira e corta a cena não faço idéia de quantos tiros foram necessários para façanha

tudo é questão de treino
Fly
Hunter
Hunter

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Sab Set 17, 2011 10:21 pm

Ótimo tópico!

Já pude tirar algumas dúvidas e também ri muito...

Pelo menos não sou um arrows killer solitário....kkkkk

Lincoln, excelentes dicas. Já tenho por onde começar.

Muito obrigado pelos seus posts bem explicativos.

abcs

Fly
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Sab Set 17, 2011 10:37 pm

Tem um vídeo do Byron Ferguson em que ele atira de várias distâncias. Começa com 30 metros e vai andando pra trás, cerca de 20 metros de cada vez, até 90 metros. Acerta sempre na mosca, sem cortes, sem desligar a câmera. Só lembrando que Ferguson não atira instintivo, ele usa a ponta da flecha para mirar. Pena que esse vídeo não tá no youtube.

No manual do técnico da Associação Australiana de tiro com arco, diz que o tiro instintivo é muito pouco usado em competições por não ser muito efetivo em distâncias acima de 30 m. Mas nada impede que um arqueiro acima da média consiga bons resultados em competições. Já na caça com arco tradicional o tiro instintivo é bastante praticado.

Fly, tem mais dicas aqui [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Dom Set 18, 2011 11:33 pm

Ontem, estava fazendo uma coisa que corrigi...o acéfalo aqui mantinha a mesma inclinação do arco para 15m e "aumentava" o tamanho da puxada para compensar a caída da flecha ao invés de elevar o rest...puramente instintivo...e burrice também....kkkkkkkk.

Hoje, fazendo umas experiências de mirar variando os angulos de elevação notei que ao elevar muito o arco para tiros pro alto, o tamanho da puxada diminuia...aconteceu com alguém?

Abraços
Vergilio

Shinmen Musashi
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Seg Set 19, 2011 6:38 am

Temujin escreveu:
Ontem, estava fazendo uma coisa que corrigi...o acéfalo aqui mantinha a mesma inclinação do arco para 15m e "aumentava" o tamanho da puxada para compensar a caída da flecha ao invés de elevar o rest...puramente instintivo...e burrice também....kkkkkkkk.

Apesar de estar correto do ponto de vista teórico, do ponto de vista prático é a melhor maneira de perder flechas. E eu achando que você estava fazendo concorrência pro Sancho...

Citação :

Hoje, fazendo umas experiências de mirar variando os angulos de elevação notei que ao elevar muito o arco para tiros pro alto, o tamanho da puxada diminuia...aconteceu com alguém?

Abraços
Vergilio

É normal, tanto ao levantar o braço para tiros longos, quanto para abaixar para tiros baixos. O que eu faço é não levantar, ou abaixar o braço, mais sim dobrar os joelhos. Assim o tronco inteiro inclina, mantendo a mesma postura. Para levantar o arco, dobro um pouco mais o joelho direito, para abaixar dobro o joelho esquerdo. É só fazer um movimento pivot. É meio desconfortável para distâncias muito curtas, mas depois dos 15 metros é fácil igual empurrar bêbado em ladeira.

General
General

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Seg Set 19, 2011 7:01 am

essa é a dancinha do Lincoln, gostaria de ver uma gravação desses tiros em imagem acelerada Twisted Evil Twisted Evil
Temujin

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Seg Set 19, 2011 1:26 pm

A trilha sonora do video pode ser a do Tchan: "Põe a mão no joelho dá uma abaixadinha..." Twisted Evil Twisted Evil Laughing

Shinmen Musashi
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Seg Set 19, 2011 1:52 pm

Vai fazer sucesso no carnaval. Vou botar ocês dois vestidos de Lacraia Twisted Evil Twisted Evil

Mas é muito sutil, nem dá pra perceber que estou dobrando os joelhos. A não ser que o alvo esteja muito baixo e muito perto. Com 15 metros é imperceptível. Normalmente eu atiro com os joelhos levemente flexionados, não travo nenhuma junta do corpo. Como longbow não tem clicker, tenho que manter o tronco, ombros e braços sempre da mesma forma pra fazer a puxada do mesmo tamanho sempre.

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Seg Set 19, 2011 8:16 pm

Masters of the Barebow

Vejam os vídeos a baixo mostra a técnica que o lincon esta descrevendo, eu atiro desse jeito com o arco meio de lado mas quando treino para atirar rápido atiro instintivo mesmo, é só puxar e soltar e da pra ser bem preciso a 15 metros atirando rápido assim mas já não sei a 20 , 30 etc. hahaha
Coloquei 3 links dessa técnica, espero que ajuda.
Abraço e bons treinos para todos nos. Twisted Evil

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tiro Instintivo [dúvida]   Hoje à(s) 4:06 am

Tiro Instintivo [dúvida]
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» DÚVIDA EM MODELO DE RODA...(TALVEZ PALITO AMERICANA)
» Manutenção Preventiva garante vida longa ao carro
» tiro aos pratos
» TIRO AOS PRATOS
» Luta pela vida ! Exemplos aos oitentas...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: