ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

EVA para fabricar um alvo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Ter Set 14, 2010 11:31 am

Bom, voltando ao assunto original do tópico...

Não gosto de usar EVA como almofada de tiro. É caro,não dura muito e da calos nas mãos de tão difícil que é retirar as flechas. Além disso, com arcos muito potentes, várias camadas de EVA são facilmente trespassadas.

Já fiz muitos testes nesses últimos anos e, sabem o que eu descobri? O melhor material para fazer almofadas é o PLÁSTICO BOLHA! Isso mesmo, aquele de embalar coisas.

Esse material absorve muito bem o impacto das flechas, é bem aderente e não deixa que as mesmas penetrem muito, além disso, é facílimo retirar as flechas dele.

Ah...é muito barato. Um rolo gigantesco custa uns R$80,00.

Como fazer:

V1- Compre um rolo de Plastico Bolha, corte diversas partes de diversos tamanhos. Compre uns sacos grandes, desses de batata, encha o saco com plástico bolha, prense muuuito bem e costure o saco. Essa almofada dura muito, pois a medida que o plástico é despedaçado pelas flechas, ele vai se acomodando. Aí,é só abrir o saco (que terá que ser trocado com frequência) e colocar mais plástico, prensando bem.

V2- Compre pedaços de Plastico Bolha já cortados para embalagem ( 40x40cm), faça uma pilha com eles (30cm de altura) e amarre com barbante. À medida que for se desgastando, desfaça a almofada e mude a ordem das "folhas", para que a almofada se desgaste em lugares diferentes. Essa almofada é ótima para viagens, pq é pequeno e leve.

Pode-se usar a mesma técnica da almofada V1, usando-se aqueles "cobertores de mendigo" que são vendidos em lojas de tecidos. É só encher o saco com bastante deles e prensar bastante. Bem mais eficaz e barato que EVA.

Eu agarântio!!! afro

Um abraço,

Rafael.

ENIO MONTARDO

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Ter Set 14, 2010 11:51 am

RafaelMorgan escreveu:
Bom, voltando ao assunto original do tópico...

Não gosto de usar EVA como almofada de tiro. É caro,não dura muito e da calos nas mãos de tão difícil que é retirar as flechas. Além disso, com arcos muito potentes, várias camadas de EVA são facilmente trespassadas.

Já fiz muitos testes nesses últimos anos e, sabem o que eu descobri? O melhor material para fazer almofadas é o PLÁSTICO BOLHA! Isso mesmo, aquele de embalar coisas.

Esse material absorve muito bem o impacto das flechas, é bem aderente e não deixa que as mesmas penetrem muito, além disso, é facílimo retirar as flechas dele.

Ah...é muito barato. Um rolo gigantesco custa uns R$80,00.

Como fazer:

V1- Compre um rolo de Plastico Bolha, corte diversas partes de diversos tamanhos. Compre uns sacos grandes, desses de batata, encha o saco com plástico bolha, prense muuuito bem e costure o saco. Essa almofada dura muito, pois a medida que o plástico é despedaçado pelas flechas, ele vai se acomodando. Aí,é só abrir o saco (que terá que ser trocado com frequência) e colocar mais plástico, prensando bem.

V2- Compre pedaços de Plastico Bolha já cortados para embalagem ( 40x40cm), faça uma pilha com eles (30cm de altura) e amarre com barbante. À medida que for se desgastando, desfaça a almofada e mude a ordem das "folhas", para que a almofada se desgaste em lugares diferentes. Essa almofada é ótima para viagens, pq é pequeno e leve.

Pode-se usar a mesma técnica da almofada V1, usando-se aqueles "cobertores de mendigo" que são vendidos em lojas de tecidos. É só encher o saco com bastante deles e prensar bastante. Bem mais eficaz e barato que EVA.

Eu agarântio!!! afro

Um abraço,

Rafael.
Moçada...cheguei do centro agora...estava buscando algo pra fazer alvo...a barnett chega hoje e sexta já vou pro mato acampar procurar uns sus scrofa, encontrei em uma casa de impermeabilizações um saco com o que eles chamam de eva pesado picado...é barato 10,00 0 saco com uns 20 kg de eva picado.....creio que bem socado em um caixa de papelão vai quebrar bem o galho....depois mostro foto com o resultado da engenhoca.....E o carteiro que não passa????? Tô que nem gurí esperando bala....me babando.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Ter Set 14, 2010 11:58 am

por falta de opção o pessoal não fica sem alvo rsrsrs

o bom do brasileiro é a criatividade, garanto que eu vou testar todas as opções
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Ter Set 14, 2010 12:17 pm

Realmente apenas EVA não serve, é dificílimo de tirar as flechas dessas varias camadas (isso pode provocar avaria nas flechas, inclusive diminuindo o spine). Vocês já viram né, o que acontece com spine inadequado?

Eu comprei essas placas pensando em coloca-las intercaladas com outros materiais, então vou ter material pra muito tempo. De qualquer forma ela é muito grossa mesmo, acho que não foi uma boa escolha, ruim de tirar as flechas.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
Dando

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Ter Set 14, 2010 12:48 pm

Legal o toque do Rafael.Nunca tinha pensado em plástico bolha!A questão é:Aguenta um tiro de composto sem problemas ou é mais adequado para arcos de baixa potencia?
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Ter Set 14, 2010 12:54 pm

Aguenta demais! Só atiro com compostos e só tenho arcos da pesada!

eschimidt

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Ter Set 14, 2010 1:08 pm

Dando escreveu:
Legal o toque do Rafael.... para arcos de baixa potencia?
E para uma besta Cyclone?

RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Ter Set 14, 2010 1:36 pm

Deve funcionar bem para bestas também, mas terá que fazer uns testes você mesmo. Talvez a flecha, por ser pequena, se enterre toda na almofada.

A maioria das pessoas se enganam em relação às bestas. Se uma besta possui 150lbs, não quer dizer que é mais potente e carregue mais energia cinética final em suas flechas do que um arco composto de 60lbs, por exemplo.

Como todos sabem, a energia cinética carregada na flecha (popularmente conhecida como potência) depende diretamente da velocidade da flecha.

A quantidade de libras só indica o peso necessário para se "armar" as lâminas, e não a potência.

Existem bestas de 150 libras que possuem uma velocidade de flecha de 350fps, outras, como a mesma libragem, possuem a velocidade de flecha de 240fps.

Tudo depende da eficiência do sistema, ou seja, a porcentagem de energia,dessas 150 libras, que é transferida para a flecha. Nesse caso, quanto mais caro o equipamento, melhor a eficiência, de modo geral.

Desculpe fazer esse discurso todo, mas sempre vejo pessoas equivocadas em relação a bestas,libras, etc...

A besta Parker Cyclone Express, com 175 lbs, power stroke de 12 1/2, consegue uma velocidade máxima de 340fps,em condições ideais.

Um arco PSE X-Force Dream Season, com 70lbs, consegue uma velocidade máxima de 356fps, em condições ideais,ou seja, consegue ser bem mais "potente" com menos da metade da libragem da besta supracitada.

Além disso, as flechas das bestas perdem mais altitude em longas distâncias, em relação as flechas do arco compostos, devido ao maior arrasto causado pelas "vanes" grandes, que são necessárias para a estabilização das mesmas e a outros fatores físicos relativos ao tamanho e peso de suas flechas.

De modo geral, um bom arco composto possui bem mais eficiência do que as bestas, se levarmos em conta que podem atingir velocidades de flecha similares, usando lâminas bem mais leves de puxar.

Para quem quiser saber mais, assistam esse vídeo. É bastante esclarecedor:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Um abraço,

Rafael.

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Ter Set 14, 2010 2:04 pm

bem ilustrativo o vídeo, valeu
giantorm

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Ter Set 14, 2010 4:35 pm

Cara, e eu já perdi umas 2 noites pensando em como fazer um alvo, agora com a idéia do plástico bolha, fechou, hehehehe.

Amanhã já vou atrás disso. Valeu Rafa.

RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Ter Set 14, 2010 5:09 pm

Hahahaha! Massa demais!! Faz seus testes aí e conta pra nós depois!!

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Qua Set 15, 2010 4:47 pm

RafaelMorgan escreveu:
Deve funcionar bem para bestas também, mas terá que fazer uns testes você mesmo. Talvez a flecha, por ser pequena, se enterre toda na almofada.

A maioria das pessoas se enganam em relação às bestas. Se uma besta possui 150lbs, não quer dizer que é mais potente e carregue mais energia cinética final em suas flechas do que um arco composto de 60lbs, por exemplo.

Como todos sabem, a energia cinética carregada na flecha (popularmente conhecida como potência) depende diretamente da velocidade da flecha.

A quantidade de libras só indica o peso necessário para se "armar" as lâminas, e não a potência.

Existem bestas de 150 libras que possuem uma velocidade de flecha de 350fps, outras, como a mesma libragem, possuem a velocidade de flecha de 240fps.

Tudo depende da eficiência do sistema, ou seja, a porcentagem de energia,dessas 150 libras, que é transferida para a flecha. Nesse caso, quanto mais caro o equipamento, melhor a eficiência, de modo geral.

Desculpe fazer esse discurso todo, mas sempre vejo pessoas equivocadas em relação a bestas,libras, etc...

A besta Parker Cyclone Express, com 175 lbs, power stroke de 12 1/2, consegue uma velocidade máxima de 340fps,em condições ideais.

Um arco PSE X-Force Dream Season, com 70lbs, consegue uma velocidade máxima de 356fps, em condições ideais,ou seja, consegue ser bem mais "potente" com menos da metade da libragem da besta supracitada.

Além disso, as flechas das bestas perdem mais altitude em longas distâncias, em relação as flechas do arco compostos, devido ao maior arrasto causado pelas "vanes" grandes, que são necessárias para a estabilização das mesmas e a outros fatores físicos relativos ao tamanho e peso de suas flechas.

De modo geral, um bom arco composto possui bem mais eficiência do que as bestas, se levarmos em conta que podem atingir velocidades de flecha similares, usando lâminas bem mais leves de puxar.

Para quem quiser saber mais, assistam esse vídeo. É bastante esclarecedor:

http://www.youtube.com/watch?v=xVxA1KP_k90

Um abraço,

Rafael.

Com flechas de qual peso?
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Qua Set 15, 2010 5:24 pm

Condições ideais = Flechas usando o padrão IBO para cada equipamento.

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Qua Set 15, 2010 8:05 pm

RafaelMorgan escreveu:
E qual seria esse padrão?
Apenas por motivo de comparação, pois a mesma valocidade não quer nem de longe dizer a mesma energia.
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Qua Set 15, 2010 8:23 pm

kakorippel escreveu:
RafaelMorgan escreveu:
E qual seria esse padrão?
Apenas por motivo de comparação, pois a mesma valocidade não quer nem de longe dizer a mesma energia.

Procure na internet que encontrará muitas informações sobre os padrões IBO,ok?

Quanto a energia, infelizmente você está equivocado. A energia cinética é influenciada diretamente pela velocidade e massa, ou seja, o pesso da flecha somado à velocidade, como mostra a seguinte fórmula:

Ec = m . V² / 2

Onde:
Ec = energia cinética (J)
m = massa (kg)
V = velocidade (m/s)

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Rafael.

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Qua Set 15, 2010 8:31 pm

É exatamente por isso que perguntei o peso. Pois falando apenas a velocidade e não dizendo o peso não está dizendo nada sobre energia.
Mas beleza, procurarei na net...
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Qua Set 15, 2010 8:37 pm

Saca só esse link então. vai te ajudar:

Um abraço,

Rafael.

giantorm

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Qua Set 15, 2010 10:46 pm

Comprei hoje, um rolo de 1metro de largura, com 100m de comprimento de plástico bolha, por R$ 45,00.

Final de semana vou testar.

RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Qui Set 16, 2010 3:31 pm

Bom demais! Testa aí e me fala o que achou! A durabilidade desse material é incrível! Qualquer dúvida me pergunta aqui, ou abre um tópico sobre isso.

CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Qui Set 16, 2010 5:20 pm

Comprei hoje 4 fardos de feno. Vou testar nesse FDS vamos ver. É bem consistente, acho que ficará perfeito.

PS: 20 reais cada um, muito mais barato que EVA :/

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
Juliano

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Qui Set 16, 2010 5:38 pm

arcoeflecha

Última edição por Juliano em Sex Jan 28, 2011 10:52 pm, editado 1 vez(es)
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Qui Set 16, 2010 6:52 pm

Juliano escreveu:
Busquei hoje em um supermercado umas caixas de papelão , divisões de papelão fibroso para maçãs (parecido com ''caixa de ovos'' só ''caixas de ovos'' não dão em supermercados) e um ''saco de batatas'' tudo de graça , e sobrou para comprar um sorvete . Este ''saco de batatas'' mesmo cheio de linhas entorno pode ser uma opição ao ''saco de ração grande para cachorro''.
Dá pra arrumar caixas de papelão com quem trabalha com reciclagem....
RafaelMorgan

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Qui Set 16, 2010 7:13 pm

O saco de batatas funciona bem melhor do que o saco de ração, com certeza! Manda bala!!

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Qui Set 16, 2010 7:25 pm

CALIL escreveu:
Comprei hoje 4 fardos de feno. Vou testar nesse FDS vamos ver. É bem consistente, acho que ficará perfeito.

PS: 20 reais cada um, muito mais barato que EVA :/
Eita Porrrrrr... eu produzo bastante feno e vendo a 3 reais cada fardo de 12kg.
Pena que acho que não compensa mandar por transportadora senão eu te dava uns 10 fardos... Wink
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Qui Set 16, 2010 7:33 pm

aproveita e manda um javali vivo para ele treinar, rsrsrsrs
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: EVA para fabricar um alvo   Hoje à(s) 8:06 pm

EVA para fabricar um alvo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 8Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Regulador de tensão 12V 100A para fonte 220v => 12v
» Tutorial de como Fabricar Moldura dos tweeters p/ KIT 2 vias
» Buggy Foot
» Carenagem de fibra de carbono!!!!!
» Ford para de fabricar versão Sport 1.6 do Ka.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Tiro ao Alvo/Target-
Ir para: