ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Flechas leves demais podem quebrar os arcos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Qua Set 07, 2011 7:14 pm

Então, mas o cara conseguiu 26 ft-pound, você tá longe ainda. Tem como você cronografar o Sage usando o gatilho? É só prender o gatilho diretamente na corda abaixo da flecha. Coloca um pedaço de fita crepe marcando 28 polegadas na flecha pra fazer sempre a mesma puxada.

MensagemAssunto: Flechas Kantas.   Qua Set 07, 2011 8:12 pm

Temujin escreveu:
Cronografei hoje de manhã com flecha de madeira(540gr) e carbono(~430gr).
Eu acho que vou comprar umas flechas azuis de aluminio da Kantas que são beeem fininhas mas devem de aguentar...alguém sabe algum dado dessas flechas? peso? spine?

Abraços
VErgilio

Olá Temujin, de vez em quando eu utilizo das flechas Kantas aluminio azuis 2018 no meu composto de 50 libras e servem muito bem, seu peso é de aproximadamente 36 gramas com pontas rosqueáveis e tem até uma certa precisão e quanto à durabilidade, eu atiro à 18 metros sempre na almofada e aguentam bem a pressão eu não sei se elas serviriam para o seu propósito, enquanto ao spine nada consta, se valer como referencia as flechas da Easton aluminio 2018 tem spine 400 ( comparação louca com a Easton enhenh), veja o video dos tiros dados com elas e tire suas conclusões. E minha Almofada é de EVA 12 cm (Difícil de tirar a flecha).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Andrius Louis! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Qua Set 07, 2011 8:55 pm

teoricamente, qualquer flecha de alumínio 2018 terá o mesmo spine, pois esses números significam espessura da flecha (20/64 de polegada) e espessura da parede de aluminio (18/100 de polegada), caso seja realmente de aluminio e não outro material qualquer

eu atirei um bom tempo com meu recurvo de 45#@28" (q dá quase 55#@31") com umas felchas azuis de aluminio 2018 (não sei se essas são da Kantas pois não tinham nenhuma inscrição ou dados de origem, apenas a anotação 2018) e me serviram muito bem, nunca tive problemas (e eram mais de 100 tiros por dia)

mas o q penso é o seguinte, se elas pesam 36 gramas (como disse o Andrius), isso vai dar mais de 550grains, e portanto continuarão pesadas, a não ser q vc as corte, se a sua puxada é 27" não adianta ficar atirando com flecha de 32", isso é ilógico

o q o Lincoln escreveu, e é um erro constante, é a largada ruim, 90% dos arqueiros puxam a corda com os ombros, o correto é puxar com os musculos das costas (no tiro olimpico, back tension nada mais é do q a continuação da puxada), a largada é simplemente um "eleiminação" no esfoço dos dedos em segurar as corda, e se esse movimento é correto, logo após o tiro o cotovelo continua o movimento para trás (pois perdeu o esforço de reação da corda) e a escápula se desloca um pouco para baixo, mas isso a gente só consegue com um professor orientando (pelo menos comigo foi assim)

o q a maioria faz (inclusive nesse video do Lincoln) é ir com o braço da corda em direção ao arco antes de fazer a largada, isso diminui muito o comprimento da puxada (entre 1 e 2 polegadas) e tá feita a caca, é por isso q arqueiro de target usa o clicker, para garantir sempre a mesma puxada, e portanto sempre a mesma força no momento da largada

Temujin, faça um video focalizando apenas vc, isso é, com a filmadora focalizando o arco, seu tronco e o braço da largada, aí vai dar para a gente emeitir alguma opinião, mas mesmo assim pode providenciar flechas mais leves ou cortar um pouco essas aí, pois realmente estão muito acima do q deveria
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Qua Set 07, 2011 9:05 pm

Uma flecha pesada não reduz a energia cinética. A velocidade diminui, mas a massa extra da flecha compensa. O que reduz a energia cinética é flecha leve demais, pois a flecha fica mais rápida que a corda antes do final do power stroke, e parte da energia não será transmitida pra flecha. Eu continuo apostando na má largada. Por isso gostaria de ver as marcações do cronografo atirando com gatilho. Pode ser também que o nock esteja muito apertado na corda. Essas cordas de dacron que vêm com os arcos Samick são muito grossas.

General
General

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Qua Set 07, 2011 9:10 pm

lembre-se q na fómula a velocidade entra ao quadrado (velocidade vezes velocidade) e a massa (peso da flecha) entra linear, portanto muda muito sim no conjunto final

mas a má largada também é preocupante, principalmente para puxadas mais curtas, e tanto acho que isso também é um problema q pedi a ele um video para verificar se está acontecendo
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Qua Set 07, 2011 9:16 pm

Sim mas a velocidade só cai porque a massa da flecha aumenta. A energia cinética está mais ligada a energia armazenada nas lâminas que será entregue na flecha. Veja o que foi cronografado pelo cara que tem um arco igual ao do Vergilio

28" 352gr - 179fps - 25.05 ft.lbs
28" 472gr - 159fps - 26.50 ft.lbs

A flecha mais leve é mais rápida, mas a mais pesada tem um pouco mais de energia cinética.

General
General

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Qua Set 07, 2011 9:20 pm

sim, mas no caso do Vergilio as 2 flechas estão muito pesadas, se ele reduzisse esse peso para próximo de 400gr penso q já teria o efeito desejado, aliado à correções de largada
Temujin

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Qui Set 08, 2011 9:16 pm

Amigos,

Cheguei agora a pouco de Sampa e estou meio esgotado...amanhã faço uns videos da minha puxada/largada e um cronografando os tiros com o release. Vou cortar uma de carbono para 28" e ver o que dá...menos 5 x 9,1gr = 45,5gr...430 - 45,5 = 384,5gr, tomara que aumente a VO.
Eu só vou descrever o meu feeling: no caso descrito acima com a puxada de 28", a diferença de massa foi de [-120gr] e a diferença da velocidade foi de [+20 fps] o que deu uma variação de energia de "apenas" [- 1,45 lb.ft] ou seja o ideal seria ter uma maior velocidade do que massa para ganho de energia...de repente uma VO de 182 fps para flecha de 350 dá 25,75 lb.ft.

As flechas azuis se são 2018 são as que os americanos indicam para arcos recurvos trad. nesta faixa de 40# a 45# e por serem mais finas tem menor atrito com o ar...bom é o que escrevem por lá. Só não poderemos afirmar que estas azuis são da mesma boa qualidade das Easton...rsrsrs.

Abraços
VErgilio

+++Flechas quebrei quase todas  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] : BE Premium 100 e Easton GGXX75 2117+++
[ ] Vapor Trail Limb Driver pro

"A percepção é forte e a visão é fraca. Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo."

Shinmen Musashi
http://www.armasdear.com.br/forum/
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Qui Set 08, 2011 9:40 pm

As 2018 da Easton tem spine 0.464", ou 55-60#. As da Easton são feitas de uma liga de alumínio aeronáutico conhecida 7075-T9, tem também com 7178-T9. Vai saber de que material as Kantas são feitas. Eu tenho 2016 da Easton, e vou comprar 2020 para fazer flechas mais pesadas para caça. Posso garantir que as da Easton são flechas muito resistentes, nunca consegui entortar nenhuma. Se for usar flechas de alumínio use Easton, eles inventaram esse tipo de flecha. Não existe nenhum outro fabricante sério de flechas de alumínio no mundo. Alumínio é Easton ou é Easton, o resto é flecha de brinquedo. Não é à toa que as flechas de alumínio da Easton são as mais usadas no mundo.

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sex Set 09, 2011 6:09 am

Dica: se não fizer questão de camuflagem, as Platinum Plus (7075) são excelentes e bem mais em conta que as feitas como alumínio 7078 (X7, por exemplo).
Temujin

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sex Set 09, 2011 3:18 pm

Eu comprei flechas usadas Easton 2413 no leilão do ebay e parece que já estão a caminho...como a minha luva de kevlar...rsrsrs.
Não vou comprar mais as flechas azuis...vou juntar grana e comprar umas Easton 2219 novas para 60~70# com 29" e as pontas de 100 e 150gr.

Cortei uma flecha de carbono em 28" e iniciei a filmagem no sol e adivinhem o que aconteceu...em 3 tentativas, as vanes começaram a "cortar" o shelf rest....kkkkk... marcou 142/148/ 143 fps...e depois uma sequência de erros e de leituras estranhas. Creio que o cronógrafo está dando erro na leitura mas parece ser algum problema nele, estou desconfiando da bateria fraca mas mandei um email pro fabricante perguntado isso, vou aguardar a respsota deles.
Ou, pode ser mais uma mandiga do Pai Sanchê Twisted Evil Twisted Evil ....rsrsrs

Vídeos das largadas:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abraços
Vergilio

+++Flechas quebrei quase todas  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] : BE Premium 100 e Easton GGXX75 2117+++

"A percepção é forte e a visão é fraca. Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo."

Shinmen Musashi
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sex Set 09, 2011 3:31 pm

Vane com Self é roubada, alem de moer o self a flecha sai toda zuada! Pode ser porisso os erros de leitura.

I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil because I am the baddest motherfucker in the goddamn valley!
Jose Americo Dantas Bahia

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sex Set 09, 2011 6:44 pm

Entao Jorge,o ideal seria a instalaçao de um rest?
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sex Set 09, 2011 7:16 pm

O ideal seria usar penas naturais.

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sex Set 09, 2011 7:25 pm

Entao a liçao seria esta? Se o seu recurvo possui furaçao para rest e voce instalar um ,qualquer flecha,seja com vanes ou penas naturais servem,mas se voce utiliza o shelf,só usar flechas com penas naturais,seria isso?
Temujin

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sex Set 09, 2011 8:14 pm

José,

Creio que sim. E por experiência própria, posso te garantir que as vanes não foram feitas para se usar com rest de velcro.

Abraços
Vergilio

Shinmen Musashi
Temujin

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sex Set 09, 2011 8:15 pm

jwiendl escreveu:
Vane com Self é roubada, alem de moer o self a flecha sai toda zuada! Pode ser porisso os erros de leitura.
Jorge,

Pode ser a causa dos erros de leitura...vou verificar amanhã pois até agora não obtive resposta do fabricante.

Abraço
Vergilio

Shinmen Musashi
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sab Set 10, 2011 7:15 am

a largada parece muito boa, o único problema é q a maioria dos tiros vc cortou o video antes de eu conseguir ver a movimentação das suas escápulas e precisa mostrar uns tiros filmando vc de frente, e pode eliminar a parte o aquecimento

uma coisa q vc pode fazer para melhorar um pouco a velocidade e corrigir a sua postura, sua cabeça tem ido um pouco pra frente, mantenha-a o mais pra trás possível, assim vc ganha mais uns centímetros no comprimento da puxada e portanto mais peso e como resultado mais velocidade
brasilbows

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sab Set 10, 2011 3:50 pm

...deixa eu dar um pitaco aqui, tô achando a flecha muito pesada porque eu tenho a impressão que nesta libragem o arco sente mais. E também o nock deve estar um pouco justo, isto parece que não mas dá uma diferença. Eu peguei uma relação dos arcos tradicionais mais rápidos e é possível a gente fazer uma comparação com o ideal.
Tem um Samick Sage de 40# com 166fps a 10GR/LB, portanto o seu com a flecha pesada que você usou não está fora não. acho que é peso mesmo, experimenta cronografar com uma de 400grns.
Veja adiante...

Originally Posted by Dediu00ro
Many archers around here do not have a chronograph. So i ask you guys that have a chronograph and top quality bows. Whats the fastest bow on a 10GR/LB configuration that you ever shot. Thank you very much.

Top Production Bows Speed List:
1-- 62# @28 Belcher Bows Patriot handle SSR recurve limbs 56" [205fps] = [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Video
2-- 72# @29" Black Douglas Swift with H core Hex 5 Limbs -----[196fps]
3-- 47# @31" Border Harrier Royale----------------------------[195fps]
-- 50# @28" Predator "Classic" 9.8gpp!------------------------[193fps]
-- 55# @33" AH ACS CX 11gpp!------------------------------[188fps]
-- 48# @28" 52" Montana recurve----------------------------[187fps]
-- 47# @30" Hoyt GM 2 with TT Blackmax Carbon 66"----------[185fps]
-- 49# @28" 58" Cari bow WOLVERINE-------------------------[184fps]
-- 50# @28" PL X "Birdseye Maple" T/D 9.4gpp!---------------[185fps]
-- 55# @28" O.L. ADCOCK ACS LONGBOW 60"------------------[181fps]
-- 58# @28" 60" Palmer Carbon Recurve-----------------------[180 fps]
-- 50# @28" 66" Grifon Gl Border Archery----------------------[180fps]
-- 45# @28" TT Titan Recurve with Carbon Extreem BF 11gpp!-[180fps]
-- 48# @28" Samick Td Hunter-------------------------------[180fps]
-- 42# @28" 58" Lost Creek Longbow--------------------------[179fps]
-- 50# @28" 62" Longbow Cari Bow Peregrine-------------------[178fps]
-- 47# @28" 62" Liberty Chief Elite----------------------------[176fps]
-- 45# @28" 62" A D M longbow-------------------------------[176fps]
-- 47# @28" TT Black Onyx BM C limbs-------------------------[175fps]
-- 42# @30" Blacktail TD Recurve: 66" 11.5gpp!----------------[174fps]
-- 45# @28" TT Pinacle Longbow GW limbs 11gpp!--------------[174fps]
-- 64# @29" on 17" DAS riser with Dryad ACS XL---------------[174fps]
-- 48# @28" Anneewakee Addiction 56" 11.45gpp!--------------[171fps]
-- 45# @28" 62" Montana Whip Longbow----------------------[171fps]
-- 39# @29" Kaya Korean Traditional Bow 9gpp!--------------[170fps]
-- 49# @28" Harvest Master HC Recurve 12gpp!----------------[168fps]
-- 50# @28" Black Widow PTF II (Prototype) 62"11.4gpp!--------[168fps]
-- 39# @30" Hwarang Bow MWP-------------------------------[169fps]
-- 40# @28" Samick Sage TD Recurve-------------------------[166fps]
-- 50# @28" White Wolf Red Moon Longhunter S4--------------[165fps]
-- 39# @30" Wind Fighter Korean Bow-------------------------[165fps]
-- 38# @28" Black Widow SA lll 11.1gpp!-----------------------[161fps]
-- 49# @28" Morrison Dakota TD 60"--------------------------[161fps]
-- 39# @30" Grozer TRH--------------------------------------[159fps]
-- 52# @28" Aidy Hayes Longbow-----------------------------[158fps]
-- 49# @28" Falco Legends Flatbow 10gpp!--------------------[158fps]
-- 49# @28" Chris Boyton High Performance Longbow 11.1gpp!--[154fps]
-- 48# @28" Rampart TD RC 60"-------------------------------[151fps]
-- 45# @28" R. Welch Dakota TD RC 60" 12gpp!----------------[150fps]
-- 28# @28" Samick Polaris Td Recurve 11.5gpp!---------------[149fps]
-- 50# @28" Samick Stingray 58"------------------------------[142fps]
Jose Americo Dantas Bahia

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sab Set 10, 2011 5:44 pm

Legal,Só que essa lista esta desatualizada.
Tens que acrescentar,no topo da lista,o short longbow do Artur que fez 210 fps,rsrsrsr.
brasilbows

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sab Set 10, 2011 6:02 pm

boa Ze ***, gostei. Só que tenho que cronografar com uma flecha de 700 grains pra poder entrar na lista. Nem imagino quantos pés por segundo marcaria. Não sei nem se existe uma fórmula pra calcular. Mas gostaria de saber.
abs
Temujin

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sab Set 10, 2011 7:02 pm

Obrigado pelas dicas, amigos. Eu recebi minhas frexa 2413 Auttum lite alguma-coisa-assim e algumas estão com 30" e outras 28" e 02 bareshaft....atirei com as pontas que tenho ou seja só de 100gr e as 28" a 15metros se comportaram melhor. Vai entender....e eu achando que as de 30" que iriam ser as melhores para 40#.

Fernando,
Se a flecha de teste para 40# tem 400gr então gera uma energia de uns 24 lb.ft mais ou menos....é num tô tão longe disto...só aumentar uns 18fps....rsrsrs

Bom, amanhã vou "psiconografiar" estas "novas" frexas...pela Easton dá uns 483gr.

Abraços
Vergilio

Shinmen Musashi
Temujin

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sab Set 10, 2011 7:14 pm

Mamute-sc escreveu:
a largada parece muito boa, o único problema é q a maioria dos tiros vc cortou o video antes de eu conseguir ver a movimentação das suas escápulas e precisa mostrar uns tiros filmando vc de frente, e pode eliminar a parte o aquecimento

uma coisa q vc pode fazer para melhorar um pouco a velocidade e corrigir a sua postura, sua cabeça tem ido um pouco pra frente, mantenha-a o mais pra trás possível, assim vc ganha mais uns centímetros no comprimento da puxada e portanto mais peso e como resultado mais velocidade
Obrigado, Manni. Eu pensei que a cabeça tinha que ficar um pouco a frente...é o contrário....rsrsrs.

Eu cortei por causa do tempo de repetir a mesma coisa de pegar flecha/encaixar o nock/ respirar e expirar/ levantar o arco mas deixei algumas passagens dessas fases durante o vídeo só para mostrar que é a mesma repetição a cada tiro....amanhã faço tudo isso, cronografo e faço as puxadas devagar em ângulos diferentes e vou pro "quintal" cheers ...agora sinto mais seguro em tentar tiros de 25 metros e não acertar nada além da almofada...kkkkkk

Shinmen Musashi
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sab Set 10, 2011 7:27 pm

pegando a sua lista (considerando todas as flechas não indicadas com 10 grains por libra) dá para resumir que
-- 50# @28" Predator "Classic" 9.8gpp!------------------------[193fps]
-- 50# @28" PL X "Birdseye Maple" T/D 9.4gpp!---------------[185fps]
-- 50# @28" 66" Grifon Gl Border Archery----------------------[180fps]
-- 50# @28" 62" Longbow Cari Bow Peregrine-------------------[178fps]
-- 50# @28" Black Widow PTF II (Prototype) 62"11.4gpp!--------[168fps]
-- 50# @28" White Wolf Red Moon Longhunter S4--------------[165fps]
-- 50# @28" Samick Stingray 58"------------------------------[142fps]

notem q a flechas do Black Widow é 14% mais pesada e perdeu muita velocidade, mas não dá para se tirar uma conclusão, pois como são arcos diferentes (misturou longs com recurvos) e principalmente (creio eu) atiradores diferentes o resultado foi muito disperso

-- 48# @28" 52" Montana recurve----------------------------[187fps]
-- 49# @28" 58" Cari bow WOLVERINE-------------------------[184fps]
-- 45# @28" TT Titan Recurve with Carbon Extreem BF 11gpp!-[180fps]
-- 48# @28" Samick Td Hunter-------------------------------[180fps]
-- 47# @28" 62" Liberty Chief Elite----------------------------[176fps]
-- 45# @28" 62" A D M longbow-------------------------------[176fps]
-- 47# @28" TT Black Onyx BM C limbs-------------------------[175fps]
-- 45# @28" TT Pinacle Longbow GW limbs 11gpp!--------------[174fps]
-- 48# @28" Anneewakee Addiction 56" 11.45gpp!--------------[171fps]
-- 45# @28" 62" Montana Whip Longbow----------------------[171fps]
-- 49# @28" Harvest Master HC Recurve 12gpp!----------------[168fps]
-- 49# @28" Morrison Dakota TD 60"--------------------------[161fps]
-- 52# @28" Aidy Hayes Longbow-----------------------------[158fps]
-- 49# @28" Falco Legends Flatbow 10gpp!--------------------[158fps]
-- 49# @28" Chris Boyton High Performance Longbow 11.1gpp!--[154fps]
-- 48# @28" Rampart TD RC 60"-------------------------------[151fps]
-- 45# @28" R. Welch Dakota TD RC 60" 12gpp!----------------[150fps]
-- 47# @30" Hoyt GM 2 with TT Blackmax Carbon 66"----------[185fps]

não dá para ser conclusivo no que eu gostaria de saber (até quanto vale a pena ter um arco pesado, qual seria a curva de ótimo, pois imagino q chegue uma hora em q o aumento no peso do arco não acarreta grandes ganhos de energia, pois o peso da flecha prejudica a velocidade)

penso q para termos alguma coisa melhor nesse sentido teria q ser o mesmo arqueiro atirando, eu já vi gente q mede 28" na puxada, aí usa flecha de 29,5" e ela some no batente do riser (conclusão ele puxou om mais peso do q deveria), outros arqueiros q na hora da ancoragem vai com a cabeça para frente, encurtando o comprimento da puxada (diminui o peso da puxada), outros de "deixar" a mão seguir com a corda um pouco antes de largar (encurta o comprimento da puxada), e por aí vai

vai ser difícil chegar onde pretendia, mas uma coisa para mim é muito clara, aumentar indiscriminadamente o peso da flecha tira MUITO da velocidade do tiro, afetando diretamente a Energia e o Momento

Temujin, não tem essa história de flecha de 30" ser melhor q de 28", vc tem q verificar o spine dinâmico e se ela estiver no spine indicando q vc tem q ter flecha de 28" é assim q tem q ser, não dá para reinventar a roda
Temujin

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Sab Set 10, 2011 7:37 pm

Manni,

Nem de longe pensei em ignorar as regras de cálculo do spine dinâmico mas com o que tenho em mãos...essa foi a conclusão que tive na prática. Wink

Sobre esses dados das VO's de arcos de diversas libragens, creio que o ideal seria inventar uma máquina tipo uma besta e acoplar os arcos e atirar assim se eliminaria ou reduziria o "fator humano" nas medições.

Abraços
VErgilio

Shinmen Musashi
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Hoje à(s) 10:48 pm

Flechas leves demais podem quebrar os arcos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos similares
-
» TIRE SUAS DUVIDAS!!!!!
» 205 o piorio dos arcos
» Peças suzuki são caras demais!!!
» Carros que podem ser guiados sem CNH
» meu bugy ta bebendo demais

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-