ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se
Compartilhe

Primeiro arco: vale a pena esse arco?

Ir em baixo 
AutorMensagem
Servatti

Primeiro arco: vale a pena esse arco? Empty
MensagemAssunto: Primeiro arco: vale a pena esse arco?   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeDom Fev 10, 2019 2:51 pm

Olá!

Estou querendo iniciar na prática e não queria investir muito dinheiro logo de início, de forma que, quais suas opiniões para esse arco:

https://pt.aliexpress.com/item/Profissional-30-40lbs-Recurvo-Arco-Tiro-Com-Arco-Arco-Tiro-Ca-a-Bow-Praticar-Esportes-Ao/32906299106.html?albbt=Google_7_shopping&isdl=y&slnk=&albslr=223200214&src=google&acnt=494-037-6276&aff_platform=google&crea=pt32906299106&netw=u&plac=&albcp=1626568036&mtctp=&aff_short_key=UneMJZVf&gclid=Cj0KCQiAtP_iBRDGARIsAEWJA8g1ikKHYjFlj47JpJS6WgokAYssY5_qzI5g9340hJcxuK2cguHKvy8aAkI4EALw_wcB&albag=65942329430&albch=shopping&albagn=888888&trgt=296904914040&device=c&gclsrc=aw.ds

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1177187931-kit-arquearia-arco-recurvo-40-libras-com-luva-e-flechas-_JM?quantity=1

Acredito que ambos sejam o mesmo arco.

Seria tão ruim assim comprar esse arco, praticar por algum tempo e então decidir se vou ou não investir em arcos melhores?

Abraços,
BrunoM

BrunoM

MensagemAssunto: Re: Primeiro arco: vale a pena esse arco?   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeQua Fev 13, 2019 3:47 pm

Também sou novato no esporte, mas li muita coisa pela internet. Balisado nisso minha opinião é: o arco não parece ruim pelas imagens, tem comentários na página do produto dizendo que a madeira do punho é sólida, etc. Em princípio não tem muita coisa para dar errado, a não ser uma das mais importantes: as medidas do arco. Não adianta o arco ser bem construído, durável, com bons materiais, etc, se o arco for muito pequeno para sua estatura. Se for você terá dificuldade para utilizar o arco.
Repare que no site não tem justamente esse dado: as medidas do arco. Se você conseguir obter essa informação (medidas) do vendedor dá para fazer uma escolha mais informada...
Ruy

Ruy

MensagemAssunto: Re: Primeiro arco: vale a pena esse arco?   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeQui Fev 14, 2019 12:22 am

Arcos para iniciantes, recomenda-se baixa libragem. Eu não recomendaria nada acima de #24.
O problema desses arcos é a qualidade desconhecida. Pelo valor, não deve ser boa. Eu iria de SF Optimo ou similares.
Ruy

Ruy

MensagemAssunto: Re: Primeiro arco: vale a pena esse arco?   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeQui Fev 14, 2019 12:23 am

Arcos para iniciantes, recomenda-se baixa libragem. Eu não recomendaria nada acima de 24#.
O problema desses arcos é a qualidade desconhecida. Pelo valor, não deve ser boa. Eu iria de SF Optimo ou similares.
TRC

MensagemAssunto: arco   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeSex Fev 15, 2019 5:07 pm

Para iniciante, SF Optimus, como disse o Ruy.
BrunoM

BrunoM

MensagemAssunto: Re: Primeiro arco: vale a pena esse arco?   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeQua Fev 20, 2019 12:17 pm

O amigo está perguntando sobre um arco de R$130, não é muito válido indicar um arco de R$700...

Sem dúvida o melhor modo de se iniciar no esporte seria com um arco ILF com #20 para depois ir aumentando a libragem... Mas um kit assim começa em R$1000, é muito dinheiro para empenhar em uma primeira experiência.

Que isso também fique bem claro para o amigo indeciso: não dá para esperar o melhor desempenho do arco mais barato que se encontrar, aliás nem um bom desempenho, principalmente se comparado com arcos "sérios".

No mundo das carabinas de pressão (onde muita gente te indica uma HW como primeira arma, ás vezes esquecendo que a HW mais barata custa mais de R$3.000) isso é muito discutido: é melhor a pessoa comprar o equipamento que puder e começar a praticar já ou é melhor o iniciante guardar o máximo de dinheiro e começar com o melhor kit possível (incluindo curso/aula no caso do arco)?

Na minha opinião acho que quem quer experimentar tem que comprar o arco que puder no momento e dar uns tiros, sempre tendo a noção que o arco não entrega tudo o que um bom arco entregaria e que se o esporte for ser praticado mais seriamente a troca do arco é fundamental...
Ruy

Ruy

MensagemAssunto: Re: Primeiro arco: vale a pena esse arco?   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeQua Fev 20, 2019 2:53 pm

Na verdade, o arco que ele está propondo custa quase 400. Vendi um SF Óptimo novo com mira short esses dias por 450. Não precisa gastar 1000 para começar mas pelo menos algo decente para saber direito o que é tiro com arco. E, com toda certeza, será possível revender facilmente um Óptimo para futura compra.
Jose Americo Dantas Bahia

MensagemAssunto: Re: Primeiro arco: vale a pena esse arco?   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeQua Fev 20, 2019 2:57 pm

Eu não acho válido indicar um arco de 130 reais,pois é certeza de frustração e consequente desânimo da prática do tiro,por uma série de fatores...Não precisa ser um arco de 1000 dólares,mas o mínimo de qualidade,é necessário...

Aconselho a ter calma e juntar uma grana pra comprar algo melhor,como citado,um Sf ou similar...

E se desistir do esporte,será muito mais fácil vende-lo que esse de 130 reais...Pode acreditar!

BrunoM

BrunoM

MensagemAssunto: Re: Primeiro arco: vale a pena esse arco?   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeQua Fev 20, 2019 3:29 pm

Ruy escreveu:
Na verdade, o arco que ele está propondo custa quase 400. Vendi um SF Óptimo novo com mira short esses dias por 450. Não precisa gastar 1000 para começar mas pelo menos algo decente para saber direito o que é tiro com arco. E, com toda certeza, será possível revender facilmente um Óptimo para futura compra.

O link leva a uma página do AliExpress que informa que o preço é de R$102,33 (mais R$12,54 de frete)...

Quando comprei o meu arco, procurei um Optimo, não achava para comprar em lugar nenhum, só os Mankung e Jandao... Tenho sorte de poder gastar um pouco mais e peguei logo um ILF com o Sandro, mas nem todo mundo tem a mesma sorte... Hoje mesmo não se encontra SF Optimo com facilidade...

Acho que para o bem da difusão do esporte (sempre bem vinda) não se pode ser elitista. A pessoa pode disparar uma flecha com um pedaço de PVC e paracord, só precisa fazer isso em segurança. E não esperar agrupamentos a 70 metros ou mandar uma flecha no rabo da outra!

Faço comparação com carros de corrida. Se o sujeito acorda um dia com vontade de correr em um Fórmula 1, meu conselho seria "pega seu carro e põe na pista de corrida, não vai ser a mesma sensação de um F-1 mas vai dar uma idéia se é isso que você quer". Dizer "economiza mais uns anos e compra um Fórmula 3 e põe na pista, a sensação ainda não vai ser de F-1, mas vai ser mais próxima" pode afastar a pessoa do esporte...
Ruy

Ruy

MensagemAssunto: Re: Primeiro arco: vale a pena esse arco?   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeQua Fev 20, 2019 10:12 pm

https://pt.aliexpress.com/item/20-36Lbs-American-Hunting-Bow-Recurve-Bow-in-Black-Red-Blue-Archery-with-Sight-and-Arrow/32817143741.html?spm=a2g03.10010108.1000014.16.5f7e1142eqnYmK&pvid=26ef75e6-5efc-4006-a05b-67151ae2c153&gps-id=pcDetailBottomMoreOtherSeller&scm=1007.13338.107646.000000000000000&scm-url=1007.13338.107646.000000000000000&scm_id=1007.13338.107646.000000000000000

Ao invés de jogar R$ 260,00 fora (vai ter que pagar II, IOF e taxa de importação), este do link acima pelo menos presta. Mas já são R$ 600,00 (impostos e taxas inclusas).

II = imposto de importação 60%
IOF sobre compra com cartão no exterior = 7%
Taxa Correios sobre importação = R$ 15,00
Conversão dólar em R$ pela instituição financeira = R$ 4,00 para venda e R$ 3,20 para compra Shocked

Entenda que a forma mais rápida de você se desiludir com tiro com arco é iniciar com qualquer coisa acima de 24#.
TRC

MensagemAssunto: arco   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeQui Fev 21, 2019 9:42 am

Na minha opinião, valeria a pena comprar um riser SF e uma lâmina SF.
Mas deveria ser um riser olímpico onde houvesse possibilidade de colocação de clicker, estabilizadores e mira.
Sempre o barato sai caro.
É necessário lembrar que depois que comprou o arco, se quiser vender é muito difícil conseguir.
BrunoM

BrunoM

MensagemAssunto: Re: Primeiro arco: vale a pena esse arco?   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeQui Fev 21, 2019 12:21 pm

Ruy escreveu:
https://pt.aliexpress.com/item/20-36Lbs-American-Hunting-Bow-Recurve-Bow-in-Black-Red-Blue-Archery-with-Sight-and-Arrow/32817143741.html?spm=a2g03.10010108.1000014.16.5f7e1142eqnYmK&pvid=26ef75e6-5efc-4006-a05b-67151ae2c153&gps-id=pcDetailBottomMoreOtherSeller&scm=1007.13338.107646.000000000000000&scm-url=1007.13338.107646.000000000000000&scm_id=1007.13338.107646.000000000000000

Ao invés de jogar R$ 260,00 fora (vai ter que pagar II, IOF e taxa de importação), este do link acima pelo menos presta. Mas já são R$ 600,00 (impostos e taxas inclusas).

II = imposto de importação 60%
IOF sobre compra com cartão no exterior = 7%
Taxa Correios sobre importação = R$ 15,00
Conversão dólar em R$ pela instituição financeira = R$ 4,00 para venda e R$ 3,20 para compra Shocked

Entenda que a forma mais rápida de você se desiludir com tiro com arco é iniciar com qualquer coisa acima de 24#.

Concordo em número e grau Ruy, em relação à libragem inicial e ao arco que você indicou (que é notadamente melhor, só de o vendedor mostrar as medidas indica isso).

O que eu discordo é que a o mínimo que se deve gastar em um arco é R$500 ou R$600. É muito dinheiro para o brasileiro médio empenhar em uma primeira experiência...

Eu fico pensando no que afasta a pessoa depois do primeiro contato com o esporte. O que desanima mais o iniciante, um arco ruim (desde que seja minimamente seguro) ou ter que gastar meio salário mínimo de saída?
TRC

MensagemAssunto: arco   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeQui Fev 21, 2019 4:10 pm

Quando se compra um arco, é necessário saber para que vai comprar o arco.
Comprar só por comprar, não resolve, depois de comprado, ninguém compra do comprador.
Existem duas maneiras de se praticar o esporte do arco e flecha, nos Fields ou nos WA.
Para o WA, há necessidade de estabilizadores, mira, clicker e dedeira no recurvo, e, no composto, estabilizadores, miras e gatilhos.
Para os Field, esses acessórios são opcionais, existem diversas categorias onde os arcos e acessórios se enquadram.
Comprar arco para atirar no fundo do quintal, é melhor não comprar; corre o risco de escapar uma flecha e ferir alguém.
Comprar arco para o "controle" do Javali, por exemplo, precisa ser um arco muito bom.
Enfim, comprar esses arquinhos feito na China, Coréia, do tipo "xing-ling", já temos aqui no Brasil a Velox, que fabrica arcos recursos de fibra de vidro.
Além disso, temos excelentes arcos de madeira, carbono, fibra de vidro, que são fabricados pelo Farinha aqui do Forum e pelo Fernando Gonçalves.
Além disso, temos o Elisonj aqui do Forum que faz um excelente arco de ipê com bambu.
http://www.arcobrasil.com/t17509-fabricacao-longbow-video
BrunoM

BrunoM

MensagemAssunto: Re: Primeiro arco: vale a pena esse arco?   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeQui Fev 21, 2019 4:45 pm

TRC escreveu:

Existem duas maneiras de se praticar o esporte do arco e flecha, nos Fields ou nos WA.
...
Comprar arco para atirar no fundo do quintal, é melhor não comprar; corre o risco de escapar uma flecha e ferir alguém.

Caro TRC

Discordo dessas afirmações. Acho que a pessoa que quer apenas acertar uma maçã pendurada no muro também está praticando o esporte de arco e flecha. Como os moleques na rua com golzinho de chinelo e bola de meia estão praticando futebol!

Como eu disse anteriormente, acho que, em se havendo segurança até um pedaço de PVC e de barbante permite à pessoa a prática do esporte de arco e flecha...

Acho que é prejudicial ao esporte como um todo pensar que todo iniciante DEVE ser encaminhado ao lado "oficial e profissional" do esporte, muitos craques de futebol não teriam surgido se tivessem esperado os pais comprar uma chuteira para começar a praticar!
TRC

MensagemAssunto: arco   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeQui Fev 21, 2019 9:16 pm

BrunoM escreveu:
TRC escreveu:

...

Caro TRC

Discordo dessas afirmações. Acho que a pessoa que quer apenas acertar uma maçã pendurada no muro também está praticando o esporte de arco e flecha. Como os moleques na rua com golzinho de chinelo e bola de meia estão praticando futebol!

Como eu disse anteriormente, acho que, em se havendo segurança até um pedaço de PVC e de barbante permite à pessoa a prática do esporte de arco e flecha...

Acho que é prejudicial ao esporte como um todo pensar que todo iniciante DEVE ser encaminhado ao lado "oficial e profissional" do esporte, muitos craques de futebol não teriam surgido se tivessem esperado os pais comprar uma chuteira para começar a praticar!

Não vou discordar das suas colocações porque você tem direito às suas próprias opiniões, acho muito justo.
O arco e flecha é um esporte, tem lá as suas técnicas e cuidados os quais se aprende com estudo, por meio de vídeos ou por ver atletas atirando.
Para estudo, indico o site www.worldarchery.org, onde existe uma infinidade de videos com atletas profissionais atirando.
Entretanto, a melhor forma de aprendizado é ter um instrutor.
Quem pretende iniciar no arco e flecha, na minha opinião, deveria se orientar com alguém.
Na postagem anterior, já comentei sobre o WA e sobre a Field, que são os destinos daqueles que pretendem participar de eventos.
Além disso, quem compra um arco sem orientação já começa errado, pode gastar dinheiro com algo que não fará proveito.
Não ter conhecimento sobre o assunto, sobre tipos de arco, sobre libragem de arco, pode levar à compra de um equipamento aquém da capacidade física do arqueiro ou além da capacidade física do arqueiro.
Atirar com arco e flecha sem conhecer a técnica, pode levar a lesões físicas como tendinite, epicondilite, etc.
Uma epicondilite, por exemplo, pode custar a um arqueiro desavisado uns dois anos de fisioterapia.
Nisso eu sou professor com mestrado e doutorado, já faz quatro anos que cuido de epicondilite nos dois ombros e nos dois cotovelos, com fisioterapia semanal.
Minha epicondilite iniciou quando tentei puxar meu composto com quase 60 libras, sem o necessário aquecimento e alongamentos ... deu merda no ombro direito, uma pequena fisgada e muito dinheiro gasto depois.
Além disso, atirar com arco e flecha sem orientação sobre os cuidados necessários, pode levar a acidentes com terceiros, como eu já havia mencionado.
Mas, este nosso Fórum Arco Brasil é para que todos opinem e troquem experiências, portanto, vamos opinar e trocar experiências.

Só não estou satisfeito com a forma desta postagem, está muito comprida, para ler o texto precisa ficar clicando na seta de rolagem pra direita e pra esquerda.  rsrsr
Ruy

Ruy

MensagemAssunto: Re: Primeiro arco: vale a pena esse arco?   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeDom Fev 24, 2019 3:59 pm

BrunoM escreveu:
Eu fico pensando no que afasta a pessoa depois do primeiro contato com o esporte. O que desanima mais o iniciante, um arco ruim (desde que seja minimamente seguro) ou ter que gastar meio salário mínimo de saída?

Vou lhe contar a minha experiência. Comecei uma turma de tiro com arco utilizando o que tínhamos de mais barato.
Fabriquei arcos de diversos formatos e tamanhos utilizando canos de PVC, peguei um arco infantil da Decathlon que era do meu filho e flechas de madeira artesanais.
Esses materiais serviram para pouco mais de um mês uma vez que não havia precisão acima de 5 metros além das constantes quebras.

Depois disso, trouxe 3 arcos SF Optimo com mira curta, rest Hoyt e plunger. Para complementar, as flechas eram Easton Genesis. Nem preciso dizer que o ânimo da turma foi outro, todos se empenharam em dar o melhor de si nos treinos e avaliações.
Muitos deles adquiriram depois arcos próprios e prosseguiram no esporte.

O meu receio é um sujeito desavisado adquirir um arco ruim e adaptado e acabar desiludindo com o esporte. Acredito que um material minimamente decente ajudaria bastante a ter um contato mais realista com o tiro com arco.

PS. Lembrei do seu primeiro post quando fez referência ao tiro com armas de ar comprimido. Num target de 10 metros, seria a mesma coisa que atirar com um Urko e chumbo Pardal contra uma BAM B19 com chumbos Rifle. Nem estou falando em Anschutz com chumbos H&N. Um desanima, outro incentiva.

TRC

MensagemAssunto: arco   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeDom Fev 24, 2019 8:54 pm

O Ruy colocou bem a questão do esporte "arquífero".
É difícil e caro, eu constatei isso já.
Mas o arco e flecha é bem diferente do futebol, que se aprende a jogar com bola de meia.
O arco e flecha, além de um bom equipamento, há a necessidade de um orientador, pois é necessário aprender a técnica.
Sem técnica, não teremos um bom arqueiro.
Sem um bom equipamento, também não teremos um bom arqueiro.

MensagemAssunto: Re: Primeiro arco: vale a pena esse arco?   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeSeg Fev 25, 2019 10:37 am

Perfeita colocação do Ruy,dispensa qualquer comentário!

v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Primeiro arco: vale a pena esse arco?   Primeiro arco: vale a pena esse arco? Icon_minitimeSeg Mar 11, 2019 6:49 pm

Esses dias eu peguei um arco "feito em casa".
Muito bem feito, empunhadura bem trabalhada.

Dei um tiro e senti uma porrada tão forte na mão que doeu o ombro.
Isso é o handshock.

O que eu comentei com o pessoal é que o arco é bacana, mas o handshock é forte demais.
Com uma pancada tão forte, não é muito bom treinar forte, como fazemos de 100 a 200 flechas.

Eu comecei com arcos chineses do aliexpress.
Por instinto não fazia mais do que 30 a 40 flechas em um dia de treino.
Não conhecia o handshock, mas sentia dor generalizada pela pancadaria.
Achava que era cansaço.

Hoje tenho um arco em fibra carbono com praticamente zero handshock.
E ainda um bocado de peso e estabilizador longo para suavizar ao máximo.

Se uma pessoa quer iniciar com um equipamento simples, eu não tenho restrição alguma.
Apenas sinto a obrigação de avisar que existe restrição do material e dizer quais são.
E a mais importante já foi dita. Peso de puxada. Isso é fatal.
Começou com arco pesado, handshock forte, lambada no braço. O arqueiro desiste rápido.

Like a Star @ heaven

Primeiro arco: vale a pena esse arco?
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Descanso lateral, vale a pena?
» Cães de caça a pena
» Meu primeiro motoplanador
» Blusões de Verão - valem a pena?
» Opiniões sobre estes 2 canis

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-