ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se
Compartilhe | 

Alinhamento do arco

Ir em baixo 
AutorMensagem
VictorBarberini

MensagemAssunto: Alinhamento do arco   Qua Ago 01, 2018 1:30 am

Pessoal, estou com algumas dúvidas no alinhamento do rest do arco. O pse stinger x possui um risco/sulco na base da janela do riser que ao meu ver determina qual deveria ser o alinhamento da flecha ao estar sobre o rest. Primeiramente o meu rest fica bem mais a direita desse risco/sulco tentei colocar uma flecha paralela sobre ele e verificar se ela vai se encontrar com a corda porém a corda também ficou a direita o que me fez concluir que ao deixar a flecha paralela ela certamente não vai ficar sobre esse sulco. Tentei verificar os espaçadores das cams vendo se existia possibilidade de mover ambas mais para a esquerda alinhando tudo isso com esse sulco e também a corda com o centro do punho, porém não é possível, acredito que se passar todos os espaçadores para a direita os parafusos das cams vão raspar nas lâminas. Gostaria de uma ajuda, não sei se isso é normal, com esse alinhamento a direita desse sulco o espaço de passagem das penas na janela fica muito pequeno, as penas até passam pelos cabos sem raspar mas se chocam contra o riser. Vou postar umas fotos para compreensão.

Sulco do riser
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Flechas paralelas com referência no sulco

Alinhamento da corda e do rest bem a direita do punho.

Dessa maneira até o estabilizador fica paralelo à flecha porém como foi mencionado todo o conjunto de corda/cams/rest/flecha ficam próximos da parede da janela.

Desculpem o tamanho do texto e fico no aguardo de algumas ajudas dos mais experientes.
aposentado

MensagemAssunto: Re: Alinhamento do arco   Seg Ago 06, 2018 11:24 am

Olá Victor
Oriento a vc mandar uma mensagem para o representante da PSE o Sandro informando dos seus problemas
O Sandro vai entrar em contato com a PSE e eles irão mandar o esquema do arco, irão dizer sobre os calços , espaçadores, membros etc
Aí vc vai se o teu arco esta montado corretamente
Vários motivos podem deixar o arco com esse problema
Eu acredito que ele esteja montado de forma errada
Como ele esta atirando? Fez algum teste ? Papel ou Bareshaft?
Abraço a todos.

VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Alinhamento do arco   Seg Ago 06, 2018 2:26 pm

aposentado escreveu:
Olá Victor
Oriento a vc mandar uma mensagem para o representante da PSE o Sandro informando dos seus problemas
O Sandro vai entrar em contato com a PSE e eles irão mandar o esquema do arco, irão dizer sobre os calços , espaçadores, membros etc
Aí vc vai se o teu arco esta montado corretamente
Vários motivos podem deixar o arco com esse problema
Eu acredito que ele esteja montado de forma errada
Como ele esta atirando? Fez algum teste ? Papel ou Bareshaft?
Abraço a todos.

Opa tudo bem, com essa flecha paralela ao riser eu não conseguia um bom rasgo no papel, tentei até dar uma apertada nos yokes e não ajudou muito. Afastando o resto da janela e deixando a flecha voltada pra fora porem desalinhada eu consegui um bom furo. Segue as fotos abaixo.
Obs: Fiz os testes da mesma distancia, em torno de 1~2 metros do papel, espaço que tinha disponível no apartamento.

Esse é meu furo do papel com a flecha paralela como nas fotos do inicio do tópico.

Esse é o furo após trazer o rest mais para fora da janela.

Essa vista superior mostra o jeito que a flecha ficou para conseguir um bom furo no papel.
aposentado

MensagemAssunto: Re: Alinhamento do arco   Seg Ago 06, 2018 6:53 pm

Então, pelo que vi para consertar esse rasgo ( ponta da flecha para a esquerda e traseira da flecha para a direita)
Vc deve apertar uma volta no yoque do lado direito e soltar uma volta no yoque do lado esquerdo ( se tiver como ou seja se a cam não estiver muito deitada)
Se não resolver terá que trocar os calços da cam inferior, terá que levar a cam mais para a direita

VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Alinhamento do arco   Seg Ago 06, 2018 10:25 pm

aposentado escreveu:
Então, pelo que vi para consertar esse rasgo ( ponta da flecha para a esquerda e traseira da flecha para a direita)
Vc deve apertar uma volta no yoque do lado direito e soltar uma volta no yoque do lado esquerdo ( se tiver como  ou seja se a cam não estiver muito deitada)
Se não resolver terá que trocar os calços  da cam inferior, terá que levar a cam mais para a direita

Já tentei apertar o yoke em duas voltas e não corrigiu o rasgo. O problema de mudar o espaçador da cam é que trazendo ela para a direita eu vou jogar a ponta dela para fora na mesma proporção do rest, no final ela vai continuar com a ponta para fora, e diferença é que é que ao invés do rest jogar a ponta pra fora vai ser a corda que vai jogar. Tou com medo de mudar tudo isso e continuar com o mesmo problema. Regular os yokes é simples, mas mover a cam precisa regular tudo do zero, queria ter certeza que é isso antes de mecher.
aposentado

MensagemAssunto: Re: Alinhamento do arco   Seg Ago 06, 2018 11:18 pm

São essas as maneiras de regular rasgo lateral
Yoques( não funcionou)
Trocar os espaçadores da cam inferior ( é incrível como um pequeno calço faz uma enorme diferença no voo da flecha)
E por ultimo mover o rest( na minha opinião se move o rest apenas quando as duas maneiras acima mencionadas não dão o efeito desejado, ou quando o arco não possui yoque)
Por ultimo , porém não se trata de parte física do arco é o torque do punho, veja se vc não esta torcendo o arco ( nesse caso para direita, o torque é inversamente proporcional ao rasgo da flecha no papel)
Ainda existe o spine da flecha, toque das vanes no rest
Um macete bom para saber se não é o contato de vanes no rest é usar uma flecha sem penas para o teste do papel
Quanto a trocar os espaçadores das cams não é complicado, é só vc não deixar os cabos torcerem ( ou destorcer) para não perder as regulagens
Para ficar bom em regulagens não tem outro jeito a não ser meter a mão
Eu não faço ideia de quantas vezes já desmontei e remontei meus arcos,
No começo é complicado, porém com o tempo torna-se um prazer fazer as próprias regulagens.

VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Alinhamento do arco   Ter Ago 07, 2018 12:22 am

aposentado escreveu:
São essas as maneiras de regular rasgo lateral
Yoques( não funcionou)
Trocar os espaçadores da cam inferior ( é incrível como um pequeno calço faz uma enorme diferença no voo da flecha)
E por ultimo mover o rest( na minha opinião se move o rest apenas quando as duas maneiras acima mencionadas não dão o efeito desejado, ou quando o arco  não possui yoque)
Por ultimo , porém não se trata de parte física do arco é o torque do punho, veja se vc não esta torcendo o arco ( nesse caso para direita, o torque é inversamente proporcional ao rasgo da flecha no papel)
Ainda existe o spine da flecha, toque das vanes no rest
Um macete bom para saber se não é o contato de vanes no rest é usar uma flecha sem penas para o teste do papel
Quanto a trocar os espaçadores das cams não é complicado, é só vc não deixar os cabos torcerem ( ou destorcer) para não perder as regulagens
Para ficar bom em regulagens não tem outro jeito a não ser meter a mão
Eu não faço ideia de quantas vezes já desmontei e remontei meus arcos,
No começo é complicado, porém com o tempo torna-se um prazer fazer as próprias regulagens.

Eu acho que vou ter que mover essas cams mesmo. Uma dúvida, a minha cam de baixo é centralizada com dois espaçadores iguais, a roldana de cima já possui dois espaçadores na direita e um na esquerda, nesse caso vou ter que mecher na roldana?
As penas já eliminei, antes tava tendo o toque mas agora não estão mais pegando, filmei em câmera lenta. Torque no punho acredito que não seja também, já perdi esse vício e acredito que já tenho uma postura aceitável da mão.
aposentado

MensagemAssunto: Re: Alinhamento do arco   Ter Ago 07, 2018 10:27 am

A cam de cima não se mexe, não vai adiantar fazer a troca de espaçadores
No meu arco na cam de baixo existem quatro espaçadores, dois maiores e dois menores
A cam veio de fabrica centralizada, mas para eu conseguir um bom voo da flecha tive que mudar um espaçador fino
Mas tome cuidado, um espaçador bem fino mudando de lado faz uma grande diferença no voo da flecha
Tome cuidado para não induzir muita cam leam, se não pode ocorrer da corda descarrilar
Ainda existe mais um pequeno tuning que pode ser feito no cable guard
nesse caso, gire um pouco ele diminuindo um pouco a pressão nos cabos, deve ajudar com o rasgo no papel

VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Alinhamento do arco   Ter Ago 07, 2018 2:47 pm

aposentado escreveu:
A cam de cima não se mexe, não vai adiantar fazer a troca de espaçadores
No meu arco na cam de baixo existem quatro espaçadores, dois maiores e dois menores
A cam veio de fabrica centralizada, mas para eu conseguir um bom voo da flecha tive que mudar um espaçador fino
Mas tome cuidado, um espaçador bem fino mudando de lado faz uma grande diferença no voo da flecha
Tome cuidado para não induzir muita cam leam, se não pode ocorrer da corda descarrilar
Ainda existe mais um pequeno tuning que pode ser feito no cable guard
nesse caso, gire um pouco ele diminuindo um pouco a pressão nos cabos, deve ajudar com o rasgo no papel

Poise, como ele é single só tem a cam inferior mas a unica que tem espaçadores que podem ser movidos é a roldana de cima (da pra ver em umas fotos acima), a de baixo possui dois iguais, um cada lado e fica centralizada. A respeito da corda sair fora, acredito que posso dar bastante voltas no yoke antes disso acontecer, a cam está aparentemente bem reta em full drawn. Esse tuning do cable guard eu não conheço. Mais uma coisa, porque não posso mover a roldana de cima em vez da cam de baixo, o efeito não seria o mesmo?
aposentado

MensagemAssunto: Re: Alinhamento do arco   Qua Ago 08, 2018 8:43 am

Arcos de entrada eles economizam em tudo
Se a cam de baixo possui apenas dois espaçadores vc pode comprar um kit ou até mesmo fazer
Mas tem que ser um plastico resistente( assim como o de garrafas pet por exemplo), somando a espessura dos que vc vai fazer ( ou comprar) deve dar
o valor da espessura exata de um deles, aí vc vai trabalhar com um que veio de fabrica e vários outros mais finos que irão lhe dar uma serie de ajustes
Não se move a cam de cima ( neste caso) por que vc tem os yokes para trabalhar( oque é muito mais fácil e chega ao mesmo resultado)
Quanto ao cable guard deve soltar um pouco o parafuso que prende ele no rizer , virar um pouco ele de maneira que alivie ou aumente a pressão nos cabos( neste caso alivie), só tome cuidado para não aliviar demais, se não os cabos podem começar a tocar nas vanes.

miojox

MensagemAssunto: Eu obedeceria o papel   Qua Ago 22, 2018 7:03 am

Se você consegue um "buraco de bala" ajustando seu rest, pra que diabos vai mexer em yoke e espaçamento de cam?
Faça o paper tuning, depois tente um walkback tuning.
Se passar no paper e walkback não tem nada errado com seu arco. Em tempo, técnica afeta muito o resultado desses testes. Estou assumindo que você não esteja cometendo erros que atrapalhem os testes.

Alinhamento do arco
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Alinhamento Rodas Traseiras Tiida - geometria de suspensao
» braço recuado
» Ajuda: direcção
» Alinhamento do Para-choque
» Alinhamento do volante após troca da coluna de direção

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Compostos-
Ir para: