ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se
Compartilhe | 

Mudança de BroadHead Variação de Voo

Ir em baixo 
AutorMensagem
daniel.aragao01

MensagemAssunto: Mudança de BroadHead Variação de Voo   Seg Ago 28, 2017 1:36 pm

Olá amigos,

Gostaria da opinião dos nobre aqui do forum que tiveram experiencias com mudanças bruscas com o uso de pontas de caça... Adquiri recentemente algumas pontas de 2 laminas e pontas de caça sem Ponta (aquelas pra pequenos animais) fiquei até surpreso com a qualidade das mesmas, porém, no pega pra capar, tive uma surpresa negativa, de 10 disparos acertava 3 com essa nova de 2 laminas... e mal scratch scratch

As flechas que uso são mistas de fibra de vidro e carbono. Uso as pontas Field e tenho também pontas de caça com 3 laminas, que nunca me deram trabalho... mas essas de 2 pontas (que almejo trabalhar somente com elas...) tive problemas.

Alguém já passou por problema parecido?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
ELCIO

MensagemAssunto: Re: Mudança de BroadHead Variação de Voo   Ter Ago 29, 2017 10:38 am

Há quem diga, que as penas das flechas devem coincidir com as lâminas das pontas. Ou seja, devem ficar no mesmo plano longitudinal.
Nessa ponta com 2 lâminas, deve-se alinhar uma das lâminas, com a pena-guia.
Tenta alinhar e volta aqui e diz se deu certo.
daniel.aragao01

MensagemAssunto: Re: Mudança de BroadHead Variação de Voo   Ter Ago 29, 2017 1:12 pm

ELCIO escreveu:
Há quem diga, que as penas das flechas devem coincidir com as lâminas das pontas. Ou seja, devem ficar no mesmo plano longitudinal.

Vivendo e aprendendo... Vou tentar hoje amigo e ver os resultados. tenho algumas flechas maiores (consequentemente mais pesadas) vou fazer o teste com elas e ver o resultado.

Obrigado.
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Mudança de BroadHead Variação de Voo   Qua Ago 30, 2017 11:40 am

daniel.aragao01 escreveu:
ELCIO escreveu:

Vivendo e aprendendo... Vou tentar hoje amigo e ver os resultados. tenho algumas flechas maiores (consequentemente mais pesadas) vou fazer o teste com elas e ver o resultado.

Obrigado.

alinha a pena guia com uma das laminas, se nao resolver, jogue essa ponta fora, ela deve ter algum defeito de fabricação e não tem estabilidade no voo
daniel.aragao01

MensagemAssunto: Re: Mudança de BroadHead Variação de Voo   Qua Ago 30, 2017 12:37 pm

danilo steinke escreveu:
ELCIO escreveu:

Obrigado.

alinha a pena guia com uma das laminas, se nao resolver, jogue essa ponta fora, ela deve ter algum defeito de fabricação e não tem estabilidade no voo

Amigo Danilo e amigo Elcio,

Ontem fiz o teste conforme a indicação dos nobres e realmente houve uma mudança significativa no alinhamento. Agora o resultado foi excelente após eu ter atirado com uma flecha com 1" maior... Hoje vou testar novamente continuo informando.
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Mudança de BroadHead Variação de Voo   Qua Ago 30, 2017 5:05 pm

danilo steinke escreveu:
ELCIO escreveu:

Obrigado.

Amigo Danilo e amigo Elcio,

Ontem fiz o teste conforme a indicação dos nobres e realmente houve uma mudança significativa no alinhamento. Agora o resultado foi excelente após eu ter atirado com uma flecha  com 1" maior... Hoje vou testar novamente continuo informando.

Essa regra vale pra balestras também, sempre alinhe uma lamina com a pena guia.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Mudança de BroadHead Variação de Voo   Qua Ago 30, 2017 10:01 pm

A qualidade do voo de uma flecha depende de combinar o spine da flecha com o peso de puxada do arco.
E uma vez escolhido a flecha é necessário regular todo o equipamento para aquela flecha.

Só que o spine da flecha é proporcional ao peso da ponta.

Por exemplo. Uma ponta mais pesada pede uma haste mais dura.
Uma ponta mais leve pede uma haste mais mole.
A maioria das tabelas são feitas para ponta de 100 grains.
Algumas tabelas usam especificação de peso de ponta.

Se o arco estava regulado para uma flecha com ponta de 100 grains e troca por uma ponta de 120 grains
o resultado é um agrupamento inferior e um desvio lateral em relação a regulagem da mira.
As tabelas consideram que diferença de 20 grains na ponta é suficiente para mudar de linha na seleção.

.
daniel.aragao01

MensagemAssunto: Re: Mudança de BroadHead Variação de Voo   Qui Ago 31, 2017 12:40 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
A qualidade do voo de uma flecha depende de combinar o spine da flecha com o peso de puxada do arco.
E uma vez escolhido a flecha é necessário regular todo o equipamento para aquela flecha.

Só que o spine da flecha é proporcional ao peso da ponta.

Por exemplo. Uma ponta mais pesada pede uma haste mais dura.
Uma ponta mais leve pede uma haste mais mole.
A maioria das tabelas são feitas para ponta de 100 grains.
Algumas tabelas usam especificação de peso de ponta.

Se o arco estava regulado para uma flecha com ponta de 100 grains e troca por uma ponta de 120 grains
o resultado é um agrupamento inferior e um desvio lateral em relação a regulagem da mira.
As tabelas consideram que diferença de 20 grains na ponta é suficiente para mudar de linha na seleção.

.

Isso ocorre mesmo em Arco recurvos? Tive esse problema apenas com as pontas de 2 laminas com 125gr. As pontas de 3 laminas também tem o mesmo peso e não tive problemas, optei por trabalhar com a de 2 laminas devido sua resistencia.
mario junior

MensagemAssunto: Re: Mudança de BroadHead Variação de Voo   Qui Ago 31, 2017 9:47 pm

Olá amigos,

Gostaria da opinião dos nobre aqui do forum que tiveram experiencias com mudanças bruscas com o uso de pontas de caça... Adquiri recentemente algumas pontas de 2 laminas e pontas de caça sem Ponta (aquelas pra pequenos animais) fiquei até surpreso com a qualidade das mesmas, porém, no pega pra capar, tive uma surpresa negativa, de 10 disparos acertava 3 com essa nova de 2 laminas... e mal scratch scratch

As flechas que uso são mistas de fibra de vidro e carbono. Uso as pontas Field e tenho também pontas de caça com 3 laminas, que nunca me deram trabalho... mas essas de 2 pontas (que almejo trabalhar somente com elas...) tive problemas.

Alguém já passou por problema parecido?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

uso pontas de 100 grains muzzy 3 laminas, já fiz o teste atirando a 70 metros, detalhe: com as 3 penas exatamente alinhadas com as laminas, e sem estar alinhada, os disparos foram idênticos, creio pelo fato das laminas serem vazadas, já em relação a esta small game, tenho também pontas g5 (aquela de garras fixas) de 100 grains, também ,porem perde se um pouco a tiros acima de 50 metros, caindo antes
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Mudança de BroadHead Variação de Voo   Dom Set 03, 2017 3:01 pm

Isso ocorre mesmo em Arco recurvos? Tive esse problema apenas com as pontas de 2 laminas com 125gr. As pontas de 3 laminas também tem o mesmo peso e não tive problemas, optei por trabalhar com a de 2 laminas devido sua resistencia.

A questão do voo da flecha e spine do tubo vale para qualquer tipo de arco.
Se as duas pontas tem o mesmo peso e voam diferentes pode ser alguma coisa relativa a ponta.
Por exemplo, uma lâmina mais pesada do que a outra ou levemente torta.
Alguma coisa que cause instabilidade durante o voo, a questão dinâmica.

Se a ponta está com peso desbalanceado, centro de gravidade fora do eixo, ela vai balançar
com o giro das hastes. A flecha vai balançando a ponta. Em tiro ao alvo, target, eu sempre
troco a ponta quando ela bate na madeira do cavalete e entorta a ponta. Por menor que seja já faz
agrupar fora do conjunto. E se a lâmina estiver levemente curvada vai causar um arrasto
diferente de um lado e ela vai "puxar" para um lado, com o giro da haste ela vai balançar.

Mas o problema traz a solução. Testou uma e foi bem, testou a outra e não deu.
Já sabe o que fazer ... kkk Razz
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Mudança de BroadHead Variação de Voo   Sab Nov 11, 2017 7:48 pm

eu sempre ajusto as flechas com broadheads com teste do papel, depois de tudo ajustado com pontas de field eu coloco as broadheads e as que não estão boas eu acrescento um anel para mudar a posição da lâmina

depois de tudo isso feito, atiro em várias distâncias, algumas ainda teimam em desviar a trajetória quando aumenta a distância, nesse caso não uso a flecha ou tento trocar a ponta para ver se corrige

broadhead é um caso a parte, mas tem que deixar bem reguladinha para não correr risco de errar o tiro
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Mudança de BroadHead Variação de Voo   Seg Nov 13, 2017 11:31 am

use fita veda rosca pra alinhar a ponta com a pena guia, eu faço isso, da certo e custa pouco.

Mudança de BroadHead Variação de Voo
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» dificuldade em reduzir mudança
» Mudança de óleo Vitara 1.9 TD
» Indicador de mudança
» Mudanças dificeis
» Problema nas mudanças para o Neutro (Dura)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: