ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

[DÚVIDA] Acomodação das Flechas

Ir em baixo 
AutorMensagem
GTozoni

MensagemAssunto: [DÚVIDA] Acomodação das Flechas   Sex Jul 28, 2017 2:30 pm

Pessoal tudo bem?

Por um problema de saúde tive que parar com o tiro (logo quando tava pegando jeito da coisa rsrsrsrs) e com isso, o equipamento ficou parado.

As flechas foram acondicionas em um tubo de PVC fechado em ambos os lados com um leve acolchoamento nas tampas, relativamente justo ao tamanho das hastes.

E chegamos a dúvida. Essas flechas (umas 15) estariam em condições uso devido ao tempo/acondicionamento ou elas podem explodir na minha mão?

Aproveitando o post, sobre o arco, ficou montado (não armado) durante o mesmo período. Existe alguma manutenção que deve ser feita antes de voltar a ativa? (além da corda que provavelmente terei que trocar).

Obrigado pela ajuda de todos e espero que surja alguma resposta logo pq eu qro voltar a atirar logo =D

Arco SF Optimo+ 30£ / 70"
05 flechas Carbon
10 flechas W&W Challenge
EVC

MensagemAssunto: Re: [DÚVIDA] Acomodação das Flechas   Sex Jul 28, 2017 7:18 pm

Ajuda se informar marca do arco, marca e material das flechas e quanto tempo ficaram parados.

Você deixou o arco encordoado esse tempo todo?

GTozoni

MensagemAssunto: Re: [DÚVIDA] Acomodação das Flechas   Sab Jul 29, 2017 10:45 pm

O arco está montado e não armado .... Como já foi dito acima.

O equipamento está descrito em minha assinatura porém lá vai novamente
05 flechas Carbon
10 flechas W&W Challenge

As flechas estão acondicionas em um tubo de PVC por aproximadamente 1 ano e meio ou dois.

Obrigado pela resposta.

05 flechas Carbon
10 flechas W&W Challenge
EVC

MensagemAssunto: Re: [DÚVIDA] Acomodação das Flechas   Dom Jul 30, 2017 8:40 am

Problema de definição, para mim e vários outros arqueiros, "montado" significa montado mesmo, pronto para ser usado, e "armado" significa armado mesmo, pronto para disparar uma flecha, arqueiro com flecha ancorada, instantes antes da largada.

Imagino que, para você, "montado" quer dizer que as lâminas estão fixas no riser com os parafusos mas a corda está solta. Se você guardou o arco em uma posição neutra que não colocou tensão sobre as lâminas, causando torção nelas, não há por que se preocupar. Mesmo a corda, se não estiver muito desfiada, pode ser usada sem preocupação; é bom passar uma cera nela mas, se não tiver, também não é o fim do mundo (mas é bom providenciar - ajuda a conservação). "Monte" o arco e verifique se está tudo alinhado. Mesmo se não estiver perfeito, pode ser usado, se as lâminas não tiverem falhas estruturais (rachaduras, fissuras não cosméticas).

Quanto às flechas, mesma coisa: se foram armazenadas corretamente (aparentemente, foram), pode usar sem medo.  Faça uma inspeção cuidadosa em cada uma, procurando por fissuras ou rachaduras. Se estiverem em ordem, pode atirar com elas.

Abs.
Jose Americo Dantas Bahia

MensagemAssunto: Re: [DÚVIDA] Acomodação das Flechas   Dom Jul 30, 2017 12:31 pm

Comigo aconteceu algo que eu nunca tinha ouvido falar...Tinha 9 flechas novas,com penas naturais,acondicionadas naqueles tubos próprios para flechas,estavam guardadas sem abrir o tubo por vários meses...
Quando eu fui abrir o tubo para pegar algumas flechas,eu levei o maior susto:Todas as penas estavam comidas até o talo,por uns bichinhos brancos,quase invisiveis,parecidos com ácaros,fiquei impressionado...
Analisando o que tinha acontecido,encontrei algumas gotas d"água no fundo do tubo,acho que foram goteiras que tinham caído do teto e acabou entrando no tubo...Depois disso,aprendi a lição...
Se o local onde o equipamento for guardado tiver o minimo de umidade ,fatalmente problemas vão ocorrer!

Fivics Vellator 23 ILF riser & Samick privilege limbs 38#
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: [DÚVIDA] Acomodação das Flechas   Dom Jul 30, 2017 5:27 pm

Eu tenho flechas de madeira com mais de 3 anos e estão perfeitas,
considerando apenas o desgaste natural pelo uso. Mas depois que fui
para o recurvo de competição quase não as uso.

Já uma flecha de fibra carbono devem durar um tempo absurdo.
A única chance de estragar uma flecha é pela fadiga do material devido o uso.
GTozoni

MensagemAssunto: Re: [DÚVIDA] Acomodação das Flechas   Seg Jul 31, 2017 11:59 am

muito obrigado a todos pelo auxilio, revisei o equipamento como a noção leiga que tenho do assunto e tudo parece em ordem.

O arco esta pendurado na parede sobre 2 suportes emborrachados logo a baixo no punho do arco, logo sem nenhuma tração ou pressão nas laminas.
A corda esta no arco, porém sem estar armado. deixei ela no lugar por medo de perder aquela parada das voltas da corda etc... hahahahahahaha, possuo a cera que comprei junto com o arco, será que ainda "funciona"? tem prazo de validade? se sim, onde acho pra comprar?

Sobre as flechas dei uma olhada e me dei conta de existe um espaço de uns 2 dedos entre a tampa e o nock, logo não estava tão justo quanto eu imaginava, o que me deixou mais tranquilo.

mais uma vez obrigado a todos. =D

05 flechas Carbon
10 flechas W&W Challenge
GTozoni

MensagemAssunto: Re: [DÚVIDA] Acomodação das Flechas   Seg Jul 31, 2017 12:00 pm

Jose Americo Dantas Bahia escreveu:
Comigo aconteceu algo que eu nunca tinha ouvido falar...Tinha 9 flechas novas,com penas naturais,acondicionadas naqueles tubos próprios para flechas,estavam guardadas sem abrir o tubo por vários meses...
Quando eu fui abrir o tubo para pegar algumas flechas,eu levei o maior susto:Todas as penas estavam comidas até o talo,por uns bichinhos brancos,quase invisiveis,parecidos com ácaros,fiquei impressionado...
Analisando o que tinha acontecido,encontrei algumas gotas d"água no fundo do tubo,acho que foram goteiras que tinham caído do teto e acabou entrando no tubo...Depois disso,aprendi a lição...
Se o local onde o equipamento for guardado tiver o minimo de umidade ,fatalmente problemas vão ocorrer!

você me assustou muito com seu relato e fui correndo ver meu tubo hahahahahahaha, dps que lembrei que minhas vanes não são naturais hahahaha ... mas de qualquer modo estava muito bem acondicionada, local seco e bem fechado, aparentemente tudo okay com as crianças hahahaha

05 flechas Carbon
10 flechas W&W Challenge
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: [DÚVIDA] Acomodação das Flechas   

[DÚVIDA] Acomodação das Flechas
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» JOGOS DA VIDA REAL ADIADOS
» Qual a média da vida útil do pneu da tração de motos?
» vida util pastilhas de freio
» Moto nao da sinal de vida
» Dúvida

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: