ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Ajuda com Carabina Gamo, lunetas e chumbos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Lauirz

MensagemAssunto: Ajuda com Carabina Gamo, lunetas e chumbos.   Qui Abr 06, 2017 11:59 am

Bom dia pessoal. Eu tenho uma carabina Gamo BigCat cal 4.5mm. Pesquisei em vários sites e no próprio manual e não descobri algumas informações. Entre elas as que julgo principais.

-Energia produzida em joules.
-Peso máximo recomendado para chumbos.

Preciso destas informações pois quero colocar uma luneta nela,  como não sei qual a energia que ela produz, não sei qual seria indicada.
E quero comprar chumbos que não achei aqui no Brasil. Mas para isso gostaria de saber se acima de determinado peso pode danificar a carabina ou diminuir a vida útil da mesma.

Desde já agradeço a ajuda.
Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Carabina Gamo, lunetas e chumbos.   Qui Abr 06, 2017 12:51 pm

O cálculo de Joules da sua carabina deve ser feito com esta fórmula:

E = (m*V²)/30860

m= massa do chumbo (grains)
v= velocidade do chumbo (m/s)

E você precisará saber o peso em grains do seu chumbo e a velocidade medida com um cronógrafo.
Aí dá pra calcular. Caso não tenha acesso a um bom cronógrafo como o Chrony, existem apps de celular que são razoáveis e podem quebrar um galho.

Veja este exemplo:

Com o chumbo Tcheco JSB Exact de 8,44 grains e assumindo a velocidade indicada pelo fabricante ( 300 m/s ) teríamos:

E = ( 8,44 x 300 x300 ) / 30860
E = 24,6 joules

Usando chumbo JSB Exact Monster de 13,4 grains a energia chega a 39 Joules !

Mas, olha só. Estamos falando do chumbo calibre 4.5mm e grandes são as chances de que potência muito alta desestabiliza o chumbo. Veja os testes do Ted no Canal Ted Holdover. Ele testa a precisão de uma Weihrauch HW-100 4.5mm com 40 Joules e a precisão é de dar dó. Mesmo com bons chumbos JSB. Quando ele reduz a velocidade os tiros começam a agrupar melhor pois diminui-se a turbulência atrás do chumbo causada pelo excesso de força.

O JSB Monster é um chumbo excelente, selecionado a mão e super pesado. Jamais vai estragar a sua arma. O que estraga a arma são invenções tipo chumbo de metal, jaquetados, com saias plásticas e outras coisas esquisitas.

Então tenha em mente que não deves perseguir o máximo de energia que a arma aguenta. E sim o máximo de energia que lhe dá o melhor grupo na distância que você quer atirar.

A Big Cat aguenta bem lunetas de 4 a 16x com um bom mount de peça única de 4 parafusos ou preferencialmente os mounts Sportsmatch DAMPA 60 ou 70.

Dá para comprar estes mounts da Mundilar de Portugal.
Eles chegam mas tem impostos...

Caso não vá de DAMPA que use um chinês mesmo mas de peça única com 4 ou 5 parafusos laterais.

E evite usar chumbos de material metálico, cobreado ou plástico. A precisão é ruim e se o material for de baixa qualidade pode até danificar o raiamento da arma.

Chumbo bom e preciso são os Tchecos JSB, os Alemães Haedler & Natterman Baracuda Match ou FTT ou o americano Crosman Premier ( da caixa de papelão ).

Use bons chumbos de cabeça arredondada e saia lisa.

Isto tudo que eu estou falando é para favorecer a precisão, não necessariamente força.

Mathews No Cam HTR #50
Martin Jaguar #35/62"
Falco Spirit #35/66
Bodnik Bows Brasil - RD Stick #35/58" (Em Jatobá - Edição Limitada 2015)
Lauirz

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Carabina Gamo, lunetas e chumbos.   Qui Abr 06, 2017 2:35 pm

Obrigado pelas dicas camarada.

Eu tinha pensado em comprar o chumbinho gamo Lethal mas como você falou ele é jaqueado, nesse caso acho que vou comprar o jsb exact.
Pelo o que eu entendi o mount é tão ou mais importante do que a própria luneta é isso mesmo ?
Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Carabina Gamo, lunetas e chumbos.   Qui Abr 06, 2017 7:26 pm

Não que seja mais ou menos importante.

Mas armas de mola de 300 m/s ou mesmo as não tão fortes ainda costumam ter muita vi ração por causa da energia liberada pela mola. E isso pode desajustar a regulagem da luneta ou mesmo estragar a luneta. Então, um bom mount em arma de mola ajuda a preservar a luneta e mantê-la regulada.

Para Pcps que não tem vibração no tiro, isso não é necessário.

Falando de chumbos. Eu não conheço nada de chumbos de caça.
Caça não é a minha Praia. Meu negócio e precisão. Tiro esportivo.
O que sei é que a precisão destes chumbos "pra caça" é infinitamente menor do que um bom chumbo usado em esportes. Mesmo os mais pesados.

Mathews No Cam HTR #50
Martin Jaguar #35/62"
Falco Spirit #35/66
Lauirz

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Carabina Gamo, lunetas e chumbos.   Qui Abr 13, 2017 11:31 am

Henrique Coelho:

Estou reunindo a papelada para retirar o Cr de atirador de desporte de ação com arma de pressão. Assim que tudo estiver pronto eu estava pensado em comprar uma luneta 4x32 da Hawke juntamente com o mount de 4 pinos peça única da própria Hawke. Tá de boa esse conjunto para a 4.5 BigCat ?

Outra coisa que eu queria confirmar, o chumbo da Crosman que você falou era este ???
Chumbo Crosman:

Obrigado pela ajuda camarada.
Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Carabina Gamo, lunetas e chumbos.   Qui Abr 13, 2017 4:32 pm

Esse mesmo.

Esse Crosman é do nível de um JSB Tcheco.

A Crosman faz este chumbo com formas que vieram da Europa e que eram usadas pela Daystate. A Daystate fazia o Daystate Li nas mesmas formas. E depois as máquinas foram vendidas para a Crosman que passou inclusive a fazer o Daystate Li para a Daystate. Não sei se ainda faz.

Mas é um chumbo de excelente qualidade. Praticamente a mesma coisa que um JSB Exact.

Mathews No Cam HTR #50
Martin Jaguar #35/62"
Falco Spirit #35/66
Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Carabina Gamo, lunetas e chumbos.   Sex Abr 14, 2017 8:26 pm

Henrique Coelho escreveu:
Esse mesmo.

Esse Crosman é do nível de um JSB Tcheco.

A Crosman faz este chumbo com formas que vieram da Europa e que eram usadas pela Daystate. A Daystate fazia o Daystate Li nas mesmas formas. E depois as máquinas foram vendidas para a Crosman que passou inclusive a fazer o Daystate Li para a Daystate. Não sei se ainda faz.

Mas é um chumbo de excelente qualidade. Praticamente a mesma coisa que um JSB Exact.

todos os chumbos que eu usei da crosmas foram bons, o hollow point principalmente

Bear BR 33         #60 @28.5" 
Bear Arena 30     #70 @28.5"
Bear Arena 34     #60 @28.5"  
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda com Carabina Gamo, lunetas e chumbos.   

Ajuda com Carabina Gamo, lunetas e chumbos.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Vendo Carabina Gamo e arma de caça submarina
» Carabina pressao de ar (acçao de mola) Gamo whisper ou stoegerx20
» novo sistema igt da gamo que aconselham o novo igt ou a mola tradicional
» Carabina ar comprimido...
» AJUDA!!!! ESCAPAMENTO

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Carabinas de Ar-
Ir para: