ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Enfim comprei...agora me ajudem!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
sandro_ventania

MensagemAssunto: Enfim comprei...agora me ajudem!   Qui 09 Mar 2017, 17:05

Olá sehores,

Eu faço parte desse fórum a muitos anos, aprendi muito com todos aqui (e com o youtube também, claro...rsss).
Na minha cidade não há clube de tiro e nem conheço um grupo que pratique.
Eu então decidi comprar um arco recurvo da Cronus (construtor é o Rosemberg), ele foi o que achei de melhor custo x beneficio para um primeiro arco...escolhi um arco de 30 libras.
O mais proximo que já tinha chegado de um arco, foi em um parque, onde paguei para atirar 8 flechas...e recentemente mais alguns tiros em um arco da Cronus para me decidir.
Bom o que quero dizer é que minha experiencia é ZERO. Então por favor, assistam com paciência o vídeo que fiz e me ajudem corrigindo todos os meus erros. Obrigado!

v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Qui 09 Mar 2017, 23:48

Por uma questão de elegância e segurança não aponte a flecha para cima.
Ao subir o arco, mantenha a flecha paralela ao chão.
Em competição esse tipo de puxada alta recebe advertência da arbitragem.

Devido a biomecânica do ombro, ao elevar o arco não passe da altura da cabeça.
A flecha paralela ao chão, gire o braço suavemente para frente, complete o giro para trás já na posição.
Subir o arco em movimento circular suave para frente e para trás, finalizando na altura de puxar a corda.

Ao chegar na altura de puxar a corda o nock da flecha deverá estar no máximo na altura da testa,
no mínimo na altura do queixo. Nesse intervalo a posição dos ossos estão seguros e reduz chance de lesão.

Não puxe a corda antes de chegar na altura correta. Se subir puxando a corda pode machucar o ombro.
Você faz a chamada pré tensão, uma pequena puxada só para travar o arco na mão e nos dedos.
Mas é pouco, meio quilo, 200 gramas, já basta. Suficiente para o arco não balançar.

Ao chegar na altura, antes de puxar a corda, abaixe o ombro do braço que segura o arco.
Se deixar o ombro um pouco elevado, ao puxar a corda a reação do ombro é entrar para dentro, subir.
Você abaixo o ombro e "encaixa" antes de puxar a corda.

Quando puxar a corda, não puxe e solte. Puxe a corda, pare 3 a 4 segundos, solte a corda.
Para soltar a corda não abra os dedos, apenas relaxe as pontas dos dedos, a corda sai sozinha.

Thiago Guerreiro

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Sex 10 Mar 2017, 12:46

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Por uma questão de elegância e segurança não aponte a flecha para cima.
Ao subir o arco, mantenha a flecha paralela ao chão.
Em competição esse tipo de puxada alta recebe advertência da arbitragem.

Devido a biomecânica do ombro, ao elevar o arco não passe da altura da cabeça.
A flecha paralela ao chão, gire o braço suavemente para frente, complete o giro para trás já na posição.
Subir o arco em movimento circular suave para frente e para  trás, finalizando na altura de puxar a corda.

Ao chegar na altura de puxar a corda o nock da flecha deverá estar no máximo na altura da testa,
no mínimo na altura do queixo. Nesse intervalo a posição dos ossos estão seguros e reduz chance de lesão.

Não puxe a corda antes de chegar na altura correta. Se subir puxando a corda pode machucar o ombro.
Você faz a chamada pré tensão, uma pequena puxada só para travar o arco na mão e nos dedos.
Mas é pouco, meio quilo, 200 gramas, já basta. Suficiente para o arco não balançar.

Ao chegar na altura, antes de puxar a corda, abaixe o ombro do braço que segura o arco.
Se deixar o ombro um pouco elevado, ao puxar a corda a reação do ombro é entrar para dentro, subir.
Você abaixo o ombro e "encaixa" antes de puxar a corda.

Quando puxar a corda, não puxe e solte. Puxe a corda, pare 3 a 4 segundos, solte a corda.
Para soltar a corda não abra os dedos, apenas relaxe as pontas dos dedos, a corda sai sozinha.

v.b.-s.j.r.preto ajudando como sempre!
Meu caro, são muito valiosas suas dicas!

Sandro, parabéns pela entrada no esporte! Estou nessa a quase 1 ano e sem arrependimentos!

v.b.-s.j.r.preto - > Fica a sugestão, seria muito interessante se você pudesse criar um canal para iniciantes na arquearia.
Mostrando com detalhes posições, dicas, macetes, etc...

Acrescentaria muito ao esporte e a este fórum! tenho certeza que bombaria mesmo porque não existe muitos canais no ramo rs.

Valeu!!! (y)
J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Sex 10 Mar 2017, 15:19

Parabéns Sandro

Dicas não posso dar nenhuma pois, tenho menos experiência que você he he mas, posso afirmar que curti muito os tiros.

Sucesso
EVC

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Sex 10 Mar 2017, 16:50

v.b.-s.j.r.preto escreveu:

Concordo para tiro com mira, não concordo para instintivo ou sem mira.
sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Sab 11 Mar 2017, 23:03

Olá senhores,

V.b.-s.j.r.preto...você me deixou com uma pulga atrás da orelha...antiético, desclassificação...são coisas que eu jamais quero passar.
  Primeira coisa que fiz, foi tentar atirar sem levantar o braço além da altura do ombro...desastre total.
   Passei analisar atentamente o que você disse...e percebi que algum movimento pra cima poderia ser feito. Então comecei a ver o video que indicou.
   AHhaaaa...bingo!
   Consegui ver que:
   Meu movimento está um pouquinho exagerado.
   Estou fazendo em apenas 1 estágio, quando os atletas, normalmente fazem em dois!!
   Consegui perceber que nem todos os atletas repetem os mesmos movimentos...alguns fazem até alguns movimentos meio bizarros...rsss!

Comecei olhando seu vídeo...olha só onde iniciei o video...note a atleta. Veja o quanto ela levanta o braço. Flecha não está paralela ao solo e não houve desclassificação.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

E aqui embaixo vejam o medalha de ouro na Rio2016.

Aqui o video completo...olhe como o medalha de prata praticamente esfrega a corda toda na cara antes da ancoragem?

Bom agora graças ajuda de vocês, sei onde tenho que corrigir.
  Mas olhando meu vídeo...vendo meus tiros...eu estou tão ruim assim??
Lembrando que são um dos meus primeiros tiros com arco, na vida!
Ou é melhor eu jogar peteca? Very Happy
EVC

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Dom 12 Mar 2017, 07:35

Existem alguns fundamentos comuns que são consenso, por exemplo, usar a musculatura das costas para fazer a puxada e ter um bom alinhamento para usar a estrutura esquelética e reduzir o uso da musculatura (só os músculos necessários fazem força). E, de preferência, manter o mais simples possível.

As pessoas são diferentes. Portanto, não existe uma fórmula que funciona para todo mundo. Por isso você vai ver tantas variações nesses vídeos.

Sobre levantar tanto o arco, eu já ouvi de árbitros que criaram problemas para alguns arqueiros mas parecem ser exceções, porque a regra não é clara, apenas diz que o arqueiro não deve armar o arco de forma insegura, o que dá margem a interpretações. Nos casos dos vídeos, a flecha aponta para cima por um breve intervalo de tempo e o arco não está totalmente armado; se a flecha escapar, a distância que atingirá será menor. E esses caras são top, acho que é por isso que os árbitros deixam prá lá.

Pessoalmente também não gosto muito dessa estratégia e acho desnecessária para atingir um bom alinhamento: há movimento demais que pode dificultar atingir um bom alinhamento, principalmente para nós, reles mortais, que não treinamos tanto quanto esses caras. Eu mantenho a mão do arco abaixo da linha dos olhos de modo que a flecha fica apenas alguns graus para cima e me permite atingir o alinhamento.

Isto posto, quero reforçar que esses vídeos são de tiro olímpico. Se você tem em vista o tiro instintivo ou sem mira, nem tudo se aplica, apesar de os fundamentos comuns. Procure por vídeos que ensinem o seu estilo, por exemplo:

E aplique o princípio KISS.

Abs.
sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Dom 12 Mar 2017, 12:40

EVC, tudo bem?!

Você já experimentou variar as posições de forma experimental ou te ensinaram de um jeito e você nunca tentou variar?
Eu como não tenho escola perto de mim...minha escola é a internet e minhas tentativas.
O mesmo arco, se eu somente levantar o arco até a altura do tiro e puxar a corda desde ali, eu uso muito os musculos do braço, até chegar no ponto onde os muscullos das costas começam a entrar em ação. Já com o arco elevado a musculatura do braço já fica praticamente na posição de entrar os musculos das costas.
A minha sensação é tão grande, que parece que de um jeito, estou puxando um arco de 40lbs e quando faço com arco elevado ele fica com 30lbs.
Minha esposa só consegue trazer o arco até a ancoragem se for da forma que eu faço, se ela tentar fazer da forma que o cara da RD explica, ela não consegue puxar o arco.
Faça o teste e depois nos diga!
EVC

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Dom 12 Mar 2017, 12:55

Sandro,

Já tentei um monte de coisas. Como eu disse, cada pessoa é diferente e o que dá certo para uma não necessariamente funciona para outra.

A preocupação do V.B. e do rapaz do vídeo da R.D. é segurança. Apontar o arco para o alto pode (aparentemente) facilitar mas há um maior risco de dar m... e há relatos de acidentes, alguns graves, por causa de flechas perdidas.

Provavelmente sua sensação de que o arco fica mais leve armando dessa maneira tem a ver com um melhor alinhamento ao fazer dessa forma, que não consegue mantendo a flecha horizontal. Sugiro um meio termo, não apontanto tanto para o alto. Na minha opinião é até melhor, porque há menos movimento e muito movimento complica e aumenta as chances de não conseguir fazer de maneira repetitiva (os caras dos vídeos atiram 300, 400 vezes por dias, seis dias por semana então repetição não é problema para eles).

Abs.

Última edição por EVC em Dom 12 Mar 2017, 16:15, editado 1 vez(es)
EVC

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Dom 12 Mar 2017, 13:05

Exemplo lindo de obter o mesmo resultado com menos movimento.

O vídeo é antigo mas acho que a técnica dela é ainda uma das mais apuradas.

Abs.
sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Dom 12 Mar 2017, 14:25

Sim...com certeza vou minimizar os movimentos, não os farei tão amplos.
Mas pelo menos, vi que não preciso mudar radicalmente...afinal, até medalhistas fazem esses movimentos...rssss!!!
E como você disse, tiro olimpico é diferente de instintivo, que é onde quero focar.
Já pensou se eu tento imitar o Byron Fergunson...kkkkk!!!
J_Claudio

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Dom 12 Mar 2017, 15:15

Ela, praticamente, só movimenta os braços e ombros, a cabeça e o corpo tem movimentos mínimos.

Sandro, o novo Byron Fergunson brasileiro hehe.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Qua 15 Mar 2017, 18:50

sandro_ventania escreveu:
Olá senhores,

V.b.-s.j.r.preto...você me deixou com uma pulga atrás da orelha...antiético, desclassificação...são coisas que eu jamais quero passar.
  Primeira coisa que fiz, foi tentar atirar sem levantar o braço além da altura do ombro...desastre total.
   Passei analisar atentamente o que você disse...e percebi que algum movimento pra cima poderia ser feito. Então comecei a ver o video que indicou.
   AHhaaaa...bingo!
   Consegui ver que:
   Meu movimento está um pouquinho exagerado.
   Estou fazendo em apenas 1 estágio, quando os atletas, normalmente fazem em dois!!
   Consegui perceber que nem todos os atletas repetem os mesmos movimentos...alguns fazem até alguns movimentos meio bizarros...rsss!

Comecei olhando seu vídeo...olha só onde iniciei o video...note a atleta. Veja o quanto ela levanta o braço. Flecha não está paralela ao solo e não houve desclassificação.

E aqui embaixo vejam o medalha de ouro na Rio2016.

Aqui o video completo...olhe como o medalha de prata praticamente esfrega a corda toda na cara antes da ancoragem?

Bom agora graças ajuda de vocês, sei onde tenho que corrigir.
  Mas olhando meu vídeo...vendo meus tiros...eu estou tão ruim assim??
 Lembrando que são um dos meus primeiros tiros com arco, na vida!
 Ou é melhor eu jogar peteca? Very Happy

Elevar o braço acima do ombro.
Observe que eu anotei: subir o arco na altura da testa no máximo e do queixo no mínimo para iniciar a puxada.
Iniciar a puxada com o arco na altura do ombro é muito baixo, tem que subir um pouco mais.
O movimento em duas fases é chamado pré abertura. Você sobe até a altura da testa ou nariz (eu uso altura do nariz)
e depois coloca força nos dois braços para chegar a metade da puxada e depois finaliza com o braço da corda.
Mas isso de fazer pré abertura é para quem tem mais prática e aprende acompanhado.

Se subir só até a altura do ombro, a puxada vai ser deficiente porque falta um pouco de força do braço da frente.
Tem que iniciar o movimento com o arco um pouco acima para "descer" o braço do arco fazendo força.

Eu vi um rapaz de treinou na Coreia e quando voltou ao Brasil os árbitros chamaram atenção da puxada alta.
Começar na altura da testa e descer até altura do tiro com a flecha paralela ou levemente inclinada para cima tudo bem.
Fazer a pré abertura com a flecha inclinada e finalizar com a flecha reta é usado por alguns atletas.
Problema é puxar até o final com a flecha inclinada, porque se escapar o dedo, essa flecha voa mais de 300 metros.

Essa questão da puxada alta começou depois de um acidente em uma competição na Holanda.
Um arqueiro acidentalmente soltou a flecha (que estava muito inclinada para cima) quando o arco estava na abertura final.
Essa flecha passou sobre as paredes do local e acertou a panturrilha de uma mulher que estava na rua.
Depois disso se pega no pé, porque esse hábito aparece em quem treina com arco muito pesado e existe um risco real.

Aqui no Brasil temos o caso recente do rapaz que disparou acidentalmente uma flecha, passou por cima do muro do condomínio
e foi parar no braço de uma senhora que estava dentro de um ônibus lá no meio da rua a vários metros.
Com certeza foi uma puxada alta que terminou em acidente. Outro tipo de erro a flecha não subiria tanto e tão longe.

Nas escolas de arco e flecha todo iniciante, independente de ser fortão e grandão recebe um arco leve. Baixo peso de puxada.
Isso permite dominar a técnica com mais facilidade. Aqui é 14 lbs para criança e 20 lbs para adulto. Ponto.

Quanto aos arqueiros que puxam de forma bizarra isso é fato.
Eu fui na final da Olimpíada e cada um dos 4 finalistas usaram técnicas diferentes.
O francês tem uma postura muito diferente.
Mas o coreano que levou ouro usa a  técnica básica e clássica.

------

Experimente subir o arco até a casa do chapéu, lá nas nuvens, porém com a flecha paralela ao chão.
Leva o arco para o alto, conduz ele a frente até esticar o braço que segura o arco.
Depois desce os dois braços juntos fazendo força com a musculatura das costas. Ao mesmo tempo. Os dois.
Desce lá do mais alto que conseguir, até a altura da sua boca onde vai ancorar, mas com a flecha paralela ao chão.

Isso é uma técnica de Kyudo.

Veja aqui: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Qua 15 Mar 2017, 21:05

Rapaz...que coincidência...eu ia justamente perguntar se tinha problema (para os arbitros) Se a flecha estiver acima da cabeça, porém paralela (ou quase) ao chão.
Cheguei até treinar um pouco hoje e não é ruim não...tem que treinar pra manter a flecha paralela ao chão.
Estou usando protetor de dedos, mas mesmo assim eles estão doloridos e um pouco inchados, principalmente o anelar...quanto tempo demora para calejar..rssss????
sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Qua 15 Mar 2017, 21:09

J_Claudio escreveu:
Ela, praticamente, só movimenta os braços e ombros, a cabeça e o corpo tem movimentos mínimos.

Sandro, o novo Byron Fergunson brasileiro hehe.

Claudio, quem dera chegar a 10% dele!
Mas estou tentando...a 10 metros de distancia, já coloco 1 flecha dentro de uma aliança.
Qualquer hora eu filmo.
sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Sex 17 Mar 2017, 21:47

Boa noite senhores.

Hoje eu dei meus primeiros tiros a 18m.

Ô00...tampinha de refrigerante ruim de acertar...rssss!!

sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Seg 20 Mar 2017, 15:58

Primeiros tiros a 18m.
Começando a melhorar...não acham?

sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Seg 20 Mar 2017, 16:37

E agora pessoal...melhorou a posição de tiro?

v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Ter 21 Mar 2017, 14:41

Sim, muito boa a postura.

Como está de frente não deu para perceber.
Mas aparenta estar dobrando a coluna vertebral para trás.

Se você fica com a coluna reta na posição normal quando inicia o movimento
a tendência é abrir o peito jogando para fora e dobrando a coluna vertebral.
A coluna tem uma leve curvatura. O ideal é alinhar para que ela fique mais reta.
Se inicia o movimento na posição normal "ficar de pé" é comum aumentar a curvatura.

O ideal é chegar a puxada total com a coluna e o corpo perfeitamente alinhado.

Para impedir essa curvatura excessiva que ocorre normalmente é necessário a retroversão do quadril.
Primeiro alinha os pés, alinha o corpo todo, faz a retroversão pélvica e só então inicia os movimentos do tiro.

Anteversão - arrebitar o traseiro, dançar lepo lepo
Retroversão - movimento oposto, girar o quadril para frente

Veja essa animação da Universidade de Lyon, explica bem o problema.
No momento do tiro o seu alinhamento tem que ser perfeito para a boa execução
e também para evitar dores em treinos longos.

Os pés devem estar fortemente ancorados no chão e o quadril travado.
Gira o quadril para a frente, um pouco, sem exagero, e trava a musculatura (cu duro)

Isso impede jogar a bunda para trás ou para os lados quando faz força lá na na parte superior.

Like a Star @ heaven
sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   Ter 21 Mar 2017, 16:48

Hummm...entendi.
Vou procurar me atentar para esse detalhe, ainda não tinha me ligado nisso.
Aliás, o que não falta é detalhe para estar atento...e como estou começando agora,
quando presto atenção a uma coisa, a outra escapa e lá vai embora a boa sequencia.
TRC

MensagemAssunto: arcp   Ter 21 Mar 2017, 18:27

Belo arco.
Esse atleta promete.
Continue!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Enfim comprei...agora me ajudem!   

Enfim comprei...agora me ajudem!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Comprei um QQ e agora ?
» Agora sim estou feliz, minha primeira filha nasceu e comprei meu primero buggy
» Enfim a Bruxinha chegou...
» Comprei meu CELER felicidade total !
» Comprei um Chery Face Flex

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: