ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se
Compartilhe | 
 

 Binóculos – Entendendo melhor, tirando dúvidas e escolhendo

Ir em baixo 
AutorMensagem
pietropetris

avatar

Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

MensagemAssunto: Binóculos – Entendendo melhor, tirando dúvidas e escolhendo   Qua Mar 01, 2017 9:33 am

Decidi escrever este tópico para ajudar quem quer compreender melhor e adquirir binóculos. Acredito que aqui no fórum haja público interessado.



Magnificação x Diâmetro da Objetiva: o que significa 7x50, 8x42, 10x32...

Essa parte é simples. O primeiro número, por exemplo, o 8 do 8x40, se refere ao aumento, ou magnificação, do instrumento. Binóculos com aumento de 8x vão fazer a imagem que você está vendo parecer 8x mais perto. Isso significa que se você observar um objeto a 80m de distância, vai estar vendo ele como se estivesse a 10m de distância.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O segundo número, por exemplo, o 40 do 8x40, se refere ao diâmetro, em milímetros, das lentes objetivas dos binóculos, que são as lentes frontais. Quanto maior essa lente, mais luz os binóculos captarão, e portanto, mais clara, detalhada e nítida será a imagem. Objetivas maiores são indicadas principalmente para situações com pouca luz.

Os binóculos apresentam aumento fixo, como por exemplo 8x40 – 8x de aumento fixo, objetiva de 40mm; ou aumento variável, por exemplo, 8-12x40 – aumento de 8x a 12x, com objetivas de 40mm.

Prismas

Os prismas desempenham a tarefa de direcionar corretamente a luz que vem da objetiva para as oculares, que são as lentes traseiras, pelas quais você vê a imagem.

O formato de prisma mais comum e mais barato é o Porro, geralmente encontrado nos binóculos maiores. Note a imagem abaixo.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O prisma Porro permite que as objetivas fiquem mais afastadas, e portanto, permite grandes objetivas, além de gerar noção da profundidade de campo para o usuário. Cada tambor de binóculos que usam prismas Porro possuem dois prismas. Por isso, binóculos com esses prismas costumam ser mais pesados.

Já o prisma Roof não faz tantas ‘curvas’, sendo mais usado em binóculos compactos. Por usar apenas um prisma por tambor, é mais leve, e para os bem exigentes, transmite um pouco mais de luz que o Porro (em modelos de alto custo), já que a quantidade de elementos que a luz atravessa é menor. Também é mais caro e mais complexo.

Conjunto Óptico ou simplesmente óptica dos binóculos

É o conjunto responsável por captar a luz, ampliá-la e levar até seus olhos, formado por lentes e prismas. A qualidade dele vai definir a qualidade da imagem.

Corpo

É o ‘chassi’ que mantém os elementos ópticos em seus lugares, os protege e comporta sistemas de foco e zoom, integrando-os aos elementos ópticos. Tem pouca influência na qualidade óptica, mas vai definir a resistência dos seus binóculos tanto a impactos quanto a água, névoas, garoa e poeira.

Binóculos baratos contam com corpo em plástico. Conforme o preço aumenta, materiais mais resistentes como policarbonato, alumínio e magnésio entram na roda. E lá no topo também aparecem algumas fibras, como a de carbono.

Distância Interpupilar

Simples. É a distância entre o centro das duas oculares, que devem ficar na mesma distância que os centros de cada pupila dos seus olhos, para uma visualização confortável e precisa. Varia de pessoa para pessoa.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Pupila de Saída

É o diâmetro da luz na saída do instrumento, ou seja, da ocular, que vai para seus olhos. Isso não significa que binóculos com pupila de saída menores vão mostrar imagem pequenas. Porém, vão apresentar imagens mais escuras.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Por que? Nossa pupila aumenta para poder captar mais luz, e assim apresenta diâmetro de 2 a 3mm durante o dia e 7mm no escuro. Quando os binóculos apresentam pupila de saída com o mesmo diâmetro ou maior que a pupila humana, nossos olhos podem aproveitar plenamente a luz que vem dos binóculos. Mas se os binóculos apresentam pupila de saída menor que a pupila humana, essa luz vai atingir apenas parte da nossa pupila, e assim, não vamos aproveitar muita luz.

De dia, binóculos com pupila de saída de 3mm são suficientes, por que esse será o mesmo tamanho da nossa pupila. Mas a noite, precisaremos de binóculos com pupilas de saída maiores, já que nossa própria pupila estará com até 7mm. Caso contrário, receberemos pouca luz dos binóculos e a imagem perderá luminosidade e detalhes.

Eye-relief ou descanso ocular

É a distância máxima que você pode afastar seus olhos das lentes oculares mantendo uma boa visualização. Em tese, quanto maior, melhor. Mas essa distância não costuma ir muito além de 20mm.

Para quem usa óculos e pretende usar os binóculos com óculos, um descanso ocular longo é muito importante.

Ajuste de Dioptria

Muitas pessoas tem problemas de visão. E geralmente os olhos apresentam níveis diferentes de problemas. Portanto, ao olhar através dos binóculos, a imagem aparece com mais desfoque em um dos lados.

Para corrigir isso, os binóculos possuem uma das oculares com ajuste adicional de foco, geralmente o do lado direito, mas que também segue o ajuste do foco principal. Assim, pode-se manter a imagem focada corretamente para ambos os olhos.

Campo de visão

O campo de visão define a ângulo de visão que você verá. Em geral, quanto maior o aumento, menor o campo de visão, ou seja, mais estreita a faixa que você vê.

Ele é definido pela medida 100m @ 1000m (exemplo, 100 metros a 1000m de distância). Isso significa que observando uma paisagem a 1000m de distância, você verá através dos binóculos uma faixa de 100m de largura.

Campos de visão largos costumam gerar visualizações mais confortáveis, e são especialmente importantes para quem quer observar paisagens e constelações, aves voando ou bandos de aves.

Lentes multi-revestidas

Lentes de binóculos contam com revestimentos, que podem ter várias finalidades: filtros de luz, melhora na transmissão de luz, antirreflexo, resistência a arranhões e outros.

Múltiplos revestimentos melhoram a qualidade de imagem de várias formas. Esses revestimentos podem ser parciais (apenas nas objetivas, por exemplo), ou completos. Revestimentos completos aumentam a qualidade, mas também aumentam o preço.

Resistência à água

Muitos binóculos contam com resistência parcial ou total à água, sendo o segundo tipo mais comum. Para caçadores, este tipo de binóculos é essencial. Já para outros ramos, como para quem observa estrelas, não se faz necessário, mas sempre é de ajuda, pois também evita que as lentes fiquem embaçadas e diminui a chance de que fungos se proliferem nas lentes.

Lembre-se que em binóculos que não são a prova d’água, é muito fácil que a água entre nele. Mas é bem mais complicado fazer ela sair.

Um dos poucos casos em que compensa comprar binóculos sem proteção contra água é quando você realmente não precisa dela, mas necessita da maior qualidade ótica possível. Nesse caso, você pode investir o dinheiro que seria gasto num modelo a prova d’água em um modelo sem proteção contra água, mas com conjunto óptico superior.

Lembre-se também de cuidar bem dos seus binóculos e guarda-los em local de baixa umidade e boa luminosidade para que ele não pegue fungos, mesmo que seja a prova de água.


Algumas perguntas comuns:

Quantos quilômetros bons binóculos alcançam?

Alguns vendedores vendem seus produtos pelo alcance em quilômetros dele, que as vezes atinge números absurdos. Mas você já notou que nenhum grande fabricante de binóculos fala na distância que os binóculos alcançam?

Isso acontece por que não é assim que se mede a potência dos binóculos. Se mede pelo aumento, também chamado de magnificação. Portanto, binóculos que dizem alcançar vários quilômetros são produtos de baixa qualidade, paralelos ou piratas. E vendedores que anunciam binóculos pela distância ou não sabem o que estão dizendo ou querem enganar seus clientes com produtos de baixa qualidade.

Quanto mais potente melhor?

Menos as vezes é mais. Se você comprar binóculos com 16x de aumento, vai ter um aumento muito, muito alto. O problema é que quanto maior o aumento, mais a imagem treme com a instabilidade das mãos humanas, causada em boa parte por nosso sistema sanguíneo, e isso vai gerar uma imagem muito instável, tornando muito difícil ver as coisas com clareza.

Recomenda-se para binóculos que serão usados na mão, sem auxílio de tripé, que o aumento não ultrapasse 10x. Os aumentos de 7x e 8x costumam ser os mais indicados. Aumentos maiores do que os indicados vão exigir um tripé para uma visualização estável.

‘Mas 7x de aumento é pouco!’ Ah, engano seu... 7x proporciona um bom aumento com boa estabilidade. É claro que quanto maior a qualidade do produto – especialmente das lentes e prismas - e maior a lente objetiva, mais detalhes você notará, independente do aumento.

Se você ver um binóculos portátil que diz ter 60x de aumento à venda por aí... passe longe!

Binóculos com zoom ajustável é melhor?

Depende. Alguns binóculos permitem aumentar ou diminuir a magnificação, o que pode ser útil, mas que vai custar parte da qualidade da imagem.

Se você quer máxima qualidade de imagem, compre binóculos de aumento fixo.

Além disso, há a questão da estabilidade. Você pode até chegar mais perto, mais isso não significa que vai enxergar mais detalhadamente.

Devo escolher meus binóculos pelo prisma?

Pelo formato de prisma, não! Suas necessidades vão definir automaticamente o tipo de binóculos, e consequentemente, o formato do prisma.
Porém, o material do prisma pode influenciar, mas não definir, sua escolha de binóculos. Existem dois tipos de material usados para fabricar os prismas: Bak-4 (bário) e Bak-7 (borilsilicato).

O Bak-4 transmite mais luz e é mais caro, usado geralmente em binóculos de mais de 50 dólares. Também apresenta pouco escurecimento nas bordas da imagem.

Já o Bak-7 é mais barato, porém apresenta escurecimento nas bordas da imagem, o que pode ser ruim para quem quer observar as estrelas, por exemplo. É claro que dá para observar as estrelas com um Bak-7, mas ele fica atrás do Bak-4.

É importante lembrar que existem níveis de qualidade e diferenças nos materiais usados por diferentes empresas. Assim, em alguns casos, um Bak-7 caprichado pode superar um Bak-4 de entrada.



Que modelo devo comprar?

Podemos definir isso por suas necessidades. Você deve definir um balanço do que precisa: qualidade de imagem x portabilidade x peso.

Quanto aumento/potência?

7x: A escolha tradicional e conservadora, aumento moderado, muito estável, grande campo de visão, imagem muito clara.
Recomendado para astrônomos, observadores a bordo e embarcações, observadores de paisagens, observadores de pássaros, vigias noturnos.

8x: Um pouco mais de aumento, mais ainda bem estável, bom campo de visão, imagem clara.
Recomendado para: caçadores, falcoeiros, astrônomos, observadores a bordo e embarcações, observadores de paisagens, observadores de pássaros, vigias noturnos.

10x: Aumento forte, estabilidade média/baixa (depende do usuário), campo de visão médio/estreito, imagem suficientemente clara.
Recomendado para: caçadores, falcoeiros, astrônomos e observadores de pássaros com pulso muito firme, vigias diurnos.

12x: Aumento muito forte, estabilidade baixa, campo de visão estreito, imagem mais escura.
Recomendado para: vigias diurnos, caçadores e falcoeiros de pulso bem firme.

Definindo a objetiva:

21mm (7x21, 8x21 e 10x21): binóculos pequenos, leves, de objetivas pequenas, muito portáteis, mas ruins em situações de pouca luz.
Recomendado para: observação de teatro e esportes, para quem prioriza portabilidade e baixo peso.

32mm (8x32, 10x32): binóculos médios, leves, de objetivas médias, portáteis, desempenho regular em situações de pouca luz.
Recomendado para: caçadores, falcoeiros, observadores de pássaros, para quem busca balanço entre portabilidade e qualidade de imagem / clareza.

42mm (8x42, 10x42): binóculos médios ou grandes, de peso médio a pesado, objetivas grandes, bom desempenho em situação de pouca luz.
Recomendado para: caçadores, falcoeiros, observadores de pássaros, astrônomos, vigias, para quem já tem qualidade como prioridade.

50mm (7x50, 10x50, 12x50): binóculos grandes, pesados, de objetivas grandes, excelente desempenho em condição de pouca luz.
Recomendado para: astrônomos, vigias, máxima prioridade para a qualidade e clareza.


Não considerei binóculos maiores, pois só podem ser bem utilizados com ajuda de tripé.

_________________
Samick Sage 62" 30# @ 28"
Flechas de madeira da RD, 32", 55#
LongBow TD caseiro fajuto de baixa potência (aposentado)
Flatbow caseiro (in memoriam)
Voltar ao Topo Ir em baixo
TRC



Mensagens : 6497
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 72
Localização : ItagçGo

MensagemAssunto: artigo   Qui Mar 02, 2017 6:49 pm

Ótimo, ficou excelente esse artigo sobre binóculos.
Parabéns!
Muito conhecimento útil para quem vai comprar um equipamento.
Já comprei um binóculo, grande, esperando que fosse muito bom, mas está encostado, não presta.
Agora comprei um Nikon Prostaff 7S, 10x42.
É muito bom, mas é bem duro manter a imagem fixa, a mão treme.
Voltar ao Topo Ir em baixo
pietropetris

avatar

Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

MensagemAssunto: Re: Binóculos – Entendendo melhor, tirando dúvidas e escolhendo   Seg Mar 06, 2017 6:10 pm

Muito obrigado!

É de fato, um bom equipamento. Eu uso 7x e 8x e às vezes já acho que treme um tanto hehe! Mas notei que no começo tremia mais, com o tempo se aprende a manter o pulso mais 'quieto', e até pode haver diferença em segurar o binóculos mais a frente ou mais atrás, segurar com a ponta dos dedos ou com a 'palma cheia'...

Como costuma usá-lo? Para caçar?


_________________
Samick Sage 62" 30# @ 28"
Flechas de madeira da RD, 32", 55#
LongBow TD caseiro fajuto de baixa potência (aposentado)
Flatbow caseiro (in memoriam)
Voltar ao Topo Ir em baixo
TRC



Mensagens : 6497
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 72
Localização : ItagçGo

MensagemAssunto: binóculo   Seg Mar 06, 2017 8:45 pm

Rapaz, não é fácil usar, mas a gente acostuma.
O instinto tem que funcionar porque a mão treme mesmo.
Esse binóculo eu comprei para os torneios fields e para atirar na Federação Paulista de Arco e Flecha alvo a 50 metros e 18 metros.
A insistência é tudo, precisa ter um pouco de instinto para perceber a flecha no alvo, por causa da luz do sol e da tremedeira. rsrsr
Do ponto em que olho, a flecha está direcionada diretamente para a minha vista, vê-se a cor do nock, mas as vanes são riscos finos demais para se ver; inclinando o corpo para o lado, ou saindo um pouco de lado, dá para ver a flecha mais de lado, melhora.
Mas, acostuma-se.
No Field eu uso vanes e nocks orange neon, mas notei que as vanes verde-claro dum meu companheiro de tiro são bem mais visíveis.
Também uso flechas com nock e vanes amarelo claro tigrado, vê-se com mais dificuldade.
A 50 e 18 metros na FPAF, uso nock e vanes pretos, ficam mais visíveis sobre o fundo amarelo do centro do alvo.
Aquelas lunetas sobre o tripé são bem mais apropriadas para ver flechas no alvo, mas não servem para o Field, é difícil carregar no meio do mato.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Antonio Amaral

avatar

Mensagens : 1610
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 55
Localização : Canavieiras Bahia

MensagemAssunto: Re: Binóculos – Entendendo melhor, tirando dúvidas e escolhendo   Ter Mar 07, 2017 11:47 am

TRC escreveu:
Ótimo, ficou excelente esse artigo sobre binóculos.
Parabéns!
Muito conhecimento útil para quem vai comprar um equipamento.
Já comprei um binóculo, grande, esperando que fosse muito bom, mas está encostado, não presta.
Agora comprei um Nikon Prostaff 7S, 10x42.
É muito bom, mas é bem duro manter a imagem fixa, a mão treme.
ótimo binóculo, eu uso o mesmo modelo

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Bear BR 33         #60 @28.5" 
Bear Arena 30     #70 @28.5"
Bear Arena 34     #60 @28.5"  
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
TRC



Mensagens : 6497
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 72
Localização : ItagçGo

MensagemAssunto: binóculo   Ter Mar 07, 2017 11:57 am

Antonio Amaral escreveu:
TRC escreveu:
Ótimo, ficou excelente esse artigo sobre binóculos.
Parabéns!
Muito conhecimento útil para quem vai comprar um equipamento.
Já comprei um binóculo, grande, esperando que fosse muito bom, mas está encostado, não presta.
Agora comprei um Nikon Prostaff 7S, 10x42.
É muito bom, mas é bem duro manter a imagem fixa, a mão treme.
 ótimo binóculo, eu uso o mesmo modelo

Meu amigo Antonio Amaral, estamos esperando o review do Bear LST. rsrsr
Voltar ao Topo Ir em baixo
Antonio Amaral

avatar

Mensagens : 1610
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 55
Localização : Canavieiras Bahia

MensagemAssunto: Re: Binóculos – Entendendo melhor, tirando dúvidas e escolhendo   Ter Mar 07, 2017 12:03 pm

TRC escreveu:
Antonio Amaral escreveu:
TRC escreveu:
Ótimo, ficou excelente esse artigo sobre binóculos.
Parabéns!
Muito conhecimento útil para quem vai comprar um equipamento.
Já comprei um binóculo, grande, esperando que fosse muito bom, mas está encostado, não presta.
Agora comprei um Nikon Prostaff 7S, 10x42.
É muito bom, mas é bem duro manter a imagem fixa, a mão treme.
 ótimo binóculo, eu uso o mesmo modelo

Meu amigo Antonio Amaral, estamos esperando o review do Bear LST.  rsrsr
em breve
preciso só fazer as fotos, do LST e do Moment ambos da linha 2017
o LST é surpreendente e com preço imbatível para um arco de target

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Bear BR 33         #60 @28.5" 
Bear Arena 30     #70 @28.5"
Bear Arena 34     #60 @28.5"  
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
TRC



Mensagens : 6497
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 72
Localização : ItagçGo

MensagemAssunto: target   Ter Mar 07, 2017 5:04 pm

Tô descrente do tal de arco target, é muito pesado.
O hoyt target é um arco desequilibrado, quando se coloca o eixo da flecha no tal do "center schok", ou seja lá como se chama a direção que passa pelo centro da rosca do rest, o arco pende o bico pra baixo.
A Hoyt tem tudo pra fazer o melhor arco do mundo, a tecnologia do Podium, ProComp, Prevail, é tudo de moderno, bom demais, mas o tal do equilíbrio e peso é fundamental.
Muita gente se escandalizaria, mas precisei levantar o eixo da flecha uns 0,50 cm acima eixo do buraco de prender o rest.
Fiz um grip adicional com durepox e amarrei no grip original, de tal forma que o apoio descesse uns 0,50 cm abaixo do ponto original.
Também coloquei umas 200 gramas de contrapeso na ponta do estabilizador lateral, pra levantar o bico do estabilizador central.
Uma merda de gambiarra!
Mas ficou supimpa de bão, equilibrei o arco, ficou uma maravilha.
O Podium e o Procomp têm letoff de 65%, original de fábrica, encomendei um módulo 75%, mas, de qualquer forma já domei os bichos, eles não estão mais puxando a mão pra frente.
Antes, em alvo de 50 m da FPAF, o maior trabalho era levantar o estabilizador central.
Se a fábrica me perguntasse o que tem que fazer no arco, acho que eu daria umas boas ideias pra eles lá.
Onde se viu um arco ter 4,8 libras de peso, com acessórios está pesando 2,80 Kg, medido em balança digital.
O meu bowtech tem 3,8 libras, é leve, equilibrado.
No fim, o Bear Cruzer bate na Hoyt.  rsrsrsr
Acho que o amigo Antonio Amaral fez uma excelente compra.
Voltar ao Topo Ir em baixo
rubensrw

avatar

Mensagens : 3000
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 56
Localização : Taboao da Serra - SP

MensagemAssunto: Re: Binóculos – Entendendo melhor, tirando dúvidas e escolhendo   Qua Mar 08, 2017 9:13 am

Ótima matéria,

mas em resumo...
Qual binoculo eu compro para usar em provas Field de tiro com arco?
Necessidade:
- Observar uma flecha PRETA num alvo PRETO normalmente na sombra a Distancia máxima de 80 jardas (pouco mais de 73 metros).
- leve
- pequeno
- BARATO
- ÓTIMA QUALIDADE

pouco exigente né?


pietropetris escreveu:
Decidi escrever este tópico para ajudar quem quer compreender melhor e adquirir binóculos. Acredito que aqui no fórum haja público interessado.



Magnificação x Diâmetro da Objetiva: o que significa 7x50, 8x42, 10x32...

Essa parte é simples. O primeiro número, por exemplo, o 8 do 8x40, se refere ao aumento, ou magnificação, do instrumento. Binóculos com aumento de 8x vão fazer a imagem que você está vendo parecer 8x mais perto. Isso significa que se você observar um objeto a 80m de distância, vai estar vendo ele como se estivesse a 10m de distância.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O segundo número, por exemplo, o 40 do 8x40, se refere ao diâmetro, em milímetros, das lentes objetivas dos binóculos, que são as lentes frontais. Quanto maior essa lente, mais luz os binóculos captarão, e portanto, mais clara, detalhada e nítida será a imagem. Objetivas maiores são indicadas principalmente para situações com pouca luz.

Os binóculos apresentam aumento fixo, como por exemplo 8x40 – 8x de aumento fixo, objetiva de 40mm; ou aumento variável, por exemplo, 8-12x40 – aumento de 8x a 12x, com objetivas de 40mm.

Prismas

Os prismas desempenham a tarefa de direcionar corretamente a luz que vem da objetiva para as oculares, que são as lentes traseiras, pelas quais você vê a imagem.

O formato de prisma mais comum e mais barato é o Porro, geralmente encontrado nos binóculos maiores. Note a imagem abaixo.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O prisma Porro permite que as objetivas fiquem mais afastadas, e portanto, permite grandes objetivas, além de gerar noção da profundidade de campo para o usuário. Cada tambor de binóculos que usam prismas Porro possuem dois prismas. Por isso, binóculos com esses prismas costumam ser mais pesados.

Já o prisma Roof não faz tantas ‘curvas’, sendo mais usado em binóculos compactos. Por usar apenas um prisma por tambor, é mais leve, e para os bem exigentes, transmite um pouco mais de luz que o Porro (em modelos de alto custo), já que a quantidade de elementos que a luz atravessa é menor. Também é mais caro e mais complexo.

Conjunto Óptico ou simplesmente óptica dos binóculos

É o conjunto responsável por captar a luz, ampliá-la e levar até seus olhos, formado por lentes e prismas. A qualidade dele vai definir a qualidade da imagem.

Corpo

É o ‘chassi’ que mantém os elementos ópticos em seus lugares, os protege e comporta sistemas de foco e zoom, integrando-os aos elementos ópticos. Tem pouca influência na qualidade óptica, mas vai definir a resistência dos seus binóculos tanto a impactos quanto a água, névoas, garoa e poeira.

Binóculos baratos contam com corpo em plástico. Conforme o preço aumenta, materiais mais resistentes como policarbonato, alumínio e magnésio entram na roda. E lá no topo também aparecem algumas fibras, como a de carbono.

Distância Interpupilar

Simples. É a distância entre o centro das duas oculares, que devem ficar na mesma distância que os centros de cada pupila dos seus olhos, para uma visualização confortável e precisa. Varia de pessoa para pessoa.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Pupila de Saída

É o diâmetro da luz na saída do instrumento, ou seja, da ocular, que vai para seus olhos. Isso não significa que binóculos com pupila de saída menores vão mostrar imagem pequenas. Porém, vão apresentar imagens mais escuras.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Por que? Nossa pupila aumenta para poder captar mais luz, e assim apresenta diâmetro de 2 a 3mm durante o dia e 7mm no escuro. Quando os binóculos apresentam pupila de saída com o mesmo diâmetro ou maior que a pupila humana, nossos olhos podem aproveitar plenamente a luz que vem dos binóculos. Mas se os binóculos apresentam pupila de saída menor que a pupila humana, essa luz vai atingir apenas parte da nossa pupila, e assim, não vamos aproveitar muita luz.

De dia, binóculos com pupila de saída de 3mm são suficientes, por que esse será o mesmo tamanho da nossa pupila. Mas a noite, precisaremos de binóculos com pupilas de saída maiores, já que nossa própria pupila estará com até 7mm. Caso contrário, receberemos pouca luz dos binóculos e a imagem perderá luminosidade e detalhes.

Eye-relief ou descanso ocular

É a distância máxima que você pode afastar seus olhos das lentes oculares mantendo uma boa visualização. Em tese, quanto maior, melhor. Mas essa distância não costuma ir muito além de 20mm.

Para quem usa óculos e pretende usar os binóculos com óculos, um descanso ocular longo é muito importante.

Ajuste de Dioptria

Muitas pessoas tem problemas de visão. E geralmente os olhos apresentam níveis diferentes de problemas. Portanto, ao olhar através dos binóculos, a imagem aparece com mais desfoque em um dos lados.

Para corrigir isso, os binóculos possuem uma das oculares com ajuste adicional de foco, geralmente o do lado direito, mas que também segue o ajuste do foco principal. Assim, pode-se manter a imagem focada corretamente para ambos os olhos.

Campo de visão

O campo de visão define a ângulo de visão que você verá. Em geral, quanto maior o aumento, menor o campo de visão, ou seja, mais estreita a faixa que você vê.

Ele é definido pela medida 100m @ 1000m (exemplo, 100 metros a 1000m de distância). Isso significa que observando uma paisagem a 1000m de distância, você verá através dos binóculos uma faixa de 100m de largura.

Campos de visão largos costumam gerar visualizações mais confortáveis, e são especialmente importantes para quem quer observar paisagens e constelações, aves voando ou bandos de aves.

Lentes multi-revestidas

Lentes de binóculos contam com revestimentos, que podem ter várias finalidades: filtros de luz, melhora na transmissão de luz, antirreflexo, resistência a arranhões e outros.

Múltiplos revestimentos melhoram a qualidade de imagem de várias formas. Esses revestimentos podem ser parciais (apenas nas objetivas, por exemplo), ou completos. Revestimentos completos aumentam a qualidade, mas também aumentam o preço.

Resistência à água

Muitos binóculos contam com resistência parcial ou total à água, sendo o segundo tipo mais comum. Para caçadores, este tipo de binóculos é essencial. Já para outros ramos, como para quem observa estrelas, não se faz necessário, mas sempre é de ajuda, pois também evita que as lentes fiquem embaçadas e diminui a chance de que fungos se proliferem nas lentes.

Lembre-se que em binóculos que não são a prova d’água, é muito fácil que a água entre nele. Mas é bem mais complicado fazer ela sair.

Um dos poucos casos em que compensa comprar binóculos sem proteção contra água é quando você realmente não precisa dela, mas necessita da maior qualidade ótica possível. Nesse caso, você pode investir o dinheiro que seria gasto num modelo a prova d’água em um modelo sem proteção contra água, mas com conjunto óptico superior.

Lembre-se também de cuidar bem dos seus binóculos e guarda-los em local de baixa umidade e boa luminosidade para que ele não pegue fungos, mesmo que seja a prova de água.


Algumas perguntas comuns:

Quantos quilômetros bons binóculos alcançam?

Alguns vendedores vendem seus produtos pelo alcance em quilômetros dele, que as vezes atinge números absurdos. Mas você já notou que nenhum grande fabricante de binóculos fala na distância que os binóculos alcançam?

Isso acontece por que não é assim que se mede a potência dos binóculos. Se mede pelo aumento, também chamado de magnificação. Portanto, binóculos que dizem alcançar vários quilômetros são produtos de baixa qualidade, paralelos ou piratas. E vendedores que anunciam binóculos pela distância ou não sabem o que estão dizendo ou querem enganar seus clientes com produtos de baixa qualidade.

Quanto mais potente melhor?

Menos as vezes é mais. Se você comprar binóculos com 16x de aumento, vai ter um aumento muito, muito alto. O problema é que quanto maior o aumento, mais a imagem treme com a instabilidade das mãos humanas, causada em boa parte por nosso sistema sanguíneo, e isso vai gerar uma imagem muito instável, tornando muito difícil ver as coisas com clareza.

Recomenda-se para binóculos que serão usados na mão, sem auxílio de tripé, que o aumento não ultrapasse 10x. Os aumentos de 7x e 8x costumam ser os mais indicados. Aumentos maiores do que os indicados vão exigir um tripé para uma visualização estável.

‘Mas 7x de aumento é pouco!’ Ah, engano seu... 7x proporciona um bom aumento com boa estabilidade. É claro que quanto maior a qualidade do produto – especialmente das lentes e prismas - e maior a lente objetiva, mais detalhes você notará, independente do aumento.

Se você ver um binóculos portátil que diz ter 60x de aumento à venda por aí... passe longe!

Binóculos com zoom ajustável é melhor?

Depende. Alguns binóculos permitem aumentar ou diminuir a magnificação, o que pode ser útil, mas que vai custar parte da qualidade da imagem.

Se você quer máxima qualidade de imagem, compre binóculos de aumento fixo.

Além disso, há a questão da estabilidade. Você pode até chegar mais perto, mais isso não significa que vai enxergar mais detalhadamente.

Devo escolher meus binóculos pelo prisma?

Pelo formato de prisma, não! Suas necessidades vão definir automaticamente o tipo de binóculos, e consequentemente, o formato do prisma.
Porém, o material do prisma pode influenciar, mas não definir, sua escolha de binóculos. Existem dois tipos de material usados para fabricar os prismas: Bak-4 (bário) e Bak-7 (borilsilicato).

O Bak-4 transmite mais luz e é mais caro, usado geralmente em binóculos de mais de 50 dólares. Também apresenta pouco escurecimento nas bordas da imagem.

Já o Bak-7 é mais barato, porém apresenta escurecimento nas bordas da imagem, o que pode ser ruim para quem quer observar as estrelas, por exemplo. É claro que dá para observar as estrelas com um Bak-7, mas ele fica atrás do Bak-4.

É importante lembrar que existem níveis de qualidade e diferenças nos materiais usados por diferentes empresas. Assim, em alguns casos, um Bak-7 caprichado pode superar um Bak-4 de entrada.



Que modelo devo comprar?

Podemos definir isso por suas necessidades. Você deve definir um balanço do que precisa: qualidade de imagem x portabilidade x peso.

Quanto aumento/potência?

7x: A escolha tradicional e conservadora, aumento moderado, muito estável, grande campo de visão, imagem muito clara.
Recomendado para astrônomos, observadores a bordo e embarcações, observadores de paisagens, observadores de pássaros, vigias noturnos.

8x: Um pouco mais de aumento, mais ainda bem estável, bom campo de visão, imagem clara.
Recomendado para: caçadores, falcoeiros, astrônomos, observadores a bordo e embarcações, observadores de paisagens, observadores de pássaros, vigias noturnos.

10x: Aumento forte, estabilidade média/baixa (depende do usuário), campo de visão médio/estreito, imagem suficientemente clara.
Recomendado para: caçadores, falcoeiros, astrônomos e observadores de pássaros com pulso muito firme, vigias diurnos.

12x: Aumento muito forte, estabilidade baixa, campo de visão estreito, imagem mais escura.
Recomendado para: vigias diurnos, caçadores e falcoeiros de pulso bem firme.

Definindo a objetiva:

21mm (7x21, 8x21 e 10x21): binóculos pequenos, leves, de objetivas pequenas, muito portáteis, mas ruins em situações de pouca luz.
Recomendado para: observação de teatro e esportes, para quem prioriza portabilidade e baixo peso.

32mm (8x32, 10x32): binóculos médios, leves, de objetivas médias, portáteis, desempenho regular em situações de pouca luz.
Recomendado para: caçadores, falcoeiros, observadores de pássaros, para quem busca balanço entre portabilidade e qualidade de imagem / clareza.

42mm (8x42, 10x42): binóculos médios ou grandes, de peso médio a pesado, objetivas grandes, bom desempenho em situação de pouca luz.
Recomendado para: caçadores, falcoeiros, observadores de pássaros, astrônomos, vigias, para quem já tem qualidade como prioridade.

50mm (7x50, 10x50, 12x50): binóculos grandes, pesados, de objetivas grandes, excelente desempenho em condição de pouca luz.
Recomendado para: astrônomos, vigias, máxima prioridade para a qualidade e clareza.


Não considerei binóculos maiores, pois só podem ser bem utilizados com ajuda de tripé.

_________________

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
Voltar ao Topo Ir em baixo
TRC



Mensagens : 6497
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 72
Localização : ItagçGo

MensagemAssunto: Re: Binóculos – Entendendo melhor, tirando dúvidas e escolhendo   Qua Mar 08, 2017 10:17 am

[quote="rubensrw"]Ótima matéria,

mas em resumo...
Qual binoculo eu compro para usar em provas Field de tiro com arco?
Necessidade:
- Observar uma flecha PRETA num alvo PRETO normalmente na sombra a Distancia máxima de 80 jardas (pouco mais de 73 metros).
- leve
- pequeno
- BARATO
- ÓTIMA QUALIDADE

pouco exigente né?

[quote="pietropetris"]

Rubens, no binóculo não dá para ver a flecha.
A gente vê apenas o nock e, talvez, as vanes.
Essa danada de flecha fica bem de bunda pra gente.

Voltar ao Topo Ir em baixo
pietropetris

avatar

Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

MensagemAssunto: Re: Binóculos – Entendendo melhor, tirando dúvidas e escolhendo   Qua Mar 08, 2017 11:31 pm

rubensrw escreveu:
Ótima matéria,

mas em resumo...
Qual binoculo eu compro para usar em provas Field de tiro com arco?
Necessidade:
- Observar uma flecha PRETA num alvo PRETO normalmente na sombra a Distancia máxima de 80 jardas (pouco mais de 73 metros).
- leve
- pequeno
- BARATO
- ÓTIMA QUALIDADE

pouco exigente né?


Você vai precisar é de muita fé pra conseguir esse milagre kkkk

Para observar uma flecha preta num alvo preto na sombra o recomendado é alguém do lado do alvo com um walk-talk e você com o outro.

Leve, pequeno e barato: 7x25, 8x25, 10x25, 8x32 e 10x32 costumam pesar em torno de 400g.

Mas leve, pequeno, barato e de ótima qualidade aí cagou geral!

Brincadeiras a parte, modelos de razoável e até boa qualidade (não ótima) a partir de uns 60 dólares - Bushnell e Polaris, principalmente. Coisa melhor acima dos 100 dólares (aí entra o imposto...), onde já se consegue os Nikon, alguns Leupold.

Se quiser ver até a marca do nock (brincadeira de novo) parta pros Leica e os Zeiss, que já pulam pra cima de 300 doletas nos modelos mais baratos. E claro, tem de 3 mil dólares também.

_________________
Samick Sage 62" 30# @ 28"
Flechas de madeira da RD, 32", 55#
LongBow TD caseiro fajuto de baixa potência (aposentado)
Flatbow caseiro (in memoriam)
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Binóculos – Entendendo melhor, tirando dúvidas e escolhendo
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Qual será melhor diesel ou gasolina
» Qual o melhor calibre
» PRIMEIRA COMPRA DE SCOOTER 125 C/ MUITAS DÚVIDAS- AJUDEM-ME :)
» Melhor espingarda para caça menor: semi-automática, canos sobrepostos ou justapostos?
» Qual a melhor marca de Cartuchos???

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: