ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Dúvida peso estabilizadores (recurvo olímpico competitivo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lNlear

MensagemAssunto: Dúvida peso estabilizadores (recurvo olímpico competitivo)   Qua Dez 28, 2016 10:30 pm

Fala arqueiros,

Quanto ao peso que vai nos estabilizadores, queria saber o quanto de peso devo por em cada extremidade (longo e laterais), existe alguma regrinha ou é apenas no "feeling"? o longo deve conter mais peso que os laterais? já ouvi gente dizer que coloca mais peso no estabilizador lateral esquerdo pra poder compensar o peso da mira que está a direita, isso é realmente feito?

#arqueironaousarodinhas
EVC

MensagemAssunto: Re: Dúvida peso estabilizadores (recurvo olímpico competitivo)   Qui Dez 29, 2016 7:42 am

Existem alguns materiais a respeito que apresentam uma teoria sobre o assunto mas, aparentemente, não há um consenso sobre o assunto e você vai ver várias configurações em fotos de competições da World Archery que parecem confirmar isso.

Minha sugestão é: experimente e veja o que funciona para você. Tenha apenas cuidado para não exagerar no peso e aumentá-lo gradualmente.

Em relação a pesos diferentes nos estabilizadores laterais, acho que vale o mesmo princípio. Eu uso o mesmo peso nos dois lados. Já coloquei pesos diferentes e não vi grande diferença.

Abs.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Dúvida peso estabilizadores (recurvo olímpico competitivo)   Qui Dez 29, 2016 1:59 pm

A princípio o peso do conjunto todo (arco, mira, estabilizador) deve ser tal
que o arqueiro consiga levantar e manter a postura ao longo de pelo menos
umas 150 flechas, já que uma competição indoor são 9 aquecimento + 60 prova
e depois vem os combates. Tem que conseguir segurar o arco sem baixar o braço.

E também na prática noto que o pessoal pró usa mais peso com maior peso de puxada.
Um arco do 20 lbs controla fácil com um básico e leve, já um de 40 lbs pede muito mais.

O manual do estabilizador Beiter diz que a teoria deles é não colocar peso.
Eles dizem que melhor que aumentar o peso é aumentar o tamanho.
Eles fabricam a barra central de 26" até 54" (1,37 metros Shocked )
Para mim o estabilizador Beiter 33" + extensor 5" com as laterais de 12" em 35°
é perfeito sem a necessidade de aumentar peso.

Alguns arqueiros de alto nível usam um baita tarugo de ferro nas laterais.
O fato é que se aumenta o peso e/ou comprimento do central
tem que compensar nos laterais, senão a ponta fica tão pesada e desce tão rápido
que vai machucar a sua munheca. Imagina ficar desmunhecado. Razz
Tem que fazer um balanço para descer suavemente.

Aqui na arqueria testamos os v-bar de 45 e 35 graus e não notamos diferença.
Indoor e outdoor não alterou a pontuação do pessoal.
Por isso padronizamos o v-bar de 35 graus para evitar problema na linha de tiro.
Quando a linha está apertada um v-bar de 45° abre muito as laterais
Isso cria interferência entre os arqueiros.

O v-bar de 35° tem o inconveniente de pegar a barra lateral na perna se
o arqueiro for muito estabanado. Se falha no alinhamento e concentração
a barra lateral cutuca a perna, mas nada que o treino forte não resolva. Wink

.
EVC

MensagemAssunto: Re: Dúvida peso estabilizadores (recurvo olímpico competitivo)   Qui Dez 29, 2016 3:14 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
E também na prática noto que o pessoal pró usa mais peso com maior peso de puxada.
Um arco do 20 lbs controla fácil com um básico e leve, já um de 40 lbs pede muito mais.

É um ponto interessante. De qualquer modo, para quem está começando (não sei se é o caso do lNlear) a sugestão é começar apenas com o longo, sem peso (que já vai fazer uma baita diferença em termos de estabilidade) e ir adicionando tralha aos poucos, à medida que se habituar ao peso.

Tenho pensado seriamente em eliminar o V-bar e deixar só o extensor e atirar assim por um tempo para ver como funciona. Talvez adicionar um contrapeso traseiro, como o Butch Johnson fazia. Também seria menos tralha para montar e desmontar. Smile
Ruy

MensagemAssunto: Re: Dúvida peso estabilizadores (recurvo olímpico competitivo)   Sex Dez 30, 2016 9:42 pm

E mais um detalhe sobre a condição de ventos.
Às vezes é preferível aumentar o peso do estabilizador para obter maior inércia.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Dúvida peso estabilizadores (recurvo olímpico competitivo)   Sex Dez 30, 2016 11:30 pm

Um dia de muito vento eu senti o torque na mão.
O vento empurra o estabilizador e fica difícil segurar.
Eu vi aquele estabilizador da Beiter e tentei fazer um igual.

Um torneiro fez 4 peças de alumínio circular com 4 furos.
Passei 4 haste de flecha carbono spine 800, umas chinesas baratas.
Colei com araldite e ficou ótimo. Na última peça um furo com rosca e um parafuso 5/16.

Usei ao longo de todo ano, participei de várias provas com esse estabilizador.
Peguei dias de muito vento e não senti dificuldade devido torque no estabilizador.

Hoje eu estou usando um original da Beiter completo, mas ainda não peguei vento forte com ele.

Like a Star @ heaven
EVC

MensagemAssunto: Re: Dúvida peso estabilizadores (recurvo olímpico competitivo)   Sab Dez 31, 2016 8:32 am

V.B., não tenho a intenção de contestar sua experiência pessoal mas já li em fóruns estrangeiros que, apesar do marketing mumbo-jumbo, os Beiter tem tanto ou mais arrasto que os convencionais.

Acabei de olhar algumas fotos das olimpíadas e nas que vi, ninguém usava Beiter. Vi alguns Fuse mas a maior parte usa estabilizadores convencionais. Acho que, na prática, os Beiter não devem ter tantos benefícios e são mais pesados que um estabilizador comum e o pessoal prefere colocar a maior parte da massa na extremidade, onde ela é mais efetiva.

De qualquer forma, isso foge um pouco do tópico original.

Abs,
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Dúvida peso estabilizadores (recurvo olímpico competitivo)   Sab Dez 31, 2016 5:58 pm

Eu também não tenho experiência com vento forte no Beiter.
Não falo nada ainda.

O que eu usava era um feito em casa com hastes carbono mais finas que as do Beiter.
E os anéis de alumínio que segura as hastes são bem finos e a da ponta bem maior.
Ficou com o peso todo bem mais na ponta.

E realmente o Beiter é mais pesado, por isso não senti necessidade de colocar peso na ponta.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dúvida peso estabilizadores (recurvo olímpico competitivo)   Hoje à(s) 4:27 am

Dúvida peso estabilizadores (recurvo olímpico competitivo)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Chamonix - Projetos Nacionais de Peso
» DÚVIDA EM MODELO DE RODA...(TALVEZ PALITO AMERICANA)
» Manutenção Preventiva garante vida longa ao carro
» Luta pela vida ! Exemplos aos oitentas...
» Moto não dá sinal de vida

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: