ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Escolha do rest.....informações básicas .

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Gaia



Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 40
Localização : Goiânia

MensagemAssunto: Escolha do rest.....informações básicas .   Ter Mar 02, 2010 3:35 pm

Como disse em outro tópico, achei muito interessante o manual que a hunter's friend tem, resolvi traduzí-lo (fraco meu inglês) e colocar aqui .Torço muito por este fórum e espero agregar alguma informação para quem esteja começando. Espero que os mais entendidos perdoem o meu pouco conhecimento (e inglês fraco)e contribuam com suas observações práticas neste tópico .Como demanda tempo para fazer essas traduções, vou colacando por partes .Abraço. scratch


Última edição por Gaia em Qua Mar 03, 2010 4:18 pm, editado 1 vez(es) (Razão : protuguês tbé, é fraco...rsrsrs)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Gaia



Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 40
Localização : Goiânia

MensagemAssunto: Tipos de rests e usos   Ter Mar 02, 2010 3:55 pm

Guia de seleção de rests (descanso de flechas)
Retirado do manual de escolha de restsdo Hunter’s Friend ([Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


A função é muito simples – manter a flecha segura até o momento em que se dispara.
Mesmo assim, não são todos iguais e existem dezenas de modelos diferentes para se escolher .Alguns são baratos, outros não.Alguns são de fácil instalação e uso; muitos não são.Alguns são bons para caçar, outros não. Ja deu para entender ....Não há um rest perfeito para todos e nem para qualquer uso.Assim como todas as coisas que compramos, cada tipo de rest tem seus prós e contras a serem considerados.Embora provavelmente não seja necessário comprar o modelo mais caro, um rest de boa qualidade, em conjunto com uma boa mira, irá indubitavelmente melhorar sua acurácea e sucesso em campo .Se você procura melhorar seu tiro, instalar um rest de qualidade é um bom começo.Mesmo assim, sugerimos que isso seja feito com cuidado.

Tipos de rests


Se você usa um arco moderno com um rizer que tenha um estilo central de tiro, você tem uma ampla variedade de rests a sua disposição. Os arcos modernos geralmente vêm com furações padrões, que servirão para praticamente todos os tipos de rests. Por exemplo, você não precisa escolher um rest PSE para colocar no seu arco PSE .Você pode escolher qualquer rest disponível no mercado para seu arco .(isso vale para praticamente todos arcos compostos modernos com rizer de estilo central de tiro, se for um arco antigo, ou com outro estilo de riser, esteja certo que o rest seja adequado e possua ajuste de correção lateral .)
Ok então onde começamos? Vamos começar com os tipos de rests disponíveis. A maioria dos descansos de flecha podem ser agrupados em 5 categorias :Shoot-true Arrow rests, Containment Arrow Rests, Drop Away Arrow Rests, Pressure/Plunguer Rests, e 3D& Specialty Rests.(3D é um tipo de competição em que se atiram em alvos tipo 3D, que simulam as caças).
Então vamos dar uma olhada em cada tipo de rest e discutir suas vantagens e desvantagens.

1-Shoot-Thrue Arrow Rests
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Os Shoot-Thrue rests são comumente chamados de “prong”(garfo) rest, e são muito populares.São muito fáceis de instalar e funcionam bem para a maioria das aplicações (estilos de uso do arco).Estes rests tem geralmente duas hastes, distantes 2/3 do diâmetro da flecha, criando um tipo de “berço” para conter a flecha.A flecha assenta no topo e entre as duas hastes do rest. Estes garfos são equipados com molas, que movem as hastes para cima e para baixo, fazendo com que no momento do tiro, as hastes se abaixem , evitando assim um contato com a flecha e variações no vôo da flecha. Depois de cada tiro, as molas retornam as hastes para a posição original, ficando prontas para o próximo tiro.
Estes rests são chamados de shoot true (tiro certo), porque a pena (ou Vane superior) superior (geralmente de cor diferente, conhecida como crista de galo) passa entre as duas hastes quando a flecha é atirada. Quando o nock da flecha está corretamente alinhado com as hastes do rest, a pena superior (crista de galo) passa entre as duas hastes de forma que não existe nenhum contato da pena com as hastes. Quando instalado corretamente, este tipo de rest é muito preciso e confiável. Um rest básico modelo “Quiktune 800” (estilo tiro certo), custa menos de U$20.00 (modelo do meio na foto 2), e funciona muito bem. Se você quiser um modelo com mais recursos e mais fácil de ajustar, você pode comprar um modelo Premium deste tipo de rest, como o Spot Hogg Platinum por cerca de U$80.00. Claro que existem vários modelos intermediários para se escolher .
Infelizmente, o Shoot thrue rest tem algumas desvantagens. A primeira, é que se a pena encostar-se a uma das hastes quando passar, o vôo da flecha será notavelmente desviado e a pena pode se estragar. Penas retas (straight), normalmente passam sem problemas, mas flechas empenadas de forma helicoidal (helix) ou levemente helicoidal (offset) precisam de um pouco mais de ajuste e refinamento para passarem sem contato. Por isso uma correta instalação e regulagem do rest, uma seleção correta do tipo de flecha e um nock bem alinhado, são fundamentais quando se usa um Shoot Thrue rest. Estes rest são mais indicados para quem usa releases mecânicos. Ao contrário das flechas atiradas com releases mecânicos, que tendem a uma oscilação vertical, as flechas atiradas com releases de dedo tendem a oscilar horizontalmente. Esse movimento lateral (paradoxo do arqueiro) faz com que o devido refinamento no empenamento das flechas se torne muito difícil para quem não usa releases mecânicos, quando usadas neste tipo de rest.
E finalmente, a maior desvantagem dos Shoot thrue rests é a falta de contenção da flecha. Quando você coloca sua flecha no arco, não há nada que mantenha a flecha segura na posição correta, entre as hastes.Um vento forte, uma inclinação no arco, uma puxada instável, ou qualquer distração por parte do arqueiro pode desalinhar sua flecha no rest. Para alguns usuários deste tipo de rest, isso nunca é problema. Para outros, é um incômodo constante. Existem vários acessórios que tem a função de conter a flecha neste tipo de rest. Porém nós não os recomendamos, pois eles provocam desvios no tiro ou são pesados para se usar.

Tendência de mercado

Mesmo os Shoot Thrue rests sendo muito comumente usados pelos caçadores e competidores, eles perderam consideravelmente lugar para outros tipos de rests nos últimos anos .E apesar de muitos atiradores de competição ainda preferirem estes rests, os caçadores deixaram de usá-los .


Última edição por Gaia em Ter Mar 02, 2010 6:44 pm, editado 4 vez(es) (Razão : erro de digitação)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Gaia



Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 40
Localização : Goiânia

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Ter Mar 02, 2010 5:25 pm

2-Containment Arrow Rests (rests de contenção)

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Rests no estilo de Contenção são os favoritos da maioria dos caçadores, porque eles eliminam as possibilidades da flecha sair da sua devida posição no rest. Eles são fáceis de instalar e muito fáceis de regular. Containment rests circulam totalmente a flecha, ou a prendem simultaneamente em 3 pontos , segurando firmemente enquanto não é atirada.Esse estilo de rest é uma excelente escolha para atiradores juvenis e iniciantes.Muitos atiradores novatos, especialmente aqueles que ainda estão lutando por uma melhor condição de tiro, se frustram rapidamente quando suas flechas caem do rest. Rests de contenção permitem que esses iniciantes se concentrem em sua técnica de tiro e no tiro propriamente dito, do que se preocupar com a flecha.A maioria destes rests custam entre U$30.00-60.00, e funcionam bem com qualquer tipo de flecha.

Infelizmente os rests de contenção também não são perfeitos. Muitos argumentam que o rests fica em contato direto com a flecha por muito tempo, e que os rests de contenção são menos tolerantes à erros na técnica de tiro. Isso pode ser verdade no mais estrito sentido técnico, mas não é a reclamação mais comum dos que usam esse tipo de rest. A reclamação mais comum é o estrago nas penas. Mesmo que todos os Rests de contenção não tenham contato com as penas, o rest de contenção mais amplamente usado, o Whisker Biscuit, tem essa característica. Com alguns tiros, esse tipo de rest enruga as penas e causa danos nas bordas. Desde que o rest tenha contato simultâneo com as três penas, o efeito no vôo da flecha será insignificante, apenas haverá uma pequena perda de velocidade da flecha. Por outro lado, rests de contenção com apenas 3 pontos de contatos com a flecha (como os Bodoodle Zaper no meio da foto), são projetados para não terem contato com as penas. Mas eles podem ser particularmente complicados no alinhamento do nock e penas, tanto quanto os Shoot Thrue Rests. Muitos dos rests de contenção com 3 pontos de contatos, são feitos com um estreito espaçamento , que não servem para flechas empenadas de forma helicoidal ou offset, portanto são recomendados para o uso de flechas com empenamento reto (straight).

Considerando tudo isto, os rests de contenção oferecem algumas significantes vantagens, principalmente para caçadores. Se você caça no chão ou de espera em cima de uma árvore, um rest de contenção garante que sua flecha está pronta para ser disparada a qualquer momento. Ma isso não é tão importante para provas de tiro 3D e tiros informais, mas para caçadores, esse é o tipo de rest mais recomendado. A maioria dos pacotes incluídos nas vendas de arcos para caça são equipados com este tipo de rest, por essa razão.



Tendências de Mercado



Nenhuma discussão sobre rests de contenção é completa sem que haja uma menção específica sobre o fenômeno dos Whisker Biscuit. Os entusiastas de caça ainda debatem sobre os prós e contras do Whisker Biscuit, esse rest tem dominado totalmente o mercado de rests de contenção, e talvez o mais vendido no mercado pare esse uso. Mais de 50% dos arcos que vendemos e montamos, usam algum modelo de Whisker Biscuit. Mesmo que os Whisker Biscuit tenham uma aceitação do tipo “ame-o ou odeie-o”, é de longe a escolha mais popular dentre os caçadores novatos e é o rest de contenção padrão. Na verdade houveram muitos modelos similares aos Whisker Biscuit, que tentaram tomar seu espaço, mas dezenas deles falharam. Embora muitos deles tenham trazido avanças técnicos, eles não ganharam a confiança dos usuários dos Whisker Biscuits, Estragando penas ou não, milhares de caçadores adoram este rest.


Última edição por Gaia em Ter Mar 02, 2010 7:04 pm, editado 2 vez(es) (Razão : tamanho da fonte)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Gaia



Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 40
Localização : Goiânia

MensagemAssunto: Drop Away Arrow rests   Ter Mar 02, 2010 6:27 pm

2-Drop Away Arrow Rests

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Drop Away Arrow Rests já existem há algum tempo, mas eles realmente cresceram em popularidade e melhorias no design nos últimos anos. Algumas pessoas se referem a eles como “Fall-away” rests (cair fora).Como o próprio nome sugere, eles são designados para realmente sair fora do caminho, e eliminar preocupações com o agrupamento das flechas e o desvio provocado pelo contato com as penas. Enquanto o arco estiver com a puxada máxima, o rest segura firmemente a flecha em sua posição, mas quando se atira (largada), o rest se abaixa rapidamente e sai do caminho da flecha. Isto permite que mesmo flechas com penas grandes e empenadas de forma helicoidal, passem pelo rest sem nenhum tipo de contato. A maioria dos Drop Away Rests, tem um “berço” ou hastes que seguram a flecha melhor do que os Shoot Thrue Rests, por isso há uma chance menor da flehca sair do lugar antes do tiro. Pór isso, teoricamente, os Drop Away Rests, reúnem o melhor dos dois mundos.

Existem vários diferentes estilos de Drop Away Rests. A maioria é acionada pelo movimento da corda ou cabos do arco, alguns outros modelos são acionados pela inércia frontal do arco no momento do tiro. Alguns ainda são acionados pelo movimento dos limbos do arco. Muitos modelos oferecem micro ajustes e também características de amortecimento de vibração. Esses rests têm os mais avançados designs disponíveis atualmente.

Como você poderia suspeitar tudo isso tem seu preço. As maiorias dos Drop Away Rests mais comuns custam entre U$50.00-100.00. A maioria deles necessitam de uma instalação apurada, feita por um profissional qualificado, a regulagem e os procedimentos de melhorias, as vezes podem ser tediosos. O rest deve permanecer no lugar até que a flecha ganhe alguma velocidade e estabilidade na sua trajetória, mas deve sair da sua frente, antes de qualquer possível contato com as penas. Ajustar esse tempo corretamente, pode ser muito difícil. Se o rest descer muito cedo, o vôo da flecha será instável e será impossível melhorar o agrupamento. Se o rest demorar a descer, haverá contato com as penas. Quanto mais rápido for seu arco, menor a margem de erro que você terá para fazer as coisas acontecerem no ritmo certo. Não é uma precisão cirúrgica, mas esteja certo de que regular um novo rest não é tão fácil quanto montá-lo no arco.

Não há como negar os benefícios de um Drop Away Rest bem montado e regulado. Para aqueles que atiram com grandes pontas com lâminas, que são difíceis de estabilizar, estes rests são uma grande vantagem- e eles permitem o uso de penas grandes com empenamento helicoidal quando estão funcionando perfeitamente. A maioria dos Drop Away Rests tem uma fricção menor entre o rest e a flecha, o que proporciona um ganho adicional de velocidade.



Tendências de Mercado



Os rests no estilo Drop Away, são a escolha preferida de muitos caçadores experientes, e entusiastas do tiro técnico. À medida que a sofisticação e utilidade dos projetos deste tipo de rest vêm sendo melhorados, atiradores de competição estão mudando gradualmente dos Prong Rests para os Drop Away rests de qualidade. Ao contrário do mercado de rests de contenção, o mercado de rests no estilo Drop Away, não tem um modelo dominante, mas existem vários modelos e configurações para se escolher. No entanto a maioria deles são fundamentalmente semelhantes no seu funcionamento..


Última edição por Gaia em Qua Mar 03, 2010 4:29 pm, editado 5 vez(es) (Razão : tamanho da fonte)
Voltar ao Topo Ir em baixo
fabio carneloci



Mensagens : 2192
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 32
Localização : araruna pr

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Qua Mar 03, 2010 1:07 pm

muito bom Gaia é bom ver que alguem esta levando esse forum adiante . parabem!
e estou aprendendo com vc.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Gaia



Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 40
Localização : Goiânia

MensagemAssunto: 4- Pressure/Plunguer Rests (rests de pressão)   Qui Mar 04, 2010 11:45 am

4- Pressure/Plunguer Rests (rests de pressão)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O termo “Rest de pressão” é praticamente sinônimo de rest de atiradores manuais (que não usam releases mecânicos). Eles são comumente chamados de “shoot around” rests.São um tipo especial de rest que literalmente puxam para trás (paradoxo do arqueiro) a flecha, mantendo-a alinhada no momento da largada dos atiradores manuais, amenizando as oscilações horizontais que normalmente acontecem no tiro com puxada manual. O tiro manual está cada vez menos popular, cada vez mais os atiradores estão se utilizando de releases mecânicos. Mas felizmente, alguns fabricantes ainda produzem rests de pressão, especificamente feitos para o tiro manual (sem o uso de releases mecânicos).
Este tipo de rest permite que o atirador manual ajuste a tensão que o rest exerce sobre a flecha, oferecendo assim uma melhor regulagem do arco usado por este estilo de atirador.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Alguns dos modelos de rest de pressão são específicos para arcos com riser com tiro central (figura A). Se você usa um arco antigo, que não tem o benefício deste tipo de riser (figura B), você terá que escolher um rest “flipper” (tem uma forma semelhante a uma nadadeira de peixe), ou um rest do tipo “mola” (spring rests).Alguns rests de pressão, não tem uma alavanca horizontal capaz de serem ajustadas a um arco com rizer de tiro central .


Última edição por Gaia em Qui Mar 04, 2010 9:55 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Gaia



Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 40
Localização : Goiânia

MensagemAssunto: 5- Specialty Arrow Rests (rests para uso específico)   Qui Mar 04, 2010 11:48 am

5- Specialty Arrow Rests (rests para uso específico)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Aqui agrupamos todos os tipos de rests que são projetados para um uso específico.Eles incluem?
• Rests específicos para competições 3D (muitas vezes chamados de Lizad Tongues (língua de réptil))
• Fliper Rests específicos para arcos com rizer antigos e arcos tradicionais.
• Rests de mola, específicos para quem atira com dedo (sem o uso de releases mecânicos)
• Rsts específicos para pesca com arco, próprios para uso com flechas de fibra de vidro pesadas de pesca .
• E vários outros tipos de rests menos comuns.

Estes rests são todos de uso limitado para que foram concebidos, e não são usados pela grande maioria dos aplicações de caça com arco.
Voltar ao Topo Ir em baixo
CALIL
General
General


Mensagens : 5096
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 35
Localização : SP

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Ter Ago 03, 2010 8:33 pm

muito bom! eu uso o limbdriver pro, é excelente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.arcobrasil.com
RafaelMorgan



Mensagens : 1871
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 105
Localização : Belo Horizonte

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Dom Set 12, 2010 3:07 pm

Legal seu guia! Bom, na minha opinião, os rests estilo prong são os melhores, considerando 3 coisas importantes na hora de escolher o rest: 1-Quanto menor o contato com as penas, melhor, para aumentar a durabilidade das mesmas. 2-Quanto menos partes móveis melhor, para obter mais precisão. 3- Quando mais fácil e precisa a regulagem vertical e horizontal, melhor.

Vale a pena lembrar que é essencial que o rest esteja, no mínimo, 95% bem regulado para se obter consistência de tiro. Se o rest estiver mal regulado, regular a mira fica quase impossível.

Gosto muito dos NAP Quiktune, principalmente o modelo 3000, pois você pode usar os "prongs" os a "lizard tongue", que vem acompanhando o rest, além de ser muito fácil de regular. O quiktune 3000 com a lizard tongue fica excelente para target.

Os Trophy Taker para target são excelentes também.

Pessoalmente, não aconselho a ninguém o restes estilo "biscuit" ou "full containment" , pois eles sempre danificam as penas das flechas.

Os rests estilo " drop away" ou "fall away" são estranhos. Dependendo da velocidade do seu arco, eles não saem do caminho da flecha a tempo, comprometendo o voo da mesma. Alguns funcionam muito bem, outros muito mal. Aconselho os modelos "limb driver" ou QUAD. Nunca comprem rests "drop away" genéricos.

Um abraço,

Rafael.

_________________
"Existem duas coisas infinitas: O universo e a burrice humana, no entanto, não tenho certeza sobre o universo" Albert Einstein.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Sab Nov 20, 2010 4:48 pm

um video da atuação de um rest de conteção whisker biscuit

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Sab Nov 20, 2010 4:50 pm

funcionamento de um Omega Rest

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

com um slow motion para visualizar a passagem da flecha

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Sab Nov 20, 2010 5:29 pm

video de um rest Y Prong

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Sab Nov 20, 2010 5:31 pm

rest Drop Away

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Sab Nov 20, 2010 5:33 pm

rest Octane TripWire

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Sab Nov 20, 2010 6:15 pm

e aqui um sistema de regulagem a laser de um rest NAP Quicktune 3000 (com micro ajuste) - arco PSE X Force

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Qua Nov 24, 2010 10:45 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
RafaelMorgan



Mensagens : 1871
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 105
Localização : Belo Horizonte

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Qua Nov 24, 2010 10:50 am

Horrível. Acaba com as vanes, pois uma hora ou outra, elas acabam raspando nessas hastes.

_________________
"Existem duas coisas infinitas: O universo e a burrice humana, no entanto, não tenho certeza sobre o universo" Albert Einstein.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Samuel Ferreira Coutinho



Mensagens : 364
Data de inscrição : 23/08/2009
Idade : 25
Localização : Pires do Rio / Goiania - GO

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Qua Nov 24, 2010 12:43 pm

se for escolher um rest Whisker Biscuit
lembre-se desta foto:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

essa flecha foi usada 50 vezes com o biscuit
ja tive esse rest
e realmente ele faz isso nas flechas
fora a perca de precisao, perca de velocidade, mais vibraçao e desgaste dos "pelinhos" rest (que dura em media 3 meses)

_________________
S α м u є Ł F є я я є ι я α
Voltar ao Topo Ir em baixo
ALAN VITOR ANDRADE



Mensagens : 1424
Data de inscrição : 30/05/2012

MensagemAssunto: rest   Qua Jul 18, 2012 4:08 pm

GAIA PARABÉNS PELO TÓPICO...
EXCEPCIONAL...

TEM UM NOVO REST QUE LANÇARAM... ELE É MAGNÉTICO... EU ACHEI ELE FANTÁSTICO, AS FLECHAS LEVITAM NO CENTRO DO REST.

SIMPLES E PRÁTICO, PELO QUE VI NOS VÍDEOS ELE PARECE SER MUITO TOP, SIMPLES E PRATICO...
Voltar ao Topo Ir em baixo
silentcry



Mensagens : 106
Data de inscrição : 04/07/2012
Idade : 34
Localização : Carira-Sergipe

MensagemAssunto: opinião   Dom Fev 17, 2013 1:24 am

o que vcs acham do QAD modelo UltraRest Hunter?????
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.musicaematematica.blogspot.com
ceboladp



Mensagens : 17
Data de inscrição : 10/12/2012

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Dom Fev 17, 2013 1:51 pm

Minha contrinuição:

Rest do mais vagabundo com cerca de 200 tiros (notem o desgaste):
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

As penas de cima tem cerca de 100 tiros com este rest, a de baixo é nova:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Outro tipo de pena com cerca de 50 tiros:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Arco recurvo 40#

Abraços

Voltar ao Topo Ir em baixo
megaseba



Mensagens : 2262
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Qua Fev 20, 2013 4:22 pm

Acontece que esse rest plastico não e para ser utilizado com flechas de penas naturais. Vai ferrar elas mesmo. E o mesmo que atirar com flechas com penas do tipo kurly vanes, cara 2 tiros e a pena ja era.
No caso voce deveria procurar um rest do tipo magnetico (e so um arame pequenho que fica por baixo da flecha) e ao tirar sai facilmente da posição. Isso ou rest do tipo feito com cabelo de urso dos arcos mais tradicionais.

Esse tipo de rest plastico e muito utilizado em arco escola, mais nesse caso as penas são do tipo moderno o seja plastico, pvc, borracha etc.


Abs,
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.spinarchery.com.br
fernandonlara



Mensagens : 11
Data de inscrição : 23/04/2014
Idade : 42
Localização : Cambé

MensagemAssunto: onde adquirir os garfos do rest?   Qua Jan 21, 2015 8:44 pm

Onde encontrar os garfos para substituição?


Gaia escreveu:
Guia de seleção de rests (descanso de flechas)
Retirado do manual de escolha de restsdo Hunter’s Friend ([Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


A função é muito simples – manter a flecha segura até o momento em que se dispara.
Mesmo assim, não são todos iguais e existem dezenas de modelos diferentes para se escolher .Alguns são baratos, outros não.Alguns são de fácil instalação e uso; muitos não são.Alguns são bons para caçar, outros não. Ja deu para entender ....Não há um rest perfeito para todos e nem para qualquer uso.Assim como todas as coisas que compramos, cada tipo de rest tem seus prós e contras a serem considerados.Embora provavelmente não seja necessário comprar o modelo mais caro, um rest de boa qualidade, em conjunto com uma boa mira, irá indubitavelmente melhorar sua acurácea e sucesso em campo .Se você procura melhorar seu tiro, instalar um rest de qualidade é um bom começo.Mesmo assim, sugerimos que isso seja feito com cuidado.

Tipos de rests


Se você usa um arco moderno com um rizer que tenha um estilo central de tiro, você tem uma ampla variedade de rests a sua disposição. Os arcos modernos geralmente vêm com furações padrões, que servirão para praticamente todos os tipos de rests. Por exemplo, você não precisa escolher um rest PSE para colocar no seu arco PSE .Você pode escolher qualquer rest disponível no mercado para seu arco .(isso vale para praticamente todos arcos compostos modernos com rizer de estilo central de tiro, se for um arco antigo, ou com outro estilo de riser, esteja certo que o rest seja adequado e possua ajuste de correção lateral .)
Ok então onde começamos? Vamos começar com os tipos de rests disponíveis. A maioria dos descansos de flecha podem ser agrupados em 5 categorias :Shoot-true Arrow rests, Containment Arrow Rests, Drop Away Arrow Rests, Pressure/Plunguer Rests, e 3D& Specialty Rests.(3D é um tipo de competição em que se atiram em alvos tipo 3D, que simulam as caças).
Então vamos dar uma olhada em cada tipo de rest e discutir suas vantagens e desvantagens.

1-Shoot-Thrue Arrow Rests
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Os Shoot-Thrue rests são comumente chamados de “prong”(garfo) rest, e são muito populares.São muito fáceis de instalar e funcionam bem para a maioria das aplicações (estilos de uso do arco).Estes rests tem geralmente duas hastes, distantes 2/3 do diâmetro da flecha, criando um tipo de “berço” para conter a flecha.A flecha assenta no topo e entre as duas hastes do rest. Estes garfos são equipados com molas, que movem as hastes para cima e para baixo, fazendo com que no momento do tiro, as hastes se abaixem , evitando assim um contato com a flecha e variações no vôo da flecha. Depois de cada tiro, as molas retornam as hastes para a posição original, ficando prontas para o próximo tiro.
Estes rests são chamados de shoot true (tiro certo), porque a pena (ou Vane superior) superior (geralmente de cor diferente, conhecida como crista de galo) passa entre as duas hastes quando a flecha é atirada. Quando o nock da flecha está corretamente alinhado com as hastes do rest, a pena superior (crista de galo) passa entre as duas hastes de forma que não existe nenhum contato da pena com as hastes. Quando instalado corretamente, este tipo de rest é muito preciso e confiável. Um rest básico modelo “Quiktune 800” (estilo tiro certo), custa menos de U$20.00 (modelo do meio na foto 2), e funciona muito bem. Se você quiser um modelo com mais recursos e mais fácil de ajustar, você pode comprar um modelo Premium deste tipo de rest, como o Spot Hogg Platinum por cerca de U$80.00. Claro que existem vários modelos intermediários para se escolher .
Infelizmente, o Shoot thrue rest tem algumas desvantagens. A primeira, é que se a pena encostar-se a uma das hastes quando passar, o vôo da flecha será notavelmente desviado e a pena pode se estragar. Penas retas (straight), normalmente passam sem problemas, mas flechas empenadas de forma helicoidal (helix) ou levemente helicoidal (offset) precisam de um pouco mais de ajuste e refinamento para passarem sem contato. Por isso uma correta instalação e regulagem do rest, uma seleção correta do tipo de flecha e um nock bem alinhado, são fundamentais quando se usa um Shoot Thrue rest. Estes rest são mais indicados para quem usa releases mecânicos. Ao contrário das flechas atiradas com releases mecânicos, que tendem a uma oscilação vertical, as flechas atiradas com releases de dedo tendem a oscilar horizontalmente. Esse movimento lateral (paradoxo do arqueiro) faz com que o devido refinamento no empenamento das flechas se torne muito difícil para quem não usa releases mecânicos, quando usadas neste tipo de rest.
E finalmente, a maior desvantagem dos Shoot thrue rests é a falta de contenção da flecha. Quando você coloca sua flecha no arco, não há nada que mantenha a flecha segura na posição correta, entre as hastes.Um vento forte, uma inclinação no arco, uma puxada instável, ou qualquer distração por parte do arqueiro pode desalinhar sua flecha no rest. Para alguns usuários deste tipo de rest, isso nunca é problema. Para outros, é um incômodo constante. Existem vários acessórios que tem a função de conter a flecha neste tipo de rest. Porém nós não os recomendamos, pois eles provocam desvios no tiro ou são pesados para se usar.

Tendência de mercado

Mesmo os Shoot Thrue rests sendo muito comumente usados pelos caçadores e competidores, eles perderam consideravelmente lugar para outros tipos de rests nos últimos anos .E apesar de muitos atiradores de competição ainda preferirem estes rests, os caçadores deixaram de usá-los .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ruy



Mensagens : 1969
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : Rio Claro / Assis - SP

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Qua Jan 21, 2015 9:45 pm

fernandonlara escreveu:
Onde encontrar os garfos para substituição?

Dificilmente os garfos apresentam desgaste ou problema. O que vejo, com frequência, são as substituições das lâminas e dos arames, a primeira por desgaste e a segunda por fadiga.

O correto seria mandar um email para o site do fabricante e pedir para enviar as peças. Fiz isso recentemente com um rest Brite Site.

Sds.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Arthur Lima



Mensagens : 123
Data de inscrição : 19/12/2014

MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Qua Jan 21, 2015 10:55 pm

Este tipo de rest é usado em arcos para target:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

E tem uma grande variedade de lâminas de reposição, de todas as marcas.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

MInha dúvida é: quanto tempo dura uma lâmina desta para quem atira umas 200 flechas/semana?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Escolha do rest.....informações básicas .   Hoje à(s) 6:34 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Escolha do rest.....informações básicas .
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» (CL203): Preciso de informações básicas
» Escolha da Jersey 6polegadas
» Duvida na escolha Sym wolf, Keeway rkv, yamaha yzf
» Solução DEFINITIVA pra tocar músicas pelo Bluetooth
» Manuais e informação técnica Suzuki Vitara

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: