ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

alteração de balestra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
jardimgj

MensagemAssunto: alteração de balestra   Qua Nov 09, 2016 1:53 pm

Saudações a todos,

Iniciei neste forum hoje mas já venho acompanhando-o por algum tempo.
Comprei uma balestra Man Kung XB21 BK 175 libras que, pelo que vi, é a mesma Hoover Speedster. Não gosto da posição do arco. A corda passa com muito atrito sobre o trilho. Creio que isso diminua a velocidade da seta e ainda provoque alto desgaste da corda. Pensei em usar duas lâminas para fixá-las mais alto no corpo da balestra em com isso diminuir o atrito. Este tipo de fixação das lâminas aparece na Balestra Recurva Rebativel Hoover Coyote Mk-180 (130 Libras). daí pergunto é possível adquirir só o conjunto de fixação das lâminas da Coyote para instalar na MK XB21? Ou alguém pode produzir algo semelhante para instalar em minha MK?
Desde já agradeço a todos que possam oferecer qualquer informação/orientação a respeito.
jardimgj

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Qui Nov 10, 2016 2:28 pm

Talvez tenha que pedir mais informações sobre meu primeiro post já que entendo muito pouco das balestras. Vi no Mercado Livre a oferta da Balestra Recurva Rebativel Hoover Coyote Mk-180 (130 Libras). O preço está bom mas nãoa dianta comprar outra balestra que pode apresentar o mesmo atrito na corda como a minha MK XB21. Por isso pergunto aos mais conhecedores este modelo Coyote que tem duas lâminas, elas são mais para cima do nível do trilho?
Onde moro não achei nenhuma loja para poder ver como é.
Quem souber ou possuir uma desse modelo e puder me sanar estas dúvidas fico imensamente agradecido
henrique40

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Qui Nov 10, 2016 5:36 pm

essa atrito da corda com o trilho não é defeito é uma característica, todas as balestra são assim, a única que não tem trilho é a tac...

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."
Carlos Drummond de Andrade
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Sex Nov 11, 2016 8:17 am

henrique40 escreveu:
essa atrito da corda com o trilho não é defeito é uma característica, todas as balestra são assim, a única que não tem trilho é a tac...

Nosso amigo henrique junqueira tem uma que também não toca no trilho inclusive as flechas dele tem que ter nock, só não lembro o nome.
jardimgj

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Sex Nov 11, 2016 11:10 am

henrique40 escreveu:

Caro Henrique40

Agradeço sua explanação. Sei que o contato da corda com o trilho é inevitável pois se não for assim pode a corda passar por cima do nock da seta o disparo falhar e prejudicar o arco. O que eu gostaria de ver minimizado na minha balestra é a angulação que eu acho excessiva do arco em relação ao trilho. As balestras compostas ou recurvas com lâminas em duas partes normalmente tem esas lâminas (limbo) em posição mais alta em relação ao trilho. Gostaria disso na minha balestra. Após escrever este tópico continuei pesquisando e notei que a Hori-Zone Rage-X (creio que é assim que escreve) tem o arco em peça única mas com um perfil peculiar que minimiza o atrito da corda pois fica mais alto em relação ao trilho. Talvez este limbo fique adequado na minha MK.
O que vocês acham?
É possível?
Sabem me informar onde é possível comprar uma lâmina (limbo) daquele modelo?
Continuo contando com a experiência de todos desse forum pois sei muito pouco a respeito das balestras.
Fico no aguardo da manifestação dos experts.

jardimgj

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Sex Nov 11, 2016 11:14 am

danilo steinke escreveu:
henrique40 escreveu:

Nosso amigo henrique junqueira tem uma que também não toca no trilho inclusive as flechas dele tem que ter nock, só não lembro o nome.

Saudações Danilo steinke,

Agradeço sua colaboração. Com essa assertiva fico mais tranquilo sobre a possibilidade de minimizar de alguma forma o atrito da minha MK sem criar uma insegurança na forma de disparo.
coletto

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Sex Nov 11, 2016 12:03 pm

Geralmente as compostas tem um angulo menor de contato com o trilho, por isso a sua dúvida, pois a CAM("roldanas") são um pouqinho mais perto da altura do trilho.
Diferente das recurvas que o engate da corda no arco fica um pouquinho abaixo do trilho.

Esse contato É inevitável, principalmente em recurvas, o que se tem a fazer é lubrificar sempre, geralmente o pessoal recomendar lubrificar a corda com cera (de abelha/sintética) a cada 10 disparos, pra conservar integridade da corda!
jardimgj

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Sex Nov 11, 2016 5:38 pm

coletto escreveu:
Geralmente as compostas tem um angulo menor de contato com o trilho, por isso a sua dúvida, pois a CAM("roldanas") são um pouqinho mais perto da altura do trilho.
Diferente das recurvas que o engate da corda no arco fica um pouquinho abaixo do trilho.

Esse contato É inevitável, principalmente em recurvas, o que se tem a fazer é lubrificar sempre, geralmente o pessoal recomendar lubrificar a corda com cera (de abelha/sintética) a cada 10 disparos, pra conservar integridade da corda!

É isso mesmo coletto. As compostas não tem tanto atrito e funcionam bem. Quero algo parecido com um arco recurvo. Pesquisei e encontrei na Falconarmas de Curitiba um limbo de reposição para a Hori-Zone RageX. Ele tem um perfil diferente dos normais. Ele eleva a acorda, O atrito é bem menor.
Aproveito para perguntar aos mais entendidos se o arco da HoriZone Rage X, com 11" de Power Stroke é compatível com a MK 175 libras. Em um site li que a minha MK é de 12" de Power Stroke. O caso é que a lâmina da HoriZone pode, ao ser adaptada na MK, mudar a distância da puxada.Para mais ou menos!
Dá para fazer esta adaptação?
O valor é alto +- 300,00. Não estou querendo arriscar.
Preciso da ajuda dos mais experientes para decidir.
Quem tiver alguma posição (a favor ou contra) a respeito sobre minha intenção, agradeço desde já uma resposta.
FABIO GUEDES

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Sab Nov 12, 2016 4:51 pm

Qualquer uma dessas alterações pode acarretar danos.Qualquer mudança ao meu ver é Gambi ,pois embora não pareça para muitos ,existe uma engenharia enorme nas crosbows.A solução mais coerente e plausível é vender esta que ao seu ver não agrada e comprar outra que se enquadra a seu gosto.
coletto

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Sab Nov 12, 2016 6:31 pm

FABIO GUEDES escreveu:
Qualquer uma dessas alterações pode acarretar danos.Qualquer mudança ao meu ver é Gambi  ,pois embora não pareça para muitos ,existe uma engenharia enorme nas crosbows.A solução mais coerente e plausível é  vender esta que ao seu ver não agrada e comprar outra que se enquadra a seu gosto.

Isso mesmo, além do fato de que o emcaixe não é o mesmo, pra encaixar vai ter que fazer gambiarra, em todos os jeitos pode e com toda a certeza vai acontecer um acidente, então acho melhor e mais seguro seguir o exemplo do colega!
jardimgj

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Sab Nov 12, 2016 9:39 pm

coletto escreveu:
FABIO GUEDES escreveu:
Qualquer uma dessas alterações pode acarretar danos.Qualquer mudança ao meu ver é Gambi  ,pois embora não pareça para muitos ,existe uma engenharia enorme nas crosbows.A solução mais coerente e plausível é  vender esta que ao seu ver não agrada e comprar outra que se enquadra a seu gosto.

Isso mesmo, além do fato de que o emcaixe não é o mesmo, pra encaixar vai ter que fazer gambiarra, em todos os jeitos pode e com toda a certeza vai acontecer um acidente, então acho melhor e mais seguro seguir o exemplo do colega!

Fabio Guedes e Coletto,
Os dois acham que não dá certo esta minha intenção. Agradeço suas opiniões. Estão registradas. Valkeu.

Vou esperar mais um pouco para ver se aparece alguém com outra posição para fazer um contraponto. Vai que alguém já tentou isso!
henrique40

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Sab Nov 12, 2016 11:27 pm

jardim ouça o que os amigos falaram, qualquer alteração realmente vai ser gambiarra, e o risco de um acidente grave é real....

caso apareça alguém que fale que você pode fazer a alteração que vai dar certo, tome cuidado....

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."
Carlos Drummond de Andrade
FABIO GUEDES

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Dom Nov 13, 2016 11:36 am

henrique40 escreveu:
jardim ouça o que os amigos falaram, qualquer alteração realmente vai ser gambiarra, e o risco de um acidente grave é real....

caso apareça alguém que fale que você pode fazer a alteração que vai dar certo, tome cuidado....
Caso apareça estará assinando a culpa, ao meu ver.
Se fosse sobre customização pintura camuflada, etc. ai sim teria muitos para ajudar.mas se tratando disso acho difícil.
coletto

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Dom Nov 13, 2016 12:12 pm

FABIO GUEDES escreveu:
henrique40 escreveu:

Se fosse sobre customização pintura camuflada, etc. ai sim teria muitos para ajudar.mas se tratando disso acho difícil.

EXATAMENTE, que fique claro uma coisa, nós não estamos querendo corta a tua hype de customizar a balestra e deixa-la mais potente, mas sim estamos te alertando sobre risco a SUA saúde e de quem estar perto.
Se vc ja atirou com a sua balestra, vc com certeza notou que ela tem uma vonsideracel potencia para causar estragos, agora imagine toda essa potencia se dissipando na sua cara (pois caso algo se rompa na corda e nas laminas, vai voar tudo pra sua cara) é um estrago enorme!
Falo isso pq eu tinha uma balestra de 50 lb( aquelas de mão) e um dia fui armar ela e a corda escapou da lamina e voou tudo na minha cara, além de doer pra porr@ me deixou todo marcado ( ainda bem que nao pegou no olho).

Enfim, fica a critério seu xD
jardimgj

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Dom Nov 13, 2016 8:12 pm

coletto escreveu:
FABIO GUEDES escreveu:
henrique40 escreveu:

EXATAMENTE, que fique claro uma coisa, nós não estamos querendo corta a tua hype de customizar a balestra e deixa-la mais potente, mas sim estamos te alertando sobre risco a SUA saúde e de quem estar perto.
Se vc ja atirou com a sua balestra, vc com certeza notou que ela tem uma vonsideracel potencia para causar estragos, agora imagine toda essa potencia se dissipando na sua cara (pois caso algo se rompa na corda e nas laminas, vai voar tudo pra sua cara) é um estrago enorme!
Falo isso pq eu tinha uma balestra de 50 lb( aquelas de mão) e um dia fui armar ela e a corda escapou da lamina e voou tudo na minha cara, além de doer pra porr@ me deixou todo marcado ( ainda bem que nao pegou no olho).

Enfim, fica a critério seu xD

Coletto, Henrique40 e Fabio Guedes
Valeu pela exposição de motivos e exemplo dados. Analisarei a possibilidade de adquirir uma outra balestra. Até.
jardimgj

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Qui Dez 08, 2016 3:50 pm

FABIO GUEDES escreveu:

Ressuscitando o tópico.

Caro Fábio Guedes e demais apreciadores deste forum, conforme sugerido, acabei por adquirir uma Man Kung modelo 180 de 130 libras, com lâminas dobráveis. Vou agora comentar sobre ela pois creio que será útil para os interessados em adquirí-lo também. Já de início posso me dizer muito satisfeito. Este modelo de balestra realmente atendeu minhas expectativas.Fiz, até agora, aproximadamente 250 disparos. Passo a cera a cada 6/7 disparos e a corda permanece inalterada até o momento sem desgaste do serving. A corda está em posição bem mais elevada em relação ao trilho que as de lâminas recurvas inteiriças. Não preciso de corda auxiliar para armá-la o que é uma facilidade e conforto para seções de tiro ao alvo. O gatilho estava extremamente pesado quando a comprei. Desmontei-o todo, retirei 3 elos da mola e poli a armadilha. Reduziu para 1/3 do peso original. Permanece totalmente seguro. Vou instalar uma extensão na coronha para melhorar a pega da arma pois a original é muito curta e por ocasião do disparo o conjunto faz movimentos que afetam a precisão. Também coloquei um red dot. Tenho conseguido tiros excelentes.
Tambeḿ estou montando setas de 14 polegadas de alumínio a partir de reaproveitamento de flechas da Easton muito antigas da década dos 70. Os primeiros disparos foram só com as pontas instaladas. Ainda falta instalar as penas. Mesmo assim obtive agrupamentos consistentes a 10 metros.
Quanto a Man Kung XB21 de 175 libras, vendi-a para um conhecido que a comprou exclusivamente para caça.
Bem, é isso.
Após a instalação da extensão da coronha volto aqui para comentar como ficou.
sanderbowtech

MensagemAssunto: Solução para preservar o Serving   Dom Dez 11, 2016 8:55 pm

Uma dica mais prática a fim de preservar a Área do Serving onde sofre atrito com o gatilho e o trilho, seria enrolar uma Fita Isolante de Tecido no Serving.
Pode ser das marcas Grud ou Tesa. Dependendo da balestra, é só trocar após alguns disparos.
Geralmente eu troco após uns 30 ou 40 tiros. Meu Serving está intacto desde que comprei a Balestra. E também lubrificar o trilho com a Graxa Branca Implastec para mecanismos eletrónicos. Ambos os produtos podem ser encontrados no Mercado Livre.
jardimgj

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Dom Dez 11, 2016 10:37 pm

sanderbowtech escreveu:
Uma dica mais prática a fim de preservar a Área do Serving onde sofre atrito com o gatilho e o trilho, seria enrolar uma Fita Isolante de Tecido no Serving.
Pode ser das marcas Grud ou Tesa. Dependendo da balestra, é só trocar após alguns disparos.
Geralmente eu troco após uns 30 ou 40 tiros. Meu Serving está intacto desde que comprei a Balestra. E também lubrificar o trilho com a Graxa Branca Implastec para mecanismos eletrónicos. Ambos os produtos podem ser encontrados no Mercado Livre.

Saudações sanderbowtech,

Ontem, após uns 50 disparos, meu serving partiu. Parei de atirar imediatamente.
Agora há pouco refiz ele utilizando parte da fiação e enrolando linha de Dineema de bitola 0.37 mm que possuia em minha caixa de pesca. Disparei mais uns 30 tiros e tudo funcionou corretamente. Pretendo encomendar um fio específico para serving e fazer as substituições sempre que necessárias.
De qualquer forma agradeço sua atenção e dicas. São opções a mais para tratar do assunto.
Abraço.

jardimgj

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Dom Dez 11, 2016 10:49 pm

Bem pessoal, cumprindo o que prometi, voltei para comentar a inclusão de uma extensão na coronha da balestra de aproximadamente 40 mm. Ficou muito bom. A arma fica bem segura e não se movimenta durante o disparo. Fui testar no meu clube de tiro onde tenho disponibilidade de espaço. Ajustei o alvo para 27 m. Disparei aproximadamente 50 vezes. O vôo das flechas  foram muito constantes e agruparam muito bem. Só que meu serving partiu e tive de parar. Agora há pouco refiz o serving e fui testar como havia ficado. Deu tudo certo e já aproveito para informar que a regulagem do Red Dot que fiz para os 27 metros disparando no clube, aqui em casa, a 10 metros deu um palmo (20 cm) acima do ponto visado.
Estou estudando a possibilidade de instalar um Stop String. Será que ajuda na precisão? Quem souber e puder explicar as vantagens/desvantagens do stop string sou "todo ouvidos". Com certeza, não só eu, muitos se beneficiarão das explicações.
sanderbowtech

MensagemAssunto: Solução para preservar o Serving   Qui Dez 29, 2016 4:34 pm

Amigo, eis a solução para manter o serving intacto. Sempre uso esta fita na área da corda em contato com o trilho e gatilho.

Nota: esta é a melhor fita de tecido. Outras marcas não prestam.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
jardimgj

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   Qui Dez 29, 2016 7:00 pm

sanderbowtech escreveu:
Amigo, eis a solução para manter o serving intacto. Sempre uso esta fita na área da corda em contato com o trilho e gatilho.

Nota: esta é a melhor fita de tecido. Outras marcas não prestam.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Valeu a dica.
Vou experimentar.
Grato.
Gilson
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: alteração de balestra   

alteração de balestra
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-