ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Como selecionar as melhores Flechas?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
kadutheway

MensagemAssunto: Como selecionar as melhores Flechas?   Seg Set 26, 2016 2:19 pm

Olá Amig@s!

Após consultar as tabelas dos fabricantes, cortar e montar as flechas perfeitas para seu arco e para sua puxada e, enfim, estar com o conjunto de flechas ideais para seu estilo de tiro, eis uma grande dúvida que tenho:

Como selecionar desse conjunto, as melhores flechas para competir?

Já vi pessoas rodando a flecha na mão, assoprando as vanes, atirando exaustivamente até ter certeza de suas melhores flechas etc....

Qual é o melhor método? Como selecionar de maneira eficiente o melhor conjunto de flechas?

Obrigado pela sempre presente ajuda de vcs! Very Happy

PSE Dominator ME #54
Easton Carbon One
Curty

MensagemAssunto: Re: Como selecionar as melhores Flechas?   Seg Set 26, 2016 3:00 pm

Eu estava pensando nisso esses dias...
Eu uso flechas de madeira e comprei um conjunto novo recentemente. Como as flechas de madeira são as que mais tem personalidade própria, estou pensando em fazer o seguinte: Conforme eu for atirando com elas vou marcando cada flecha, de forma diferente, de acordo com a precisão do tiro. Por exemplo, se a flecha for no centro do alvo, marco a flecha com um ponto preto. Se for um tiro ruim, marco um ponto vermelho. Acho que, assim, depois de uma boa sequência de tiros, pode servir como parâmetro.

Ah, estou pensando em marcar com aquelas canetas de marcar CDs.

RD Stick 62" 35#
Self made pyramid bow 70" 22.5# (Morreu)
VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Como selecionar as melhores Flechas?   Seg Set 26, 2016 4:48 pm

Se estão sem penas eu acho a primeira melhor alternativa rolar elas sobre uma base plana (vidro,mármore entre outros) e verificar se alguma está muito irregular, obvio que se as flechas são de entrada dificilmente vão ser totalmente retinhas mas se tiver uma muito torta remova do jogo, se tiver uma balança que pese em grains daria para ver a questão do peso, remova todas as pontas e pese somente os tubos e anote o peso, depois de feito isso pese todas as pontas, nos dois casos vai ter mais pesados e mais leves então tente usar as pontas mais pesadas para ajustar os tubos mais leves, depois de feito isso o negocio é partir para os tiros e verificar se ainda alguma delas não agrupa, caso isso ocorra tente ir rotacionando o nock e ver se em alguma nova posição melhor, caso isso não acontecer remova do jogo. A galera do fórum usa medidor de spine para verificar o spine radial, eu não possuo o equipamento então descarto isso e no composto não noto muito influencia em relação ao spine, acredito que fazendo os passos anteriores já vai resultar em uma boa seleção.

Um detalhe a mais, falam para colar a pena guia na parte que tiver o spine mais duro da flecha, vi no fórum alguém ter postado de colocar elas em uma banheira com sabão, o lado que virar para baixo é o mais duro. Não testei isso mas se alguém testar comente os resultados.
kadutheway

MensagemAssunto: Re: Como selecionar as melhores Flechas?   Ter Set 27, 2016 10:22 am

Obrigado pela contribuição, amigos.

Alguém mais tem alguma dica ou ideia?

PSE Dominator ME #54
Easton Carbon One
Ruy

MensagemAssunto: Re: Como selecionar as melhores Flechas?   Qua Set 28, 2016 3:34 pm

kadutheway escreveu:
Olá Amig@s!

Após consultar as tabelas dos fabricantes, cortar e montar as flechas perfeitas para seu arco e para sua puxada e, enfim, estar com o conjunto de flechas ideais para seu estilo de tiro, eis uma grande dúvida que tenho:

Como selecionar desse conjunto, as melhores flechas para competir?

Já vi pessoas rodando a flecha na mão, assoprando as vanes, atirando exaustivamente até ter certeza de suas melhores flechas etc....

Qual é o melhor método? Como selecionar de maneira eficiente o melhor conjunto de flechas?

Obrigado pela sempre presente ajuda de vcs! Very Happy

Admitindo que o arco está bem ajustado e que o arqueiro já possui boa forma, vamos para as flechas.

0. As flechas devem agrupar dentro das limitações do arqueiro e do material adquirido. Dependendo da prática e da experiência, não necessito de flechas que agrupem menos de 20 cm em 30 metros, é desejável mas não é preciso. Neste caso, economize $$$. Fiz um teste no indoor e um conjunto de flechas Easton Jazz é capaz de fazer 570 pontos (60 tiros). Obviamente se escolher as X7 ou X23, mais caras, conseguirá um pequeno ganho. Para quem atira entre os top 10 qualquer ponto pode ser bastante significativo. Veja qual é o seu caso.

1. As hastes devem ser de boa qualidade e ter pequena tolerância de retidão, peso e spine (longitudinal e radial). A liga de alumínio aeronáutico é o que existe de melhor e o processo de fabricação é bastante conhecido. O problema é que com o impacto, a haste de alumínio começa a deformar e perder suas qualidades. O carbono é bastante resistente mas apresenta problema de homogeneidade no spine, principalmente radial. Hastes de carbono com núcleo de alumínio e geometria fusóide são os que existem de mais avançados, no seu caso, por exemplo, as caras Easton X10 Protour.

2. Com o tempo, todas as hastes tendem a sofrer desgaste e devem ser trocadas por novas. Existem conjuntos que se deterioram em menos de dois anos, praticando 3x por semana. Alguns em menos de um ano.

3. As vanes devem estar em bom estado e ser compatível com a modalidade e distância praticada. Distância curta, longa, área abrigada, indoor, outdoor, sol, chuva...

4. Os nocks também sofrem desgastes e a troca por novos pode melhorar o agrupamento.

5. As pontas possuem pequena tolerância de peso e de geometria e dificilmente será o responsável por agrupamentos ruins, considerando que o FOC está bem ajustado à modalidade e prática.

6. É possível estabelecer um parâmetro custo/benefício de hastes de alta performance baseado na vida útil, preço inicial e homogeneidade.  Mesmo adquirindo flechas baratas, selecionando aquelas que são bastante similares em peso, retidão e spine e descartando aquelas que estiverem muito fora, é possível obter um bom conjunto de flechas que fazem bons agrupamentos. A quantidade de flechas que são selecionadas e que serão descartadas são parâmetros para a qualidade de uma boa marca e modelo.

7. Recentemente um conhecido arqueiro notou que ele conseguia agrupamentos melhores com flechas que foram emprestadas de um amigo. As flechas que ele utilizava anteriormente eram as Easton Carbon One (eu utilizo estas no recurvo além das ACE). Essas Easton Carbon One não são muito homogêneas conforme o artigo publicado pela Integralsport.

Veja os artigos
"Hastes.PDF" e "Peso, Retidão e Spine.PDF" em [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
kadutheway

MensagemAssunto: Re: Como selecionar as melhores Flechas?   Qua Set 28, 2016 4:19 pm

Muito bom, Ruy.

Preciso afinar meu francês para acompanhar o fórum indicado. Mas tem muita coisa boa lá, também.

Já baixei a pasta inteira do Drive.

Obrigado!

PSE Dominator ME #54
Easton Carbon One
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Como selecionar as melhores Flechas?   Qua Set 28, 2016 6:17 pm

Instala no celular o software "Artemis Lite".

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Treine com um conjunto de flechas, de tal forma que seja possível disparar um número igual.
Por exemplo. Indoor, dois alvos face tripla, 6 flechas em cada um. 20 vezes. Total 120 disparos.
Só que cada flecha foi disparada 20 vezes.

Isso permite o módulo de estatística do software avaliar o desempenho de cada uma.
Elas devem ser numeradas. E anota a posição exata do alvo que elas acertaram.

Se alguma estiver agrupando fora, vai aparecer nesse programa estatístico.
A vantagem de usar o módulo estatístico é que vai tirar o erro do arqueiro.
Também é importante não disparar a mesma flecha na mesma sequência.
Por exemplo, se a número 1 for sempre a primeira e a número 6 sempre a última
haverá uma diferença de agrupamento em função do arqueiro. Misture-as na aljava.

Outra forma é disparar as hastes sem pena entre 18 a 30 metros.
A forma do arqueiro tem que ser muito boa, senão vai perder flecha.
Flecha sem pena não perdoa erro do arqueiro.

Like a Star @ heaven
ENIO MONTARDO

MensagemAssunto: Re: Como selecionar as melhores Flechas?   Qua Set 28, 2016 8:48 pm

Numera as flechas na vane com caneta....atira em sequencia de 1 a x...anota o ponto de impacto de cada uma delas,após algumas sessões de tiro vais ter o resultado das flechas que "voam" melhor, as mais certeiras...essas são as que escolho pra ir á campo.

Como tira dúvidas escolhe aquela flecha que voa sempre a 11 horas do centro do alvo...compensa na visada da mira e vê se ela vai ao ponto central.

"...Não basta para ser livre ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude,acaba por ser escravo..."
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Como selecionar as melhores Flechas?   Hoje à(s) 8:49 am

Como selecionar as melhores Flechas?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Som Bose no Sport Prima - falta de ativação ou pilantragem da css
» [Audio Ipod] Som no modo iPod perde posição da música ao desligar
» Luzes auxiliares/Faróis de nevoeiro
» C180 CGI: Modo "S" no cambio - Qual a diferença?
» AJUDA COM MODULO [NOVO TÓPICO!!!!!]

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Tiro ao Alvo/Target-
Ir para: