ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Inferno Fury e Jaguar são a mesma balestra?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ronie Smith

MensagemAssunto: Inferno Fury e Jaguar são a mesma balestra?   Ter Set 20, 2016 6:35 pm

Minha luneta finalmente chegou e estou pensando em desmontar a Jaguar para fazer a camuflagem que planejei para quando estivesse com o kit todo.

Observando fotos na internet me deparei com duas situações de montagem diferentes daquelas placas de nylon que pressionam o arco da balestra, pois a peça traseira é em forma de "L", e algumas fotos, que notoriamente foram feitas em estúdio, mostram o "pé" do "L" tanto para baixo como para cima.

Eu tentei obter um manual, mas até agora não consegui. O Henrique40 tentou me ajudar e fotografou o manual da Jaguar dele, mas eu não consegui ler direito e continuo na dúvida.

Num raciocínio raso, me pareceu que colocar o "pé" do "L" para baixo faria mais sentido, pois o arco subiria e a corda teria menos atrito com o trilho, o que, em tese, entregaria melhor performance ao equipamento, visto que maior atrito, teoricamente, resultaria em redução de potência. Como eu disse, é um pensamento superficial, porque eu não sei para que serve esse pezinho na peça.

Quando montei a minha, coloquei essa parte para cima, seguindo o que a maioria das fotos que encontrei na internet mostrava, mas agora que vou mexer nela gostaria de saber qual é a posição correta e para que serve aquela parte, se realmente é para deixar o arco mais para cima (se instalada por baixo); se é para absorver alguma força que o arco sofra para cima, devido à posição da corda (se a peça for instalada por cima); se é só para calçar a peça, porque o alojamento é muito maior que o perfil do arco, ou se não serve para nada. jocolor

Agora há pouco, pesquisando novamente na internet, achei o manual da balestra Inferno Fury, a qual aparenta ser idêntica à Jaguar. A única diferença que encontrei foi que logo atrás do limbo o corpo da Jaguar é vazado e o da Fury parece ser fundo, mas não vazado.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

O passo 1 desse manual mostra a montagem da referida peça em "L" para baixo, mas fica a dúvida: É a mesma balestra, somente com o nome diferente, ou são apenas parecidas e pode haver diferença de projeto que justifique outra montagem?

Balestra é uma parada perigosa pra caramba e estou inseguro em manter a montagem para cima sem saber exatamente para que serve aquilo.

Aqui tem uma imagem, com duas fotos de Jaguar que achei na Internet:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O que acham?
henrique40

MensagemAssunto: Re: Inferno Fury e Jaguar são a mesma balestra?   Ter Set 20, 2016 7:57 pm

é para cima, ela evita que o arco entre em contado com o (alumínio) corpo da balestra e um possível dano no arco.

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."
Carlos Drummond de Andrade
Ronie Smith

MensagemAssunto: Re: Inferno Fury e Jaguar são a mesma balestra?   Ter Set 20, 2016 8:00 pm

henrique40 escreveu:
é para cima, ela evita que o arco entre em contado com o (alumínio) corpo da balestra e um possível dano no arco.

E nesse caso a parte de baixo do arco não entra em contato?

Você chegou a dar uma olhada no manual da Fury?
henrique40

MensagemAssunto: Re: Inferno Fury e Jaguar são a mesma balestra?   Ter Set 20, 2016 9:41 pm

não olhei o manual da fury, e a parte de baixo do arco não entra em contato com o corpo da balestra...

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."
Carlos Drummond de Andrade
Eduardo Bacha

MensagemAssunto: Re: Inferno Fury e Jaguar são a mesma balestra?   Qua Set 21, 2016 1:00 am

Cada manual recomenda a montagem de uma forma... O da Inferno Fury com esse ressalto para baixo, e o da Jaguar indica a montagem com esse ressalto para cima.

Bem... Não sei se há um jeito melhor que o outro... O que importa é que o centro do limbo fique preso no lugar, e que o limbo não sofra impactos a cada disparo com a parte superior desta cavidade onde ele é inserido.

Mas não há uma única forma de se evitar este impacto durante os disparos. Cada fabricante inventou uma forma de o fazer em suas balestras. No caso da Jaguar, preferiu-se colocar esta barreira de plástico por cima do limbo. E no caso da Fury, preferiu-se colocar este calço na parte de baixo do limbo para que ele fique preso no lugar e não sofra impactos durante os disparos.

Em muitas balestras nem existe esta saliência, pois a ideia não é colocar algo entre o limbo e as paredes da cavidade no qual está inserido, e sim mante-lo preso no lugar.

Nunca ouvi relatos de problemas no limbo por causa da posição desta peça, mas eu prefiro sempre seguir as instruções de uso e montagem do manual, então na Fury eu colocaria esta peça para baixo e na Jaguar, para cima, daí todos ficam felizes. rs
Abraço.
http://youtube.com/Ponto22lr
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Inferno Fury e Jaguar são a mesma balestra?   Hoje à(s) 2:10 am

Inferno Fury e Jaguar são a mesma balestra?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Jaguar S-type - Full detalhe
» [Lançamento] Nova Honda Fury nos EUA
» O Inferno de Moscou - Os Gêmeos Muito Doidos ahuahuauh
» Jaguar XJ12
» Jaguar X-Type. Detalhe do Exterior.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: