ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Dúvida oxidação facas 5160 e 52100

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Perseu

MensagemAssunto: Dúvida oxidação facas 5160 e 52100   Ter Set 06, 2016 10:30 am

Prezados,

Depois de ler e estudar estou com algumas dúvidas em comparação a oxidação dos aços 5160 e 52100.
Estudei a composição de cada um dos aços acima, e pela tabela retirada da internet sua estrutura é a seguinte:
O aço 5160 ( C= 0,56/0,64. Mn= 0,75/1,00. Si= 0,15/0,35. Cr=0,70/0,90).
O aço 52100 ( C= 0,98/1,10. Mn= 0,25/0,45. Si= 0,15/0,35. Cr= 1,30/1,60).
De acordo com tabela também retirada da internet, os efeitos de elementos em ligas do aço em relação a oxidação superficial, e resistência a corrosão são os seguintes:
Si= sua adição diminui em 1x a oxidação superficial ( como os dois possuem a mesma quantia praticamente, acho que isso não será um diferencial). Resistencia a corrosão a tabela informa que ele não acarreta diferença.
MN= Sua adição em em aços Perliticos não altera a sua propriedade, porém em aços Austeniticos ( creio que eles quiseram dizer aços austeniticos depois sofrerem a tempera ) ela diminui a oxidação superficial em 2x. Então o aço 52100 ficaria em desvantagem pois possui menos MN que o aço 5160.
Cr: Sua adição diminui em 2x a oxidação superficial, e também aumenta em 3x a resistênciaia a corrosão. Então nesse quesito o aço 52100 levaria vantagem pois possui uma quantidade maior de de Cr.
Pelo que estudei na teoria essa diferença não ficou muito clara para saber qual aço é mais resistente a oxidação superficial e corrosão.
Gostaria de saber na pratica e com o uso, qual faca seria mais resistente a oxidação e corrosão: Uma feita em aço 5160 ou 52100?

Valeu pessoal!
Sandro

MensagemAssunto: Re: Dúvida oxidação facas 5160 e 52100   Qui Set 08, 2016 8:56 pm

Olá Perseu.
Eu tenho uma faca em 5160 e posso garantir que não conheço nenhum outro metal que oxide mais do que ela. Basta espirrar perto dela que no outro dia já aparecem pitchins de ferrugem. Ela é pintada com tinta preto fosca curada ao forno mas no fio e em alguns pontos onde já se desgastaram a coisa é braba mesmo. O pior é que é uma faca destinada à sobrevivência e eu havia encomendado ao cuteleiro que a fizesse em 440C, mas o cara, além de envia-la em 5160, ainda cometeu alguns erros grotescos de leitura de desenho.
Bom, voltando à questão, eu acredito que a maior adição de cromo do 52100 deve compensar a também maior presença de carbono e acabar menos sucetivel à corrosão, mas se eu puder indicar outro tipo de aço, recomendaria o VC131 da Vilares que na prática é o mesmo aço de ferramental agrícola que a indústria nacional usa pra confecção de foices, machados e enchadas, mas com um cuidado maior na hora de temperar pode alcançar graus de dureza bem elevados e é o mais próximo de um inoxidável que se pode chegar nessa categoria de aços.
Lembro-me que o mestre cuteleiro Milton Padilha, muito popular e bastante procurado nas décadas de 80/90, usavam esses aços até para os seus modelos de sobrevivência.
Bom, é claro que hoje devem existir aços de melhor qualidade que esses, mas aqui nessas terras tupiniquins são dificílimos de serem encontrados.
Um abraço

Dúvida oxidação facas 5160 e 52100
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» DÚVIDA EM MODELO DE RODA...(TALVEZ PALITO AMERICANA)
» Manutenção Preventiva garante vida longa ao carro
» Cutelaria, a mais antiga arte da humanidade (e minha paixão pessoal)
» Luta pela vida ! Exemplos aos oitentas...
» Moto não dá sinal de vida

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: