ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ronan lb

MensagemAssunto: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Sab Set 03, 2016 4:19 pm

Ola, primeiramente desculpem pela falta de acentuaçao, nao tenho como fazer isso no meu computador...

Bem, revolvi escrever aqui para compartilhar com voces algo que é muito angustiante e acho que ninguem entende, ninguem, a menos alguem que ja tenha penado para tentar construir o seu proprio arco.
Eu iniciei com essa vontade de construir arcos ha 3 anos, sempre gostei de construir seja no campo da musica (lutheria) ou no campo da arqueria e em meio a essas construçoes sempre havia quem ou por falta de interesse, de pesquisa ou por falta de habilidade para tentar construir seu proprio arco criticava, pois eu percebo que as pessoas no geral estao tao acomodadas e certas de que hoje em dia tudo que se precisa pode ser comprado que acabam por nao entender o valor e a felicidade que voce tem ao finalizar um objeto que saiu totalmente do seu esforço.
Nao estou escrevendo isso como visimismo de jeito nenhum, apenas queria compartilhar isso que eu tenho guardado com pessoas que dividem a mesma paixao e devem entender o que é construir um arco artesanalmente e consequentemente os desafios do processo.
Aqui estao tres coisas angustiantes pela qual muitos construtores amadores passam e que acabam abordando outras questoes que dificultam muito essa arte no brasil.

1-mas arco de verdade nao é pra fazer nao, se compra.

Bem, esse primeiro na minha opiniao é apenas o exemplo do que eu tinha falado antes, as pessoas ja estao tao acostumadas a comprar o que ja esta feito que esquecem que podem fazer algo com o proprio esforço e menosprezam tudo o que é feito por processos tradicionais e manuais, vendo estes como algo imperfeito e que nao vale a pena ou pior vendo isso como coisa de indio ou como uma brincadeira; a ideia de que um arco artesanal é um brinquedo.

2-A falta de troca de informaçoes e materiais

Mesmo o brasil sendo um pais rico em madeiras, as quais ironicamente sao cobiçadas la fora e desprezadas aqui por pessoas que nao conhecem o seu falor, nao ha uma indisponibilidade mas sim uma falta de acessibilidade devido a pessoas com mais interesse em vender o industrial ja pronto do que dar a possibilidade da imaginaçao e da criaçao as pessoas, essa possibilidade que esta se perdendo gradativamente.
  O elisonj aqui do forum falou uma vez o exemplo dos Estados Unidos e mencionou a troca de informaçoes entre arqueiros e bowyers o que faz com que aumente o intersesse da fabricaçao de arcos e conseguentemente haja mais produtos e materiais ofertados para a construçao dos mesmos.

3-Arrogancia de certos entendedores do assunto(nao aqui do forum kk)

Hoje mesmo pela manha, entrei em contato com um vendedro de arcos, o qual achei que talvez pudesse ter informaçao sobre venda de fibra de vidro. Eu fabrico sem problemas a minha propria fibra de vidro e ate onde sei nao perde para as industriais em resistencia mas talvez um pouquinho em resposta, nao sei...enfim, minhas laminas de de fibra de vidro estava no fim e eu nao tinha a espessura que eu precisava, por isso perguntei para ele se ele poderia vender fibra de vidro. A resposta foi a melhor kk : ele falou que seria mais facil eu pegar um japones e transforma-lo no garrincha do que conseguir fazer algum dia um arco que preste artesanalmente, depois me mandou pesquisar sobre o assunto com bowyers de verdade no youtube para ver como nao era possivel e depois ainda mandou outra mensagem falando que eu nao iria conseguir fazer um arco no fundo do meu quintal e dizendo basicamente que eu era prepotente por tentar fazer um arco amadoramente, isso sem nem me conhecer.Bem apesar de agora eu achar engraçado,ouvir algo assim é desestimulante ainda mais apos quebrar o arco do dia anterior por erro besta na colagem. esse tipo de pessoa me deixa indignado kk serio, pois é justamente o contrario do que deveria-se fazer,ele corta totalmente o incentivo e ainda ridiculariza desejo de alguem entrar para essa arte tao nobre que é a fabricaçao de arcos, acho que caras assim nao honram nem o proprio esporte ao menosprezar alguem q tem o real interesse em construir um arco, nao um arco qualquer com gambiarra e que pode ser perigoso, mas um arco que apesar de ser feito por um amador é construido segundo a regra, com muita pesquisa, materiais certos e dedicaçao...Eu mesmo perdi o meu primeiro arco a pouco na fase final do processo e ouvir gente assim faz questionar a propria capacidade...

Enfim, é isso, apenas um resumo do desafio que tem sido construir um arco junto com um desabafo..

obs: Esse mesmo vendedor falou com uma certeza tao grande quanto que 1+1 é 2 de que é impossivel fazer artesanalmente um arco que preste, que nao seje de maneira industrial isso me deixou realmente desacreditado, mas gostaria de saber a opiniao de voces, pois eu nao quero desistir de uma paixao que eu tenho mas fiquei com um pé atras agora, obrigado!
TCBR00

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Sab Set 03, 2016 7:09 pm

Impossível nunca foi, achei muita ignorância do vendedor vir lhe falar essas coisas.
Então quer dizer que os arcos da idade média não prestavam ? E as bestas ? Tudo lixo descartável ? Esses equipamentos venceram guerras.. Odeio pessoas tão ignorantes assim.
O Brasil é um país riquíssimo em diversidades de madeiras para arcos, basta apenas procurar. Não desanime por palavras sem fundamento como essas, os arcos e bestas chegaram no que são hoje graças à fabricação artesanal. Pense na sensação de atirar com um equipamento que foi fabricado por você mesmo! É ótima!
Vá em frente e construa, se quebrar, faça outro. O Brasil precisa de pessoas que visem construir seu próprio equipamento.

ronan lb

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Sab Set 03, 2016 9:01 pm

Exatamente, esse sempre foi o meu pensamento, acho que devemos incentivar a construçao de arcos em um pais como o brasil que apesar da imensa diversidade de materiais, carece muito de incentivo e acessibilidade de materiais para construir artesanalmente. Ao falar isso acho que ele tambem acabou dizendo que toda a evoluçao da arqueria nao valeu de nada toda a tecnica manual nunca foi fundamental para a arqueria chegar ao patamar industrial que ela é hoje alem de chamar de ruim o trabalho artesanal de tantos construtores de arco que existem aqui no brasil.
TCBR00

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Dom Set 04, 2016 12:03 am

Com certeza. Dizer que arcos artesanais não prestam é tremenda ignorância.. Tenho certeza que existem arcos artesanais tão bons quanto os que são feitos nas indústrias.
Se você pretende fazer dar continuidade nos seus projetos, aconselho a deixar de ler o que certos "entendidos" andam falando, principalmente os tais dos "vendedores", e se dedique a dar uma estudada no trabalho que o pessoal aqui do fórum vem fazendo. Fabricar um arco do 0, além de prazeroso, é uma experiência que vai te garantir conhecimentos pro resto da vida, isso posso te afirmar sem sombra de dúvidas.

ronan lb

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Dom Set 04, 2016 12:35 am

Sim, foi apenas um breve momento de duvida mas vou continuar com certeza, ja revirei tudo que eu achei nesse forum e continuo procurando sempre mais pois tem muito material bom de estudo e pesquisa aqui.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Dom Set 04, 2016 12:57 pm

Em competições de Field existe a categoria Historical Bow
Só é permitido arcos construidos de acordo com as técnicas de época
sem o uso de materiais modernos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Fabricante de arco tradicional inglês, seguindo as técnicas da época.
Eles fazem tanto o arco puro histórico, como a réplica com material moderno.

ronan lb

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Dom Set 04, 2016 1:06 pm

Sim, eu ja tinha ouvido falar desse tipo de competiçao, acho bem interessante, nao conhecia esse site mas ele é muito bom mesmo, espero que algum dia no brasil tenha algo parecido
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Dom Set 04, 2016 1:32 pm

Aqui nesse site você pode comprar o arco tradicional europeu asiático feito
1- em fibra de vidro
2- em fibra de composite (um material plástico ultra resistente)
3- em lâminas de chifre coladas com cola de couro cozido

A diferença de um mesmo modelo é um custa 140 euros e o outro 1400 euros.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Navegue na aba lateral, os botões em vermelho e amarelo, para conhecer os modelos de arcos.
Eles estudaram muito e fazem réplicas perfeitas dos arcos de época.
Eles são de uma cidade chamada Feketeerdõ na Hungria.
Infelizmente pedir arcos deles adiciona um valor assustador devido o frete por transportadora
e mais os impostos pesados que cai sobre o que entra por transportadora aqui.

albino
elisonj

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Dom Set 04, 2016 7:37 pm

Ronan lb escreveu:
ele falou que seria mais facil eu pegar um japones e transforma-lo no garrincha do que conseguir fazer algum dia um arco que preste artesanalmente, depois me mandou pesquisar sobre o assunto com bowyers de verdade no youtube para ver como nao era possivel e depois ainda mandou outra mensagem falando que eu nao iria conseguir fazer um arco no fundo do meu quintal e dizendo basicamente que eu era prepotente por tentar fazer um arco amadoramente, isso sem nem me conhecer.

Nunca ouvi tamanha baboseira.
Se um "bowyer" vem e me fala isso, já dá pra saber de imediato o nível de trabalho do cara.
Na real o que tá acontecendo é exatamente o contrário.  No Brasil está surgindo cada vez mais bowyers de primeira.
Graças ao que comentei lá atrás, sobre a troca de informação, e a união da comunidade.  Tanto aqui no forum, como nos grupos do facebook, é notável essa mudança.
Temos muito ainda que melhorar, mas com paciência e passo firme, é possível.
O que acontece então, que muitos "bowyers" que faz arcos pra venda, estão se assustando com a mudança.
A meu ver isso aí é apenas medo.   Medo de perder o que eles achavam que tinha ( estabilidade em vendas).
O que na minha opinião só vem quando se tem realmente um produto que se destaca.
Como estão ficando pra trás, isso assusta.
Depois me passa por favor o nome desse infeliz em privado, pois estou bem curioso pra saber quem foi...
E se quiser posso te indicar também onde comprar as fibras de vidro.  Wink

ronan lb escreveu:
Sim, eu ja tinha ouvido falar desse tipo de competiçao, acho bem interessante, nao conhecia esse site mas ele é muito bom mesmo, espero que algum dia no brasil tenha algo parecido

Também espero...  os meus desse modelo podem ainda estar nesse nível, mas a cada dia vai ficando mais perto...  Um dia chego lá.

Esse arco aí eu fiz para o amigo Sebastián competir na categoria histórico... O homi tá igual criança com brinquedo novo... lol!
kkkk...

Abração!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Dom Set 04, 2016 7:48 pm

exato Elison, devido ao nível alcançado por muitos aqui (inclusive pelo Elison) o Brasil não deve nada para mais ninguém na fabricação de arcos

e olha que já testei vários, de várias partes do mundo, e hoje só uso arco 100% nacional

ainda falta tempo para fabricar (ou tentar fabricar) meus próprios arcos, mas ainda chego lá
elisonj

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Dom Set 04, 2016 8:26 pm

Mamute-sc escreveu:
exato Elison, devido ao nível alcançado por muitos aqui (inclusive pelo Elison) o Brasil não deve nada para mais ninguém na fabricação de arcos

e olha que já testei vários, de várias partes do mundo, e hoje só uso arco 100% nacional

ainda falta tempo para fabricar (ou tentar fabricar) meus próprios arcos, mas ainda chego lá

Obrigado Mamute... Tamo no pé dos gringos. Smile
kkkkk...

Eu acho que no Brasil a galera ainda tem muita dificuldade em conseguir bons materiais..  principalmente fibras / colas / etc.
Pra importar sai bem caro, o que muitas vezes é desmotivante pra quem ta começando.
Alguns materiais sabemos que nem é fabricado aqui...  outros materiais "similares" aos que tem lá fora, nunca foram testados, ou ninguém conhece.
Esses dias mesmo importei uma cola a base de Formol/Urea e paguei absurdos...  logo em seguida descobri uma empresa que vende por aqui uma marca bem mais em conta...  Menos da metade do preço. ( não sei ainda se é similar, ou se serve pra nós....  mas é uma boa descoberta a ser testada )
Então ainda precisa de muito teste, comparação, medições, pra conseguirmos ser auto-suficientes de informação e materiais.
O bom é que o Brasil é campeão em dar jeito nas coisas, e muitos dão...
Minha compra de um cronógrafo tbm tá se arrastando, então não dá pra validar muitas coisas ainda.
Mas acredito que esse cenário de ser auto-suficiente também deve mudar em breve, aí sim...
Ninguém segura a gente não.  Wink
rsrsrsrs...

Ahhh... e tá na hora de tentar o seu.
Ajuda tu vai ter bastante... Wink

Abraço!

ronan lb

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Dom Set 04, 2016 9:48 pm

Boa noite elison! bem, eu nao conheço esse vendedor, tudo que eu sei é que ele nem bowyer é,bem pelo contrario, pelo que me pareceu ele é justamente contra a fabricaçao de arcos de modo artesanal, sendo assim ele apenas vende os arcos ja feitos.
Gostaria muito do contato para fibras de vidro sim, consegui fazer as minhas muito bem, com exceçao da transparencia que ainda nao esta totalmente ok. consegui fazer as laminas seguindo o seu passo a passo e funcionou perfeitamente com a resina epoxi rigida. Obrigado por fornecer o seu conhecimento para todos, isso é muito importante para aqueles que estao começando como eu.
Sobre a situaçao da arqueria artesanal eu acho que eu me expressei mal, eu quis dizer que mesmo tendo um crescente de pessoas interessadas em construir o seu proprio arco, nao ha uma acessibilidade de materiais para eles.

aah...Sobre a lamina.. A unica coisa que eu fiz diferente foi nao ter colocado a cera de carnauba, no lugar disso eu coloquei um papel contact semelhante ao video do polofox, comigo funcionou, parece que a resina nao cola nesse plastico ai fica muito facil de desmoldar
ronan lb

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Dom Set 04, 2016 9:53 pm

Pois é Mamute, pelos videos que eu vejo por ai como os da brasilbows, do elison, do iran, manoel farinha entre tantos outros realmente a arqueria artesanal no brasil esta crescendo, mesmo com todas as dificuldades que se pode ter com relaçao aos materiais..
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Seg Set 05, 2016 10:01 am

O cara que disse essa asneira não sabe de nada e nem conhece o sterko bows. lol!
Ruy

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Seg Set 05, 2016 4:18 pm

No meu antigo clube alguns associados nos davam o prazer de atirar com alguns dos melhores arcos fabricados artesanalmente. Sem dúvida, eram verdadeiras obras de arte.

Fabricação artesanal é diferente de rudimentar. As oficinas hoje são equipadas com prensas hidráulicas, gabaritos cortados com router CNC, alinhadores a laser e utilizam materiais sofisticados como colas e resinas especiais, fibras de carbono e madeiras tratadas.
Eu diria que é mais difícil fabricar um bom arco de madeira no processo totalmente industrial que artesanalmente.
Mesmo arcos compostos, com um centro de usinagem, ligas especiais e lâminas de carbono importadas é possível fabricar um sob medida, com peso adequado e melhor eficiência para a puxada de um arqueiro, comparando com os alfaiates.

ronan lb

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Seg Set 05, 2016 4:51 pm

Sim, parece que algumas pessoas associam erroneamente o artesanal com algo feito de qualquer jeito e sem estudo e pesquisa...
elisonj

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Ter Set 06, 2016 2:24 pm

ronan lb escreveu:
aah...Sobre a lamina.. A unica coisa que eu fiz diferente foi nao ter colocado a cera de carnauba, no lugar disso eu coloquei um papel contact semelhante ao video do polofox, comigo funcionou, parece que a resina nao cola nesse plastico ai fica muito facil de desmoldar

Você falou uma coisa interessante ai... Como é esse esquema do papel contact?
Vc usou desses papeis contact adesivos que se acha em papelaria? Suspect

Não sabia dessa... rsrs...
Poderia explicar melhor? Numa dessa vc já me dá uma idéia que eu tava precisando... kkkk....

ronan lb

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Ter Set 06, 2016 6:29 pm

Oi, boa noite!

Como eu nao tinha a cera eu usei o plastico contact, desses mesmo que voce acha em papelaria com um lado adesivado... Esse lado adesivado voce prega no molde e depois passa a camada de resina e vai laminando da maneira que voce ensinou no forum,depois quando voce tiver terminado a laminaçao antes de prensar a lamina voce coloca outro plastico em cima mas dessa vez com o lado adesivado virado para a lamina, fica quase uma laminaçao a vacuo... Eu fiz as minhas laminas dessa maneira, comigo ficaram boas e pra desmoldar foi bem facil, mas o contact nao é o melhor, o melhor seria um plastico mais grosso pra nao correr o risco de rasgar na hora de desmoldar.
ronan lb

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Ter Set 06, 2016 6:32 pm

Agora que eu vi. Eu tinha falado papel contact, é plastico contact mesmo como voce falou...
Curty

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Ter Set 13, 2016 10:20 pm

danilo steinke escreveu:
O cara que disse essa asneira não sabe de nada e nem conhece o sterko bows. lol!

Hahahahaha
O melhor!

RD Stick 62" 35#
Self made pyramid bow 70" 22.5# (Morreu)
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Qua Set 14, 2016 5:39 pm

Curty escreveu:
danilo steinke escreveu:

Hahahahaha
O melhor!

E DAE sumidão
Curty

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Qua Set 14, 2016 9:08 pm

danilo steinke escreveu:
Curty escreveu:
danilo steinke escreveu:

Hahahahaha
O melhor!

E DAE sumidão

Estamos aê! Very Happy

RD Stick 62" 35#
elisonj

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Qui Set 15, 2016 10:51 am

"Self made pyramid bow 70" 22.5# (Morreu)"

Oche... morreu??

Curty

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Qui Set 15, 2016 2:09 pm

elisonj escreveu:
"Self made pyramid bow 70" 22.5# (Morreu)"

Oche...  morreu??

Sim Sad
Estalou e ameaçou levantar uma farpa. Na verdade, não morreu, está aposentado por invalidez. O que dá quase no mesmo para um arco.

A criançada ficou a pé agora.

RD Stick 62" 35#
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco   Hoje à(s) 10:39 am

coisas angustiantes e desafios na construçao de um arco
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Construção de um canil
» construção de un canil (ajuda com ideias)
» Três coisas que todo homem tem que ter, e não é gaia!!
» Construção de um bloco de motor
» São coisas que te deixam Aborrecido

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: