ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI

Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
AutorMensagem
eddiebrait

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Seg Dez 25, 2017 7:18 pm

Excelente relato Mario, dentro em breve tbm quero ter minhas próprias aventuras e relatos ... Abçs
mario junior

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Sab Dez 30, 2017 11:08 am

bom amigos, ontem foi mais uma caçada das inesquecíveis, fim de tarde 17:30 aproximadamente, uma caçada que durante ocorreu uma tempestade, vento forte, arvores caindo e muito raios, então antes de relatar a caçada quero compartilhar um conhecimento em relação a TEMPESTADES

Primeiramente, se o tempo está fechando mostrando sinais que vai ter tempestade, cancele sua caçada, pois além de correr um grande risco, dificilmente vai encontrar algum animal em um dia com tempestade, pois ficam entocados, escondidos

que não foi o caso ontem, pois o tempo estava firme, a tempestade pegou de surpresa, e foi outra surpresa ver um javali durante um temporal, pois como sitei acima é natural dos animais esconder em tempestades

• Afaste lugares com pontos altos e locais abertos, procure sempre um abrigo se possível: carro, casas ou até mesmo cavernas, locais para se proteger
• Mata fechada: Não é a melhor proteção que existe, mas se você não tem outra opção para se proteger, a melhor opção é entrar e se manter distância dos troncos das maiores árvores, a chance de ser atingido por um raio diminuirá muito. Faça isso apenas caso não haja outras formas de proteção.

a melhor opção foi ir para um lugar mais baixo e não ficar próximo as arvores grandes, pois esta foi a única opção que eu tive naquele momento

Mas voltando à caçada, em fim estava indo nos possíveis lugares que javalis gostam de estar, e sempre contra o vento, e no meio da caçada o tempo começou a fechar, o vento aumentando fortemente e trovões, e neste exato momento fiquei em campo aberto, pois no mato estava caindo muitos galhos e arvores por causa do vento forte, mas sabia que em campo aberto não seria a melhor opção ai fui para o ponto mais baixo do mato, onde tem arvores grandes e pequenas, e pelo fato do vento passar ali com menos força, e fiz e tudo correu bem não caiu nenhum raio próximo de mim e nenhuma arvore, ai acalmou o tempo, continuei minha caçada indo contra o vento margeando um corgo, até que avistei um javali deitado na lama, foi um dos tiro mais fácil que fiz, pois o javali estava a 15 metros, foi um tiro mortal pois o animal ficou no lugar, em fim abater é fácil, ai que o jogo começa corear e cortar as partes, colocar na mochila e romper a pé o caminho de volta com 20 kg de carne na costas, fora os outros equipamentos, mas em fim vale todo o esforço, pois só de estar la no mato e sentir aquela sensação primitiva de predador, de ver a caça e aproximar dela, é uma sensação que nunca se cansa e toda vez que vai no mato é sempre um aprendizado novo.
segue as fotos abaixo
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Seg Jan 01, 2018 10:15 pm

show mario, baita caçada.
mario junior

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Seg Jan 01, 2018 11:17 pm

eddiebrait escreveu:
Excelente relato Mario, dentro em breve tbm quero ter minhas próprias aventuras e relatos ... Abçs

danilo steinke escreveu:
show mario, baita caçada.

obrigado amigos é sempre uma satisfação estar dividindo estas aventuras com todos aqui do forum
aposentado

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Qua Jan 03, 2018 7:03 pm

Parabéns Mario , mais um abate limpo
Ainda está usando Muzzy ou trocou de Broadhead?

mario junior

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Qua Jan 03, 2018 8:50 pm

aposentado escreveu:
Parabéns Mario , mais um abate limpo
Ainda está usando Muzzy ou trocou de Broadhead?

aposentado, obg pelo comentário
uso as mesma muzzy ainda velha de guerra kkk
mario junior

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Sex Jan 05, 2018 9:46 pm

em um grupo de amigos no whatsapp, e não sei se já comentei aqui nos meus posts

realação: caça de aproximação X caça de esbarrão (encontrão como gosto de dizer)

ambos os dois estilos de caçam andam juntos, pois avistar um animal e ter toda destreza para aproximar é um feito que exige muita técnica e paciência, mas mesmo durante a caça de aproximação não deixa de talvez acontecer um esbarrão, o animal surgir de repente na sua frente, e o mesmo vale na caça de esbarrão, aonde se ter a oportunidade de avistar o animal de longe e traçar uma estratégia para surpreende lo.
mario junior

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Sab Abr 14, 2018 2:16 pm

RASTREAR JAVALI

-conhecer a pegada do animal, para saber em que direção o animal foi
a pegada do javali, caracteriza-se pelos cascos primários que são maiores  que os cascos secundários ( o que facilita saber a direção em que o animal foi ), mas quase sempre deixam marcas. embora em indivíduos jovens possa ser mais difícil ver tal efeito de rasto. o tamanho da pegada varia consideravelmente segundo o sexo e a idade. num indivíduo adulto a largura da pegada é de 6 a 7 cm os jovens mostram cascos mais pontiagudos tornando-se mais arredondados durante a fase adulta.

- pegadas recentes, com detalhes preservados: evidentes sinais como a perfeição da marca, sina de pressão, nada em cima

- pingos de lama úmida: um grande sinal que o animal esteve ali a poucos minutos, dando a oportunidade de seguir os pingos deixados

- troncos, arbustos e mato com lama ainda úmida:  ver o nível de umidade, como arbustos e troncos boa parte são na verticais, a lama pode estar escorrendo ainda, que é um grande sinal que o animal pode estar por perto

- resto de alimentos: alimentos mastigados, alimentos frescos e mastigados, pode até conter cheiro forte da saliva do animal

- fezes frescas: fezes que não estejam secas, é um grande sinal que o animal esta por perto

- trilhas batidas: local onde o animal passa com frequencia, formando até rastros com a vegetação rala ou até morta de tanto passar, tuneis formado em mato fechado de tanto o animal passar

- rastros em mato verde e sinal de mato deitado: vegetação verde, pisoteada, pois o mato verde, ao ser pisado ele fica deitado, mas volta ao seu formato normal após algum tempo, mas se o mato estiver ainda deitado é um grande sinal que o animal passou por ali a pouco tempo

- água suja de barro descendo: ao margear algum rio, córrego e perceber que esta descendo água suja , fique atendo que acima o animal esta lameando na margem

- lameiro fresco: local  aonde o animal faz seus  banhos de lama lama, que  têm várias funções para os javalis. Uma função é regular a temperatura corporal, uma vez que os javalis não suam por terem glândulas sudoríparas atrofiadas. De igual modo se considera que os banhos de lama tem importante papel nas relações sociais da espécie, inclusive na seleção sexual. Enquanto no verão usam do banho na lama todos os javalis, sem distinção de sexo ou idade, durante a época do cio parecem reservados quase que exclusivamente aos machos adultos. Tem-se considerando que estes banhos podem ajudar a manter os odores corporais sob um substrato estável como aquele proporcionado por uma camada de barro aderida ao pelos

- solo revirado, javalis focinham o chão em busca de comida como raízes, minhocas e insetos, e um solo revirado e ainda úmido é sinal que foi revirado a pouco tempo

- cheiro: o javali assim como o porco caseiro, possui um cheiro idêntico ou mais forte do que um porco no chiqueiro, e se perceber este cheiro, fique atento o animal pode estar próximo
mario junior

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Ter Abr 17, 2018 4:37 pm

gostaria de estar convidando a todos a participar das provas IBO, alvos 3d distâncias não marcadas, este estilo de prova é a que mais se aproxima de uma verdadeira simulação de caça, sem contar que é novidade no Brasil e conta com premiações, graças ao nosso amigo Sandro CPS, que vem querendo implantar este estilo de prova, seria legal ter mais participantes, a próxima prova IBO, vai no dia 24 de junho, Guarujá - SP

Última edição por mario junior em Qua Maio 23, 2018 1:26 pm, editado 1 vez(es)
tomazsp

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Seg Abr 23, 2018 5:33 pm

Mario Junior, sempre estou de olho neste tópico para acompanhar seus relatos.
Vamos ver se consigo participar deste IBO no Guarujá, tenho um Bear Marshal mas só está ajustado para 18m (o qual treino diariamente em casa). Preciso ir pro interior ajustar os outros 4 pinos e treinar as demais distâncias.
Se tudo der certo, nos encontramos lá!

-Estabilizador Trophy Ridge Static
-Aljava Trophy Ridge Lite-1

Flechas Victory VForce 245 Elite

Gatilho Tru-Fire Smoke.
mario junior

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Seg Abr 23, 2018 8:39 pm

tomazsp escreveu:
Mario Junior, sempre estou de olho neste tópico para acompanhar seus relatos.
Vamos ver se consigo participar deste IBO no Guarujá, tenho um Bear Marshal mas só está ajustado para 18m (o qual treino diariamente em casa). Preciso ir pro interior ajustar os outros 4 pinos e treinar as demais distâncias.
Se tudo der certo, nos encontramos lá!

opa obrigado pelo acompanhamento e pelo comentário

então amigo regula o outros pinos sim, pois na categoria PRO HUNTER (PHC), que é a mesma categoria AMBU, das provas field, os tiros são no máximo até 42 metros, tem tempo amigo de regular e treinar para participar. abç
tomazsp

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Ter Abr 24, 2018 6:58 pm

mario junior escreveu:
opa obrigado pelo acompanhamento e pelo comentário

então amigo regula o outros pinos sim, pois  na categoria PRO HUNTER (PHC), que é a mesma categoria AMBU, das provas field, os tiros são no máximo até 42 metros, tem tempo amigo de regular e treinar para participar. abç

Então, vou ver se neste mês que vai entrar consigo ir lá pra MG, tem uma área bacana, declives e aclives para me preparar. Se eu não me sentir preparado, tento ir para prestigiar o evento e começar a me inteirar.

Falando nisto, onde eu posso pegar as regras que deste circuito??

Gatilho Tru-Fire Smoke.
tomazsp

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Ter Abr 24, 2018 11:31 pm

Achei as regras IBO utilizadas

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Gatilho Tru-Fire Smoke.
mario junior

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Seg Abr 30, 2018 11:37 pm

tomazsp escreveu:
Achei as regras IBO utilizadas

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

sim são exatamente estas regras ai, legal de mais participar destas provas IBO
mario junior

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Seg Abr 30, 2018 11:59 pm

bom amigos, hoje abati outro javali e por sinal um macho bem apurado, jovem de aproximadamente 80 kg. A caçada de hoje foi a partir das 13 horas, pois para muitos é um horário totalmente inviável para encontrar javalis, mas pior que não é quando conhece a área, batida dos animais, e como estava um dia quente, provavelmente os javalis estariam próximo aos lameiros, rios, córregos ou lagoa, pois fui caminhando lentamente por todo percusso, creio que devo ter andado uns 8 km no mato rsrsrs gastando toda minha técnica bowhunter, e durante a caçada só encontrei alguns fuçados mais recentes na margem do rio, pois eles fuçam em busca de minhocas, mas até as 16 horas não tinha encontrado nenhuma javali, até que de repente o mato começou a mexer mas do outro lado do rio, e fiquei intacto esperando até que era duas capivaras, ai só me restou registrar o momento, cheguei próximo delas e fiz um belo vídeo. Mas a caçada continua fui em busca dos javalis optei em ir para o lugar mais alto para ter uma visão melhor, mas novamente sem encontrar nada, ai percebi que o vento tinha mudado e resolvi ir na trilha da mata onde tem um córrego, e la fui caminhando lentamente até que aproximadamente as 18 horas avistei um javali lindo preto, fuçando na grama, ele de um lado e eu do outro,  estava uns 40 metros dele, mas não tinha como atirar pois tinha alguns arbustos na frente, eu fui lentamente em sua direção até que consegui diminuir esta distância e um bom ponto de tiro, no que levantei o arco e comecei a puxar, provavelmente ele sentiu meu cheiro, pois não tinha vento neste momento mais, mas com certeza ele me percebeu pelo cheiro e começou a caminhar em ritmo acelerado e como eu estava com o arco já ancorado, ele passou  na minha frente uns 15 metros eu consegui acompanhar e atirei, eu simplesmente fiquei observando ele caminhou por uns 30 metros e ajoelhou, ai até que eu fosse no local mais próximo de atravessar o córrego, e fui na sua direção ele tinha conseguido caminhar mais uns 20 metros e deitou.
aposentado

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Qua Maio 02, 2018 9:08 am

Parabéns Mario por mais um abate limpo
E obrigado por compartilhar as suas experiências ricas em detalhes
Um grande abraço.

mario junior

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   Qua Maio 02, 2018 9:51 pm

aposentado escreveu:
Parabéns  Mario por mais um abate limpo
E obrigado por compartilhar as suas experiências ricas em detalhes
Um grande abraço.

obg meu amigo, novamente pelo comentário, ah gosto de mais de dividir as experiências com todos vocês aqui, sempre bom ensinar e aprender algo novo, e cada caçada é um aprendizado diferente rsrsrs como costumo dizer mesmo nos dias que não se vê nada já é um ganho, pois já ficamos mais preparados do que ontem, então nada é perdido, mas em fim gosto muito deste post aqui pois tenho a oportunidade de ajudar os mais novatos e também aprender com os mais experientes que contribuem bastante.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI   

MÁRIO JR BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI
Página 5 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: