ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Novato e primeiras dúvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
jhonrambo

MensagemAssunto: Novato e primeiras dúvidas   Qui Ago 18, 2016 4:37 pm

Olá pessoal, me chamo Jonanthan e moro em João Pessoa na Paraíba desde criança gosto de tiro com arco, curtia muito filmes, desenhos e nos games se tivesse um arqueiro era eu Laughing
Já faz um tempão que acompanho este fórum, mas só espiando mesmo e quando precisava procurava na busca então surgiu uma dúvida e decidi perguntar a vocês.
a um tempo atrás vendo uns vídeos do youtube decidi fazer um arco de molas, mas abandonei o projeto depois de várias tentativas sem sucesso, ultimamente decidi tentar novamente, fiz um riser e as laminas é bem certo que tente o PVC (existem vários: o comum cinza que dizem que não é bom, o roscável pelo que entendi ele é o schedule 40 dos vídeos gringos tô certo? o aquatherm e o azul de irrigação) pretendo usar todos de várias maneiras hehehehe.

bem mas o arco e o PVC vão esperar um pouco. Aqui na marcenaria, sou metido a marceneiro geek decidi iniciar a produção das peças em madeira (riser e as flechas)

O riser: Confeccionado em Angelim Pedra com 50cm de comprimento.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
depois mando mais fotos dele.

fiz também umas varetas de Jatobá (lí aqui mesmo que Jatobá é boa madeira para flechas) com 9mm de diâmetro.
Fiz 7 varetas.

EIS O PRIMEIRO PROBLEMA:
algumas varetas ficaram bem alinhadas:

mas outras: Crying or Very sad  Crying or Very sad  Crying or Very sad

A DÚVIDA É: como faço pra desempená-las? já tentei com soprador térmico, com água quente, no fogão, vela e elas não desempenam, como faço???

Gostaria da ajuda de vocês, valeu e obrigado pelo espaço Very Happy

PS: desculpem o tamanho to texto, mas geralmente meus textos são grandes mesmo rsrsrs, não perguntei sobre peso, puxada, libras, spine porque já lí bastante a respeito e tem muita coisa aqui, preferi iniciar com as flechas pelo motivo de já ter o material aqui na marcenaria e creio que uma boa flecha é de grande importância no tiro.
ufa, acabou, valeu rsrsrsr.
elisonj

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Qui Ago 18, 2016 5:15 pm

Só força ela com os dedos mesmo pro lado contrário ao lado que ela tá torta.
Força bastante, mas cuidado pra não quebrar!

Geralmente só isso já coloca elas no formato certo.
Se não der, ai teria que tentar com fogo ou com calor e fazer o mesmo processo ( mesmo vc dizendo que já fez).

Eu raramente tenho que esquentar, geralmente só com a mão mesmo já dá um resultado bom. Mas tenta e qualquer coisa posta ai. Wink

jhonrambo

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Qui Ago 18, 2016 5:23 pm

tentei e ela tava quase chegando aí quebrou hauhauauauauhua Razz

mas vou continuar tentando. valeu a dica cheers
Marcos Bispo

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Qui Set 01, 2016 1:03 pm

mergulha ela na agua quente, para amolece-la dps pressione a parte empenada de maneira oposta ao empeno
jhonrambo

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Sex Set 16, 2016 10:15 am

Voltei, dessa vez com algumas fotos Wink

aqui está o meu arco, ele ficou com 52 polegadas e 24 libras, feito de tubo roscável de 3/4 de polegada com uma lamina de 6mm de Andiroba dentro.
A andiroba é uma madeira macia, pensei em usar jatobá, mas queria um arco leve pra aprender, já que estou dando os primeiros passos.

as penas de EVA estavam rasgando muito facilmente depois de alguns disparos então fiz esse rest e elas agora demoram um pouco mais pra rasgar, aceito qualquer dica com relação a isto, pois acho que esse não ficou bom ou correto.

Fiz mais varetas em jatobá, estou deixando elas com 7mm de diametro e 28 polegadas, já disparei muitas e acho que está bom, mas como não tenho niguém por perto pra me orientar vai assim mesmo.

E agora todas retinhas, como o Edson me ensinou, esquento com o soprador de vou forçando pro lado contrário até elas ficarem retas

As penas de EVA, eu esquento no soprador e prenso entre duas madeiras para ficarem mais finas, depois corto e colo nas flechas. dão até uma boa resistencia, pensei que não seriam boas.

mas depois de uns 20 ou 30 disparos tenho que trocar a pena que fica voltada para baixo, porque ela rasga

tentativa de fazer um helical flechting geek

as pontas fiz de ferro, as de treino com varão de 10mm, faço um furo com broca 6mm de no esmeril eu vou gastando até fazer a ponta e corrigir alguma imperfeição. as de treino ficaram entre 77 e 93 grains (5 ou 6 gramas). as de caça faço com barra chata, corto e afio as pontas, esqueci de pesar mas estão na média de 110 grains, vi que dá pra fazer com colher tbm, depois testo.

aqui é onde estou testando o arco e as flechas, minha intenção é acertar o saco cheio de pó entre 10 e 12 metros, mas como podem ver a parede é um alvo maior Embarassed Laughing Laughing

Bem, por enquanto é isso, estou aprendendo, então podem falar a vontade, aceito críticas muito bem Smile

jhonrambo

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Sex Set 16, 2016 10:18 am

ainda vou medir o spine das flechas, já estou lendo sobre isso aqui.
jhonrambo

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Sex Set 16, 2016 10:19 am

e as flechas ficaram com 540 grains depois de prontas e com as pontas.
elisonj

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Sex Set 16, 2016 10:21 am

Por vc estar começando está ótimo!

Parabéns!

jhonrambo

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Sex Set 16, 2016 10:26 am

Obrigado Elisson, ví videos seus no youtube e tenho aprendido com eles.
você tem alguma dica com relação a este Rest?
elisonj

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Sex Set 16, 2016 10:44 am

jhonrambo escreveu:
Obrigado Elisson, ví videos seus no youtube e tenho aprendido com eles.
você tem alguma dica com relação a este Rest?

Tenho uma além do Rest:

Use penas naturais.  Twisted Evil

Vai te poupar bastante esforço e mão de obra.
EVA até quebra um galho, mas é bem descartável.

No site plumas e penas vc encontra umas penas meia boca que já vão ficar bem melhor que essas ai, e vão durar bem mais independente de rest ou não.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Uns 100 gramas vai custar uns 10, 15 contos e dá pra vc fazer umas 10, 15 flechas.

A meu ver, é mais vantagem que ficar se matando com materiais aleatórios.
Wink

Abs

jhonrambo

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Sex Set 16, 2016 11:01 am

certo, eu tenho muito eva aqui, umas 100 penas já cortadas, mas vou comprar umas dessas que você mandou e enquanto chega eu vou usando as de EVA mesmo.
Realmente, já testei, Vinil, fita isolante, crepe e parei no EVA, até agora foi o que deu melhor resultado.
mais uma vez obrigado.
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Sex Set 16, 2016 3:05 pm

CAra parabéns, seu arco ficou muito bacana, e um arco mais fraco é o ideal pra começar, suas flechas estão bacana também, poderia postar uma foto da sua trefiladeira?
E quanto ao rest e as penas entortando em quanto não chega as penas naturais experimenta empenas as flechas de maneira que nenhuma pena pegue no rest, ou seja invés da pena guia bater no rest ela vai passar ao lado dele e só a haste vai deslizar no ret isso vai te ajudar até nos disparos, mas estou com o elison penas naturais são melhores.
jhonrambo

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Sex Set 16, 2016 4:16 pm

Obrigado Danilo, então a principio queria fazer ele com pelo menos 30lbs, mas depois que ficou mais leve, fui ler e ví que seria melhor pra inicio mesmo, rsrsr
as penas já tô procurando por aqui, espero em breve fazer os testes com elas, não é nem a pena guia que bate no rest é a pena que fica voltada para baixo, a lateral dela (por causa do angulo) bate na lateral do rest, mas é testando e aprendendo, vou tentar colar com um angulo mais aberto pra ver.

Bem, a minha trefiladeira... não tenho uma aqui na marcenaria eu corto as madeiras na serra circular e depois vai pra essa lixadeira de bancada:

eu uso uma madeira como batente que pressiona a haste contra o disco, assim lixa os lados por igual e a peça fica toda com o mesmo diametro.
Note que lá na parte de trás, onde a haste entra, é mais aberto, isso serve para que a peça seja gasta aos poucos, se não a madeira fica toda irregular.

posso deixar com o diametro que quiser, sem precisar de fresas ou gabaritos, simples, se você quiser eu posso gravar um video depois dela funcionando.

valeu!
elisonj

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Sex Set 16, 2016 4:33 pm

Genial.

cheers cheers

jhonrambo

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Sex Set 16, 2016 5:22 pm

Obrigado Elison, acho que resolvi o problema do rest, ele estava muito junto da "parede" do riser e quando a pena passava ficava imprensada entre os dois e terminava deformando e por fim rasgando, o que fiz foi deixar uma folga maior fastando o rest para fora, ainda faltam outros testes, mas os que fiz com as flechas que tinha elas não sofreram tanto dano.

lógico que pretendo usar as penas naturais ainda, sei que é de longe a melhor alternativa.
jhonrambo

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Sab Set 17, 2016 2:52 pm

Olá, estava conversando com meu pai a respeito das penas naturais e hoje quando fui na casa dele, ele me disse que tinha ido comprar algumas coisas na feira livre achou algumas penas, são estas:

pelo que lí as de perú são melhores, aí tem de galinha, galo, guiné, rsrsrrsrsr

depois vou preparar algumas flechas com elas pra testar.

danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Seg Set 19, 2016 8:25 am

o rest tem que estar alinhado com a corda, se vc ficar movendo ele pra esquerda ou direita seus disparos vai sair fora do seu ponto de mira, o que tem que mudar são as penas, e o angulo de empenar é sempre o mesmo 120º ou tu faz um rest com escova de dente que fica bom.

Muito bacana o jeito que tu faz tuas flechas eu fiz um torno pras minhas flechas nesse estilo

Tem esse modelo do lourival que funciona também.

Já que tu tem uma marcenaria a sua disposição, aproveita e capricha nas coisas rs, se tiver itaúba ou cambara a sua disposição mete bronca que elas dão ótimas flechas
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Seg Set 19, 2016 8:29 am

Sobre penas, as da asa do pato dão certo, mas o ideal mesmo é tu conseguir de ganso, na falta delas até pena de pombinha serve kkk, porém essas penas mais moles não durão muito e ao meu ver não valem o trabalho
jhonrambo

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Seg Set 19, 2016 8:37 am

Ok Danilo, obrigado pelas dicas, vou procurar essas madeiras, por hora o que tenho aqui é o Jatobá e Andiroba, é o que estamos trabalhando no momento, quanto ao rest, depois que eu mexi nele os meus agrupamentos deram uma melhorada, será que ele estava desalinhado e sem querer eu alinhei? rsrsrsrsr
Razz
essas ferramentas para fazer flechas com formão eu tentei fazer umas 2 vezes e elas sempre quebravam as varetas, aí parti para a lixadeira e é o que tenho usado até agora.

Estive lendo sobre as penas e tem que ser as penas da ponta da asa e tal, por hora eu continuarei com EVA, que é o que eu tenho aqui, e trocar uma pena a cada 30 disparos não parece tão mal kkk, quando eu conseguir penas decentes eu faço os testes com elas.

Obrigado pelas dicas.
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Seg Set 19, 2016 11:32 am

Cedro também da flecha boa, quanto ao rest se a pena esbarra nele a flecha sai sem direção certa mesmo, não tem milagre que de jeito nisso, esses torninho com lamina tem o jeito certo de cortar a madeira eu mesmo coloco o formão de lado ai come até bem, mas lógico que não da 100%, já que tu tem uma lixadeira de disco pq não faz um guia pra madeira entrar girando numa furadeira o desbaste seria mais rápido e ficaria muito bom
jhonrambo

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Seg Set 19, 2016 12:16 pm

é uma ideia boa essa da furadeira Very Happy
o rest estava desalinhado com a corda, agora as penas de eva não batem mais nele, rsrsrs era falha do arqueiro mesmo.kkkkkkkk
jhonrambo

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Seg Set 19, 2016 6:31 pm

fazendo minhas pesquisas encontrei varios videos de pvc bows do backyard bowyer, o cara é bom no que faz, tanto em arcos de pvc como em peças forjadas em aço.

encontrei também o wagner que faz e vende seus arcos, tentei contato com ele mas sem sucesso, não respondeu. vocês conhecem alguém que faz arcos de pvc e como dão aquele acabamento perfeito nos arcos sem quebrar a tinta durante o uso?

tô procurando, mas só encontrei eles mesmo.
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Ter Set 20, 2016 8:27 am

pvc não é minha praia, mas o contato do wagner é facil só entrar no facebook dele que ele responde.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
jhonrambo

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Ter Set 20, 2016 8:30 am

Eu falei com ele pelo whats, ele não respondeu, vou tentar de novo, acho que como ele vende os arcos não quis me passar as dicas, será??? Crying or Very sad

eu queria saber o que ele usa de material nacional, pq até agora só tenho referencia dos videos gringos.
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Ter Set 20, 2016 2:11 pm

talvez ele não passe as dicas, mas o elison talvez saiba algo a respeito, aguarde até ele aparecer novamente.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Novato e primeiras dúvidas   Hoje à(s) 4:06 am

Novato e primeiras dúvidas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» NOVATO NO PB
» Novato no mundo das duas rodas!
» SRAD 750 - Novato nas superesportivas
» novato
» Primeiras impressões e DÚVIDAS, muitas DÚVIDAS

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: