ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Uma A J U D A para os novatos/leigos. Espero de curtam!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
arkantosg3



Mensagens : 15
Data de inscrição : 03/08/2016
Idade : 26
Localização : Goiânia

MensagemAssunto: Uma A J U D A para os novatos/leigos. Espero de curtam!!!   Sex Ago 12, 2016 8:10 pm

Bom Galera, como já falei outras vezes, sou novo na área. Sendo assim, possuo muitas dúvidas e sempre procuro saná-las pesquisando aqui nos tópicos ou no google msm.  Acontece que, provavelmente muitos tem as mesmas dúvidas como eu, e assim, parte delas é sobre os componentes de um arco, nomes e suas funções, assim também como talvez o passo-a-passo para pegar a postura correta e os passos para se poder atirar. Então fiz esse tópico, mas que, de alguma forma ajude outros novatos como eu.

Uma de minhas primeiras dúvidas, e sendo a mais complicada, foi saber todos os componentes possíveis de um arco, revirei altos sites a procura, até que achei o que vou postar aqui.

OBS: Se for um posto repetido ja peço desculpas!

Vamos lá...

Arco Recurvo



Arco Composto



Descrição de alguns componentes e suas funções

Cordas
As cordas para os arcos, antigamente feitas com linha encerada ou linho, evoluíram para materiais sintéticos, como o poliester (Kevlar, Dacron).

Flechas
As flechas podem ser de madeira, alumínio, carbono ou alumínio/carbono. O tamanho, peso e flexibilidade apropriadas são importantes para o tiro. A escolha da flecha adequada depende, principalmente, da puxada e potência do arco.

Estão à disposição diversos tipos de pontas para as flechas. Dependendo do tipo de tiro (field, outdoor, indoor, etc.) as pontas poderão ser diferentes.

As penas podem ser de tamanhos, materiais e formas diferentes. Sua função é dar estabilidade de vôo da flecha.
Os nocks ou rabeiras, são responsáveis pela fixação da flecha na corda do arco.


Button
Equipamento que serve como um botão de pressão. Sua função é absorver o impacto da flecha no arco logo após a largada (saída da flecha) e ajudar na estabilização da flecha para o vôo.

Rest
Equipamento que serve de apoio da flecha no arco.

Estabilizador
Haste ou conjunto de hastes de diversos materiais (alumínio, carbono) com a função de estabilização do arco. Basicamente funcionam para tirar a vibração da.

Mira
Equipamento de precisão de mira. Fica presa na empunhadura do arco. Para os arcos composto trabalha em conjunto com o scope, que é uma lente de aproximação do alvo.

Braçadeira
Protetor de antebraço. Serve para evitar que a corda atinja o antebraço após a largada da flecha.

Pulseira (sling)
Aparato que serve para manter o arco junto à mão após o momento da largada. Prende o arco junto ao punho ou antebraço do arqueiro.

Dedeira
Utilizada para arcos recurvo e tradicional. Equipamento confeccionado em couro que serve para proteger os dedos no momento da largada da flecha.

Gatilho
Utilizado em substituição à dedeira nos arcos compostos. Propiciam um disparo mais preciso.

Aljava
Bolsa de couro, tecido ou plástico que se prende à cintura e onde são colocadas as flechas. Para competições field muitos arqueiros preferem uma aljava presa nas costas.

Fonte: http://cbtarco.org.br/index.php?pg=e_equipamentos

https://arcoeflechace.com/para-iniciantes/tipos-de-arco/

_________________
Magno

"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abraham Lincoln
Voltar ao Topo Ir em baixo
arkantosg3



Mensagens : 15
Data de inscrição : 03/08/2016
Idade : 26
Localização : Goiânia

MensagemAssunto: Prosseguindo... Dicas sobre postura.   Sex Ago 12, 2016 8:14 pm

TREINAMENTO INICIAL

Um arqueiro poderá iniciar seu próprio treinamento (em caso de não conseguir um instrutor ou não ter acesso a um centro de treinamento) seguindo as instruções contidas neste manual, porém dê total preferência ao centro de treinamento/instrutor se tiver acesso.

Dez itens deverão ser lembrados ao atirar cada flecha, são eles:

1º Postura
Busto na vertical , com afastamento das pernas sobre a linha de tiro de modo a permitir o equilíbrio do corpo. O pé de trás poderá estar ligeiramente recuado ou avançado de modo a proporcionar o equilíbrio, principalmente quando houver vento lateral.


2º Empunhamento do arco
Segurar sem apertá-lo ou apoiá-lo entre os dados polegar e indicador, com a mão aberta, sem enrijecer os dedos, quando usar pulseira. Encaixe no prolongamento do pulso e do braço. Manter o arco na vertical.


3º Braço que segura o arco
Esticado, com o cotovelo girado para fora. Mão no alinhamento do antebraço.


º Dedos de Gatilho
Puxar a corda usando apenas 3 dedos, o indicador, o médio e o anular, encaixando-a na articulação da primeira falange e mantendo a rabeira da flecha entre os dedos indicador e médio. Manter sempre o mesmo, o encaixe da corda nos dedos. Não apertar a rabeira da flecha entre os dedos. Um separador na dedeira é permitido.



5º Posição da Corda
Inclinar a cabeça para o ombro do braço que segura o arco, de modo a alinhar a corda pelo centro do nariz e do queixo, a fim de auxiliar a manter o arco na vertical.



6º Visada da Corda e do Alvo
Visar a corda tangenciando a ponta do visor e manter sempre a mesma posição quando visando o centro do alvo para tiro.


7º Respiração
Deverá estar paralisada a meio em ser trancada. O pulmão não deverá estar nem cheio nem todo vazio.

8 º Largada
Abrir rápido e uniformemente os dedos de gatilho, ao mesmo tempo puxando a mão para trás sem desviá-la para o lado.

9º Braço em Pontaria
Manter o braço em posição de tiro, até ouvir o impacto de sua flecha no alvo. Não tente vê-la em vôo.

10º Dúvida
No caso de estar em dúvida de não haver executado corretamente qualquer dos itens anteriores ou " clic" demorado, desarme, relaxe e torne a armar.
Obs: É essencial que todos os itens sejam repetidos sempre iguais. A variação de um deles modificará o seu tiro. Não tenha pressa em começar a contar pontos, treine-se com calma. De um bom começo dependerá sua forma futura.

Para que um arco possa ser usado necessitamos em primeiro lugar encordoá-lo.
Você pode encordoar o seu arco de dois modos, o convencional ou usando um encordoador.
Pelo convencional você começa por colocar uma das alças da corda em seu local na ponta do limbo inferior, segure o arco pelo limbo superior com a mão esquerda e a outra alça da corda com a mão direita, enfie a perna esquerda entre o arco a corda, apoiando a empunhadura do arco por trás da coxa esquerda e o limbo inferior sobre o peito do pé direito, pressione para a direita o limbo superior enquanto coloca em seu lugar, a outra alça da corda que você está segurando com a mão direita.



Fonte: http://esportesmais.webnode.com.br/products/arco-e-flecha/

_________________
Magno

"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Abraham Lincoln
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ruy



Mensagens : 1969
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : Rio Claro / Assis - SP

MensagemAssunto: Re: Uma A J U D A para os novatos/leigos. Espero de curtam!!!   Sex Ago 12, 2016 8:47 pm

A melhor opção é buscar um técnico.
Caso não tenha, procure as inúmeras literaturas sobre o tiro com arco. A razão de buscar mais fontes de informações é justamente separar e compreender o que é, para você, correto e incorreto.

Não existe uma receita única para o tiro mas existem técnicas consagradas e saber utilizar delas é um excelente caminho.

Um exemplo, a largada deve ser feita relaxando os dedos. A forma agressiva de manter a resistência joga a mão da corda automaticamente para trás. Essa técnica, inicialmente, deve ser feita somente relaxando os dedos e jamais abrindo repentinamente os dedos e puxando a corda para trás.

A colocação da corda sem o encordoador deve ser evitada a todo o custo, principalmente iniciantes. É perigoso e pode causar sérios danos físicos.

Quem estiver começando, evite o vício de tiro e postura. É muito difícil de corrigir mais para frente.

Existem diversos vídeos de instrução no Youtube. Analise com bastante cuidado e veja os detalhes, principalmente em slow motion.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Uma A J U D A para os novatos/leigos. Espero de curtam!!!   Hoje à(s) 12:03 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Uma A J U D A para os novatos/leigos. Espero de curtam!!!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Alerta para os Novatos de Factor, cuidado com o vento forte!
» LINKS DOS PRODUTOS MAIS COMPRADOS NO EBAY - dica para os novatos
» ADESIVO PARA COPA DO MUNDO NO BUGGY...
» UBERLÂNDIA (MG) para CALDAS NOVAS (GO)...
» História para contar para os netos...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: