ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

diferença entre 35 e 40lbs

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
sandro_ventania

MensagemAssunto: diferença entre 35 e 40lbs   Qua Ago 10, 2016 9:53 pm

Olá amigos,

Eu já participo desse fórum a muitos anos, aprendi muito, mas pouco participei.
Bem a algumas semanas atrás, em um passeio, fui em um lugar que tinha tiro com arco...paguei pra experimentar 10 flechas, arco recurvo.
O cara me deu um arco de 35lbs, fiz 5 disparos, achei o arco muito fraco, puxava com minimo esforço...e os tiros ficaram bem inconsistentes.
Perguntei se ele tinha outro arco, ele então me deu um outro, menor, mas com 40lbs.
Nesse sim...senti um arco forte, eu puxava tranquilo, mas sentia que não daria pra ficar muito tempo com ele retesado...até pela falta de costume.
Os tiros melhoraram consideravelmente, consegui um grupamento, mesmo que longe do centro.
Bom...a dúvida é a seguinte...a diferença de apenas 5 libras (35 pra 40) é tão perceptivel assim? Quase gritante?
Minha esposa atirou com um de 25lbs. O de 35 ela conseguiu puxar, o de 40 não.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: diferença entre 35 e 40lbs   Qua Ago 10, 2016 10:38 pm

Sim. A diferença é grande, principalmente em treino longo.

Os arcos recurvos de competição permite um ajuste de +- 5 a 8% no peso de puxada.
O parafuso da lâmina permite mais ou menos peso em relação ao marcado na lâmina.
Na prática isso dá uma variação de 10 libras para mais.

Isso é importante para regular o arco, principalmente a consistência de voo das flechas.

Quanto ao arqueiro o fato é que se começa com um arco pesado, aprende errado.
Tem muito corcunda de notre dame na arqueria nacional por começar com arco pesado demais.
Aprende puxar a corda todo retorcido e adquire a capacidade de acertar o alvo mesmo todo torto.

Na minha opinião o pior tipo é o arqueiro de composto que não tem força para puxar a corda corretamente.
A flecha deve estar sempre paralela ao chão. Alguns por vício de mau treinamento puxa apontando para cima.
Se por uma falha do equipamento ocorre o lançamento a flecha pode voar por 200 a 300 metros e causar acidente.

Isso aconteceu um uma competição oficial na Europa. Um arqueiro com vícios fez puxada alta.
Por falha (ou do arqueiro ou do gatilho) a flecha foi lançada e acertou uma pessoa muito distante do local.
Por isso hoje esse tipo de vício é pesadamente cobrado em competições. Cartão vermelho.

Independente da força do arqueiro é necessário começar com um arco leve.
No clube toda vez que alguém está inconsistente, sai da linha de tiro, pega uma borrachinha.
Tem que aprender fazer todos os movimentos com a borrachinha de látex, que não pesa nada.

Eu participo de competições com um arco regulado em 42 lbs na minha puxada.
Participando de uma clínica para corrigir postura e detalhes menores usei um arco de 20 lbs.
sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: diferença entre 35 e 40lbs   Qua Ago 10, 2016 11:05 pm

Na verdade amigo, eu fiquei com a sensação de que fui enganado, pois a diferença era muito grande.
Não sou forte, mas em uma escala de 0 a 10 eu diria que o esforço para armar o arco de 35lbs foi...2. E o de 40lbs 7.
Sei que deve-se começar com arco leve para aprender, falam em coisa de 20 a 25lbs...poxa, mas nem os arcos que eu fazia de bambu com 10 anos era tão fraco como esse de 35lbs...kkkkk!
Ele era maior que o de 40lbs...não seria o caso dele ser grande pra minha puxada e por isso eu não estava trazendo ele até sua potencia nominal?
Tenho 1,72m...puxada fica lá pelos 28,5.
VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: diferença entre 35 e 40lbs   Qui Ago 11, 2016 12:12 am

Vou dar um pitaco, eu tinha um recurvo com laminas SF Premium Carbon 40# de 68" e meu amigo tinha um Martin jaguar 40# de 60", quando eu puxava a corda do meu arco parecia que ele tinha 10lbs a mais pois desde o início da puxada elas já eram mais duras e no arco dele parecia ridiculamente fácil de puxar, começava macio e so começava a pesar no final próximo da ancoragem. O que quero dizer com tudo isso é que pode ser que tenha testado arcos de materiais muito diferentes, deduzo eu que laminas de madeira são menos lineares por isso o peso so aparece mais próximo da ancoragem, tanto que o arco dele era menor e com brace menor com tudo para ser mais rápido e os tiros sempre pareciam mais lento.

Caso alguém que entenda mais gostaria de saber pois sempre ouvi falar que laminas de madeira eram mais duras.

Edit: na minha opinião 5 tiros com cada arco nem tem como considerar agrupamentos.
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: diferença entre 35 e 40lbs   Qui Ago 11, 2016 5:17 am

Sim, faz MUITA diferença. Eu peguei há algum tempo um dakota de 30# pois a ideia seria atirar o dia todo sem cansar.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
Thiago Guerreiro

MensagemAssunto: Re: diferença entre 35 e 40lbs   Qui Ago 11, 2016 2:43 pm

Permita-me fazer uma pergunta.

Se 2 arcos com a mesma potencia (um é mais fácil puxar que o outro) isso significa que a potencia do mais fácil pode ser menor que a potencia do mais difícil?

Ao meu ver (como leigo que sou) quanto mais difícil a puxada mais "forte" será o tiro? É isso ou não necessariamente? (tomem como parâmetro arcos recurvos).
sandro_ventania

MensagemAssunto: Re: diferença entre 35 e 40lbs   Qui Ago 11, 2016 5:16 pm

Thiago,

Eu acredito que 2 arcos da mesma potencia na mesma puxada, deveriam ter a mesma dificuldade.
Agora... um pode ser mais veloz que o outro e isso sim, faria uma grande diferença na eficiencia do tiro, tanto pra caça, quanto para a distancia.
Esse é um parametro que deveria vir sempre nas caracteristicas dos arcos, não só tamanho e potencia da puxada.
Eu sou leigo...tenho muito que aprender, antes de comprar meu primeiro arco.
Roberto de Souza

MensagemAssunto: Re: diferença entre 35 e 40lbs   Qui Ago 11, 2016 9:09 pm

A curva de força pode ser diferente entre vários arcos, começando antes ou depois e dando a sensação de um ser mais fácil de puxar que outro.
Os arcos mongóis são um bom exemplo disso.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: diferença entre 35 e 40lbs   Hoje à(s) 4:31 pm

diferença entre 35 e 40lbs
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Diferença entre "Justo" e "Correto"
» [DICA] Diferenças entre OHV e OHC
» Real diferença entre 1.8 16v e vts 2.0 16v
» Diferença entre modelos pcx 2011 e 2012
» Diferença entre a XT 600 e a XT600E