ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
EVC

MensagemAssunto: Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento   Sex Ago 05, 2016 12:23 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Como eu estava dizendo há algum tempo... Não dá nem pro cheiro.

O que irrita são essas manchetes sem a menor base na realidade. Sad
Ruy

MensagemAssunto: Re: Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento   Sex Ago 05, 2016 5:05 pm

Otimismo é diferente de ufanismo.
EVC

MensagemAssunto: Re: Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento   Sex Ago 05, 2016 6:07 pm

Nem com muito otimismo. Seria necessária uma combinação incrível de sorte, junto com azar dos caras lá do topo, para eles irem além das oitavas, quanto mais chegarem às (semi-)finais.

EVC

MensagemAssunto: Re: Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento   Qui Ago 11, 2016 6:51 am

O "menino prodígio" caiu na primeira contra o mais fraco dos americanos. O Bernardo conseguiu ir para a próxima etapa onde também parou.

Em compensação...

Sem surpresa em relação à Sara e à Marina que são fraquinhas (embora estejam entre as melhores no Brasil) mas a Anne Marcelle ainda está no páreo. Tudo bem que ela bateu, por enquanto, mulheres que foram mais fracas. Não lembro de ter visto manchetes bombásticas em relação a ela.
Thiago Guerreiro

MensagemAssunto: Re: Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento   Qui Ago 11, 2016 2:53 pm

Bom... o "melhor, melhor do mundo" foi eliminado nas oitavas de final no individual (apesar de ter ganho ouro no por equipes) ele deu péssimos tiros no individual, acertando inclusive de 7 pontos.

Quanto aos brasileiros, vou ser bem sincero. Me apaixonei e entrei no esporte a poucos meses...

Cara o BRASIL é HORRÍVEL! Desculpe se alguém pegar mal com isso mas são ruins... (RUINS PARA NÍVEL OLÍMPICO).

Alguns fatores que eu analisei. 1º As marcas dos arcos utilizados são HYOT (maioria) e W&W (minoria). O fato é que os brasileiros tem uma qualidade de equipamento igual todo mundo (os mais tops, não tinha ninguém com meu SF OPTIMO Lá rsrsrs).

Os caras VIVEM para arquearia, só fazem isso. Já foram treinar lá fora (Europa, Coreia do Sul...)
A competição foi no Brasil local em que eles estão habituados ao clima e ambiente.

Então, QUAL A DESCULPA???

Sério, tem gente aqui no fórum que deve atirar melhor. Sem nenhuma constância de tiro... Raros 10, poucos 9, vários 8 para baixo...

Se o cara tivesse que ir trabalhar e sobrasse pouco tempo para o treinamento ou se o equipamento fosse inferior...ok... MAS NÃO. Eles tem o melhor equipamento do mundo e vivem para atirar...

Em fim minha opinião... Espero que o esporte se popularize e que destaques venham surgir...
EVC

MensagemAssunto: Re: Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento   Qui Ago 11, 2016 5:36 pm

Thiago Guerreiro escreveu:
Bom... o "melhor, melhor do mundo" foi eliminado nas oitavas de final no individual (apesar de ter ganho ouro no por equipes) ele deu péssimos tiros no individual, acertando inclusive de 7 pontos.
Isso que torna os esportes em geral interessantes, sempre há espaço para surpresas.

Thiago Guerreiro escreveu:
Então, QUAL A DESCULPA???

Sério, tem gente aqui no fórum que deve atirar melhor. Sem nenhuma constância de tiro... Raros 10, poucos 9, vários 8 para baixo...

Primeiro, eles não tem necessidade de se desculpar. Eles são os melhores do Brasil, ninguém do fórum deve atirar melhor, acredite. Eu participo de competições e acompanho os resultados e esses caras realmente são os que pontuam melhor na modalidade. O problema é que o melhor deles ainda é insuficiente em nível internacional, tecnicamente falando e ainda há o fator psicológico que pode explicar a sua má impressão.

Não olhei quem competiu nas provas internacionais em que o Bernardo Marcus foi bem mas aposto que os do topo do ranking escolheram não participar dessas provas e usá-las como descarte. Ou o Bernardo Marcus estava inspirado nessas provas mas o esporte requer consistência.

A princípio houve acertos no tiro com arco nos últimos quatro anos. O pessoal seguiu uma metodologia e houve investimento nos atletas e infraestrutura. Não dá para esperar resultados em tão curto espaço de tempo. Note que nos esportes em que o Brasil se destaca houve um investimento de muitos anos, a começar pelos próprios atletas, que normalmente começam muito jovens e demoram bem mais que o tempo entre duas olimpíadas para atingir um desempenho digno de podium.

O tiro com arco olímpico é um esporte de pouquíssima adesão no Brasil. É difícil de achar verdadeiros talentos como em outros esportes mais populares e a gente tem de se virar com o que está disponível no momento, que pode não ser suficiente.

Há outros fatores que não convém mencionar em um fórum aberto mas é preciso fazer justiça, pelo menos algumas coisas certas foram feitas no nosso esporte.

Abs.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento   Sex Ago 12, 2016 9:53 pm

Fui lá ver a Ane Marcelle atirar. Já havia comprado os ingressos da final feminina com antecedência em detrimento da final masculina pelo fato de achar que as mulheres, pela desvantagem da força física, compensam pela técnica mais aprimorada. Queria ver a Misun Choi, Ki Bo Bae, Tan Ya Ting entre tantas outras...
Há algum tempo Ane Marcelle tem se despontada como a melhor do Brasil mas ainda falta um algo a mais para rivalizar com as top do mundo. Eu até diria que faltou "pouco" para ela bater a veterana britânica Folkard e passar para as quartas de final. Tá certo que ia pegar a coreana medalha de ouro mas dava para ter chegado mais.
Um excelente controle mental é um dos fundamentos para competições de alto nível. Ela cometeu erros "bobos" para quem está acostumada a acertar 8, 9 e 10. Se (o sempre se) mantivesse o controle, acertaria no 8 e avançaria mais um degrau.

As coreanas Chang Hye Jin e Ki Bo Bae, quando colocadas sob pressão, erram algumas vezes mas recuperam rapidamente o estado mental e mantém uma excelente consistência. Acredito que aqui está um grande segredo.

Estava ventando muito e os tiros atingiam fora do 9 e 10 que a coreana Misun Choi (número 1 na fase de classificação) estava acostumada. Isso a desestabilizou e ela não conseguiu obter o desempenho acostumado sendo batida com relativa facilidade pela mexicana Alejandra Valência (muito bem preparada) por 6-0.
Eu sempre acreditei que a falta de expressão no rosto da Choi era algo muito poderoso para não ser abatida emocionalmente. Mas não foi isso que vi ontem.

Ki Bo Bae, quando colocada sob extrema pressão e visivelmente irritada com os tiros desviados pelo vento, contra Alejandra Valência, valendo a medalha de bronze, respondeu na última série com um triplo 10. Depois de vencer ela caiu no choro como nunca havia sido visto, tamanho era o stress mental.
O mesmo aconteceu com a Chang Hye Jin que na última série fez 9-10-10, ganhando medalha de ouro.

Devemos estar sempre preparados para as adversidades. Quantas vezes já aconteceu de você treinar bem num determinado tipo de alvo e chegar na competição e ver um outro tipo de alvo e ter um desempenho sofrível. Ou mesmo atirar em condições de falta de iluminação, vento, chuva etc. Conhecer uma parte do Sambódromo (onde foram realizadas a fase de classificação) não significava que o vento teria o mesmo comportamento onde foram realizados os mata-matas.
Diante dos problemas, a rápida recuperação mental é semelhante à situação descrita por Darwin, sobrevive não o mais forte mas o que mais rapidamente se ajusta ao ambiente.

Também chama bastante a atenção a importância que os grandes vencedores dão aos treinos. Treina-se até a exaustão, mesmo entre os intervalos curtos do mata-mata estão lá atirando na área de aquecimento. Repetem os gestos incessantemente durante os intervalos dos tiros sempre mentalizando o que deve ser ajustado. Treino, mentalização, controle emocional, técnica apurada e mais treinos. O ambiente competitivo (durante a seletiva nacional), inúmeros praticantes e vontade de vencer sempre.

EVC

MensagemAssunto: Re: Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento   Sab Ago 13, 2016 9:42 am

E mesmo assim não garante o pódio. Ou o topo dele. Eu achava que o Ellison seria prata ou ouro e, no entanto, ele teve de se contentar com o bronze.

Tanto ele como os os coreanos que chegaram ao topo (provavelmente o holandês e o francês que levou a prata) estão fazendo isso há muito tempo e não obtiveram resultados com pouco tempo de esporte e treino. Não dá para ter resultados expressivos em um esporte em poucos anos, há uma longa gestação que requer um trabalho muito sério de todos os envolvidos.

Abs.
ENIO MONTARDO

MensagemAssunto: Re: Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento   Sab Ago 13, 2016 9:42 am

Quando entrevistado pela tv um nadador brasileiro esperança de medalha que não conseguiu ficar entre os 3 disse: Não era pra ser....Deus não quiz,ele é que dita tudo.
Me pergunto; qual seria o critério dele ao distribuir as medalhas???
Discurso de perdedor...o que existe é capacidade,foco , meta e pra atingir isso é necessário treino,treino,treino e mais treino.

"...Não basta para ser livre ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude,acaba por ser escravo..."
EVC

MensagemAssunto: Re: Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento   Sab Ago 13, 2016 11:40 am

ENIO MONTARDO escreveu:
Quando entrevistado pela tv um nadador brasileiro esperança de medalha que não conseguiu ficar entre os 3 disse: Não era pra ser....Deus não quiz,ele é que dita tudo.
Me pergunto; qual seria o critério dele ao distribuir as medalhas???
Discurso de perdedor...o que existe é capacidade,foco , meta e pra atingir isso é necessário treino,treino,treino e mais treino.

Mesmo sendo cristão eu creio que Deus tem coisas mais importantes a fazer do que dar uma mãozinha para o atleta ganhar.

Treino é essencial mas acho que o que distingue quem está no topo também é talento. Em minha opinião talento é necessário mas não suficiente. Sei que essa é uma discussão polêmica mas acho que há muito mais evidências indicando que o talento distingue um cara muito bom de um cara excelente, supondo que os dois tenham o mesmo treino (e treino correto).

Abs.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento   Seg Ago 15, 2016 9:42 pm

EVC escreveu:

Tanto ele como os os coreanos que chegaram ao topo (provavelmente o holandês e o francês que levou a prata) estão fazendo isso há muito tempo e não obtiveram resultados com pouco tempo de esporte e treino. Não dá para ter resultados expressivos em um esporte em poucos anos, há uma longa gestação que requer um trabalho muito sério de todos os envolvidos.

Depois que o garoto Gael Prevost (uma das maiores promessas do tiro com arco na França) abandonou o esporte em 2013, outros arqueiros rapidamente ocuparam a lacuna (existem mais de 70.000 filiados) e um deles foi Jean-Charles Valladont que ganhou a medalha de prata. É uma carreira que quase 20 anos de treinos e torneios de alto nível. Tiro com arco demora mesmo...

A seletiva é extremamente difícil e poucos são convidados a treinar no Insep com treinadores qualificados. Mas a seleção é feita de forma muito democrática (todos podem participar) e extremamente transparente (quase não há contestações).
EVC

MensagemAssunto: Re: Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento   Ter Ago 16, 2016 6:38 am

Ruy escreveu:
(existem mais de 70.000 filiados) e um deles foi Jean-Charles Valladont que ganhou a medalha de prata. É uma carreira que quase 20 anos de treinos e torneios de alto nível. Tiro com arco demora mesmo...

I rest my case. Smile Acho que se tivermos 400 federados no Brasil (recurvo olímpico), será muito. E a esmagadora maioria faz o esporte por lazer, sem grandes pretensões.

Uma curiosidade que tenho é sobre o México. Porque os mexicanos geralmente têm um ou dois com pontuação alta  em olimpíadas.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento   Qui Ago 18, 2016 3:32 pm

Eu fiquei ao lado da torcida do México (Alejandra Valencia), grande e barulhenta, e fui até cumprimentada pela mãe dela. Very Happy Achou que eu era parente do treinador do México (o coreano Lee Wong).

FabioRJRJ

MensagemAssunto: Re: Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento   Sex Out 07, 2016 10:04 am

EVC escreveu:

I rest my case. Smile Acho que se tivermos 400 federados no Brasil (recurvo olímpico), será muito. E a esmagadora maioria faz o esporte por lazer, sem grandes pretensões.

Olá!
Sou novo por aqui e ainda "estudando" o Tiro com Arco.

Mas sou do Tiro Esportivo olímpico há 35 anos (Carabina 50m e 10m) e fui da equipe do Brasil por mais de 20.

Vejo que as dificuldades são as mesmas.

Mas penso que muito de nossas dificuldades vêm justamente da falta de gente a fim de fazer o esporte olímpico. E daí então vem a "cobrança" aos poucos abnegados que mesmo profissionais não conseguem "atender" nossas expectativas e toda uma sorte de lamentos.

Esportes "caros" e individuais como os Tiros (Esportivo e Arco) tem milhares de praticantes pelo nosso imenso Brasil. Mas por que então não avançamos nas Modalidades Olímpicas?

Massificar estes esportes passa principalmente por FACILITAR a prática:

1 - Desburocratizar e eliminar impostos de importação para maior acesso ao equipamento por mais e mais pessoas.
2 - Estruturar o esporte de forma a atrair MUITOS amadores, diminuindo custos de filiação e participação, ainda mais num país imenso como o nosso.
3 - Evitar que o ensino da técnica ser torne uma barreira. Note que ensinar profissionalmente é muito bem vindo, mas isto não pode impedir que as pessoas tenha um acesso mais livre à pratica e naturalmente os "melhores" vão buscar o aprimoramento que os permita serem mais competitivos.
4 - Difundir mais e mais o esporte olímpico.
5 - Entender que as pessoas são diferentes. É possível fazer, curtir, competir e se aprimorar SEM que se tenha "pretensões olímpicas" ou seja, atirar por puro prazer, estimular as competições como eventos para agregar atiradores, com festa, com lojinhas, com medalhas, que vai atrair os atiradores pelo prazer do encontro e de medir sua forças. Naturalmente dentro deste caldo, vão surgir os que vão ter as pretensões olímpicas e vão buscar as condições para evoluirem neste sentido.

Existem uma certa "impressão" principalmente por quem está fora do esporte, que "Ah tá, não vou fazer um esporte olímpico porque não tenho tempo para treinar", ou " já estou velho pra esporte olímpico" e coisas do tipo.

Mudar a forma de encarar o esporte olímpico como "obrigatoriamente" ser de alto nível é uma barreira que precisa ser derrubada para deixar os "simples mortais" curtirem também.

Outra coisa que é preciso lembrar: QUANTOS E QUANTOS atletas de altíssimo nível existem na Coréia, EUA e qualquer outro expoente do esporte, loucos para vencerem as suas seletivas e consquistar um lugar no Olimpo, tornando nada fácil a vida dos que estão no topo dos seus rankings e portanto mantendo o nível altíssimo? E aqui no Brasil? Quantos existem concorrendo por lugares na equipe?

Por isso eu valorizo muito nossos atletas. Vão lá, vão competir, não importa o quão atrasados possamos ser, esta chama tem que estar sempre acesa.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento   Hoje à(s) 10:18 pm

Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Cuidado se algum motoqueiro bate em você
» tiro aos pratos
» TIRO AOS PRATOS
» Mais um lobo-ibérico abatido a tiro
» Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Tiro ao Alvo/Target-