ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Soltar os parafusos que prendem as lâminas de uma balestra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
TCBR00

MensagemAssunto: Soltar os parafusos que prendem as lâminas de uma balestra   Dom Maio 29, 2016 12:57 pm

Olá pessoal.
Não é de hoje que venho me perguntando se, assim como nos arcos compostos, é possível fazer regulagens de peso de puxada em uma besta atual. De fato, já fiz uma pergunta à respeito deste assunto num fórum americano de balestras, mas ninguém até hoje conseguiu me responder com clareza o motivo pelo qual não podemos fazer esses ajustes em nossas balestras. Eu não estou falando de aliviar as lâminas a ponto de tirar as cordas e cabos, mas sim de reduzir um pouco o peso.
Se vocês repararem, muitos modelos de balestras possuem os limb pockets (peça que segura as lâminas, juntamente com o parafuso) rotativos, assim como nos arcos compostos que PERMITEM tal regulagem.
Vejam o exemplo:

Balestra:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Arco composto:

Como podem ver, nos dois modelos temos pockets bem parecidos, que teoricamente possuem a MESMA função.
Vou ressaltar que balestras como Mission MXB, PSE RDX, ManKung MK400 e outras nos dão a possibilidade de soltar os parafusos até que os cabos e cordas se afrouxem, mas nas demais balestras, o que teria de tão diferente para não podermos fazer a regulagem ?
E antes que alguém venha me questionar sobre a necessidade de fazer isso, é pelo seguinte: Vamos dizer que alguém tenha uma balestra de 340 fps e 175lb e queira praticar tiro ao alvo.. Será que realmente necessita de tudo isso para apenas acertar o alvo? No caso de um arco composto, abaixando a potência você até ganha mais durabilidade do conjunto de cordas, pois logicamente vai forçar menos, e numa balestra não seria diferente.
Enfim, gostaria que deixassem suas opiniões à respeito deste assunto.

FBSCROSSB

MensagemAssunto: Re: Soltar os parafusos que prendem as lâminas de uma balestra   Dom Maio 29, 2016 3:17 pm

TCBR00 escreveu:
Olá pessoal.
Não é de hoje que venho me perguntando se, assim como nos arcos compostos, é possível fazer regulagens de peso de puxada em uma besta atual. De fato, já fiz uma pergunta à respeito deste assunto num fórum americano de balestras, mas ninguém até hoje conseguiu me responder com clareza o motivo pelo qual não podemos fazer esses ajustes em nossas balestras. Eu não estou falando de aliviar as lâminas a ponto de tirar as cordas e cabos, mas sim de reduzir um pouco o peso.
Se vocês repararem, muitos modelos de balestras possuem os limb pockets (peça que segura as lâminas, juntamente com o parafuso) rotativos, assim como nos arcos compostos que PERMITEM tal regulagem.
Vejam o exemplo:

Balestra:

Arco composto:

Como podem ver, nos dois modelos temos pockets bem parecidos, que teoricamente possuem a MESMA função.
Vou ressaltar que balestras como Mission MXB, PSE RDX, ManKung MK400 e outras nos dão a possibilidade de soltar os parafusos até que os cabos e cordas se afrouxem, mas nas demais balestras, o que teria de tão diferente para não podermos fazer a regulagem ?
E antes que alguém venha me questionar sobre a necessidade de fazer isso, é pelo seguinte: Vamos dizer que alguém tenha uma balestra de 340 fps e 175lb e queira praticar tiro ao alvo.. Será que realmente necessita de tudo isso para apenas acertar o alvo? No caso de um arco composto, abaixando a potência você até ganha mais durabilidade do conjunto de cordas, pois logicamente vai forçar menos, e numa balestra não seria diferente.
Enfim, gostaria que deixassem suas opiniões à respeito deste assunto.

De fato, se pudéssemos regular a potência de nossas balestras, haveria um ganho em polivalência e proteção do equipamento (desgastes desnecessários); agora, não sei se os fabricantes achariam interessante no ponto de vista COMERCIAL: ao invés de você me comprar apenas UMA balestra "multi-uso", eu te vendo uma (menos potente) para tiro ao alvo e, se você precisar de mais potência, vai ter que me comprar outra...ou seja: no fim das contas, eu te vendo DUAS balestras. É apenas uma "achismo" de minha parte, mas diante do mundo em que vivemos, onde o lucro é o foco principal de muita coisa e de muita gente...
Abraço.
TCBR00

MensagemAssunto: Re: Soltar os parafusos que prendem as lâminas de uma balestra   Dom Maio 29, 2016 10:51 pm

FBSCROSSB escreveu:

De fato, se pudéssemos regular a potência de nossas balestras, haveria um ganho em polivalência e proteção do equipamento (desgastes desnecessários); agora, não sei se os fabricantes achariam interessante no ponto de vista COMERCIAL: ao invés de você me comprar apenas UMA balestra "multi-uso", eu te vendo uma (menos potente) para tiro ao alvo e, se você precisar de mais potência, vai ter que me comprar outra...ou seja: no fim das contas, eu te vendo DUAS balestras. É apenas uma "achismo" de minha parte, mas diante do mundo em que vivemos, onde o lucro é o foco principal de muita coisa e de muita gente...
Abraço.

Acredito nessa possiblidade, já que tudo no mundo é assim, inclusive nossa saúde.
Esse assunto, por mais simples que seja, é meio polêmico, pois muitas pessoas e até mesmo fabricantes de balestras afirmam que não se pode fazer tal ajuste. Mas se analisarmos pela lógica, chegaremos na mesma dúvida que cheguei.

FBSCROSSB

MensagemAssunto: Re: Soltar os parafusos que prendem as lâminas de uma balestra   Dom Maio 29, 2016 11:21 pm

TCBR00 escreveu:
FBSCROSSB escreveu:

Abraço.

Acredito nessa possiblidade, já que tudo no mundo é assim, inclusive nossa saúde.
Esse assunto, por mais simples que seja, é meio polêmico, pois muitas pessoas e até mesmo fabricantes de balestras afirmam que não se pode fazer tal ajuste. Mas se analisarmos pela lógica, chegaremos na mesma dúvida que cheguei.

Não pode fazer tal ajuste? se um fabricante pode, outros também podem! Isso só reforça a teoria: "prá que oferecer mais, se a gente oferece pouco e ganha mais dinheiro lá na frente?" É mais ou menos como a história daqueles relógios de plástico colorido, que trocam de pulseira: você compra um kit com várias cores e fica satisfeito, ao invés de hoje comprar um relógio azul, amanhã um relógio amarelo, semana que vem um outro laranja e por aí vai...E o assunto é polêmico sim. Mas olha aí um bom exemplo de que alguma "polivalência" é possível:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
TCBR00

MensagemAssunto: Re: Soltar os parafusos que prendem as lâminas de uma balestra   Seg Maio 30, 2016 11:27 am

FBSCROSSB escreveu:
TCBR00 escreveu:
FBSCROSSB escreveu:

Abraço.

Não pode fazer tal ajuste? se um fabricante pode, outros também podem! Isso só reforça a teoria: "prá que oferecer mais, se a gente oferece pouco e ganha mais dinheiro lá na frente?" É mais ou menos como a história daqueles relógios de plástico colorido, que trocam de pulseira: você compra um kit com várias cores e fica satisfeito, ao invés de hoje comprar um relógio azul, amanhã um relógio amarelo, semana que vem um outro laranja e por aí vai...E o assunto é polêmico sim. Mas olha aí um bom exemplo de que alguma "polivalência" é possível:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Então, mas essa Kodabow aí é oferecida nesses diferentes pesos, e não regulável. Ela é basicamente igual os arcos compostos, que têm versões de 60,50,40 libras e por aí vai. O que realmente me intriga são as bestas compostas, que possuem o mesmo pocket de um composto regulável e não podem ser reguladas, e ninguém sabe dizer o por quê, nem mesmo os americanos.

fabiomic

MensagemAssunto: Re: Soltar os parafusos que prendem as lâminas de uma balestra   Seg Maio 30, 2016 12:13 pm

Posso estar errado, mas penso diferente, para ancorar um arco o arqueiro exerce força diferente de se armar uma balestra, por isso não se ``arma`` um arco, na balestra não é necessário tal regulagem de potência uma vez que nessas balestras modernas existe sempre um dispositivo auxiliar para armar, pra que regular então e perder potência???

E outra imaginem os acidentes que podem ocorrer aos desinformados soltando parafusos de balestras de 185 lbs!!
TCBR00

MensagemAssunto: Re: Soltar os parafusos que prendem as lâminas de uma balestra   Seg Maio 30, 2016 6:23 pm

fabiomic escreveu:
Posso estar errado, mas penso diferente, para ancorar um arco o arqueiro exerce força diferente de se armar uma balestra, por isso não se ``arma`` um arco, na balestra não é necessário tal regulagem de potência uma vez que nessas balestras modernas existe sempre um dispositivo auxiliar para armar, pra que regular então e perder potência???

E outra imaginem os acidentes que podem ocorrer aos desinformados soltando parafusos de balestras de 185 lbs!!

O motivo de fazer isso é justamente pelo que eu disse: Às vezes a pessoa pode querer usar para tiro ao alvo, ou poupar um pouco todo o conjunto, ou caçar animais menores (no caso dos EUA), etc.. E para isso não é necessária uma balestra de 185lb. É bom ter em mente que, se você retirar as lâminas de um ARCO COMPOSTO e colocá-las numa BALESTRA, a potência desta balestra será quase parecida ou equivalente à quando estava com suas lâminas originais, então a lâmina de um ARCO COMPOSTO envergada está sendo forçada exatamente igual a de uma BALESTRA. O que dá a alta 'libragem' é justamente o fato de ter um A.T.A bem menor no caso das balestras, então esse esforço de envergar as lâminas é apenas maior, mas o equipamento trabalha da mesma forma.

FBSCROSSB

MensagemAssunto: Re: Soltar os parafusos que prendem as lâminas de uma balestra   Seg Maio 30, 2016 10:25 pm

TCBR00 escreveu:
fabiomic escreveu:

O motivo de fazer isso é justamente pelo que eu disse: Às vezes a pessoa pode querer usar para tiro ao alvo, ou poupar um pouco todo o conjunto, ou caçar animais menores (no caso dos EUA), etc.. E para isso não é necessária uma balestra de 185lb. É bom ter em mente que, se você retirar as lâminas de um ARCO COMPOSTO e colocá-las numa BALESTRA, a potência desta balestra será quase parecida ou equivalente à quando estava com suas lâminas originais, então a lâmina de um ARCO COMPOSTO envergada está sendo forçada exatamente igual a de uma BALESTRA. O que dá a alta 'libragem' é justamente o fato de ter um A.T.A bem menor no caso das balestras, então esse esforço de envergar as lâminas é apenas maior, mas o equipamento trabalha da mesma forma.

Como você bem falou, o assunto é POLÊMICO...
Ah,acho que interpretei errado o anúncio da Kodabow, entendi (equivocadamente) que a mudança de libragem era só uma questão de regulagem. Foi mal Embarassed ...rsrsrsr...
Andre-v8

MensagemAssunto: Re: Soltar os parafusos que prendem as lâminas de uma balestra   Ter Maio 31, 2016 7:53 am

Uma vez li em um fórum gringo que soltar os parafusos em um arco composto não era recomendável pelo fato de aumentar a vibração e diminuir a vida útil do equipamento....não sei se procede mas faz sentido uma vez que os limbs não estarão mais pressionados entre o riser e o limb pocket....
daniel eastwood

MensagemAssunto: Re: Soltar os parafusos que prendem as lâminas de uma balestra   Seg Jun 06, 2016 2:28 pm

No caso de balestras só comprando laminas com baixa potencia, más nunca vi esse material para
composta apenas para recurva onde as potencias são de 90 a 95 libras.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Soltar os parafusos que prendem as lâminas de uma balestra   Hoje à(s) 4:08 pm

Soltar os parafusos que prendem as lâminas de uma balestra
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [DÚVIDA] - Tampa da caixa de filtro de ar - parafuso girando junto com porca. Como resolver?
» W210 - Parafusos da roda presos
» Tipos de Parafusos
» Minas Máquinas
» Alguém sabe como soltar essa porca? DESFECHO

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: