ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Andar com Balestra na rua, "Desarmada".

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
sanderbowtech

MensagemAssunto: Andar com Balestra na rua, "Desarmada".   Sex Maio 27, 2016 3:59 pm

Alguém poderia informar se pode andar com Balestra nas costas estando a mesma desarmada. Que perigo iria oferecer? Só se um espírito do demônio fizesse a corda armar sozinha e ainda colocar
a flecha no trilho. kkkkk
FBSCROSSB

MensagemAssunto: Re: Andar com Balestra na rua, "Desarmada".   Sex Maio 27, 2016 4:33 pm

sanderbowtech escreveu:
Alguém poderia informar se pode andar com Balestra nas costas estando a mesma desarmada. Que perigo iria oferecer? Só se um espírito do demônio fizesse a corda armar sozinha e ainda colocar
a flecha no trilho. kkkkk

De fato, estando DESARMADA e sem uma flecha no trilho, não existo perigo nenhum. Agora, se for daquelas mochilas em que elas ficam expostas, por sua coronha ser semelhante à de uma carabina/espingarda, pode sim chamar a atenção das pessoas e da polícia, que pode até te abordar, bastando você apresentar a Nota Fiscal e o RG (provando a origem lícita do objeto e a maioridade que permite a sua compra/utilização). Valeu? Abraço.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Andar com Balestra na rua, "Desarmada".   Sex Maio 27, 2016 4:57 pm

Você pode ser levado a uma delegacia e enquadrado em conduta atípica.
Mas isso seria um delito putativo e portanto configuraria abuso de autoridade policial.

Não existe nenhuma restrição ao porte de arco e balestra, mas o porte ostensivo pode ser entendido como conduta anti-social.
Se o policial entende que o cidadão pode causar dano a alguém com o equipamento ele pode prender o equipamento.
Elabora um Auto de Apreensão e envia a balestra para uma delegacia. O cidadão tem que ir lá retirar.

Confere esse artigo: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Ele fala em faca, mas uma balestra está na mesma categoria da faca, arma branca.

Eu carrego o meu arco (recurvo 68" tipo olímpico ILF) montado dentro do carro no tripé.
Só tiro o estabilizador, deito o banco traseiro. Acho mais fácil. Guardo montado dentro de casa.
Apenas solto a corda. Mas dentro do carro deixo encordoado para não desmontar.

obs: Delito putativo dá-se quando o agente imagina que a conduta por ele praticada constitui crime mas em verdade constitui uma conduta atípica, ou seja não há punição para o ato praticado.
FBSCROSSB

MensagemAssunto: Re: Andar com Balestra na rua, "Desarmada".   Sex Maio 27, 2016 5:57 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Você pode ser levado a uma delegacia e enquadrado em conduta atípica.
Mas isso seria um delito putativo e portanto configuraria abuso de autoridade policial.

Não existe nenhuma restrição ao porte de arco e balestra, mas o porte ostensivo pode ser entendido como conduta anti-social.
Se o policial entende que o cidadão pode causar dano a alguém com o equipamento ele pode prender o equipamento.
Elabora um Auto de Apreensão e envia a balestra para uma delegacia. O cidadão tem que ir lá retirar.

Confere esse artigo: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Ele fala em faca, mas uma balestra está na mesma categoria da faca, arma branca.

Eu carrego o meu arco (recurvo 68" tipo olímpico ILF) montado dentro do carro no tripé.
Só tiro o estabilizador, deito o banco traseiro. Acho mais fácil. Guardo montado dentro de casa.
Apenas solto a corda. Mas dentro do carro deixo encordoado para não desmontar.

obs: Delito putativo dá-se quando o agente imagina que a conduta por ele praticada constitui crime mas em verdade constitui uma conduta atípica, ou seja não há punição para o ato praticado.

Perfeito. Tá aí uma abordagem mais técnica da situação. Valeu! Abraço.
Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Andar com Balestra na rua, "Desarmada".   Seg Maio 30, 2016 9:50 am

A questão da condita atípica foi muito bem colocada.

Mas acho que policiais podem interpretar que é "porte de arma branca". caso as pessoas vejam as flechas.
Vale lembrar flecha fora do trilho ainda pode ser entendido como porte pois entra naquela lei dos objetos pontiagudos e contundentes. É que nem faca. Compra no mercado. Não é proibido. Mas não pode andar com faca na mão ou na cintura em lugar público as vistas de terceiros.

Temo que a flecha possa ser interpretada da mesma forma.

Por questões de segurança a minha sugestão seria de tratar como se fosse uma arma de fogo. Se você mostrar que está ligado na questão de segurança, ninguém poderá enquadrá-lo por nada.

Por exemplo:

Eu atiro com armas de fogo e as transporto para os clubes onde atiro. A munição tem que ir fora da bolsa onde vão as armas. De preferência no porta luvas vai a munição enquanto que a arma vai no bagageiro do carro na sua maleta de transporte.

Sabemos que a balestra não é controlada mas para evitar má interpretação em relação as flechas, eu sugiro que elas estejam guardadas em uma bolsa, case, maleta fechada caso queira andar com a balestra em uma bandoleira e por acaso vá passar por um local público.

É puro bom senso:

Balestra nas costas e flechas na mão ou em aljava: risco de interpretarem como porte ostensivo de arma branca.
Balestra nas costas e flechas acondicionadas em case: transporte de balestra para algum lugar.

Portanto sou da opinião, ninguém é obrigado a concordar, que não basta "não estar no trilho". Precisa estar fechada em outro recipiente.

No meio do tiro esportivo, em conversas com outros atletas, já casos de gente contando que na pressa jogarram as caixas de munição dentro do case da arma... e passaram por Blitz. E os canas encheram o saco. Por mais que o argumento fosse de que a munição estava dentro de caixinhas plásticas e fora da arma, os policiais levaram a presença de um delegado. Diziam os policiais que por mais que estivesse em caixinhas, estando no mesmo ambiente que a arma, poderiam ser postas em uso muito rapidamente.

Eu mesmo já passei por blitz. E me pararam. Avisei antes deles abrirem o carro que estava voltando do clube e tinha armas no carro. Eles olharam, perguntaram da munição. Peguei do porta luvas, mostrei os papéis e sem falar mais do que duas palavras me liberaram.

Então eu acho que se puder ajudar as autoridades é melhor. A situação deve demonstrar a intenção por si só sem ter que explicar nada.

Mathews No Cam HTR #50
PSE Stinger X #55
Martin Jaguar #35/62"
Bodnik Bows Brasil - RD Stick #35/58" (Em Jatobá - Edição Limitada 2015)
Bodnik Bows - Bearpaw Phantom #30/54"

v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Andar com Balestra na rua, "Desarmada".   Seg Maio 30, 2016 11:56 am

Lendo o que o Henrique escreveu lembrei de um fato triste.

Um membro da equipe brasileira de Tiro Prático estava dirigindo até uma competição.
O policial parou o carro para averiguação de rotina e ele alertou das armas e autorização.
Depois de mostrar os documentos originais do exército e da competição, o policial em dúvida o levou a uma delegacia.

Na delegacia mostrou toda a documentação mostrando onde morava, onde aconteceria a competição.
Os documentos originais do exército autorizando porte e transporte.

A delegada rasgou os documentos, jogou fora e mandou o atirador para a cadeia.

Aqui alguns relatos do pessoal de arma de fogo.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

O fato é que se houver abuso de autoridade a sequência a ser feita é:

1- Aceite todos os comandos da autoridade policial
2- Não tente ganhar a situação subindo tom de voz ou fazendo ameaças
3- Diz que está tudo bem mas que você quer um Auto de Apreensão para reaver as peças
4- Em caso de intransigência solicite ser encaminhado a uma delegacia e lá peça o Auto de Apreensão
5- O auto de apreensão deve conter a descrição exata de todas as peças retidas
6- Com o auto em mãos deixa um advogado cuidar da situação citando todos os envolvidos por delito putativo

Uma coisa eu concordo. Portar ostensivamente é uma atitude duvidosa.
Uma coisa é uma pessoa passeando na rua com um fuzil nas costas lá na Suíça, onde isso é normal.
Mas no Brasil o porte de qualquer tipo coisa pode assustar as outras pessoas, mesmo um taco de basebol.

alien
Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: Andar com Balestra na rua, "Desarmada".   Seg Maio 30, 2016 2:01 pm

Não tem relação direta com Balestra (sorry) mas mostra o despreparo das autoridades policiais em alguns casos.

Em 2010 em fui a um evento em Curitiba para uma prova de Tiro Prático com armas de Airsoft ( bolinha... )
Como eu fui de avião saindo do movimentado aeroporto de Congonhas em SP eu avisei no guichê da TAM que levava armas de pressão. A menina me fez preencher uns papéis e me levou na PF.

Entrando na PF o delegado virou para mim e pediu " abre a meleta " achando que eu declarei arma de pressão no formulário e que ele ia ver uma daquelas espingardas de chumbinho...

E ele abriu e viu um M4 de metal e uma pistola Glock... Shocked
Imgina a cara do delegado da PF... naquela época airsoft não era 10% do mercado que é hoje. Mas minhas armas foram importadas legalmente com CII e o escambau.
A primeira reação dele ( branco feito ricota ) foi me dizer que eu não poderia ter "aquilo"...

Pegou na mão absolutamente incrédulo. E eu mostrei o saco de bolinhas 6mm. E falei "dispara estas bolinhas" vou para um evento de Tiro Prático com Airsoft no campo do 5º Regimento em Curitiba.

Ele emendou "você não pode ter isto. É um Simulacro".

Como eu já esperava esta interpretação eu mostrei o papel que já estava na minha mão. A portaria 02 do COLOG (Exército) de Fevereiro de 2010 dizendo que airsoft é arma de pressão e não um simulacro. Simulacro não atira. Imita uma arma. Arma de pressão atira por ação de mola ou gás. Tava lá na Portaria do Exército.

Aí ele soltou "É? Não sabia...Posso tirar uma cópia?". E ele levou a portaria para a máquina xerox e fez umas 3 cópias acho...

Me liberou.

Na volta, chegando em Congonhas a TAM entregou a arma lá na sala da PF. Neste dia o Delegado era outro. Mas ele olhou e falou "É o tal do Airsoft, né?" examinou com olhar curioso e me perguntou onde ele podia comprar uma...

E a cópia que o outro Delegado fez estava afixada no mural e ainda estava escrito a caneta "Atenção nova portaria do exército. Atentar para o artigo 2º"

Por isso reforço a opinião que devemos ser absolutamente educados, calmos e estarmos preparados para dentro  do que o momento pedir ser o mais acertivo possível sem causar-lhes medo, afronta ou insegurança.

Mathews No Cam HTR #50
PSE Stinger X #55
Martin Jaguar #35/62"
Bodnik Bows Brasil - RD Stick #35/58" (Em Jatobá - Edição Limitada 2015)
Bodnik Bows - Bearpaw Phantom #30/54"

coletto

MensagemAssunto: Re: Andar com Balestra na rua, "Desarmada".   Seg Maio 30, 2016 3:01 pm

Em relação as flecha, não tem muita comparação com as lâminas ( o que pode dar problema é que as pontas são para caça, e podem enrolar pra porra por causa disso)

como foi bem explicado acima, fiquem calmos, expliquem bem direitinho a situação sobre os equipamentos (sugiro a todas que tenham arcos,bestas e afins conhecerem bem a legislação sobre tais equipamento) e caso a polícia queira embaçar, peça para ir a uma delegacia para poder explicar ao delegado, pois, geralmente a polícia militar, civil, rodoviária não entendem da lei profundamente, só os crimes e coisas mais comuns.
Já delegados de polícia tem o conhecimento maior ( ou deveriam ter, como aconteceu com o colega acima) ou pelo menos sabem reconhecer uma lei ou portaria que eles nao conheciam.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Andar com Balestra na rua, "Desarmada".   Seg Maio 30, 2016 3:23 pm

Policial militar é quem passa no concurso.
Investigador da policia civil é pessoa que concluiu o nível médio e passa no concurso.
Agente da policia federal é profissional de nível superior que passa no concurso.
Delegado da policia civil e delegado da policia federal é pessoa formada em Direito que passa em concurso.

Por essa razão pode existir uma diferença na interpretação da legislação entre um profissional e outro.

Obs: PM e PC pode ter variações de exigência no concurso entre os Estados.
daniel eastwood

MensagemAssunto: Andar com Balestra na rua, "Desarmada".   Qui Jun 16, 2016 1:34 pm

Não ande com a sua balestra nas costas ou na mão, ou melhor não transite com ela pela rua ou mesmo na mata isso pode ser interpretado como ostentação ou caça. Se alguma pessoa desavisada ver pode chamar a policia por vários motivos, desde achar ser arma de fogo, por causa da coronha, ou por achar que você esta cometendo algum crime.

E se você estiver só com a balestra e flechas mais sem alvos e aparado pode dar a entender que você não esta com boa intenção. Em países onde o tiro com balestra é praticado os atiradores as transportam em maletas próprias para balestra ou carabinas e as flechas vão separadas.

Eu atiro com a minha num campo de pelada de 45 por 09 metros usando aparador e cavalete e atras deste a uma mata onde não a pessoas, para transporta-la uso uma capa de carabina de pressão, a balestra vai com arco solto.
sanderbowtech

MensagemAssunto: Mofo nas lâminas.   Qui Jun 16, 2016 3:14 pm

Alguém saberia dizer como limpar as lâminas de fibra de vidro da balestra? Me refiro as manchas de mofo que se formam quando fica muito tempo guardada.
O perigo é usar algum produto que possa corroer as fibras de vidro.
henrique40

MensagemAssunto: Re: Andar com Balestra na rua, "Desarmada".   Qui Jun 16, 2016 3:45 pm

mofo nas laminas da balestras affraid affraid , é a primeira vez que ouço isso... mas pra limpar o mofo acredito que água, pano e um sabão ou um pouco de detergente resolve, ou outro produto próprio para limpar mofo, produto que afete as laminas a ponto de estraga-las acho difícil também, pelo menos não conheço, o cuidado maior é com a pintura da lamina, dependendo do produto que utilizar pode tirar a pintura...

e aconselho a guardar a balestra em um lugar sem umidade...

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."
Carlos Drummond de Andrade
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Andar com Balestra na rua, "Desarmada".   Hoje à(s) 1:01 am

Andar com Balestra na rua, "Desarmada".
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Andar de buggy com capacete?
» Ensinando o cunhado a andar de moto
» Como fazer a Factor andar mais gastando pouco?
» Golas para andar de mota!
» Mini Motos - Onde andar?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: