ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
VictorBarberini

MensagemAssunto: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 6:56 pm

Efetuei a compra de um arco recurvo olímpico que deve chegar essa semana, ainda não comprei flechas, estou em um grande dilema já que quero comprar elas o mais correto possível.

Minha puxada Real da garganta do nock até o ponto pivo é de 26, não sei se as 40lbs do arco são em 28 de puxada real ou nos 28 AMO com os 1.75 já adicionados. (28-1.75 = 26.25 real)

ARCO 68 = 8,5 de brace
- No caso de ser a puxada real minhas laminas são de 40lbs, então a conta para o meu peso de puxada seria esse.
40lbs em 28 real
28 - 8.5 de brace = 19.5
40 / 19.5 = 2.05lbs por polegada
Agora pegando os 26 - 8.5 de brace = 17.5 que é o quanto eu movo a corda na puxada.
17.5 * 2.05 = 35.87lbs de peso em 26 de puxada.

ARCO 68 = 8,5 de brace
- No caso de ser medido em 28lbs AMO já muda o peso, os 28 - 1.75 = 26.25 de puxada real que ficaria bem mais próximo da minha.
40 em 26.25 de puxada real (28AMO)
26.25 - 8.5 de brace = 17.75
40 / 17.75 = 2.25lbs por polegada
Pegando novamente os 26 - 8.5 de brace = 17.5 que é o quanto eu movo a corda na puxada.
17.5 * 2.25 = 39.37lbs de peso em 26 de puxada (27.75AMO)

Essa diferença de libragem acaba mudando muito a escolha do spine, ainda mais no meu caso de puxada curta, eu pretendo comprar as flechas certas para adicionar o clicker (não pretendo usar clicker magnético de mira) logo mais.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 7:38 pm

A dureza "spine" da flecha não é pelo seu tamanho de puxada.
E sim pelo tamanho da flecha.

Se você não sabe "realmente" qual é o seu tamanho de flecha, melhor não cortar.
Não é necessário cortar flecha quando você inicia em arqueria.
Use a flecha inteira sem cortar.

A dureza, "spine", não é tão essencial em curta distância.

O arqueiro corta a flecha para permitir o uso do clicker.
Mesmo assim tem o "extended clicker" que dispensa cortar a flecha.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Considerando um erro de spine pequeno, a sua flecha sai para direita ou esquerda.
O problema é quando está a 70 metros que isso faz muita diferença.
Já nos 18 metros basta regular a lateralidade da mira.

A única forma de saber corretamente o peso de puxada é com uma balança.
O arqueiro faz a puxada e ancoragem usual puxando com a balança na mão.
Tem que puxar a mão mais atrás, a medida do ponto de ancoragem se faz com a corda no nariz e queixo.
Mais ou menos se usa o peso da lâmina @28 e tamanho de puxada. O pequeno erro se ajusta depois.

Esquece essas coisas de brace e sei lá o que.
Nunca vi isso.

Tabela => Flecha inteira => Spine ..... problema resolvido.

Em tempo. Se são as suas primeiras flechas escolha flecha de alumínio.
De preferência Easton Jazz que são mais baratas.

Like a Star @ heaven
VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 8:04 pm

Sim sim, entendi isso, a minha puxada eu já sei, eu messo a minha puxada da garganta do nock até o o ponto pivot que fica alinhado ao furo do rest, assim consigo a minha puxada real, só que pelo que eu vi os arcos são baseados no padrão IMO que mede da garganta do nock até o ponto pivot que é a parte mais funda do punho e fica alinhada com o furo do rest e se adiciona mais 1.75 polegadas ou seja esses 28 de polegadas seriam 26.25 polegadas da garganta até o ponto pivot.

EX: tenho 29 polegadas de comprimento da garganta do nock até o ponto pivot, então faço o acréscimo dos 1.75 totalizando 30.75 de puxada AMO.

Minha duvida é se as laminas tem a potencia definida nessas 28 polegadas AMO ou se são 28 polegadas até o ponto pivot. Também gostaria de saber se isso pode variar de marca para marca e onde eu consigo essas informações. Sempre atirei de recurvo sem nada de acessórios e com flecha grande então não fazia importância, agora pretendo levar em consideração tudo isso para ter um equipamento mais ajustado para praticar e não queria precisar usar o clicker de mira.

Tu comentou sobre o erro de spine, também gostaria de tirar uma dúvida sobre isso, eu não tenho espaços longos para treinar e meus tiros são na base de 30 metros, queria saber até quanto e aceitável esse erro de spine, no composto parecia não influenciar tanto nos grupos.

Ex: coloco meus dados la no OnTarget (é o programa que eu mais gosto de calcular), mostra lá que meu spine ideal seria 650 mas só encontro flechas com 600 e 700, ai entra a questão, esses 50 de spine fazem muita diferença? é melhor eu ter esse 50 de spine mais duros ou mais mole?

Só mais uma observação final para não haver enganos, coloquei no titulo do tópico (dificuldade na escolha das flechas recurvo) mas eu sei como as flechas são escolhidas, só que essa duvida entre o tamanho da puxada e o peso no recurvo estão me deixando em duvida na escolha do spine ideal.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 8:25 pm

Se o problema é a relação entre tamanho de puxada e peso de lâmina, simplifica.
Uma lâmina vai dar uma diferença de 3 a 5% a mais devido essa 1 polegada a mais.
Isso depende muito da geometria da lâmina, o quanto ela é curvada.
Mas 5% (até 9% em algumas marcas) dá para ajustar no parafuso da lâmina.

O fato da flecha ser vendida de 100 em 100 quer dizer que 100 não é tão importante, mas dá diferença.

Se olhar tabela de flecha de competição varia de 50 em 50.

Porque em competição pequenas diferenças faz "a" diferença.

Considere que é possível regular o peso de puxada no parafuso da lâmina.
E também considere que dá para alterar o peso da ponta.
Ponta mais leve, flecha mais dura, a haste se comporta como um spine menor.
Ponta mais pesada, flecha mais mole, a haste entorta mais como se tivesse um spine maior.

E dá para piorar ainda mais. O arco recurvo tem o button.
Dá para ajustar o ponto de impacto movimentando o button e/ou alterando a regulagem da mola.

O arco recurvo corretamente regulado é aquele que dos 18 aos 70 metros só altera a altura da mira.
A preocupação de regular button, spine, nock point e tudo mais é para não dar lateralidade.
Ou seja, a flecha vai para frente.

Por isso o arqueiro primeiro compra a flecha mais próxima do seu ideal.
Faz a regulagem básica do arco pelo alinhamento da flecha e altura de nock point.
Depois testa no papel até achar a altura de nock point correta.
Depois faz o ajuste de spine movimentando o parafuso da lâmina ou alterando peso de ponta.
E com tudo ajustado, vai na distância regular o button.
VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 8:32 pm

Entendi, se eu atirar de uma distancia fixa só o arco basicamente vai agrupar mesmo com spine meio errado, então se eu for para outra distancia vou ter que compensar a lateralidade e não só a altura da mira. Saberia me dizer sobre esse ajuste de peso se ele é só para menos ou também para mais, por exemplo se eu tiver uma lamina 40lbs, posso variar de 42 a 38 ou somente posso variar de 38 a 40.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 8:46 pm

A regulagem do peso da lâmina depende do fabricante da empunhadura.

A princípio a empunhadura tem a regulagem média com o parafuso no meio.
Parafuso no meio quer dizer peso nominal da lâmina, aquele anotado.
Nesse caso dá para aumentar e baixar o peso de puxada.

Na minha empunhadura eu encontra a regulagem média assim.
Primeiro afundo o parafuso até travar. Tiro 3 voltas completa e está no meio.
Ou seja, nesse ponto tenho 3 voltas para baixo que aumenta o peso de puxada.
E tenho 3 voltas para cima que reduz o peso de puxada.

O parafuso da minha lâmina tem 3 riscos, indicando mínimo, médio e máximo.

Nessa foto o parafuso está na regulagem média.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
---

Se ajustar a lateralidade só um pouco, algumas voltas no botão da mira, não dá nada.
Não dá diferença se ajustar a mira 2 a 3 mm para lá e para cá.
O problema começa se o ajuste de lateralidade for muito grande.
Quando o spine está correto dá para atirar até 30 metros sem pena.
A flecha bate retinha no alvo.

Se o spine estiver muito fora quer dizer que o empenamento tem que fazer correção do voo da flecha.
Nesse caso perde um pouco de energia nessa correção, que por outro lado reduz a velocidade.
A pena interferindo tanto vai dar uma maior dispersão no ponto de impacto.

Pode ver que o pessoal de competição usa pena minúscula.

Like a Star @ heaven
VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 9:23 pm

Dei uma olhada no manual do SF premium, de cara já consegui tirar a minha primeira duvida.
"This marked weight is measured at 26 1/4 (AMO standard) inches of draw when the limbs are used with sf 25" risers."
Isso era tudo o que eu queria, agora consigo estimar melhor a libragem na minha puxada, vou perder 1~2 lbs das 40 só, antes eu não conseguia definir direito pois ficava uma margem de 35.5lbs até 38lbs que no OnTarget dava uma diferença enorme de spine.

Em relação ao ajuste de peso também achei, falta que é aproximadamente 5% do peso indicado nas laminas a mais ou a menos, só que não fala nada sobre a quantia de voltas então vou ter que esperar e olhar no próprio riser.

Agora estou mais tranquilo para encomendar algumas flechas, eu estava com medo que esses 50 de spine já fossem fazer elas voarem de lado.
EVC

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 9:25 pm

A potência nominal das lâminas costuma ser dada em 28" AMO ou seja, a distância do nock até o pivô do grip ou button (em geral é a mesma) mais 1,75".

Por via das dúvidas, qual sua envergadura em polegadas? Dividindo por 2.5, dá quanto? Essa é aquela famosa formulinha que dá uma estimativa da sua puxada confortável. Se você estiver puxando muito mais que isso, você pode estar forçando a barra e pode ter dificuldade para manter a consistência.

Outra coisa, mesmo tendo atirado com arco composto, acho 40lbs muito para começar. Se sua puxada for mesmo 30" como vi depois, de cara vai puxar umas 44lbs, se bobear até mais que isso. Se for isso mesmo, você vai descobrir que será bem difícil desenvolver consistência a atingir bons resultados.

Você pretende participar de competições outdoor logo de cara? Se não, eu recomendaria fortemente comprar umas lâminas de menor potência para ter umas 30lbs nos dedos e flechas de alumínio, que vão ser mais viáveis para desenvolver a técnica e ainda ser competitivo em indoor.

Abs.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 9:34 pm

Curiosidade.

Esse 1,75" é uma medida de segurança, impede que um pequeno erro derrube a flecha.
Se puxar um pouco mais e a flecha cair do rest ou subir no button o estrago pode ser grande.

Você nunca corta a flecha na medida do rest / button.
A flecha tem que ser maior por uma questão de segurança.

Toda empunhadura de recurvo tem a possibilidade de colocar o extensor de clicker.
Isso é um pino ou placa que permite usar o clicker batendo mais a frente da empunhadura.

EVC

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 9:48 pm

Não é bem assim, o 1,75" costumava coincidir com as "costas" do arco. Na tabela da Easton a margem de segurança em relação ao ponto mais distante em que a flecha toca o rest é 1". Isso acaba criando alguma (ou muita) confusão. Fora isso, o comprimento "real" da flecha, segundo a tabela, é só do tubo, excluindo a ponta.

Editado:

1- A figurinha que postei acima visa mostrar o critério de medida de comprimento de puxada. A flecha ilustrada na figura é muito curta, sem sombra de dúvidas.
2- Na prática, 1" em relação ao ponto mais distante em que a flecha toca o rest, deve acabar coincidindo com aqueles 1,75". Some o tamanho da ponta (de 1/2" a 1" dependendo da flecha) e você chega a uma flecha com o comprimento que bate com o clicker da foto acima.

Abs.

Última edição por EVC em Dom Maio 22, 2016 10:00 pm, editado 2 vez(es)
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 9:50 pm

Ótima observação EVC cheers
VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 10:06 pm

Minha puxada não é de 30 não, aquilo foi só um exemplo haha, minha puxada é mais curta que o normal eu só tenho 27.5 (medida AMO) que normalmente me faz perder libragem nos arcos, a minha dúvida era estimar quanto seria essa perda.

Eu já atiro a algum tempo, desde que estava treinando no composto sempre aprendi o método de tiro do recurvo e a utilização dos muculos corretos (para treinar resistência reduzia o peso do composto e subia a puxada para atirar sem lett off hahaha) porem eu não tinha recurvo olímpico para atirar, só os tradicionais que não usavam acessórios (no caso 40lbs também). Como só consegui alguém que me instruísse no recurvo meu treino sempre foi em cima disso, agora que eu vendi o meu composto comprei o meu próprio arco para não depender de ficar praticando com arco emprestado, já estou a algum tempo fazendo exercícios específicos para a musculatura mais alguns treinos com elastico. No caso, mesmo com laminas de 40 eu ainda consigo deixar o peso na margem dos 36 devido a menor puxada. Caso eu precise comprar laminas mais leves vou ter que estudar o caso e quem sabe ir atras de algumas laminas usadas e bem baratas só para treinar a forma, mas normalmente faço isso com elástico.

Então esse 1.75 é só um padrão que eles criaram para determinar o peso das laminas e o quanto a flecha deveria medir para ter uma margem de segurança? Com os risers mais finos tem a chance das costas do riser em relação ao ponto pivo ser menor que esses 1.75?
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 10:13 pm

A flecha deve ser maior do que o apoio da flecha.

Arqueiro Iniciante: a flecha tem que ser muito maior que o ponto onde a flecha está apoiada.
Um profissional que já ganhou medalha em competições internacionais pode se dar ao luxo de deixar bem justinho.

Tudo uma questão de consistência na puxada.
VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 10:23 pm

Saberia dizer em torno de quanto esse extensor de clicker do SF premium acrescenta?
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 10:33 pm

Eu tive um SF Forged, mas não lembro o tamanho.
A minha empunhadura atual tem um extensor parecido que dá uma polegada.
Imagino que da SF vai ser o mesmo, ou muito próximo disso.
VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 10:41 pm

Então teria 2.75 polegadas a frente do furo do button em media?
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 10:49 pm

Nunca pensei nisso ..... Razz

Na minha empunhadura dá 6,5 cm. Medido agora, a partir da borda do furo do button.

Quase 4 cm até a borda da empunhadura, mais 2,5 cm do extensor.
E já que estou medindo .... 5,4 do ponto onde o clicker cai.
Ou seja, eu estou usando o tamanho de flecha 5.4 cm a frente do button - 5.2 cm a frente do ponto de apoio do rest.
VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 11:02 pm

Então é mais o menos o que eu estava esperando, da para deixar o tamanho total da flecha em media 5.4cm maior que o furo do button (contando a ponta) e caso a puxada alterar com a evolução tem esses 2cm do extenssor para trabalhar e se precisar diminuir é só dar uma picada nela. Smile Very Happy
EVC

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Dom Maio 22, 2016 11:18 pm

Creio que esse extensor tem uns 2cm de comprimento total, talvez até uma polegada (também faz um tempo desde que vendi meus risers WinWin/SF). Se tem certeza absoluta que sua puxada é de 27,5", você pode usar essa medida ou mesmo arredondar para 28", se a flecha for de alumínio (a ponta tem entre 10 e 12mm). Se for flecha de fibra de carbono, aí vai depender um pouco de qual tipo porque o comprimento das pontas varia (p. ex. as ACE de 120gns têm 1", as Carbon One são um pouco mais curtas) e, neste caso, eu indicaria o tubo com o mesmo comprimento de sua puxada, talvez um pouco mais curto por causa do clicker. Nos dois casos estou considerando que o cliquer bata no extensor, se usar clicker magnético na mira a coisa fica mais flexível e a flecha pode ser um pouco mais longa (mas não recomendo muito mais longa).

Claro, essa é minha opinião pessoal.

Meia polegada corresponde a cerca de 1lb a menos ou 39lbs nominais no caso da lâmina de 40lbs, porque o riser é WinWin.

Abs.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)   Hoje à(s) 10:23 pm

Potencia x Comprimento (dificuldade na escolha das flechas recurvo)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Escolha da Jersey 6polegadas
» dificuldade em reduzir mudança
» Duvida na escolha Sym wolf, Keeway rkv, yamaha yzf
» Truque para quem tem dificuldade de ligar o carro.
» Motor com dificuldade de dar a partida!!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: