ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?

Ir em baixo 
AutorMensagem
vrdanilo

MensagemAssunto: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 11:08 am

Bom dia pessoal.

Estou com uma grande dúvida.
Eu queria unir o estilo de tiro tradicional com materiais de arcos mais modernos como aluminio ou carbono. Eu não gosto muito dos arcos de madeira.

Por isso, gostaria de saber se eu conseguiria usar um arco olimpico para tiro instintivo.

Estou de olho em dois modelos

Este de aluminio
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Este de carbono

Eu encontrei esse outro que é focado para tiro tradicional, mas o preço é bem salgado.

Basicamente, eu gosto dos arcos olimpicos mas eu detesto usar mira, clicker, estabilizadores, etc.
EVC

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 11:27 am

A resposta curta é "sim".

Com exceção do rest e, talvez do button (dependendo do rest), você não precisa instalar nenhuma das traquitanas típicas do recurvo olímpico.

Se quiser atirar sem rest, então vai ter de fazer algumas adaptações para atirar "off-the-shelf":

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Pretende participar de competições?
EVC

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 11:36 am

Outra coisa, o terceiro link é para um riser curto, não "olímpico". Você mostrou três risers diferentes, com comprimentos diferentes. Os dois primeiros são de fato olímpicos de comprimentos diferentes. Normalmente o de 23" é usado por pessoas de menor estatura e o de 25" por pessoas de estatura média ou mais altas (os realmente grandes vão preferir um de 27").

O terceiro link é de um riser de 17" para montar um arco curto.

vrdanilo

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 11:49 am

EVC escreveu:
A resposta curta é "sim".

Com exceção do rest e, talvez do button (dependendo do rest), você não precisa instalar nenhuma das traquitanas típicas do recurvo olímpico.

Se quiser atirar sem rest, então vai ter de fazer algumas adaptações para atirar "off-the-shelf":

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Pretende participar de competições?

Obrigado pela atenção EVC.

Eu pretendo participar de competições sim... com o devido tempo hehe.

Só uma dúvida sobre o que você comentou sobre o rest. Imagino que existe uma diferença no formado do riser de arcos olimpicos e tradicionais, onde, nos arcos olimpicos seja necessário usar o rest e nos tradicionais não, correto?

No caso um arco como esse aqui eu não precisaria do rest então?

Mais uma vez obrigado.

EDIT: realmente cada arco que estou mostrando possui um tamanho diferente mas é por que, no momento, eu estou apenas tentando entender se o formato deles estaria dentro das minhas expectativas.
EVC

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 12:00 pm

Não é bem minha praia mas eu creio que sim. Tanto que esse não tem um furo para colocar um rest/button como o modelo de 17" do seu primeiro post.

Note que nesse e nos mais tradicionais de madeira, o pessoal ainda usa um revestimento de couro, velcro autoadesivo (a metade peluda) ou algum outro material para proteger o riser e a própria flecha:

Quanto a competições, suponho que de field, há diferentes categorias. Então você apenas precisa verificar as restrições da categoria em que quiser participar.

Espero que outras pessoas com mais conhecimento e/ou experiência na modalidade apareçam e complementem ou corrijam meus comentários.

Abs.
vrdanilo

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 12:26 pm

EVC escreveu:
Não é bem minha praia mas eu creio que sim. Tanto que esse não tem um furo para colocar um rest/button como o modelo de 17" do seu primeiro post.

Note que nesse e nos mais tradicionais de madeira, o pessoal ainda usa um revestimento de couro, velcro autoadesivo (a metade peluda) ou algum outro material para proteger o riser e a própria flecha:

Quanto a competições, suponho que de field, há diferentes categorias. Então você apenas precisa verificar as restrições da categoria em que quiser participar.

Espero que outras pessoas com mais conhecimento e/ou experiência na modalidade apareçam e complementem ou corrijam meus comentários.

Abs.

EVC muito obrigado mais uma vez.

Pelo que eu entendi eu preciso colocar o rest no riser olimpico para impedir que a flecha saia para o lado e como proteção ao rest, e no caso dos arcos mais tradicionais eu usaria o rest apenas como proteção para o riser. Ou seja, o formato, angulo e tamanho do riser tradicional permitem que a flecha não escape para o lado mesmo sem o rest, o que já é diferente em um riser olimpico - notei que o local para colocar a flecha é bem menor no riser olimpico.

Depois do seu segundo comentário, sobre o tamanho do riser, fiquei com uma segunda dúvida: existe diferença no tamanho do arco se for para estilo olimpico ou para estilo tradicional?
Pelo que eu entendi, como iniciante, é que um arco maior é mais preciso - ideal para o estilo olimpico; enquanto que um arco menor, é mais rápido e exalta mais os erros do arqueiro.

Desculpe se estou falando muita bobagem mas estou iniciando ^^.
TRC

MensagemAssunto: tiro   Dom Maio 22, 2016 2:44 pm

Para me divertir, vez ou outra, atiro instintivo também.
É muito bom atirar assim, serve para acalmar a tensão nervosa que o tiro com composto causa.
O composto, carregado de traquitanas, mira, estabilizadores, gatilho, sempre nos recorda que o tiro precisa ser preciso; isso causa um certo nervosismo nas competições.
O instintivo, não!
Para o tiro instintivo eu utilizo um riser GMX Hoyt com lâminas Hoyt Carbon550 de 40 libras.
Ao invés de dedeira uso luva.
Precisa de rest, uso um Spigarelli Zero Tolerance.
Gosto de flechas leves, utilizo as Medallion 600.
Como o tiro é instintivo atiro com o equipamento levemente inclinado.
EVC

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 4:48 pm

vrdanilo escreveu:

EVC muito obrigado mais uma vez.

Pelo que eu entendi eu preciso colocar o rest no riser olimpico para impedir que a flecha saia para o lado e como proteção ao rest, e no caso dos arcos mais tradicionais eu usaria o rest apenas como proteção para o riser. Ou seja, o formato, angulo e tamanho do riser tradicional permitem que a flecha não escape para o lado mesmo sem o rest, o que já é diferente em um riser olimpico - notei que o local para colocar a flecha é bem menor no riser olimpico.

Arcos mais tradicionais costumam ter base da janela arredondada (veja os dois exemplos mais curtos dos links que você postou). Na prática o rest é o próprio riser, aqueles revestimentos ajudam a mandr

Não sei se entendi direito. Alguns arcos tradicionais têm a base da janela ("shelf" em inglês) arredondados e, na prática, o rest é o proprio riser e o revestimento acaba tendo uma função de proteção. Creio que a janela também é mais estreita nesses do que nos olímpicos. Por isso fizeram a adaptação mostrada no tópico que mencionei acima.

Você pode colocar um rest e um button no riser; várias modalidades de field permitem isso. A questão é que o esporte é bem liberal e há regras para todos os gostos. Smile

vrdanilo escreveu:

Depois do seu segundo comentário, sobre o tamanho do riser, fiquei com uma segunda dúvida: existe diferença no tamanho do arco se for para estilo olimpico ou para estilo tradicional?
Pelo que eu entendi, como iniciante, é que um arco maior é mais preciso - ideal para o estilo olimpico; enquanto que um arco menor, é mais rápido e exalta mais os erros do arqueiro.

O tiro olímpico tem como meta a consistência e precisão. O arqueiro visa acertar um círculo de 12cm a 70m (antigamente, o mesmo círculo a 90m). Por isso os dispositivos usados como o rest procuram interferir o mínimo possível na flecha. De certa forma essa é uma resposta também à primeira pergunta. O tamanho do riser entra na equação também, por vários motivos como ângulo da corda e estabilidade do conjunto (quanto maior o arco, mais estável tende a ser). Então há uma proporção entre o tamanho do arco e o do arqueiro.

Arcos para caça (e os para field, que simula condições de caça) tendem a ser mais curtos para evitar embaraços quando se entra no mato. Entretanto isso tem limites e um cara muito grande pode quebrar um recurvo muito curto pois causa maior estresse sobre as lâminas.

O arco mais curto também tende a ser mais rápido e mais nervoso.

Portanto, você acabou respondendo, corretamente, sua própria pergunta. Smile

vrdanilo escreveu:

Desculpe se estou falando muita bobagem mas estou iniciando ^^.

Não precisa se desculpar, o fórum existe para isso mesmo. Você está começando do jeito mais correto, muitas vezes as pessoas compram o arco e depois perguntam se ele serve e é bom (em geral não é Smile ).

Abs.
EVC

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 4:51 pm

O comentário do TRC também é interessante. Não é o seu caso mas quem atira target (olímpico, com toda traquitana) e gosta de atirar em field sem toda traquitana, pode usar o mesmo arco, mantendo apenas button e rest (na verdade há uma categoria em que se pode atirar com o olímpico completo em field mas eu nunca consegui entender direito o propósito. Wink ).

Abs.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 6:53 pm

vrdanilo escreveu:
.......

Eu pretendo participar de competições sim... com o devido tempo hehe.

....

Eu diria que começou comprando errado.
Na sua opinião, qual dessas duas é a melhor opção:

( ) Vou comprar uma coisa, depois eu vejo o que faço com ela
( ) Vou decidir o que fazer, depois compro uma coisa para fazê-la

lol!   Razz

Arco recurvo sem acessórios para participar de competição. Isso é FIELD

Idea [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

As competições de FIELD são divididas em 11 categorias.
Dessas categorias 4 é para arco tradicional ou recurvo sem acessórios.

Longbow
- arco longo

Historical Bow - arco histórico

Barebow recurve - Recurvo pelado

Bowhunter recurve - Caçador recurvo

Essas informações direcionam a sua escolha.
Eu recomendo primeiro escolher um tipo de competição e estilo.
E só depois escolher um arco.

Não é porque o arco é de alumínio que ele usa tecnologia moderna.
Não é porque o arco é de madeira que ele tem tecnologia ultrapassada.
Tem muito arco composto com roladana e tranqueiras que não vale nada por ai.
Hoje em dia tem arcos tradicionais que usam tecnologia de ponta na fabricação.

Esse tipo de arco é fabricado no Brasil pela RD Arqueria com tecnologia moderna.
Principalmente os arcos tipo Premium que usam fibra carbono e madeiras nobres.

Exclamation [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Cito também os arcos Falco fabricados na Estônia, os alemães Bearpaw, Win & Win Black da Coréia
os arcos ingleses da Bckerstaffe, os húngaros de arqueria montada do Kassai,
dos EUA tem a Black Widow, Martin, Hoyt, PSE, Bear e tantos outros.

geek Espero ter ajudado um pouco.

Like a Star @ heaven
TRC

MensagemAssunto: arco   Dom Maio 22, 2016 8:23 pm

O Evc e o VB fazem colocações bem apropriadas.
O VB eu conheço pessoalmente e posso garantir que é um grande arqueiro riopretense.

Em tempo, esqueci de mencionar que além do rest, utilizo aquela estrumelinha que impede a flecha de encostar no riser, o tal do button.  rsrsr
O button é uma peça muito interessante para o recurvo, por meio do teste do papel é possível regular a posição exata onde a flecha se apoia nele e no rest.
Como estou falando de rest, eu recomendo muito o Spigarelli, é excelente.
A mira eu faço com os dois olhos abertos; olhando o alvo a flecha aparece no campo de visão e, mesmo sem olhar para ela, é possível direcioná-la ao centro do alvo.
A luva, ao invés da dedeira, facilita muito segurar a flecha e a corda ao mesmo tempo, dá mais sensibilidade nos dedos.
Eu uso luva de algodão, facilmente encontrada em casa de material de construção.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 8:36 pm

E eu também conheço o TRC pessoalmente, por falar nisso, estivemos juntos ontem. Razz
... na competição da federação paulista. Ele nos 50m com o composto e eu nos 70m com recurvo.

E como eu sou fresco, uso o rest Spigarelli Spigua.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Esse modelo permite regulagem fácil no parafuso.
Dá para usar flecha fina e grossa no mesmo arco.

Só que se trocar a flecha tem que alterar regulagem de button.
Eu uso um button para flecha grossa e outro para flecha fina.
Muito mais fácil do que passar horas regulando o button. Uso dois.
E de marcas diferentes para não confundir na hora de trocar.

EVC

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 8:50 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:

Eu diria que começou comprando errado.
Na sua opinião, qual dessas duas é a melhor opção:

????

Você leu a primeira mensagem dele?

vrdanilo escreveu:
Bom dia pessoal.

Estou com uma grande dúvida.
Eu queria unir o estilo de tiro tradicional com materiais de arcos mais modernos como aluminio ou carbono. Eu não gosto muito dos arcos de madeira.

Por isso, gostaria de saber se eu conseguiria usar um arco olimpico para tiro instintivo.

Estou de olho em dois modelos
...

Acho que um de nós não entendeu direito a mensagem original.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 9:00 pm

A minha observação é até anterior a pergunta inicial.
Combinei a primeira pergunta com a intenção que apareceu depois de competição.

Competição com um arco sem acessórios no tiro instintivo.

Ok. SF Forged, ótimo, eu já tive um.
Win & Win Rapido dispensa comentários. Maravilhoso.

A questão que levantei é se a intenção é competição sem acessórios vai ser Field.
Não imagino uma competição indoor / outdoor clássico com um barebow.

Se a pessoa vai para competição Field, melhor conhecer as 11 categorias e estilos.

Mais ou menos por ai o meu comentário.
Em 2015 havia a categoria barebow pela FPAF, esse ano não tem mais.
A CBTArco não tem a categoria barebow.
Por isso o estilo instintivo em competição eu vejo como modalidade de Field.

Se eu não estiver enganado, a única categoria para o arco estilo olímpico sem acessórios em Field é na categoria Barebow Recurve.

Like a Star @ heaven
vrdanilo

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 9:41 pm

Boa noite pessoal, muito obrigado pela ajuda.
Apenas explicando um pouco mais... hoje eu treino - fez um mes ontem ^^ - recurvo olimpico na escola [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] em campinas.

O treino com recurvo olimpico é bacana e o foco em precisão eu acho interessante... entretanto, ele não supre minha vontade de um tiro mais dinamico, rapido e sob diferentes aspectos e condições - talvez algo mais parecido com situações reais.

Eu acabei me expressando mal quando falei que não gostava de arcos de madeira. Na verdade, alguns modelos eu acho que são muito bonitos e outros, mais modernos eu não gosto nem um pouco.

Por exemplo, assim eu acho muito foda: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Mas os de madeira que eu tenho encontrado para vender não batem com o meu gosto.

De qualquer forma, antes de entrar no treino eu tinha em mente duas coisas: ter um arco composto para treinar tiro com precisão, colocando todos os acessórios possíveis; e ter um arco recurvo focado em tiro instintivo para me divertir e participar de algum campeonato +/- nesse estilo - ainda não tinha conhecimento sobre o Field.

Depois que comecei a treinar, pesquisei bastante preço e percebi que arco e flecha é um esporte muito caro no brasil e que composto é o lado mais caro dele. Seguindo ainda pelo fator monetário eu resolvi que seria uma boa investir apenas em um arco recurvo. Foi dai que veio a dúvida: com o mesmo arco recurvo eu consigo atirar instintivo e target? E criei esse tópico pra tentar entender isso.

Com os comentários de vocês eu percebi que isso é possível sim, e que eu posso usar o mesmo arco do Target no Field.

VB focando um pouco no seu comentário

v.b.-s.j.r.preto escreveu:

Eu realmente ainda estou apanhando para decidir o que comprar, e espero estar bem certo quando o fizer. Afinal, o preço que ta saindo um arco não da pra errar hehe. Quanto a decidir o que fazer, bom, esse é um grande problema hoje "acesso as modalidades". Hoje eu tenho acesso apenas ao tiro olimpico. Se eu pudesse escolher, praticaria apenas Field - e dentre as modalidades que você indicou a que eu mais gostei foi o bowhunter recurve. Mas na região de campinas eu não achei nenhum lugar para praticar. Basicamente estou dividido entre o que eu tenho vontade de fazer e o que eu posso fazer.

Acho que a solução é basicamente comprar um arco que me permita seguir com o treino que tenho hoje e se uma hora pintar oportunidade de praticar o Field não precisar mudar o equipamento.

Graças as informações que vocês passaram, agora eu sei que se eu comprar algo no estilo de um dos dois abaixo eu vou conseguir usar ele no meu treino atual - recurvo olimpico target indor - e num possível treino Field bowhunter - se um dia eu achar onde treinar.

Este de aluminio

Este de carbono

E também, sabendo agora da necessidade do rest... eu pretendo usar um que sirva para os dois estilos... sem modificações como: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

hehe

Brigadão pessoal, me ajudaram bastante.

EVC

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 9:45 pm

O pior é que "barebow recurve" em uma das categorias da IFAA vai com quase toda tralha, só que sem mira. Como alguém pode chamar isso de "barebow" me escapa. Smile

Abs.
EVC

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 9:54 pm

vrdanillo, como mencionei antes, a resposta curta é "sim, você pode usar o recurvo olímpico nas duas modalidades". Deve haver grupos de field aí na sua reunião, pelo que sei eles costumam ser bem amistosos e informais.

Se vai atirar target também, então o recomendado é escolher o arco de acordo com sua estatura. A não ser que seja de baixa estatura (abaixo de 1,65m) eu recomendo o riser de 25". Se for muito alto, acima de 1,90m, possivelmente vai querer um riser de 27".

Saber sua altura também vai ajudar a indicar o comprimento do arco. E o pessoal da Arco Brasil pode ajudá-lo na escolha.

Abs.
vrdanilo

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Dom Maio 22, 2016 11:54 pm

EVC eu tenho 1,72. Nesse caso um de 23 ficaria pequeno né?
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Seg Maio 23, 2016 12:41 am

As lâminas são vendidas em 3 medidas = curta, média e longa.

Com empunhadura 25" faz um arco com 66", 68" e 70"
Com empunhadura 23" faz um arco com 64", 66" e 68"
Com empunhadura 27" faz um arco com 68", 70" e 72"

O tamanho do arco deve ser proporcional ao tamanho de puxada.
O tamanho de puxada é proporcional ao tamanho do arqueiro.

Aqui tem uma postagem sobre o tamanho do arco:

Sobre o tamanho do arqueiro e o desenho do Leonardo da Vinci
leia aqui primeiro: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
e depois aqui: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

EVC

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Seg Maio 23, 2016 6:44 am

O problema com risers curtos é que a mira pode ser obstruída, sob algumas condições, por causa da janela mais curta.

No seu caso eu recomendaria o de 25 com lâminas curtas ou médias.

Abs.
TRC

MensagemAssunto: riser   Seg Maio 23, 2016 9:10 am

O EVC está certo, o riser de 25" é uma ótima medida.
A marca SF é muito boa, estou para encomendar um riser para um par de lâminas SF 30# que tenho; são lâminas excelentes.
O VB usa o melhor rest, o Spigarelli, é um grande arqueiro esse nosso amigo; domingo atirou em SP debaixo de chuva, atolamos no barro.
vrdanilo

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Seg Maio 23, 2016 12:07 pm

Valeu pelas dicas pessoal.

Me ajudaram bastante.

v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Seg Maio 23, 2016 3:25 pm

TRC escreveu:
....

.....; domingo atirou em SP debaixo de chuva, atolamos no barro.

Se alguém estiver curioso para saber como é competição embaixo de chuva.
Dá para ver o vídeo em tela total a 1080p, alta resolução.

O grande problema é que a flecha cai. Ela desce e bate mais embaixo.
Chuva leve, a flecha vai descer uns 6 anéis do alvo.
Um pouco mais pesada, já bate fora do anteparo.

A grande dificuldade é que a chuva não é constante, engrossa, afina.
Venta prá lá, venta prá cá. Tem que pegar uma noção e fazer a correção na hora.
A maioria manda uma flecha, olha na luneta e manda as próximas fazendo correção na mão.
Não adianta ficar mexendo na mira, melhor ter noção da correção e fazer tiro a tiro.

Quem usa óculos tem que cuidar para não embaçar.
No recurvo antes de ir para a linha tem que assoprar dentro da mira e tirar a água.
O pessoal do composto tem que cuidar para não entrar água no scope.
A dedeira tem que permanecer o mais paranoicamente possível seca.
Capa de chuva ajuda manter a temperatura do corpo, mas atrapalha subir e encorar.

Like a Star @ heaven
TRC

MensagemAssunto: chuva   Seg Maio 23, 2016 7:25 pm

Grande VB!
É isso aí, uma bruta chuva que Deus mandava e nóis aparava.
A flecha decai mesmo na trajetória.
Para atirar, antes de colocar no arco, eu chacoalhava as flechas e assoprava as vanes.
Na ancoragem, eu mirava um pouco acima do amarelo (9) para ver se ela ia centralizada.
A primeira série com chuva, pegou tudo no 7 e 6, bem abaixo do centro.
Molha a corda e molha a flecha, fica mais pesada mesmo; a corda molhada parece que perde pressão.

Se não me engano, no início do vídeo, esse à esquerda seria o Roberval dos Santos (Tico)?
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   Seg Maio 23, 2016 9:53 pm

Esse é o Denis do clube Bandeirantes.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?   

Posso usar um arco olimpico para tiro instintivo?
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» arma ideal para tiro aos pratos?
» Onde comprar pratos para tiro?
» Que tipo de licença para tiro ao prato?
» Dédalos - Fazendo a lista da eletrônica na HK
» Gramagem de Pólvora e chumbo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Field-
Ir para: