ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Minha besta artesanal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
TCBR00

MensagemAssunto: Minha besta artesanal   Seg Maio 02, 2016 11:45 pm

Boa noite senhores(as).
Venho por meio deste tópico compartilhar esta experiência. Espero que sirva de ajuda e inspiração para os(as) colegas que estão construindo ou que pensam em construir sua própria besta. Ficarei contente em ajudar qualquer pessoa que tenha dúvidas, e as sugestões ou críticas também serão bem-vindas.
Sem mais delongas, vamos às explicações e fotos:

Utilizei uma tábua de 80x20x3,7cm de Cerejeira e pedaços de Cedro para a coronha. Para o Riser, utilizei um bloco de Angelim de 15x10x4cm. O trilho para as flechas foi cavado numa serra circular, e possui 2,5cm de profundidade. Para serrar a coronha e as demais partes de madeira, foi usada uma serra tico-tico.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 

O gatilho foi feito em ferro, depois fiz a chamada 'oxidação negra' nas peças(com exceção das molas do gatilho, que já são oxidadas), tive um resultado satisfatório. Peças como a mira, alguns parafusos e o suporte que segura as flechas também passaram por este processo.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

As lâminas do arco foram feitas com uma mola de Kombi, com 35cm cada lâmina, que foram curvadas em uma morsa. Com apenas UMA mola de Volkswagen dá para fazer tranquilamente e ainda sobra, e não houve necessidade de colocar duas lâminas juntas de cada lado para ficar mais potente. Ao envés disso, é só fazer um arco mais curto.. No final vai ficar mais potente e mais compacto.. Wink

A corda foi feita em fio encerado, utilizei um jig de madeira todo improvisado, mas funcionou muito bem.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Depois de lixar bastante, dei um acabamento com óleo de linhaça e, para finalizar, fiz um estribo para o pé com uma barra de ferro de 40cm, a qual pintei com spray preto e revesti com uma corda de nylon grossa para não riscar. E o resultado final foi este:

A potência é de aproximadamente 130 Libras (fiz a medida numa balança), já a velocidade da flecha não tive como mensurar, pois não disponho de um cronógrafo.
As medidas da coronha(contando com o estribo de pé) são de 90cm de comprimento e 3,7cm de espessura, enquanto o arco possui 69cm desarmado e 52cm armado.
As flechas que utilizo são de 20", cortadas e empenadas a partir de flechas quebradas do meu arco.. Funcionam perfeitamente.
Fiquei satisfeito com o resultado, dando destaque para a precisão, que ficou muito boa por sinal.

ELCIO

MensagemAssunto: Re: Minha besta artesanal   Ter Maio 03, 2016 3:56 pm

Resultado fantástico. Esse tipo de coronha/empunhadura parece ajudar muito na precisão. Só uma sugestão: parece que você não colocou nenhuma regulagem na massa de mira (regulagem para direita ou esquerda). Acho que vale a pena colocar alguma regulagem.
fabiomic

MensagemAssunto: Re: Minha besta artesanal   Qui Maio 05, 2016 8:49 am

Ficou bem bacana, pena essas lâminas de aço, pesquise por empresas que fabricam produtos de fibra de vidro, eu já comprei lâminas de FV uma vez, são mais leves e bem melhores que aço, vale a pena!!!
Sandro

MensagemAssunto: Re: Minha besta artesanal   Qui Maio 05, 2016 10:13 pm

Olá TCBR00.
Gostaria de ver fotos do agrupamento.
Parabéns pela besta, ficou muito boa.
reddot hunting

MensagemAssunto: besta   Sex Maio 06, 2016 1:02 am

olá ! vç mediu o power stroke , com quanto ficou ?
TCBR00

MensagemAssunto: Re: Minha besta artesanal   Sex Maio 06, 2016 11:19 am

ELCIO escreveu:
Resultado fantástico. Esse tipo de coronha/empunhadura parece ajudar muito na precisão. Só uma sugestão: parece que você não colocou nenhuma regulagem na massa de mira (regulagem para direita ou esquerda). Acho que vale a pena colocar alguma regulagem.

Obrigado amigo, realmente seria uma boa fazer uma regulagem alí, apesar de ela já estar bem centralizada.

fabiomic escreveu:
Ficou bem bacana, pena essas lâminas de aço, pesquise por empresas que fabricam produtos de fibra de vidro, eu já comprei lâminas de FV uma vez, são mais leves e bem melhores que aço, vale a pena!!!

Com certeza.. Ficaria bem melhor!! O disparo certamente ganharia mais velocidade. Obrigado!

Sandro escreveu:
Olá TCBR00.

Assim que eu tiver um tempinho de sobra postarei uma foto em relação à isso. Obrigado!

reddot hunting escreveu:
olá ! vç mediu o power stroke , com quanto ficou ?

Olá. 12" (30,5cm).

eschimidt

MensagemAssunto: Re: Minha besta artesanal   Sex Maio 06, 2016 5:08 pm

Ficou show !!

TCBR00

MensagemAssunto: Re: Minha besta artesanal   Dom Maio 08, 2016 9:09 pm

Sandro escreveu:
Olá TCBR00.

À 15m (o máximo de distância que disponho):

À 10m:

Tetelino

MensagemAssunto: Re: Minha besta artesanal   Sex Jul 08, 2016 1:49 pm

Você estava anunciando essa balestra no MercadoLivre não estava ?
FBSCROSSB

MensagemAssunto: Re: Minha besta artesanal   Sex Jul 08, 2016 2:44 pm

Muito legal! ficou bacana! vai ter uma versão camuflada também?
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Minha besta artesanal   Sex Jul 08, 2016 4:29 pm

Linda, uma coronha dessa na minha b-19 ia ficar show rs, parabéns tcbr lindo trabalho, não valeria a pena substituir esse arco de mola por um arco de fibra desses de 120 lbs que vem nas chinesas? talvez um trilho pra dot ou luneta também seria bem vindo, mas de resto ta chique de mais.
TCBR00

MensagemAssunto: Re: Minha besta artesanal   Sex Jul 08, 2016 5:37 pm

Tetelino escreveu:
Você estava anunciando essa balestra no MercadoLivre não estava ?

Sim!

FBSCROSSB escreveu:
Muito legal! ficou bacana! vai ter uma versão camuflada também?

Obrigado !
Acho que nem vou fazer mais balestras.. Meu tempo está bem curto mesmo kkk. Eu geralmente prefiro um modelo mais tradicional assim, que realce a tonalidade da madeira.

danilo steinke escreveu:
Linda, uma coronha dessa na minha b-19 ia ficar show rs, parabéns tcbr lindo trabalho, não valeria a pena substituir esse arco de mola por um arco de fibra desses de 120 lbs que vem nas chinesas? talvez um trilho pra dot ou luneta também seria bem vindo, mas de resto ta chique de mais.

Obrigado Danilo.
Com certeza ficaria melhor sim.. A velocidade seria maior e mais consistente. Uma pena que já vendi, se não teria pensado seriamente nessas modificações.

jhonrambo

MensagemAssunto: Re: Minha besta artesanal   Qui Set 15, 2016 6:54 pm

show, tenho molas guardadas pra fazer uma pra mim, mas espero adquirir mais experiencia pra isso
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Minha besta artesanal   Hoje à(s) 12:22 pm

Minha besta artesanal
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» VOU PINTAR MINHA SRAD INTEIRA - AJUDA e IDEIAS!?!?
» Eu e minha motinha.
» Quero comprar a Minha moto Suzuki
» Minha primeira viagem com a Bandida! SP - Balneário Camboriú
» BH Speedrom - a minha fininha espanhola

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: